Como dirigir carro automático: 7 coisas que você deve fazer

Para os novatos do automático, saiba que o N tem hora, o P deve vir depois do freio, e tem que checar o fluido sim

Por AutoPapo 05/12/18 às 15h13
Clique para ouvir
Voiced by Amazon Polly

Como dirigir carro automático? Com a popularização cada vez maior do câmbio automático, muitos motoristas estreantes ficam cheios de dúvidas na hora de operar o veículo. O sistema, afinal, é muito diferente do manual, mas não deixa de exigir conhecimento e cuidado por parte do condutor. Por isso, fique esperto com estas dicas sobre o câmbio automático.

como dirigir carro automático

1. Nunca engate o R ou P com o carro em movimento

A primeira das dicas sobre o câmbio automático parece óbvia, mas não estamos falando do caso em que o carro está em alta velocidade e alguém inventa de engatar a ré. O problema é o veículo estar se deslocando devagar, quase parando em um engarrafamento. Se, em um manual, já daria para puxar o freio de mão ou colocar a ré para manobrar, isso seria um tranco para o câmbio automático.

2. Use o freio motor

Não se deve engatar o N na hora de passar por trechos em declive. O Neutro é como a “banguela” (ou ponto morto) de um carro manual. Isso coloca uma exigência maior nos freios, que vão ter que segurar o peso do veículo sozinhos. Por isso, deve-se tirar o câmbio do D (Drive) e colocar em uma marcha mais forte, como a terceira ou quarta. Assim, a caixa de marchas vai ajudar a segurar o carro, o que se chama “freio motor”. A prática também evita o desgaste anormal da caixa, já que, na maioria dos casos, o N interrompe sua lubrificação.

transmissao automatica cambio automatico oleo dicas sobre o câmbio automático

3. Para estacionar em um morro, primeiro é o freio de estacionamento

Quando se estaciona um carro automático em um morro, subida ou descida, há um detalhe importante que deve ser observado. A primeira ação é acionar o freio de estacionamento (o freio de mão) e, só depois, colocar a alavanca na posição P (Parking). Mas, na hora de sair, a operação se inverte: primeiro, deve-se colocar a alavanca em D (Drive) e, só depois, solta-se o freio de mão. Obedecer essa sequência é fundamental para evitar que a alavanca do câmbio automático trave na posição P devido ao peso do veículo.

4. Pode ser necessário trocar o óleo do câmbio automático

Alguns veículos automáticos dispensam a necessidade de se fazer a troca do óleo do câmbio. O manual do proprietário deve ser consultado para saber se o modelo em questão tem essa exigência. E, mesmo para os carros que a dispensam, é preciso fazer uma checagem periódica no nível do fluido, já que é possível que surja um vazamento.

5. Engatar o N quando parar no sinal ou engarrafamento?

Deve-se, ou não, engatar o N (Neutro) quando o carro para em um sinal ou engarrafamento? A resposta é sim, pode-se colocar, pois muitos veículos já fazem isso sozinhos, e engatam o D (Drive) novamente quando o motorista pisa no acelerador.

dicas sobre o câmbio automático

6. Use os dois pés para os dois pedais

O costume de se usar apenas o pé direito para dirigir um carro automático está relacionado ao nosso passado com carros manuais. Entretanto, com um pedal a menos, não faz sentido deixar o pé esquerdo descansando, e é possível acelerar com o direito e dedicar o canhoto ao freio. Só não mude sua forma de dirigir de repente, nem faça a experiência em alta velocidade. No início, o pé esquerdo não estará acostumado à delicadeza que o pedal de freio exige, e vai produzir trancos. Mas, com a prática e o tempo, ele se acostuma com a nova tarefa.

7. Câmbio automático e automatizado são coisas diferentes!

Por fim, é preciso entender a diferença entre os câmbios automático e automatizado. No primeiro, não existe embreagem, e sim um conversor de torque. Mas o segundo tem, sim, uma embreagem no sistema,pois a caixa é exatamente a mesma de um carro manual. A diferença é que, no automatizado, ao invés de ter um motorista operando o sistema, há um computador fazendo a mesma função.

58 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Jorge Miguel 29 de junho de 2020

    Meu amigo eu tenho uma pagero 2006 Dissel automático eu tenho um probleminha toda as vezes que estou sobindo uma ladeira ela comenta a temperatura eu sempre passo para a terceira marcha se tiver na quinta força muito não sei como fazer dá uma força aí pra mim

  • Avatar
    Lucilia romana vieira 20 de maio de 2020

    Olá. Comprei um carro automatico. Citroen c3 . No primeiro momento achei fácil. Mâ a minha dúvida e quando tenho que trocar a marcha. Porque o carro muda sozinho. Se que a re tenho que mudar. E de quanto tempo tenho que ver o câmbio. Se na tá estragando. Tenho carta a 14 anos. Mas só agora que vou dirigir de verdade. Quais são os risco. Obrigada.

  • Avatar
    Maxwell 16 de maio de 2020

    Olá, meu carro estava estacionado com o câmbio na função park e acabaram batendo na traseira dele o fazendo se deslocar alguns metros. Por ele estar na função park, existe a possibilidade de dar algum problema no câmbio? Obrigado

  • Avatar
    António Naiene 7 de março de 2020

    Muito obrigado com as dicas vão me ajudar

  • Avatar
    Valdemir 23 de fevereiro de 2020

    Muito bom eu tenho uma Zafira 2005 eu tava em dúvida como operar

  • Avatar
    Nonato 19 de janeiro de 2020

    Sou estreante, comprei um creta,. Ouvi muitos relatos distintos..fiquei confuso….vou ler o manual.logico. so isso não basta?

  • Avatar
    Eduardo Vasconcellos 1 de novembro de 2019

    Dirigia uma Pajero full 2002 na estrada e pus em Neutro apenas para sentir o carro , ( tinha acabado de comprá-lo!) Quando voltei para i Drive , um barulho enorme no motor apareceu e o carro perdeu força ! Acho quecrakvez o motor morreu quando pus no Neutro , o que pode ter acontecido !?

  • Avatar
    Ary 20 de setembro de 2019

    Bom dia estou comprando um carro automático e não manjo muito bem como dirigir um carro automático

  • Avatar
    Arivaldo 31 de julho de 2019

    Muito bom essas dicas. Obrigado

  • Avatar
    Paulo 15 de abril de 2019

    No momento ainda não tenho nem um comentário sobre isso

  • Avatar
    Gabriel 4 de janeiro de 2019

    Não tem nada de errado com a matéria!! Os comentários é que tem um tanto de baboseiras. O pedal do freio está, sim, bem ao lado do acelerador, mas é bem mais largo, justamente para dar a opção de usa-lo com a perna direita ou esquerda. O perigo de usar a esquerda só existe para quem está acostumado com o cambio manual (claro, e também para aqueles que dirigem carro automático a dez anos mas nunca se atreveram a usar a esquerda). A perna esquerda pode ser condicionada a usar o pedal de freio corretamente, mas como alertou o autor isso deve ser feito paulatinamente, e em baixa velocidade. Também ficou claro que o N nunca deve ser usado com o carro em movimento, mas com ele parado pode sim! Se você estiver na posição D e pisando no freio, com o carro parado, o sistema motriz está forçando o carro a se movimentar enquanto o freio está forçando para mante-lo parado. Isso é desperdício de energia e desgaste desnecessário dos componentes! Pra mim parece bem óbvio, é só pensar ao invés simplesmente agir como a maioria (dos brasileiros que não estão acostumados com carro automático),

    • Avatar
      Lu 26 de janeiro de 2019

      Perfeito

    • Avatar
      arai 23 de julho de 2020

      Morei algum tempo no Japão e lá é obrigatório trocar/tirar habilitação para poder dirigir mesmo que já tenha. E por lá existe habilitação para AT e MT distintas (AT é mais fácil de obter – mas só poderá dirigir carros AT, já quem tiver uma MT pode dirigir os dois tipos). Para trocar tem de frequentar auto escola, estudar leis locais de trânsito para fazer testes teóricos e práticos depois (como no Brasil). Eu nunca tinha dirigido carro automático e optei por usar as duas pernas, e como foi mencionado, levei (e provoquei ao instrutor) susto na primeira freada, pois fui com tudo no pedal de freio por hábito de uso de embreagem. Mas logo me acostumei e consegui me virar e obter habilitação.

  • Avatar
    Daniel 5 de dezembro de 2018

    Lógica. Não se pode acelerar e freiar ao mesmo tempo, por isso o pé direito serve para ambas as funções. Ou você esta fazendo uma coisa ou outra… ??‍♂️

  • Avatar
    Darlene 15 de outubro de 2018

    Ta de brincadeira!!! Depois mulher q nao sabe dirigir…

  • Avatar
    Sérgio 22 de junho de 2018

    Rs, se o autor dessa reportagem decidir dirigir um veículo automático, aparentemente pela primeira vez e seguir as próprias dicas, notará que o pedal do freio está posicionado no mesmíssimo lugar de sempre, juntinho do acelerador, o que o deixará numa posição extremamente desconfortável e arriscada.

  • Avatar
    João batista 21 de junho de 2018

    Algumas dicas não são corretas. Principalmente frear como pé esquerdo, pois é muito perigoso.
    Mas tá valendo. Se a intenção é boa

  • Avatar
    Arthue 21 de junho de 2018

    Meu Deus…Alguns itens se salvam mas outros pura bobagem…..

  • Avatar
    Jean sa 21 de junho de 2018

    Muito salutar as informações é necessárias a quem tem carro automático é não tem informações.

  • Avatar
    Reinaldo Cavalcante 21 de junho de 2018

    Está claro que quem escreveu esta matéria não lê o manual do carro, e nem é atento, a maioria dos carros tem um descansa pé instalado por não haver necessidade de usar o pé esquerdo, e quando está parado o correto é colocar no P, por já iso ajuda a até a frear o carro impedido uma possível colisão.

    • Avatar
      Nilson 21 de junho de 2018

      Certeza amigo vc tá com razão o cara tá mau informado

      • Avatar
        Luis Silva 5 de dezembro de 2018

        Amigos, desculpa, mas este tipo de informação descrita no manual do proprietário é mais argumento de venda para iludir o comprador a ter um carro automático para descansar o pé, provavelmente por ainda não terem arrumado um argumento plausível para justificar o valor do veículo automático.

    • Avatar
      Rodrigo a 30 de abril de 2019

      Então me diz quando fazemos uso do N?

  • Avatar
    Marcus 21 de junho de 2018

    Usar os dois pés em carros automáticos foi o fim, dirijo automático há mais de 10 anos e é a primeira vez que leio uma matéria dessa. Sem noção…..

    • Avatar
      Marcello 4 de julho de 2018

      Vdd…tá loco, dirigir automático com os dois pés pode causar um grave acidente, automático só se usa pé direito

      • Avatar
        Luis Silva 5 de dezembro de 2018

        Amigos, dirijo frequentemente um automatizado, um automático e eventualmente um manual, e nunca tive problemas em usar os dois pés (um para frear e outro para acelerar) e digo mais, no meu caso, avalio que a frenagem com o pé esquerdo fica até mais rápido depois que se está habituado.

  • Avatar
    Claudio ozan 20 de junho de 2018

    Já tive 2 corola automático e sei que jamais poderá usar o pé esquerdo pra pisar no freio se vc tentar estacionar usando o pé esquerdo no freio vc da soco as vezes até bate não sei os outros carros mas o corola tem até pedal de descanso pro pé esquerdo essa matéria tem coisa furada kkkk

    • Avatar
      Bruno Chaves 24 de março de 2019

      Uai… Soco? Ando muito de kart e o domínio do freio com o pé esquerdo é perfeito, no kart não tem coco freiar com o pe direito. Já ouvi falar que pilotos de corrida de automóveis freiam com o pe esquerdo também.

  • Avatar
    Eduardo 20 de junho de 2018

    Quanta asneira nessa reportagem… vSF!

  • Avatar
    David Calixto 20 de junho de 2018

    Meu Deus! Quem escreveu tanta asneira???? Usar os dois pés. Colocar N com o carro parado…. No próprio manual diz pra não fazer. Pois no momento que se coloca no N a lubrificação para. Senhor! Apaga essa matéria enquanto é tempo!

    • Avatar
      Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

      Nem sempre… Cópia do Manual da Peugeot:
      “Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

    • Avatar
      Glauber 1 de setembro de 2020

      Concordo! Nada de por o carro em N no sinal fechado. O sistema foi desenvolvido pra isso.

  • Avatar
    José Fernando affonso 20 de junho de 2018

    Muito bom

  • Avatar
    José Humberto 20 de junho de 2018

    Esse cara tá de brincadeira colocar na N quando estiver no sinal. É só ler no manual. Não pode fazer isso.

    • Avatar
      Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

      Nem sempre… Cópia do Manual da Peugeot:
      “Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

  • Avatar
    ANTÔNIO TOMAZ GONZAGA 20 de junho de 2018

    Acompanho a dicas de vocês direto no rádio.
    Espero novidades e sugestões com relação a carro flex com instalação de kit gás..
    Forte abraço auto papo..!!

  • Avatar
    HILDEBRANDO J O TRINDADE 20 de junho de 2018

    Prbens informacao valorosa… obgdo

  • Avatar
    Eudeir 20 de junho de 2018

    Para estacionar em Morro ou em qualquer outro local procedimento correto é, primeiro passo colocar em N depois acione o freio de estacionamento em seguida tire o pé do freio e coloque em P simples assim.

    • Avatar
      Ridrigo 21 de junho de 2018

      Em qualquer terreno
      Pare o carro coloca no p depois puxe o freio de estacionamento. So depois tire o pe do freio
      O cambio no p carro fica engatado nao anda
      Tem carros que se a alavanca nao estiver no p a chave nao sai da igniçao

      • Avatar
        Renan 21 de junho de 2018

        Sim correto mas a sequência eh sim a que o eudeir citou pois só assim a cx alivia o peso..

      • Avatar
        Ernesto 21 de junho de 2018

        Negativo. Se você não passar pelo N antes, o peso recai sobre a transmissão e não sobre o freio de estacionamento. O Eudeir está correto!

    • Avatar
      Ricardo Costa 5 de dezembro de 2018

      Perfeito! Está maneira do Eudeir é a mais correta.

    • Avatar
      Glauber 1 de setembro de 2020

      O Eudeir está correto. Dirijo meu carro assim desde zero. Estudei muito sobre câmbio automático (como usar de forma correta) e você precisa por do Drive para o Neutro, e em Neutro puxar o freio de mão. Eu ainda solto o pé do freio depois de prender o carro no freio de mão e ele dá aquela descida. Depois disso ponho em Parking na maior tranquilidade. O peso do carro ficou no freio de mão e não na caixa automática.

  • Avatar
    Antonio Lima 20 de junho de 2018

    Boa xará!!

  • Avatar
    Antonio Lima 20 de junho de 2018

    Não aconselho colocar em N no sinal vermelho e muito menos, usar o pé esquerdo p o freio – muito perigoso! – O resto tá de boa!!

  • Avatar
    Nilson 20 de junho de 2018

    Claro que não se deve por no n nos faróis ,o descaste é muito maior tá no manual…cara que escreveu tem que ler mais

    • Avatar
      Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

      Nem sempre… Cópia do Manual da Peugeot:
      “Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

  • Avatar
    pedro 20 de junho de 2018

    quem escreveu esta material e muito burro.cara ate quem nao sabe dirigir.faz favor vai falar alguma coisa que si apreoveite tonto

    • Avatar
      Analfabeto vai aprender escrever primeiro 20 de junho de 2018

      Burro

  • Avatar
    Joao Aguiar 20 de junho de 2018

    obrigado pela informação a respeito da troca do oleo de cambio.

  • Avatar
    Daniel 20 de junho de 2018

    No caso da dica do declive, passar para o manual já com velocidade considerável, não vai danificar o câmbio?Ou o câmbio manual assume a mesma marcha que estava no “D” no momento da troca?

    • Avatar
      Eduardo 4 de setembro de 2018

      Essa é uma informação importante. Como dizem que no m ele inicia na primeira, se o carro estiver com velocidade será o desastre. Alguém tem orientação?

      • Avatar
        Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

        Na opção Manual, quando em movimento, ele assume a marcha que estava no modo Drive… Nunca ouvi falar de um carro em que o câmbio assumiria a !ª nesta situação (até acho que não existe, pois seria insana esta opção…).

  • Avatar
    Antonio 20 de junho de 2018

    A redação do item 5 induz a erro. Poder não é dever. Não estou lembrado de nenhuma publicação tradicional com esta recomendação. Também nunca a li em nenhum manual dos carros que tive. Se você quer cuidar do seu câmbio automático as sugestões são poucas e óbvias: respeite a capacidade de carga e tração do carro; não engrene com o motor acelerado; troque/verifique periodicamente fluido e filtro e não “queime fricção” nas subidas.

    • Avatar
      Rodrigo Cardozo 6 de setembro de 2018

      Cópia do Manual da Peugeot:
      “Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.

  • Avatar
    EDUARDO BORGES 20 de junho de 2018

    Legal. amo dirigir carro automatico

  • Avatar
    luiz antonio aliberti 20 de junho de 2018

    Finalmente o blog reconheceu que tem sim que fazer a troca do óleo do câmbio. É o caminho mais rapido, pratico e barato de resolver alguns problemas ou PREVENIR futura dor de cabeça.

    • Avatar
      Paulo sergio 20 de junho de 2018

      É muita baboseira, coisa de quem não tem o que fazer.

Avatar
Deixe um comentário