Coreia emplaca ‘gol’ e assume liderança no Brasil

Se a Coreia do Sul não segurou o poderio da Seleção Brasileira, no mercado HB20 Sense tem tudo para ser o dono da bola por aqui

hyundai hb20 sense 2023 prata tres quartos
Hyundai HB20 Sense é a versão de entrada da linha sul-coreana (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 05/12/2022 às 18h15

A Coreia do Sul foi goleada pela Seleção Brasileira, em partida válida pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo do Catar. Mas no mercado de automóveis, os coreanos estão com a bola no pé e podem se dar bem com a saída de campo do Volkswagen Gol. E o craque tem nome e sobrenome: Hyundai HB20 Sense.

O Gol terminará o ano como principal produto da Volks. De janeiro a novembro, o velho guerreiro emplacou 63.441 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ou seja, o Gol representa quase 25% dos emplacamentos da VW em 2022. Para ocupar sua vaga, a marca apresentou o Polo Track, uma versão simplificada do compacto, equipada com motor 1.0 de 82 cv, acabamento pobre e lista de equipamentos bem enxuta. Um legítimo pé de boi.

VEJA TAMBÉM:

Certamente a VW fará uma campanha agressiva para emplacar o Track, principalmente porque o desempenho do Polo em 2022 foi medíocre. Segundo a Fenabrave, o compacto licenciou 5.306 unidades de janeiro a novembro.

volkswagen polo track 2023 prata tres quartos
Polo Track é o sucessor do Gol, mas será que terá fôlego para atrair a atenção dos frotistas? (Foto: VW | Divulgação)

Desse total, quase a metade (2.152) foi no mês passado. Ou seja, já na linha 2023, que já contou com um reposicionamento de mercado.

HB20 Sense será o nome do jogo?

Mas quem pode se dar bem com a aposentadoria do Gol é o Hyundai HB20 Sense. E a razão é simples: vendas diretas. O Gol é um dos reis da modalidade de venda direto da fábrica. Transação permitida a pessoas jurídicas (empresas), produtores rurais, taxistas e público PcD. Nessa modalidade a tributação é mais branda do que uma venda para pessoa física.

No acumulado do ano, o Gol emplacou 47.377 unidades na venda direta, segundo a Fenabrave. Já o HB20 licenciou 54.771 unidades, nesta modalidade.

O HB20 é o carro de passeio mais vendido em 2022, com 89.286 unidades registradas, mas mais da metade de suas vendas se concentram na modalidade direta. Se não fossem elas, o Onix seria líder, pois o compacto da Chevrolet é o mais bem posicionado no varejo para pessoa física, com 52 mil unidades emplacadas e outras 23 mil para “PJ”.

novo hb20 2023 azul movimento teste lateral esquerda
HB20 é líder geral de emplacamentos entre os carros de passeio, graças às vendas diretas (Foto: Hyundai | Divulgação)

E quando se pensa em venda direta, o que o cliente (empresa) busca é custo operacional. São carros para compor frotas, para locação e outras atividades em que o carro é feito para faturar. Assim, quanto menor a despesa do carro, menor é seu custo operacional. Consequentemente, maior será sua rentabilidade.

É por isso que o Gol vende tão bem até hoje. E certamente será por isso que o HB20 Sense deverá engrossar ainda mais sua participação em 2023. Afinal, o HB20 foi desenvolvido à imagem e semelhança do Gol, lá na virada entre as décadas de 2000 e 2010. E a versão de entrada oferece o que o frotista busca.

Mobi e Kwid

Outros dois modelos que poderão “subir na grande área” com a aposentadoria do Gol serão Fiat Mobi e Renault Kwid. A dupla figura entre os modelos mais baratos do mercado. Os únicos com opção abaixo dos R$ 70 mil.

E quando se pensa em venda direta, com carga tributária menor, os valores ficam mais atraentes. E podem ficar ainda melhores quando há compras em grandes volumes. E como a regra é maximizar resultados, é possível compor a frota com menor investimento.

050220221644070139121020211634065600fiat mobi trekking 2021 branco de frente foto alexandre carneiro autopapo 2048x1366 ms xllbtcqnbb ms fwpcceqppf
Fiat Mobi faz sucesso na modalidade de vendas diretas e é mais barato que o HB20 Sense (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

O Mobi tem boa performance na venda direta. Dos 65.498 licenciamentos de janeiro a novembro deste ano, 42 mil foram nessa modalidade. Ou seja, o pequenino ocupou bem a vaga deixada por Mille, Palio Fire e Uno.

Já o Kwid não tem tanta expressividade: das 52 mil unidades vendidas até novembro, apenas 19 mil foram na modalidade de vendas diretas. Mas há potencial, pois com a saída do Gol, as empresas vão buscar modelos com menores preço e custo operacional.

No entanto, quem terá a maior dificuldade para se posicionar nesse nicho de mercado será o Polo Track. Na lista da Fenabrave, o compacto alemão nem figura entre os mais vendidos (na modalidade) no acumulado do ano.

Em novembro, emplacou 316 unidades de forma direta. Ou seja, a Volkswagen terá que pedalar para colocar a “escada no teto” do Polo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário