Pebble Beach 2019: confira os destaques do “Concurso de Elegância”

A edição deste ano contará com uma exposição dedicada ao clássico GT Lamborghini Miura, um Porsche mais velho que a própria marca, e mais atrações

lamborghini miura chassi 3586
Por Bárbara Angelo
Publicado em 16/08/2019 às 13h31

O Concurso de Elegância de Pebble Beach 2019 está começando, em Moterey, na Califórnia. O evento ocorre anualmente e reúne carros antigos e clássicos de todas as eras e países, mas com uma coisa em comum: bom gosto impecável.

Este ano, ele estará aberto ao público entre os dias 13 e 18 de agosto, com uma programação que permite a entusiastas do mundo automotivo viverem sua paixão de formas diferentes.

FIVAPrewarTrophy
“Concurso de Elegância” encerra a programação de Pebble Beach

São diversas atrações na semana, incluindo leilões de carros antigos, exposições de arte e automóveis, fóruns, e a tradicional jornada na península de Monterey, Tour d’Elegance.

O maior destaque, contudo, ocorre no último dia de Pebble Beach 2019. No domingo (18), os carros mais luxuosos do mundo ficam lado a lado para um “concurso de elegância”, ou Concours d’Elegance.

Enquanto aguardamos pelo vencedor de 2019, confira os destaques na programação do evento.

1. Mercedes SSKL Streamliner de 1932 dará primeira volta no Pebble Beach 2019

Como não poderia deixar de ser, a Mercedes-Benz vai marcar presença em Pebble Beach de 2019. Um dos destaques da alemã no evento será o que ela considera seu primeiro Silver Arrow, ou Flecha de Prata. Ele já havia sido exposto no Festival de Velocidade de Goodwood, em julho.

mercedes sskl streamliner 1932 silver arrow flecha de prata Pebble Beach 2019 contará com uma exposição dedicada ao clássico GT Lamborghini Miura, um Porsche mais velho que a própria marca, e mais atrações.
Réplica do Mercedes SSKL de 1932, primeiro carro a receber a alcunha de “Silver Arrow”, fará sua primeira volta demonstrativa em Pebble Beach (Mercedes-Benz | Divulgação)

Embora o início da era dos Silver Arrow costume ser pensado como 1934, antes disso, um modelo da marca foi o primeiro a receber o apelido, cunhado por um radialista durante a cobertura de um evento.

Ele é o SSKL Streamliner, prduzido em 1932. O carro de corrida garantiu a vitória da marca no circuito de Avus, na Alemanha, naquele ano. Contudo, o original foi perdido. Por isso, a Mercedes criou uma réplica do modelo, com base em uma investigação documental feita por seus engenheiros.

A réplica segue todas as especificações do original, com motor 7.0 de seis cilindros com compressor mecânico que desenvolve 300 cavalos de potência. Com ele, o SSKL é capaz de alcançar 235 km/h.

Em Pebble Beach 2019, a alemã colocará o Streamliner em movimento, publicamente, pela primeira vez. Ele fará uma volta em Portola Road, junto a outros veículos, durante o Tour d’Elegance, na quinta-feira (15).

mercedes simplex 40 hp 1903 Pebble Beach 2019 contará com uma exposição dedicada ao clássico GT Lamborghini Miura, um Porsche mais velho que a própria marca, e mais atrações.
Mercedes-Simplex 40 hp, de 1903 (Mercedes-Benz | Divulgação)

No evento, a Mercedes-Benz também está celebrando 125 anos de participação no automobilismo. Assim, o SSKL será a estrela da comemoração. Mas a alemã também vai expor outros modelos de sua história, como o “Stahlradwagen”, ou “carro com rodas de aço”, de 1894; e o Mercedes-Simplex 40 hp, de 1903.

2. Aston Martin investe na decoração de interiores

Enquanto a Mercedes se concentra em ostentar sua história automobilística em Pebble Beach 2019, a inglesa Aston Martin decidiu seguir um caminho distinto. Nesta edição do evento, a marca fará a inauguração de um serviço de arquitetura e decoração para criar espaços residenciais e de exposição.

O Aston Martin Automotive Galleries and Lairs foi pensado para entusiastas que querem construir uma garagem especial para seus carros, ou um espaço de entretenimento que tenha o automóvel ao centro.

“Imagine uma casa ou um retiro de luxo construído ao redor do seu carro”, explica o chefe criativo da marca, Marek Reichman.

“Para o entusiasta de carros, a garagem é tão importante quanto o resto da casa, e uma galeria automotiva personalizada, desenhada pela Aston Martin, que seja voltada para exibir o carro ou parte de espaço de entretenimento maior, com simuladores e afins, leva proprietários de um Aston Martin ao próximo nível”, continua ele.

O serviço, que está sendo apresentado durante o evento de Pebble Beach 2019, reunirá arquitetos renomados de diversas regiões, e capazes de seguir os projetos desenvolvidos pela marca. Clientes poderão, até  mesmo, construir um espaço histórico em volta de um carro clássico.

3. Leilão da Sotheby’s em Pebble Beach 2019 terá Porsche do pré-guerra

Outra atração tradicional que volta a ocorrer no concurso de Pebble Beach 2019 são os leilões de carros antigos. Entre eles, a casa R.M. Sotheby’s estará oferecendo um Porsche que é mais antigo que a própria marca.

Ele é o Type 64 No. 3, montado pelo próprio Ferdinand Porsche em 1939. À época, foram feitos três exemplares do modelo, usando chassis dos primeiros Fusca.

Para se ter uma ideia, a marca Porsche foi oficialmente fundada apenas em 1948.

A ideia era de levar os veículos para uma competição de 1.500 quilômetros entre Berlim a Roma, mas ela nunca aconteceu, pois a Segunda Guerra Mundial foi declarada.

Assim, a unidade em questão se tornou a única sobrevivente, e chegou a ser o veículo pessoal da família Porsche. Agora, ela será leiloada durante Pebble Beach 2019, no dia 17 (sábado).

4. Lamborghini celebra história do clássico esportivo Miura

Outro destaque de Pebble Beach 2019 é uma exposição da Lamborghini. São cinco exemplares, selecionados entre colecionadores de todo o mundo, de seu clássico GT, Miura. Eles recontam a história do esportivo, produzido entre 1966 e 1973.

O P400 de 1967, chassi 3087, foi a 22ª unidade da série original, de apenas 25 carros. Seu primeiro dono foi o piloto suíço Karl Foitek. Hoje, o exemplar está apenas no terceiro dono, e passou por uma restauração em 2018.

lamborghini miura chassi 3586 Pebble Beach 2019 contará com uma exposição dedicada ao clássico GT Lamborghini Miura, um Porsche mais velho que a própria marca, e mais atrações.
Lamborghini Miura, chassi 3586, de 1968, participou do filme ‘Um Golpe à Italiana”, de 1969

Já o P400 de 1968, chassi 3303, foi o 101º Miura jamais feito. Ele conta com diversos elementos customizados, de acordo com o encomendado por seu primeiro proprietário, o Xá  do Irã, Mohammad Reza Pahlavi. Assim, o veículo contava com para-choques dianteiro cromado e um volante especial, entre outros.

Outro dos modelos em exposição no Pebble Beach 2019 é um P400 de 1968, chassi 3586. Seu diferencial é ter sido a unidade dirigida na cena de abertura de Um Golpe à Italiana, de 1969, com Michael Cain. O filme tem uma das cenas de perseguição mais conhecidas do cinema.

lamborghini miura chassi 3673 Pebble Beach 2019 contará com uma exposição dedicada ao clássico GT Lamborghini Miura, um Porsche mais velho que a própria marca, e mais atrações.
Este é um entre apenas 150 Miura SV jamais feitos

Depois de ser oficialmente reconhecida como a unidade usada nas filmagens, este Miura foi restaurado pela própria Lamborghini, em seu Polo Storico.

Também será exibido um P400 SV de 1972. Seu chassi, 3673, pertencia a um veículo destruído, e foi reutilizado por seu dono, que queria escapar dos impostos de importação. Ele é um de apenas 150 Miura SV fabricados.

Em 2016, ele foi adquirido pelo presidente da Fundação Internacional do Automóvel (FIA), e chefe da Ferrari Fórmula 1, Jean Todt. O exemplar também foi restaurado no Polo Storico da Lamborghini.

Por fim, será exibido em Pebble Beach 2019, um Miura SVR de 1975. Ele é um exemplar único, que foi fabricado como um Miura S em 1968. Em 1974, seu então dono o mandou de volta para a fábrica, e pediu que o transformassem em um carro de corrida.

O trabalho no Miura SVR levou 18 meses para ser concluído. Em 2016, ele foi restaurado no Polo Storico, de acordo com o projeto de 1975.

5. Aston Martin DB5, o carro de James Bond, foi a leilão

Concluindo os destaques da edição 2019 de Pebble Beach, no primeiro dia do evento, já há notícias de um recorde para a Aston Martin. E não foi por menos, já que a marca britânica leiloou o histórico DB5 usado na produção de filmes de James Bond.

aston martin db5 james bond 1

Há apenas três unidades do modelo que foram, de fato, utilizadas em filmagens do 007. O exemplar em questão, de 1965, foi equipado com todo tipo de parafernália, como as usadas pelo agente secreto no filme.

São coisas como retalhadores de pneus instalados nos cubos de roda; uma tela retrátil à prova de balas na traseira; um radar instalado no painel; lançadores de óleo, estrepes e fumaça; placas giratórias; e um banco de passageiro ejetável.

O Aston Martin DB5 de James Bond foi vendido em Pebble Beach 2019 por US$ 6.385.000, equivalente a cerca de R$ 25 milhões. É o valor mais alto jamais pago por um carro da marca.

Também, pudera. É muito estilo para um carro só, como Boris Feldman pode mostrar:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário