Usados: Citroën C3 Exclusive é equipado e custa a metade de um novo

Versão topo de linha da geração anterior do compacto francês agrada pelo visual, pacote de conteúdos e acabamento que dá banho na atual geração

citroen c3 2013 vermelho frente
Segunda geração do C3 estreou em 2012 e se posicionava no segmento premium dos compactos (Fotos: Citroën | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 21/04/2023 às 17h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h59

A nova geração do Citroën C3 chegou no ano passado com uma proposta diferente de seu antecessor. Ao invés de um compacto refinado, o modelo nasceu de um projeto tocado a seis mãos pelas engenharias brasileira, francesa e indiana da Stellantis. Assim, deveria ser um carro acessível e compacto, capaz de ser competitivo tanto aqui como na terra de Gandhi.

VEJA TAMBÉM:

Mas muita gente reclamou que o carrinho ficou simples demais e o pior: caro. Isso porque o novo C3 parte de R$ 73 mil e pode chegar a até R$ 102.490, em sua versão mais sofisticada. Por outro lado, no mercado de usados, uma unidade do C3 Exclusive 1.6 (com transmissão automática, que era a opção topo de linha em 2013, custa menos da metade da opção mais cara da atualidade.

citroen c3 2013 vermelho frente visto de cima
Testão! Para-brisas alongado serve com um breve teto-solar e que garantia um charme extra ao compacto francês

O que verificar antes da compra?

  • Procedência
  • Estado de conservação
  • Histórico de ocorrências
  • Registros de manutenção no manual do proprietário
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras
  • Avaliação de um mecânico

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio
  • Velas de ignição
  • Cabos de vela
  • Bateria
  • Bomba de combustível
  • Correia dentada
  • Coxins
  • Batentes
  • Amortecedores
  • Radiador

O que trocar quando comprar um C3?

  • Filtro de óleo
  • Filtro de ar
  • Filtro de combustível
  • Lubrificante
  • Líquido de arrefecimento
  • Mangueiras do sistema de arrefecimento

Proprietários do C3 costumam a reclamar de frequentes vazamentos no sistema de arrefecimento. Assim, é recomendável substituir mangueiras e conectores, assim como revisar o radiador e o reservatório de expansão. O conjunto de suspensão do C3 também é um ponto a ser verificado, pois ele sofre com as buraquerias das vias brasileiras. Assim, confira estado dos coxins, batentes e amortecedores.

Ficha técnica Citroën C3 Exclusive 1.6 AT4 (2013)

A segunda geração do C3 chegou ao mercado em 2012 como uma evolução do design da primeira geração (que foi inspirada no clássico 2CV). O estilo em arco do teto se fazia presente, mas com o destaque do para-brisas alongado, que contava inclusive uma persiana para bloquear o sol. Com acabamento sofisticado, o modelo chegou com duas versões de motorização: 1.5 8V e 1.6 16V. No entanto, o motor menor foi condenado por diversas ocorrências de trincas no bloco.

Qual é sua carroceria?

Hatch compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.

Onde era feito?

Produzido na unidade de Porto Real (RJ).

Quanto custa?

R$ 42.253 (Fipe)

Preço médio no varejo?

No mercado de usados, os valores de uma unidade 2013 do C3 topo de Podem variar em R$ 9 mil, dependendo do estado de conservação. A média de preços no entanto, gira em torno dos R$ 42.500. Valores próximos da avaliação de referência da Fipe.

O que a versão oferece?

c3 exclusive interior
O C3 Exclusive chegou com padrão de acabamento superior ao oferecido pelos demais compactos do mercado
  • Banco do motorista com ajuste de altura e apoio de braço
  • Volante com ajuste de altura e profundidade
  • Borboletas para troca de marchas
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado eletrônico
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Porta-luvas refrigerado
  • Rádio (com CD player, USB e Bluetooth)
  • Sensor de chuva
  • Rodas de liga leve aro 16
  • Faróis de neblina
  • Luz de condução diurna em LED

Itens de segurança

  • Duplo airbag frontal
  • Freios ABS

Opcionais

  • Navegador GPS destacado
  • Bancos revestidos em couro
  • Alarme
  • Airbags laterais
  • Sensor de estacionamento

Como é o motor do Citroën C3?

O Citroën C3 Exclusive é equipado com motor 1.6 16v de 122 cv e 16,4 kgfm de torque, combinado com uma transmissão automática de quatro marchas. O motor é mais potente que a atual geração (120 cv) devido as normas de emissões do Proconve L7. Inclusive seria o hatch mais apimentado do mercado, com mais potência que o HB20, com seu TGDI que também entrega 120 cv.

Apesar da boa oferta de torque e potência é preciso elevar a rotação acima dos 4.000 rpm para obter toda força do motor. A Citroën também ofereceu o modelo com caixa manual de cinco marchas. Um senão dessa transmissão é o fato de ter apenas quatro velocidades. Assim, velocidades elevadas, o carro trafega com giro elevado, o que torna a viagem incômoda, além de penalizar o consumo.

Como é consumo?

O C3 1.6 AT4, ano 2013, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), tem consumo de:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 9,0 km/l 12,7 km/l
Etanol 7,0 km/l 9,0 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

citroen c3 2013 vermelho lateral traseira
Porta-malas do C3 segue o padrão dos compactos, com 300 litros de volume

O porta-malas do C3 comporta até 300 litros de bagagem. A carga útil do hatch é de 406 quilos.

Qual é a suspensão do Citroën C3 Exclusive?

O C3 utiliza a conhecida combinação de conjunto independente (McPherson) no eixo dianteiro. Já na traseira ele utiliza eixo de torção. Apesar de a Citroën ter ajustado a suspensão na virada de primeira para segunda geração para suportar as vias brasileiras. Ela ainda sofre com a qualidade do piso brasileiro.

Freios

O conjunto de freios também não difere da maioria dos compactos da praça. O modelo conta com discos ventilados no eixo dianteiro e tambores nas rodas traseiras.

Pontos Positivos

  • Preço
  • Acabamento
  • Estilo

Pontos Negativos

  • Suspensão frágil
  • Transmissão com apenas 4 marchas
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sandra Maria 1 de maio de 2023

Tenho um exclusive 2013/2014 1.6 e sou apaixonada, cuido super bem, já troquei suspensão e alguns outros intens, recentemente troquei os 4 pneus. Não circulo muito com ele, atualmente tem 45.000 km, muita pena de estar se aproximando a hora de trocar. Amo meu carrinho.

Avatar
ROGERIO RESENDE 30 de abril de 2023

Olá a todos tenho um C3 1.6 câmbio manual ano 14. Veículo adquirido 0 km.
Hoje ele tem 43 mil kms rodados e digo que é um excelente carro, só tem um porem: falta espelho de cortesia nos para sol. Grato Rogério

Avatar
Leandro Ribeiro 23 de abril de 2023

Sou um apaixonado pelo C3, já tive vários tanto zero km como usado. Hoje minha filha tem um 2016 autom. O carro é perfeito para um Hatch. Acho o principal ponto de atenção a manutenção, não mencionado no artigo, é a troca da correia dentada; já tive um 0 km que arrebentou com menos de 30 mil km. …

Avatar
Paulo 23 de abril de 2023

Na matéria menciona o Chevrolet classic, não entendi.

Avatar
Welington Santos 22 de abril de 2023

É bom conhecer o carro pra comentar. Tenho um C3 2013 1.5 que comprei zero km. O carro não tem cabo de vela. E o motor não preocupa quanto a trincas no bloco. Além disso, se fizer a manutenção conforme o manual, não vai ter problema com o sistema de arrefecimento. Só concordo em relação à suspensão dianteira, que de fato, sofre com o piso brasileiro.

Avatar
Deixe um comentário