Citroën Traction Avant: primeiro carro do Boris completa 90 anos

Os carros modernos trazem uma fórmula que foi estreada por esse carro francês dos anos 30, só não são tão baixos

citroen traction avant 11 bl preto
O do Boris era assim, preto e com rodas amarelas (Foto: Citroën | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/04/2024 às 17h02

Em 1934 a Citroën lançou o carro que lançou o carro que iniciou a fórmula que define a maioria dos carros atuais. O Traction Avant foi o primeiro veículo de produção seriada que uniu a tração dianteira a estrutura do tipo monobloco.

O resultado disso na época foi um carro bem mais leve e baixo que o padrão vigente. Em parte devido ao monobloco, que não exigia que a carroceria ficasse sobre um chassi, e também pela tração dianteira, que remove o eixo cardã.

View this post on Instagram

A post shared by AutoPapo (@autopapo)


VEJA TAMBÉM:

Além disso, o Traction Avant trazia outras modernidades (para os anos 30), como os freios hidráulicos, suspensão independente na dianteira e direção por pinhão e cremalheira.

Uma primazia do Traction Avant que é padrão hoje foi a carroceria hatchback. Foi na versão Commerciale, que tinha foco no trabalho, mas essa solução agradou também às famílias.

Um grande destaque do modelo era a sua estabilidade. Isso até criou um mito de que a Citroën daria um carro novo para o cliente que conseguisse capotar seu Traction Avant. Quem tentou — e conseguiu — fazer essa façanha, deu com os burros n’água.

Na época, um desenho mais baixo era desejável e o Citroën Traction Avant trouxe isso para as massas. O carro foi um sucesso, não apenas na França como em outros países — incluindo o Brasil.

citroen traction avant interior painel
Como é costume na Citroën do “velho testamento”, a alavanca de câmbio fica em um local inusitado, nesse caso sai do painel (Foto: Citroën | Divulgação)

Quem teve um Traction Avant foi o Boris Feldman. Seu primeiro carro foi um 11 Légère, a versão mais curta do Citroën. Nosso publisher comprou o carro usado nos anos 50.

Essa versão Légère, que significa “leve”, trazia a carroceria menor do 7CV com o motor 1.9 mais potente. O peso realmente era leve, cerca de 1.100 kg.

Existiu também uma versão mais luxuosa com motor de seis cilindros, a 15/6. Em 1954 essa versão recebeu suspensão traseira hidropneumática, a mesma que viria a equipar o revolucionário DS no ano seguinte.

Hoje, a fórmula criada pelo Traction Avant em 1934 segue popular. A tração dianteira predomina, o monobloco só não é padrão em picapes e SUVs grandes e abertura de porta-malas hatchback é usado por praticamente tudo que não for um sedã ou um cupê. Só a carroceria mais baixa que ficou no passado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
millemiglia 17 de abril de 2024

Meu pai teve um 11 Légére quando eu era criança. Acho que eu tinha uns 5 anos de idade na época. Era preto com as rodas brancas. Lembro da alavanca de câmbio no painel. Era muito espaçoso mas não era fácil encontrar peças para ele e meu pai acabou trocando ele por um Jeep Willys quatro portas (que depois foi trocado por um Fusca).

Avatar
Deixe um comentário