[Comparativo] Honda HR-V EXL x Nissan Kicks SL

Dois SUVs compactos de fabricantes japonesas têm bons números de vendas e várias características técnicas em comum

montagem kicks e hrv 2
Por Paulo Eduardo
Especial para o AutoPapo
Publicado em 28/02/2020 às 12h33

Comparamos os SUVs Honda HR-V EXL e Nissan Kicks SL. Ambos são equipados com motores aspirados. Diferença de preço é de R$ 7.000 a menos no Nissan.

VEJA TAMBÉM:

Design/acabamento

Honda HR-V EXL e Kicks SL apelam para vincos e recortes em toda a carroceria. Agradam no quesito preferido do público. Nissan é mais radical na proposta de recortes e tem na lista de opcionais a pintura em dois tons (R$ 1.500).

Acabamento de boa qualidade no HR-V e no Kicks tanto no material empregado quanto nos encaixes e arremates. Ambos usam forração em couro, que tem como única vantagem a limpeza.

Honda HR-V EXL Nissan Kicks SL Pach Tech
3 ★★★☆☆ 3 ★★★☆☆

Motor/desempenho

Honda HR-V usa 1.8 flex com maiores valores de torque e potência, sendo essa última mais elevada com gasolina. Nissan Kicks adota o 1.6 flex com torque e potência menores em relação ao Honda. Nenhum deles é brilhante em desempenho, mas a maior cilindrada do HR-V determina a vitória.

A relação peso/potência é de 9,1 kg/cv no HR-V diante de 9,9 kg/cv no Kicks. E torque de 17,5 kgfm com etanol no motor Honda 1.8 contra 15,5 kgfm no Nissan.

Câmbio CVT equipa os dois modelos. Kicks consome um pouco menos que o HR-V por ter cilindrada menor, mas é preciso ficar atento ao Nissan que tem tanque com 10 litros a menos de capacidade que o Honda: 41 l contra 51 l. Isso limita a autonomia.

Honda HR-V EXL Nissan Kicks SL Pach Tech
3 ★★★☆☆ 2 ★★☆☆☆

Suspensão

O Honda HR-V e o Nissan Kicks são muito semelhantes, sendo independentes com McPherson e barra estabilizadora na dianteira e eixo de torção na traseira. Altura do solo de 20,7 centímetros no HR-V e 20 centímetros no Kicks.

Ângulos de ataque e saída também quase iguais com ligeira vantagem do Honda (ver ficha técnica). São confortáveis na maioria das vezes e transferem para dentro as imperfeições do solo, como remendos no asfalto e ondulações.

HR-V usa pneus mais largos (215) diante de 205 do Kicks, mas têm perfil baixo (55) e rodas aro 17, como determina a moda atual.

A altura da borracha é maior no Honda (11,82 centímetros) contra 11,27 cm no Nissan. Entretanto, o Kicks incomoda menos os ocupantes ao absorver melhor as imperfeições do piso.

Honda HR-V EXL Nissan Kicks SL Pack Tech
3 ★★★☆☆ 4 ★★★★☆

Direção

Outro ponto em comum com assistência elétrica nos dois carros. São leves em baixa e peso suficiente em alta, mas não transmitem sensação de aderência. Vantagem do Kicks é nas manobras em espaço reduzido de garagem onde o diâmetro de giro bem menor – (10,2 metros) diante de 11,4 metros do HR-V – requer manobrar menos.

Honda HR-V EXL Nissan Kicks SL Pack Tech
3 ★★★☆☆ 4 ★★★★☆

Espaço interno/ergonomia

O Honda HR-V EXL e o Nissan Kicks SL têm muitos elementos em comum e a distância entre-eixos, um dos fatores determinantes do aproveitamento do espaço no habitáculo, é a mesma. É bom o espaço no banco traseiro onde dois adultos viajam confortavelmente. O do meio sempre vai apertado em ambos.

Nenhum deles está equipado com regulagem lombar, mas a anatomia dos bancos do Kicks merece destaque. HR-V melhorou anatomia e assentos traseiros aumentaram comprimento. Luz central no habitáculo é fraca.

Comandos bem localizados nos dois modelos facilitam a ergonomia. Incomoda abaixar para entrar no banco traseiro dos dois modelos e nas tampas dos porta-malas há local de fechamento somente no lado direito dificultando a tarefa para canhoto.

Honda HR-V EXL Nissan Kicks SL Pack Tech
3 ★★★☆☆ 3 ★★★☆☆

Porta-malas

Empate técnico na capacidade, com vantagem do HR-V na carga útil transportada (464 kg contra 421 kg do Kicks). Tampa do porta-malas do Kicks é mais pesada.

Honda HR-V traz o tradicional sistema de rebatimento dos bancos e assentos com apenas um comando. Fácil e prática a modulação, que forma plataforma plana com os encostos do banco.

Honda HR-V EXL Nissan Kicks SL Pack Tech
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Tecnologia/segurança

HR-V está equipado com muitos itens de segurança assim como Kicks, a exemplo do alerta de colisão com frenagem automática de emergência. Seis airbags em ambos, controles de tração/estabilidade e assistente de partida em rampa. Nissan tem detector de objetos em movimento.

Iluminação do habitáculo do HR-V é fraca. Câmeras eficientes nos dois carros com visão completa no entorno. Freios a disco nas quatro rodas somente no Honda e farol com luz de LED apenas no Kicks. Nissan usa tambor no eixo traseiro. Freio de estacionamento eletrônico e navegação nativa no HR-V.

No teste de impacto de Latin NCAP, o Honda obteve cinco estrelas (nota máxima) na proteção aos adultos e crianças, enquanto o Nissan atingiu quatro na de adultos e de crianças. Acesso ao interior sem chave e partida por meio de comando somente no Nissan.

HR-V EXL Kicks SL
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Custo/benefício

Muito bem equipados em itens de conforto, conveniência e segurança, o Kicks leva vantagem por ter preço sugerido de venda menor: R$ 7 mil é a diferença entre ambos sem pintura em dois tons no Kicks. HR-V tem preço sugerido de R$ 113.400; Kicks, de R$ 106.390.

HR-V EXL Kicks SL
3 ★★★☆☆ 4 ★★★★☆

Resultado: Honda HR-V EXL e Nissan Kicks SL empatam

HR-V EXL Kicks SL
26 26

Fotos: Alexandre Carneiro | AutoPapo (Honda HR-V) e divulgação (Nissan Kicks)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 25 de abril de 2021

Ao louco pra comparar hrv com kicks embora a nissan seja uma boa montadora comparar esses carros não faz sentido a começar pelo motor 1.6 x 1.8 isso sem levar em consideração que o kicks é modelo novo, o acabamento interno então quanta diferença,kicks nem encosto de braço tem nas versões de entrada, valor de revenda meu deus, facilidade de revenda, ja fiz teste drive em ambos e acabei optando pelo hrv sem nenhuma duvida.

Avatar
roberto 8 de outubro de 2020

No comparativo acima deu empate, porem ja tive kicks e atualmente o hrv exl 2020. Posso afirmar que o hrv e superior ao kicks em espaco interno, consumo, motor, acabamento interno, cambio….somente a suspensao do hrv e inferior devido ao barulhos em piso irregular.

Avatar
Andre 11 de abril de 2020

Dirigi i kicks e achei ele ruim de arranque e as trocas de marcha deles bem inferiores ao da honda.

Avatar
Nivaldo 3 de março de 2020

Eu tenho os dois ano 2019. O HRV é mais economico, anda mais, tem cambio melhor o seu problema é a suspensão muito dura. O Kicks gasta principalmente na cidad e não achei ele economico não mas só rodo com álcool com gasolina não sei falar e tem que parar no posto toda hora pois tem baixa autonomia, tem um cambio meio áspero e meio indeciso, também não é lá essa maravilhas em maciez de suspensão bem parecida com a do HRV um pouco melhorzinho e tem um motor muito fraco carregado total se arrasta, faz um barulhos internos, entrega mais mimos como a camara 360 mas isso é para compensar seus defeitos. Na minha opinião, se for trocar um trocaria o Kicks. Se gostar de perfumaria o Kicks é a pedida mas no computo geral o HRV leva essa.

Avatar
Eduardo 2 de março de 2020

Deveria ter colocado no comparativo o que o Kicks SL Tech Pack tem a mais: detector de colisão (no HR-V não tem), câmera 360 graus (no HR-V não tem), painel digital (no HR-V não tem), controle de chassis (no HR-V não tem), acesso por proximidade e ligar/desligar por botão (no HR-V não tem), ar-condicionado operado por comandos giratórios (no HR-V é touch screen).

O HR-V é melhor no motor e câmbio (o CVT da Honda parece mais ajustado), freio a disco nas quatro rodas, freio com função brake-hold, DRL e os bancos super ajustáveis.

Pelo conjunto, não vale a pena o HR-V.

Avatar
Maria Lourdes Castro Quinto 1 de março de 2020

E eu tenho um HR E RSTOU MUITO SATISFEITA v ele me fay muita segurança, vou continuar com HONDA.mariz

Avatar
Rafael 1 de março de 2020

Se colocassem o consumo, o Kicks venceria.

Avatar
Edmilson Lima 1 de março de 2020

Tenho um Nissan kics estou satisfeitíssimo, ótimo carro no arranque, confortável,sem ruído nenhum dentro do carro,econômico,tem uma dirigibilidade ótima,bom espaço de porta malas,alto,espaço interno satisfatório, além de ser um dos kiks mais bonito do Brasil se não for o mais bonito.

Avatar
Michael Bastos 1 de março de 2020

Tenho Nissan Kicks, ótimo carro baixo consumo, pelo valor acima de 100 mil poderia ter mais equipamentos de tecnologia…

Avatar
Edna vaz de Castro 1 de março de 2020

Tenho Honda HRV 2020. Estou gostando muito. Espaço interno excelente. Muito econômica. Me surpreendeu em todos os quesitos.

Avatar
Waslon 29 de fevereiro de 2020

Comprei um HR-V EXL 2016 em outubro do ano passado. No geral, estou satisfeito com o carro mas o preço pago não corresponde ao que o carro oferece. Meu Civic EXR 2014 era muito melhor e R$ 10 mil mais barato.

Avatar
Lucas 29 de fevereiro de 2020

Análise incompleta e o consumo…

Avatar
Waslon 8 de abril de 2020

Na gasolina faz 7,5 km/L na cidade (trânsito travado) e 15 km/L na estrada andando a 100 km/h.

Avatar
Deixe um comentário