Comparamos o Porsche 911 GT3 com o excepcional 993 Carrera

Colocamos dois Porsche 911 com motores aspirados para andar lado a lado; descubra qual deles é o mais divertido de guiar

comparativo 911 992 gt3 e 911 993 foto rafael dias divulgacao 6
Separados por 27 anos, o Porsche 911 GT3 (992) e 911 Carrera (993) trazem muito em comum (Fotos: Rafael Dias | Especial para AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 25/09/2022 às 15h03
Atualizado em 26/09/2022 às 11h49

O Porsche 911 está em linha desde 1963. Trata-se de um ícone da indústria do automóvel, com seu desenho clássico, que ao longo de quase 60 anos vem evoluindo sem perder sua essência.

O 911 é um carro tão peculiar, que mantém características imutáveis, como o motor boxer de seis cilindros, que fica literalmente pendurado atrás do eixo traseiro. Entre 1963 e 1997 esse motor teve refrigeração a ar, como o Fusca.

VEJA TAMBÉM:

Aliás, o Porsche 911 e o Fusca são quase irmãos. Os dois foram projetados por pela família Porsche. Dr. Ferdinand criou o Volkswagen e seu neto, Butzi, desenhou o esportivo.

Porsche 911 em dois tempos

Depois de 1997, o modelo passou a contar com refrigeração líquida. Posteriormente aposentou os motores aspirados. Assim todo 911 passou a ser turbinado, como o todo poderoso Turbo.

 911 992 gt3 foto rafael dias divulgacao 1
911 GT3 é equipado com motor boxer 4.0 de 510 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos

Mas a aspiração natural resiste no 911 GT3, que é um carro de corridas, mas legalizado para uso urbano. Seu boxer 4.0 despeja 510 cv e 47,9 kgfm de torque nas rodas traseiras, toda força é administrada por uma transmissão de PDK de dupla embreagem e sete velocidades.

porsche 911 992 gt3 foto rafael dias divulgacao 3
Por dentro GT3 oferece tecnologia, mas sem alterar elementos característicos do 911, desde 1963

Trata-se de uma criatura intempestiva, mas que oferece um pacote farto de tecnologias que permitem que qualquer endinheirado com mais de R$ 2 milhões na conta possa se sentir um verdadeiro piloto. Controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assim como vetorização de torque fazem parte dos recursos de segurança.

porsche 911 993 foto rafael dias divulgacao 1
Ignição do lado esquerdo do volante e conta-giros ao centro são “regras pétreas” do Porsche 911

Mesmo assim é um carro com acelerações truculentas, que colam as as costas contra o banco. Mas será que é mais indócil que um 993 Carrera 1995? Pois é, colocamos o GT3 ao lado do último Porsche 911 refrigerado a ar e que não conta com nenhuma “baba eletrônica” para corrigir descuidos ao volante.

911 993 foto rafael dias divulgacao 3
O 993 foi o último Porsche 911 com refrigeração a ar e seu flatsix 3.6 entrega 286 cv

O 911 Carrera, da geração 993, chegou ao mercado em 1993 como a última atualização da carroceria original. Ele é equipado com motor 3.6 de 286 cv e 34,7 kgfm de torque. Na unidade utilizada no comparativo o Nine Eleven conta com caixa manual de seis velocidades e tração traseira, claro. A diferença é que ele conta apenas com freios ABS. O resto é com quem está postado atrás do volante.

Quer saber quem leva a melhor? Então confira o vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geraldo 30 de setembro de 2022

Boris, tmj 993 com certeza…o 911 é mais nutela…mas tudo bem se tivesse grana teria os dois na garagem.

Avatar
Marco 28 de setembro de 2022

Engraçado….o Hummer elétrico esse cara avacalhou total…com 1000 cavalos.e zero poluição..daí um Porshe , que polui pacas e anda até menos que o Hummer, ele coloca que é divertido …… legítimo baba ovo de carro alemão

Avatar
Rafael 29 de setembro de 2022

Kkkkkkkkkkk Que comparação.. Parabéns pela coragem de fazer um comentário tão sem noção.

Avatar
Marco 30 de setembro de 2022

Tu não entendeu…. mas ok

Avatar
Jovi 3 de outubro de 2022

Rafael, esse Marco é tão sem noção que realmente não entendeu o quanto sem noção é a comparação dele e nem sei comentário, hahaha. Acho que falta um mínimo de entusiasta automotivo nele, deve ser isso. ?

Avatar
Jovi 3 de outubro de 2022

Marco, a comparação que você fez parece de alguém que diria que um crítico de cozinha é um legítimo baba ovo de francês porque disse que prefere boeuf bourguignon numa competição gastronômica com nuggets congelado…

Avatar
angel wagner bonillo 28 de setembro de 2022

Muito bom. Curti adoidado. Sou fa de carro antigo. tenho um fusca 1976 e adoro passear com ele. Saudações de um saudoso setentão.

Avatar
Deixe um comentário