Como limpar o carro por dentro corretamente

Interior bem higienizado pode evitar doenças respiratórias, de pele e ainda valorizar o seu carro usado na hora da venda

shutterstock 373406836
Por AutoPapo
06 de outubro de 2018 15:42

Causar uma boa impressão é essencial para vender um carro. Essa é a razão pela qual muitos motoristas lavam e enceram seus veículos antes de tirar as fotos para anunciá-los. A questão é que nem sempre o cuidado com a higiene é constante, especialmente na parte interna. Deixar de limpar o carro por dentro pode gerar problemas de saúde e desconforto.

É no interior do automóvel que os ocupantes se sentam e respiram. Por isso, a área precisa ser a mais higienizada do veículo. Os materiais utilizados no acabamento: tecido, couro e plástico, por exemplo, podem ser facilmente contaminados por restos de alimentos, poeira e outros detritos, originando doenças respiratórias e de pele. Para proteger o motorista e seus passageiros, ensinamos como limpar o carro por dentro.

Vele relembrar, um interior bem cuidado valoriza o seu usado na revenda. Não deixe de conferir, também, nosso guia completo de higienização automotiva, com todos os detalhes e os melhores produtos para lavar o carro.

Confira as dicas para limpar o carro por dentro:

Teto

Para começar a limpeza do interior do carro, é preciso olhar pra cima. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) afirma que a higienização do teto deve ser realizada nesta sequência:

  • Em primeiro lugar, remova o acúmulo de poeira com uma escova macia e um pano seco;
  • Em seguida, prepare uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante;
  • Por fim, espalhe os produtos com um borrifador e passe o pano em toda a extensão do teto.

Estofados

Os estofados abrangem uma área maior do interior do veículo, por isso estão mais propensos à sujeira e dão um trabalhinho extra na hora de limpar o carro por dentro. Mas o procedimento se parece com o do teto.

  • Aspire as sujeiras mais pesadas;
  • Borrife o produto (resultado da mistura do detergente neutro e desinfetante) e limpe com um pano. É preciso cuidado redobrado com o líquido, porque a espuma do estofado retém a água com mais facilidade que o material utilizado no teto;

O Cesvi adverte: nos bancos de couro, evite produtos químicos. Eles podem causar manchas indesejáveis! Utilize apenas pano úmido e detergente neutro com água.

Ensinamos como limpar o carro por dentro - teto, carpete, painel de intrumentos, vidros e estofado - para evitar doenças respiratórias e de pele.

Painel de instrumentos

O componente que os condutores mais olham no interior do carro deve ser higienizado com muito cuidado. Um pano úmido com detergente é suficiente para limpar o painel sem afetar a parte elétrica.

Ensinamos como limpar o carro por dentro - teto, carpete, painel de intrumentos, vidros e estofado - para evitar doenças respiratórias e de pele.

Tapetes

Limpar o carro por dentro não é fácil. Além do teto, dos estofados e do painel, é preciso lavar os tapetes.

Se os seus forem de borracha, a higienização pode ser feita com água, detergente neutro e uma escova para tirar a sujeira mais grossa. Tapetes de carpete exigem o uso do aspirador de pó e de um pano úmido.

Atenção! Quando for limpar o carro por dentro, tire os tapetes e deixe que eles sequem bem antes de recolocá-los no carro. O carpete costuma demorar mais tempo para secar totalmente, por isso, sempre que possível, deixe-o exposto ao sol após a limpeza.

Vidros

Os vidros são os componentes que precisam ser limpos mais frequência, já que acumulam resíduos de gordura e suor na parte interna e sujeiras mais resistentes na parte externa. A higienização deve ser feita utilizando produto próprio (limpa-vidros) e um pano úmido. O Cesvi recomenda que os vidros precisam ser limpos pelo menos uma vez por semana.

Carpetes

Para limpar o carro por dentro, inteiramente, é preciso dar uma atenção para o carpete.

  • Aspire todo o carro (não deixe de alcançar a região debaixo dos pedais, bancos e cantinhos para recolher e descartar toda a sujeira. Se você deixar muito lixo para trás, quando começar a lavar o carpete, não vai estar fazendo uma limpeza de verdade);
  • Escolha um produto especializado para limpeza de carpete e pegue uma escova;
  • Passe o produto com a escova (ou utilize um xampu de limpeza em spray na superfície e deixe-o agir por cerca de dez minutos);
  • Depois, vá esfregando a escova devagar e sistematicamente (faça movimentos circulares, ideais para remover a sujeira e a fuligem. Se necessário, repita o procedimento em áreas com manchas ou mais sujas);
  • Enxágue levemente o carpete com um pano molhado e umedeça os locais ensaboados tentando absorver o máximo de xampu que conseguir;
  • Deixe secar.
Ensinamos como limpar o carro por dentro - teto, carpete, painel de intrumentos, vidros e estofado - para evitar doenças respiratórias e de pele.
Foto Shutterstock | Reprodução

Secagem Limpar o carro por dentro requer alguns cuidados especiais. Dentro do automóvel, jamais utilize água corrente. Opte sempre por panos úmidos. Ainda assim, você deve limpar rapidamente as áreas, para que a água não se infiltre nas partes de tecido ou de espuma.

Ao limpar o carro por dentro, é importante deixar o interior do carro secar por cerca de duas horas, com as portas e janelas abertas. A secagem pode ser feita dentro da garagem ou sob sol brando — nesse último caso, desde que a lataria já esteja seca.

Especialistas do Cesvi afirmam que, quando o interior do carro não fica bem seco, é comum aparecer mofo. Esse resultado causa alergia e outras complicações para a saúde dos ocupantes.

Recomendação geral para finalizar a limpeza do carro por dentro

Como vários painéis possuem muitas partes plásticas, alguns proprietários gostam de passar silicone. Não passe esse produto no volante e na alavanca de câmbio, para não deixar os componentes escorregadios.

SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alecio Silveira 17 de maio de 2020

Vocês estão de parabens

Avatar
Carlos Felix 17 de maio de 2020

Parabens pessoal do site. Achei excelente o trabalho da empresa e da forma que lidam com seus clientes. sucesso a todos

Avatar
Caroline 29 de outubro de 2019

Também gostei da dica vou utilizar agora no carro do meu namorado e vamos ver como fica.

Avatar
PÉRICLES EDMUNDO DE JESUS SANTOS 26 de março de 2019

Olá pessoal, sou Péricles proprietário da Lubrifi-car (lavajato e troca de óleo), gostei do artigo como limpar o carro por dentro corretamente, especificando as etapas de cada parte do interior.
Parabéns à equipe.

AutoPapo
Felipe Boutros 26 de março de 2019

Obrigado, Péricles!

Avatar
Vanderléia 14 de abril de 2020

Aonde fica a lubrifi-car?

Avatar
Deixe um comentário