Como transportar bicicletas sem cometer infrações

Motoristas podem até mesmo perder a carteira se forem pegos com todas as irregularidades ligadas ao transporte das bikes

Por Laurie Andrade 15/06/18 às 14h20

Transportar bicicletas  no carro é uma missão um tanto quanto complicada. Tanto é que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou, em 2010, uma resolução específica para cuidar do assunto. A Resolução 349 indica como os motoristas devem posicionar os veículos. Deixar de cumprir as determinações descritas no documento fere pelo menos outros dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro, 230 e 231.

As regras mais básicas são: as bicicletas não podem atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro, nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel. Para transportar bicicletas na tampa traseira, é preciso utilizar a segunda placa.

A única lâmpada que pode ser tampada pelas bicicletas é a lanterna de freio elevada (terceira luz de freio ou brake-light).

Como transportar bicicleta no carro:

  • As bikes não podem extrapolar o peso máximo especificado para o carro ou sua largura máxima.
  • Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210.
  • As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via.
  • O transporte pode ser feito no teto, desde que fixada em dispositivo apropriado.
  • Todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos da Resolução 349.

VEJA TAMBÉM:

Segunda placa traseira

A segunda placa traseira de identificação deve ser lacrada na parte estrutural do veículo em que estiver instalada, lado direito do pára-choque ou carroceria.

Transportar bicicletas não é tarefa simples... Para facilitar para os motoristas, o Contran fez uma resolução específica para o assunto.
Foto Shutterstock | Reprodução

Infrações por levar bicicleta no carro do jeito errado

Listamos algumas infrações comuns quando o assunto é transportar bicicletas. A máxima “é melhor prevenir do que remediar” é muito válida para os motoristas que podem até mesmo perder a carteira se forem pegos com todas as irregularidades citadas abaixo:

Art. 230. Conduzir o veículo:

I – com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;

IV – sem qualquer uma das placas de identificação;

VI – com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade.

É infração gravíssima.

Art. 231. Transitar com o veículo:

II – derramando, lançando ou arrastando sobre a via:

a) carga que esteja transportando;

c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente.

É infração gravíssima.

Art. 231. Transitar com o veículo:

IV – com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização.

É infração grave.

V – com excesso de peso, admitido percentual de tolerância quando aferido por equipamento, na forma a ser estabelecida pelo CONTRAN.

É infração média.

Abaixo um exemplo de como não transportar bicicletas:

Transportar bicicletas não é tarefa simples... Para facilitar para os motoristas, o Contran fez uma resolução específica para o assunto.
Foto Shutterstock | Reprodução

Como as bicicletas não podem ultrapassar a largura do automóvel que as estão carregando, muitos ciclistas retiram a roda dianteira dos veículos para andar com elas no suporte traseiro. O carro acima também não acoplou a segunda placa traseira, como determina a lei.

2 Comentários
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    Bonetto 17 de junho de 2018

    Todas essas leis são a cara do Brasil..
    Arapucas de leis e mais leis pra te roubar
    Desde radares escondidos até como vc deve c posicionar dentro do veículo e como transportar uma bike..
    Enquanto isso….
    Lá c vão os bilhões e bilhões…
    E ridículo…..tenho vergonha de ser brasileiro

  • Avatar
    jvc 15 de junho de 2018

    É tanta complicação, burocracia e margem para interpretações diversas pelas forças “policiais” que o melhor é carregar na caçamba da picape mesmo…

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