Criança no banco da frente? Pode, mas o melhor lugar é atrás e no meio

A Abramet aponta que mesmo com a permissão do CTB em casos específicos, os riscos para os pequenos se mantém

seguranca seguro seguradora crianca urso
Especialista aponta qual o melhor lugar do carro para levar uma criança (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 11/04/2024 às 08h02
Atualizado em 16/04/2024 às 14h00

O transporte de crianças no banco da frente é permitido em alguns casos como a superlotação no banco traseiro e em caminhonetes de uma só fileira. Em outra matéria já explicamos que tudo isso é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), porém mesmo que a lei deixe passar, essas alternativas não tornam o transporte dos pequenos seguro nestas circunstâncias.

VEJA TAMBÉM:

criancas no banco da frente
Criança no banco da frente está exposta a mais riscos (Foto: Sutterstock)

Riscos de levar uma criança no banco da frente

Para alguns pode parecer óbvio que a lei permite o transporte de crianças no banco da frente em determinadas situações apenas para se adequar a realidade do trânsito nacional. Mas é importante enfatizar os riscos que essas medidas têm para os menores.

Em entrevista exclusiva para o AutoPapo, o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e professor do departamento de medicina preventiva da UNIFESP, Flávio Adura, apontou que a criança está muito mais exposta no banco da frente do que no traseiro.

A criança, quando ela é transportada no banco de trás, tem um risco 70% menor de morte. E se ela for transportada no meio do banco de trás, o risco é ainda menor. Muitos pais ou transportadores não sabem disso.”

O transporte de crianças no banco do meio da fileira traseira se faz mais seguro porque evita maiores exposições para os impactos laterais.

As cadeirinhas promovem pouca segurança nos impactos laterais”, pontua.

Com isso, o especialista define que o lugar mais seguro para o transporte de uma criança é no meio do banco traseiro, porém o automóvel deve contar com cintos de três pontas nesta posição. Casos de veículos com cintos subabdominais também levam riscos aos jovens.

crianca no banco traseiro com cinto no pescoco
O cinto de três pontas é o mais seguro (Foto: Sutterstock)

Contar com a legislação pode ser arriscado

Embora levar uma criança no banco da frente seja permitido – em alguns casos – Adura afirma que a posição da Abramet não é 100% favorável a isso.

No nosso parecer, no parecer da Abramet, transporte de crianças não pode ter exceção”

O Dr. fala que não é porque a legislação permite, que os riscos diminuem. Levar uma criança no banco da frente de uma picape é tão arriscado quanto levar na frente de um carro de passeio.

O dado mais recente da OMS, sobre mortes no trânsito, diz que o sinistro de trânsito é a primeira causa de mortes de crianças e jovens entre 5 e 29 anos, considerando todas as causas de mortes. Isso também inclui os pedestres, mas boa parte dos óbitos considera o interior dos veículos.

As tecnologias também é um risco para uma criança no banco da frente

Além do risco de óbito aumentar em 70% quando uma criança está no banco da frente, um dos equipamentos de segurança que são obrigatórios hoje também podem ser fatais a elas.

Airbag não foi feito para criança. Airbag é perigoso para criança”, diz Adura.

Esse dispositivo de segurança deve ser desligado quando uma criança viaja em sua direção, pois no caso de acionamento o impacto pode machucá-lo, devida a baixa estatura, e posteriormente sufocá-la.

Não esqueça os dispositivos de retenção

Para maior segurança da criança que está no meio do banco de traz – ou em qualquer outro lugar do automóvel -, elas devem estar em um dispositivo de retenção próprio para idade e tamanho. Bebê conforto, cadeirinha e o assento de elevação podem fazer a diferença em uma colisão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário