Arquitetando o Mundo: casal constrói motorhome sobre Iveco 55C17

Valter Strunk e Ariadne Pereira têm projeto social e trabalham com crianças e adolescentes de todo o Brasil usando o furgão como lar

motorhome iveco arquitetando o mundo
Com 8 m², o motorhome Iveco do casal é 100% autossuficiente (Imagem: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 09/11/2021 às 19h33
Atualizado em 16/08/2023 às 15h35

Valter Strunk e Ariadne Pereira viajam pelo Brasil reformando abrigos de crianças e adolescentes com o projeto social Arquitetando o Mundo. Para tanto, eles construíram – com as próprias mãos – um motorhome a partir de uma Iveco 55C17.

Com 8 m², o motorhome Iveco do casal é 100% autossuficiente: o furgão customizado conta com painéis solares, caixa d’água, energia elétrica, banheiro e cozinha.

Mostramos a casa sobre rodas em detalhes. Confira o vídeo:

VEJA TAMBÉM:

A construção do motorhome demorou 11 meses e as únicas peças que foram compradas prontas foram as janelas, as claraboias e o vaso sanitário, todas feitas especialmente para esse tipo de veículo. Os outros móveis e estruturas foram criadas pelo casal.

Apesar de ser arquiteto e cenógrafo, Valter afirma que não é necessário qualquer tipo de conhecimento prévio para projetar um motorhome que atenda as suas necessidades.

“Isso é uma coisa que a gente defende. Todo mundo é capaz de botar a mão na massa. E a gente resolveu construir justamente para botar em prática que, botando a mão na massa, podemos transformar os nossos espaços e podemos transformar o mundo. Se você não é arquiteto, você consegue, tem vários exemplos. Você pode fazer medindo você mesmo, marcando no chão e estudando… A internet tem tudo”, explica Valter.

Motorhome autossuficiente

Valter e Ariadne tinham a premissa de que a van deles tinha ser autossuficiente e, para isso, adotaram diversas medidas. O motorhome Iveco conta com uma caixa d’água de 380 litros que, de acordo com as contas do casal, fornece cinco dias de água potável. No banheiro, um vaso sanitário portátil, desenvolvido para esse fim, consegue armazenar também cinco dias de uso antes de ser esvaziado.

A autonomia proporcionada pela energia elétrica é um pouco menor: a van é equipada com baterias e placas de captação de energia solar. Por fim, para cozinha, eles têm um botijão de 13 kg de gás.

Projeto Arquitetando o Mundo

O Arquitetando o Mundo é um projeto inovador na área da arquitetura para crianças e permite que a mudança de um ambiente seja fonte de autoconhecimento e ferramenta de transformação social.

Valter a Ariadne uniram seus conhecimentos e experiências em arquitetura e psicologia para prestar serviços gratuitamente em espaços ocupados por crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O objetivo da ação é promovera  transformação através da democratização da arquitetura e da cultura “faça você mesmo”.

Eles começaram a expedição em julho e pretendem passar por 20 capitais, mais de 234 cidades e percorrer aproximadamente 14 mil km. Tudo isso em 18 meses, reformando 12 abrigos em 12 estados diferentes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Henrique de Souza 16 de novembro de 2021

Boa tarde!!! Gostaria do seu contato para trocar uma ideia. Estou cotando uma montagem do motorhome

Avatar
Franckiln alves gomes 11 de novembro de 2021

É meu sonho morar em um motorhome

Avatar
Deixe um comentário