Como comparar consumo de carro? Tem um método

"O consumo varia com o tipo de percurso, estrada ou cidade, com o peso do pé direito, com o que vai no porta-malas..."

etiqueta consumo de combustivel programa inmetro
Etiqueta do Inmetro é a melhor forma de comparar o consumo de combustível de carros diferentes (Foto: Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/04/2022 às 20h10

Avaliar o consumo real de um automóvel é tarefa complexa, pois deve-se levar em conta dezenas de fatores. O motorista estranha que o consumo do seu carro é maior que o modelo exatamente igual ao do seu amigo, ou vizinho.

“Por que o meu só faz 9 km/l e o dele 11 km/l?”

Veja a explicação no vídeo:

Desconfiado de algum problema vai no mecânico que, por mais competente e experiente que seja, também não tem conhecimento técnico para essa avaliação do consumo.

VEJA TAMBÉM:

Como alguém sugeriu ao motorista conferir a etiqueta de consumo do Inmetro, ele a menciona ao mecânico, que ignora como ela é feita. Alega não passar de uma avaliação simulada que não vale nada. E que ele faz diferente: obtém valores reais na prática, leva o carro para aferição na estrada, roda tantos quilômetros e faz as contas que revelam “incontestavelmente”, segundo ele, quantos quilômetros aquele carro faz por litro.

Pura besteira! Pois o consumo varia com o tipo de percurso, estrada ou cidade, com o peso do pé direito, com o que vai no porta-malas, o tipo de piso, calibragem e composto do pneu, qualidade do combustível, topografia, altitude, umidade do ar, geometria da direção e vários outros que interferem nas avaliações.

Etiqueta do Inmetro: exatamente o mesmo teste para todos!

Mas e a etiqueta do Inmetro, não é confiável? Claro que é. Mas sempre se lembrando de ser feita a partir de uma simulação de laboratório. Mas todos os modelos passam exatamente pelo mesmo teste.

Os valores de consumo podem até se aproximar, mas não refletem na mosca o que o motorista encontra no dia a dia, exatamente pelos múltiplos fatores que influem nessas contas.

A etiqueta de consumo é sim uma excelente referência para se comparar dois modelos, pois foram ambos submetidos à mesmíssima simulação. Então, o que apresenta menor consumo sem dúvida é o mais econômico.

O comprador preocupado com a economia de combustível, a comprar um carro zero, pode confiar na etiqueta do Inmetro afixada lá no showroom da concessionária.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário