CRLV digital pode ser compartilhado com até cinco condutores (Foto: AutoPapo)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 31 de dezembro de 2019, a Deliberação 180, que trata da emissão e das determinações ligadas ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital). Entenda como funciona a nova modalidade do documento.
Desde junho de 2020, o CRLV-e, como também é chamado, é expedido em substituição ao CRLV em meio físico. Como os proprietários de veículos não recebem mais a versão impressa, podem fazer uma cópia – em papel – do documento do carro digital com o Quick Response Code (QRCode) gerado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Assim, o código de segurança impresso no certificado poderá ser verificado pelas autoridades mesmo na ausência de um smartphone ou quando o aparelho estiver descarregado.
Como baixar o CRLV digital
Para baixar o aplicativo do CRLV-e, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um Smartphone.
Confira, abaixo, o passo a passo completo para a ativação do CRLV-e:
Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
Gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
Adicionar a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
Visualizar os documentos adicionados.
Regras para emissão do documento
O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).
Vale lembrar que o CRLV digital tem a mesma validade jurídica e as mesmas informações do documento impresso.
Especificações do CRLV-e
O documento digital será composto por partes contendo os seguintes dados:
Informações dos órgãos emissores, do veículo e do proprietário (identificação do DETRAN/UF, número de série, código RENAVAM, exercício, nome do proprietário, CPF/CNPJ do proprietário, placa atual, placa anterior, nº do VIN (chassi), tipo/espécie, combustível, marca/modelo/versão, ano de fabricação, ano do modelo, capacidade/lotação, potência/cilindrada, categoria, cor do veículo, quantidade de eixos, CMT, PBT, nº de motor, tipo de carroceria, local e data da expedição e QRCode);
Informações do campo observações do cadastro do veículo;
Mensagens do Departamento Nacional de Trânsito.
O CRLV-e poderá conter informações do bilhete do seguro DPVAT, conforme procedimentos estabelecidos pelo Denatran, respeitada a legislação de seguros.
A versão impressa conterá o mesmo leiaute da digital, em tinta preta, em página única, papel sulfite branco e formato A4.
Compartilhamento do CRLV
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que disponibiliza a CNH e o CRLV digital, também possibilita o compartilhamento do CRLV. Até cinco pessoas, além do proprietário do veículo, podem ter acesso simultâneo ao documento veicular.
O CRLVe foi apresentado pelo Contran pela Resolução nº 720, de 7 de dezembro de 2017. Depois, as regras para o documento eletrônico, que deveria ser implantado a partir de 31 de dezembro de 2018, foram alteradas pela Resolução nº 744, de novembro de 2018.
Mais recentemente, a Resolução nº 769 alterou a data da obrigatoriedade para 30 de junho de 2019.
Documento de veículo convencional
A Justiça determinou, por meio de liminar, que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil voltem a emitir o CRLV físico. A decisão partiu do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e atende a um recurso do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR) e de mais três entidades de despachantes do estado de Santa Catarina.
No recurso, as entidades alegaram que a resolução publicada pelo Contran violou a Lei nº 14.071/2020, que fez diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro, e que assegura a emissão dos documentos – por meio físico ou digital – conforme a preferência do proprietário do veículo.
A ação que quer o CRLV impresso segue tramitando na primeira instância da Justiça Federal de Santa Catarina e ainda terá o mérito julgado.
Boris Feldman comenta a decisão do TRF4, confira:
É obrigatório andar com CRLV?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatório o porte do CRLV. O documento só é dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.
Multa
Não portar o documento de carro (digital ou impresso), é infração gravíssima e pode custar R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Diferença entre CRLV e CRV
A principal diferença entre o Certificado de Registro de Veículo e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é a validade dos documentos. Ao contrário do CRLV, que é emitido anualmente, o CRV não tem prazo de validade. Apenas em alguns casos específicos (listados abaixo) é preciso solicitar um novo documento.
Outra distinção é que o CRV apresenta, anexa, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), conhecida como recibo de compra e venda.
CRV digital
Entrou em vigor, em 04 de janeiro de 2021, a Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza a digitalização dos documentos de registro e de transferência de veículos, o CRV, o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT).
“O CRV e o CLA serão integrados ao CRLV-e e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e)”, informa por meio de nota o Ministério da Infraestrutura.
De acordo com a pasta, a medida vale para veículos registrados a partir de janeiro. Documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda verde, continuarão valendo.
“O proprietário também pode imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização”, complementa a nota ao ressaltar que o registro deve ser feito nos casos de:
compra de veículo zero km;
de compra ou venda de veículo usado;
de mudança de município de domicílio ou residência do proprietário; e
de mudança de categoria ou alteração de característica do veículo.
Mudanças
Para quem já possui o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (DUT) em papel-moeda (para veículos registrados antes de 2021), as mudanças não trarão impactos práticos.
Nesse caso, quando o proprietário for vender o veículo, deverá seguir o mesmo procedimento atual, que é de preencher o verso do documento com os dados do comprador, reconhecer firma no cartório e, por fim, ir ao Detran para efetivar a transferência.
Segundo o Contran, os procedimentos mudarão apenas no caso de veículos registrados após o dia 4 de janeiro, com o Detran passando a expedir somente o CRLV-e em formato digital.
A ATPV-e, que antes vinha em branco, no verso do documento, a partir de agora será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo. Na ocasião, o proprietário solicita junto ao Detran, presencialmente ou por meio de algum canal de atendimento digital, a expedição do documento de transferência, informando os dados do comprador.
O Detran disponibiliza a ATPV-e preenchida e com o QR Code de segurança. A partir daí, o procedimento é o mesmo de antes: reconhecimento de firma no cartório e efetivação da transferência no Detran”, explica o Conselho Nacional de Trânsito.
A expectativa do órgão é de que, até o fim do primeiro semestre de 2021, seja possível transferir a titularidade do veículo por meio da CDT ou pelos portais do Denatran e do Detran onde o veículo estiver registrado. Para isso, será necessário que o antigo e o novo proprietários tenham algum tipo de assinatura digital válida.
Documentos necessários para emissão do CRV
Para a emissão do primeiro CRV, o órgão executivo de trânsito consultará o cadastro do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e exigirá do proprietário os seguintes documentos:
I – nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou documento equivalente expedido por autoridade competente;
II – documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, quando se tratar de veículo importado por membro de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes.
Para a emissão do novo CRV (ou segunda via), serão exigidos os seguintes documentos:
I – Certificado de Registro de Veículo anterior;
II – Certificado de Licenciamento Anual (CRLV);
III – comprovante de transferência de propriedade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo Contran;
IV – Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;
V – comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica;
VI – autorização do Ministério das Relações Exteriores, no caso de veículo da categoria de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes;
VII – certidão negativa de roubo ou furto de veículo, expedida no Município do registro anterior, que poderá ser substituída por informação do Renavam;
VIII – comprovante de quitação de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas; (Vide ADIN 2998)
X – comprovante relativo ao cumprimento do disposto no art. 98, quando houver alteração nas características originais do veículo que afetem a emissão de poluentes e ruído;
XI – comprovante de aprovação de inspeção veicular e de poluentes e ruído, quando for o caso, conforme regulamentações do Contran e do Conama.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Natalino Dos Reis Sobrinho
12 de fevereiro de 2021
Este País, está cada dia pior. Governado por Sacanas,e dirigido por piratas. Se este maldito documento, não será mais emitido,porque o Cidadão, terá que pagar está imundice? É uma Vergonha.
Não sei a finalidade do cartório, imposto pago desnecessário pois o cartório não e responsável em caso de fraude. Quando pensamos que a burocracia vai diminuir, pelo contrário só faz aumentar
Esse app e muito incompleto devia ter tudo sobre o veiculo ,aliás pode fazer o pagamento de todas as taxas através dele ,poder conferir o nada consta do veiculo e oitras coisas mais , mas o App só me mostra o crlv que está com o ano de exercício em dia e a minha habilitação, se eu quiser saber sobre as taxas do veiculo tenho que correr atrás de um monte de sites para saber a situação do veiculo e ainda com tudo pago não consigo emitir meu documento 2021 já paguei todas as taxas desse ano e meu documento não aparece no app quando entrei no site da Fazenda consegui descobrir que a taxa do seguro do ano passado estava atrasada no valor de 5,73 isso e um absurdo a mais de duas semanas já paguei mais de 2,000 reais de documento ,para agora meu documento não ser emitido por causa de 5,73 que eu nem sabia que estava pendente, acho que esse aplicativo devia mostrar tudo que está pendente no veículo já que ele é um App ligado ao detran ,isso é uma vergonha
O DETRAN ou Denatran, como queiram falar conseguiu o grande mérito de se superar em burocracias. Eu paguei de forma integral os documentos ( Como sempre o fiz ) e vergonhosamente não tenho acesso ao documento 2021 , minha placa é final 1 , paguei os débitos e acesso o aplicativo C.D.T e só consta o documento 2020 , se está pago entrequem os documentos! Prá pagar é ótimo para os cofres do estado , paguei dia 22 / 01 / 2021 e até hoje não consta no aplicativo para que eu faça a impressão do documento , soube que vão entregar a partir de fevereiro, então não cobrem antes ! Absurdo . Sabe na verdade porque fizeram isso ? Vamos lá: O governo do estado ficará livre de comprar matéria prima para confecção do documento então o povo além de pagar economiza para a União os gastos com a matéria prima no caso papel para emissão do documento, que são bilhões aos cofres do governo federal e estadual . Não é prá facultar é pra encher mais os bolsos desses tarados por dinheiro .Acorda Brasil !
Como obter o código de segurança do crv digital? Pedem esse código para baixar o documento no app da CNH e não encontro.
Meu carro foi comprado depois do dia 04/01/2021. Não vem mais o CRV impresso.
Não existe mais o recibo de compra e venda, não leu a reportagem??? Também estou com o mesmo problema.
Felipe Felix
25 de janeiro de 2021
Boa noite, estou com esse mesmo problema! Em nenhum documento informa o CRV e não consigo informações sobre. Nem no documento impresso pelo Detran informa o código para conseguir baixar o documento digital
No próprio APP, no campo que solicita o código tem uma interrogação “?”. Só clicar nela que aparece uma imagem indicando onde fica o código na carteira de habilitação.
Felipe Felix
26 de janeiro de 2021
Mas é isso que estamos comentando, carro zero não tem mais o documento verde para informar o CRV. Eles entregam um papel com o QR CODE e só. É essa falha do Detran de não passar informações corretas. Ai quem se lasca é os motoristas que estão com carro zero na rua.
Jorge
16 de janeiro de 2021
Bom dia
E se outra pessoa precisar sair com o carro como vai fazer com o documento?
Eu não sou contra as mudanças, inclusive a carteira de motorista digital, não existe uma explicação como você imprime o CRLV, porque você paga taxa de licenciamento todo ano, além do IPVA, sejam mais claros e expliquem isto. Implantação disto requer muita explicação para a população do que simplesmente colocar em funcionamento sem antes avisar a todos. Em tempo e a emissão do DUT?
No caso do veículo estar no nome da empresa, como fazer o cadastro no aplicativo e ter o documento digital, já que os dados para preenchimento são CPF?
Sim ! É metendo a mão no bolso dos contribuintes. PARABÉNS Denatran , PARABÉNS Detran! E prá entregar o documento no aplicativo é uma demora do inferno . Economia de bilhões com papel para favorecer o Detran ou Denatran ( Como queiram ) Absurdo!
Brasil inventando moda, moro em foz do iguaçu e faço faculdade no paraguai, sendo que a policia paraguaia exige documento impresso pelo governo para meu carro (verdinho) para eu transitar com o carro lá,, como vai ser agora se vão extinguir o verdinho….
Existe um aplicativo (Vio), que foi padronizado no Mercosul justamente para validar tanto a placa com o padrão novo (validar aquele QRCode que tem na placa), como os documentos (CNH e CRLV, também os QRCodes). Todo órgão, independente do país do Mercosul, deve utilizá-lo
Estou no Paraguai e até agora aqui só é válido o Verdinho de 2020… Vamos ver. Se tiver o impresso pela Internet o carro é apreendido e liberado após apresentar a documentação exigida por eles. Vamos aguardar.
Carlos Alberto
7 de janeiro de 2021
Xara senão vc vc jamais iriamos saber que seria este o qr code normal e sim o expecifico VIO, como vc mesmo disse…….Quem não sabe vai usar o normal e sempre vai dar erro, A midia tipo a Globo em um dos jornais, estava o Diretor do detran dando explicações só quem em momento algum esta banana disse como seria verificado se algum proprietario quisesse saber…
Carlos Alberto Senatore
7 de janeiro de 2021
Xara senão vc vc jamais iriamos saber que seria este o qr code normal e sim o expecifico VIO, como vc mesmo disse…….Quem não sabe vai usar o normal e sempre vai dar erro, A midia tipo a Globo em um dos jornais, estava o Diretor do detran dando explicações só quem em momento algum esta banana disse como seria verificado se algum proprietario quisesse saber…
José
5 de janeiro de 2021
Tem pessoas que não tem internet, nem smartphone, como farão para ter o crlv impresso ?
Me tirem uma dúvida: se não está sendo mais impresso o CRLV e a gente que tem que imprimir, por que devemos pagar o licenciamento? Achei que o pagamento do licenciamento fosse o custo para ser impresso o CRLV. Se não imprimem mais, não teria por que pagar essa taxa.
Licenciamento continua sendo cobrado, a taxa de expedição do documento não mais, por não ser impresso e entregue. Não tem nada haver licenciamento porque oque era cobrado para impressão era taxa de expedição.
É brincadeira como no brasil fazem o povo de trouxa! Fizeram isso pensando em economizar, mas não repassaram a economia para os contribuintes , só criaram mais burocracia sem pensar nos muitos brasileiros que não tem conhecimento em relação a tecnologia.
Boa noite
comprei um veiculo e esta no nome do antigo proprietario pois veiculo esta alienado e so vou fazer a transferencia apos a quitação do veiculo
como vou fazer para consultar no App se a carteira esta cadastrada a minha habilitação
nao tenho a opção de add veiculo no App
Sim mas já que não vão ter o trabalho de impressão e entrega do documento ainda vou ter que pagar a taxa de licenciamento? Já que não vão mais fazer o serviço
Tá, como fica o documento (DUT) pois eu baixei o App ok tenho o documento de circulação, ressaltando que o documento não se parece nada com a foto da propaganda a gramação é toda branca um lixo não se parece nada com o documento.E agora comonficabo DUT.
Alguém me tira uma dúvida, fiz o pagamento do licenciamento estava sem multa no sistema, um mês depois de ter pago entrou uma multa, pra emitir o crlv-e tenho que pagar essa multa? Lembrando que o carro já está emplacando. Alguém sabe dizer??
Edvaldo Francisco dos Santos
24 de novembro de 2020
Podemos nós ajunta para prossessa o Detran não consigo licenciamento meu carro Crvl-e já está pago há 5 meses e nada já no Detran este mês e não resolverá nada não posso anda o veículo se não tomar multa e até guincho falta de vergonha
Baixa a carteira digital, informa Du CNH que se o carro estiver em seu nome já aparece o documento para add. Daí é clicar em exportar e imprimir. Se não tem CNH, ainda dá para add o carro informando renavan e código de segurança. Vi alguém dizer que usando 11 zeros no código funciona. Não testei
O meu está no cnpj de uma empresa que eu tenho, mas não uso mais, MEI .. Agora como é pessoa justiça estão me pedindo o certificado digital para eu ter acesso ao documento, mas no caso da MEI por lei não é obrigatório ter certificado digital, eu não tenho .. Que rolo ..
Meu irmão tem veículo de transporte. Fez licenciamento em Junho, cadastrei no CNH digital, Porém não consigo baixar, lá só aparece do exercício de 2019.
Verifiquei o site do Detran/SP e lá consta que o veículo está licenciado em 2020.
Sra. Vera, realmente o preenchimento e complicado; No entanto os dados cadastras servem de chave de segurança; Ou seja, se alguma informação for preenchida de maneira errada o sistema não libera o cadastro.
Os recibos continuam sendo impresso normalmente no ato de uma compra de um veículo zero ou usado, após os serviços de praxes do setor de transito de sua cidade, será emitido o recibo popularmente conhecido ou CRV – Certificado de Registro de Veículo, esse ainda continua sendo impresso normalmente.
O que deixa de ser impresso é o documento de porte obrigatório o CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento Veicular, na qual passará a ser digital e caso queira uma cópia impressa deverá baixar em PDF e imprimir uma cópia numa folha A4.
Olá.eu tenho já faz desde quando saiu a carteira digital. E agora vi falar que o crv também foi para o digital.mas eu entro no app é não aparece o crv.e queria saber saber se para tranferir consigo só com a carteira digital sem uso do papel crv?
Eni Aydar
23 de setembro de 2020
Boa tarde, fiz meu licenciamento eletrônico e deu td certo, já estou com o documento no celular, mas fiquei em dúvida sobre o DUT, o documento de tranferência, o Detran vai enviar pra casa ou tenho que ir buscar? não achei nenhuma menção sobre isso no site.
Se o processo foi feito com despachante, procure ele provavelmente esteja com ele o recibo. Caso tenha optado por fazer pessoalmente a legalização, procure o setor de transito de sua cidade, onde você deu entrada na documentação do veículo.
Boa noite! O meu processo foi todo feito digitalmente, detran mandou e-mail informando que foi aceito, porém não informa nada sobre o dut. Aonde pego o meu DUT? alguém sabe me responder?
Meg
4 de novembro de 2020
Estou com a mesma duvida da Eni…tudo foi feito eletronicamente, portanto não tem entrada na cidade nem despachante. Onde conseguir o DUT para a venda do veículo ? A resposta de voces não foi clara quanto a isso.
Pessoal, nesse momento centenas de pessoas estao buscando no google como obter a CRV, para quem fez online, e só aparece no detran como “emitido” e nao chega o impresso de jeito nenhum, e nao tem nenhum lugar no site que informa como obter isso. Achei no site do poupatempo uma opção de retirada de CRV, acho que vou tentar isso, mas tem que agendar, esperar porque a capacidade é de 30% para ai perguntar… ou seja, Brasil!!!
Sergio
19 de setembro de 2020
O veículo está em nome da empresa, portanto usa CNPJ, como faço para compartilhar para o app carteira digital dos motoristas o crlv-e?
Sergio, para veiculo em nome de empres (CNPJ) não está disponivel o uso do app carteira digital.
É necessário emitir o CRLV no site do DETRAN do seu estado.
Sim, diferentemente da CNH, vc precisa portar crlv verdinho antigo ou o crlv digital impresso conforme prevê o art. 4° da deliberação 180/19 do CONTRAN
Art. 7º A expedição do CRLV-e, sem obrigatoriedade de sua impressão, deverá ser implantada em todo o território nacional até 30 de junho de 2020, facultada sua antecipação.
Erican
24 de outubro de 2020
Oi Plinio. ñ entendi sua resposta o crlv digital so no celular ñ basta?
Lenine maia
17 de setembro de 2020
Boa tarde. O veículo está no nome de minha esposa e ela não tem habilitação e nem quer. Como faço para ter o crlv-e?
No site do Detran consegue. Se for de São Paulo vc entra no site do Detran com os dados dela ou faz um cadastro. Na parte veículos terá uma opção obter crlv digital e então é só colocar os dados do RENAVAM e placa, então vai aparecer uma tela com o crlv digital e então é só imprimir ou salvar em PDF para imprimir posteriormente
E uma vergonha, por causa de uma briga política acabou o verdinho sou taxista preciso sempre de uma xeros autenticada, fui no cartório autenticar, mim cobrou 16,50 só para ler um QR e uma vergonha um governo desse.
Voce precisa se atualizar o documento digital nao e cobrado nada o verde que voce se refere esse sim e cobrado caso voce perca o digital voce pode imprimir caso perca sem custo nenhum , nao sei pra que voce autentico isso
vale lembrar que o lIcenciamento surgiu para paagar taxa de correios,ok, hoje esta se tornando um imposto(cvalor) e com digital vai ser retirado a cobrança? passa a ser iindevido a sua cobrança?
Paguei tudo da minha moto, porém o meu baixou o ano de 2019 E ñ 2020.
Não tenho nenhum débito, inclusive tava com o agendamento marcado para o dia 30 de março de 2020 para pegar o documento, porém veio a pandemia e não foi possível.
Não estou conseguindo tirar o CRL-V digital pois meu CRV é de 2001 codigo de segurança diz que não é desse veículo! O que fazer? Me ajude quem puder; Obrigado!
Vc deve estar digitando o codigo do documento antigo (porte obrigatorio), esse codigo que vc tem q digitar é do DUT, aquele documento q faz transferencia qdo vende
Oi Antônio o meu é de 2002 e tbm não estou conseguindo baixar, o site diz que o código não corresponde ao RENAVAM, e estou usando o CRV, você conseguiu arrumar o seu?
O documento está em nome do meu pai, mas sou eu que pago. Baixei o site documento digital e cadastrei tudo no meu nome e quando solicitei o documento digital crlv falaram que não sou o proprietário do veículo. Como faço para conseguir esse documento agora. Já paguei no banco dia 26.08.20 mas preciso do.documento físico caso a polícia me pare
Boa noite ,
Aqui na Bahia temos o SAC digital e nele consigo imprimir o crlv-e , basta realizar um cadastro no mesmo , lembrando que os dados tem que ser o do seu pai, já que o veículo encontra-se em nome dele.Espero ter ajudado!!
Boa tarde isso aconteceu comigo.fui na lan house e a menina tentou varias vezes até que conseguiu.
Luis Fernando
25 de agosto de 2020
Bom dia. MEU DUT antigo nao tem o codigo de seguranca…dai nao consigo incluir no sistema (Ano 2001). Como eu procedo? Nao encontrei nada sobre isso no DETRAN. Obrigado
Olá! Paguei tudo certinho e o exercício está como 2019. Como faço para o exercício constar 2020?
Aguardo retorno urgente, caso contrário irei procurar meus direitos.
https://www.detran.sp.gov.br/ – voce consulta os bancos cadastrados, onde poderá realizar o pagamento (bancos). Não só do licenciamento, mas de todos os débitos pendentes. Obs: Meu banco é o Santander – o acesso para pagamento precisa ser via navegador web, aplicativo não funciona. (Após feito isso espere o prazo de 3 a 5 dias uteis p/ liberar o documento, no mesmo site há um link p/ validar o nro do renavan, placa e celular – confirme e imprima seu documento em folha A4
Lais
O documento de 2020 é atualizado automaticamente, segundo o SERPRO. Se ainda não o foi, será em breve. Todavia, caso deseje, poderá remover o CRLV atual, e depois solicitar a inclusão novamente. É uma manobra “tentativa” que o SERPRO sugere. O que importa é que a atualização ocorrerá.
Como proceder para vender o veículo apenas com o crlv digital? Sou de São Paulo SP e vendi meu veículo, na negociação recebi como parte de pagamento outro veículo com placas de Londrina PR, já fiz todo o trâmite de transferência pela internet, já emplaquei o veículo padrão mercosul mas por causa da pandemia não posso retirar o crlv físico, somente o digital. Pretendo vender o veículo rapidamente, como faço pra formalizar a venda sem o crlv físico para reconhecimento em cartório?
O CRLV é o documento anual de licenciamento, aquele que era de porte obrigatório, agora passa a ser digital. O documento para transferência de propriedade é o CRV (DUT), esse continua sendo em papel e não é obrigado a andar com ele no veículo, deve ficar guardado em local seguro.
eu cadastrei e nao consigo acessar o crvl acho que deveriaacabar com licenciamento anual deveria ser cobrada uma unica taxa na transfefencia do veiculo ai enquanto veiculo fosse do mesmo dono nao precosaria renovação de documento.
Várias pessoas disseram nos comentários abaixo que não tem o smart phone, assim como eu. Aí disseram que basta imprimir. Mas como ? Se a impressão é atrelada ao aplicativo no smart phone ?
Pelo menos no site do DETRAN-MG dá pra imprimir. Vai lá na aba “Veículos” no link “imprimir CRLV”. Agora se você for de outro estado creio que lá no site também vai ter um link pra imprimir
Se o DETRAN do seu estado não der opção de imprimir pela internet então vai ter que ser pelo celular baixando o aplicativo “CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO”. É só ir na Playstore se o seu celular for Android
Como você não tem celular, vai ter que pedir pra alguém fazer pra você (talvez um despachante faça). Ou se você tiver filhos, sobrinhos etc. alguém que possa instalar o aplicativo e te auxiliar
No aplicativo você adiciona o documento e depois manda ele por e-mail para imprimir. Ou se não, salva o CRV no celular, conecta ele no computador como se fosse um pendrive, acessa a pasta onde foi salvo, abre o documento e imprime
Pra imprimir é necessário PLACA, RENAVAM, CPF ou CNPJ (do proprietário) e NÚMERO do CRV (Recibo). Mas (tem que ser o do recibo) se não vai dar erro. Pega o recibo do carro/moto/caminhão e usa o número CRV dele, aquele número preto na parte superior direita do recibo
DEUS te abençoe
Ass.: Luiz Fernando
Local: Uberlândia – MG
Data: 19/08/2020 às 10:42
Luiz Fernando
19 de agosto de 2020
►►► Pelo menos no site do DETRAN-MG dá pra imprimir. Vai lá na aba “Veículos” no link “imprimir CRLV”. Agora se você for de outro estado creio que lá no site também vai ter um link pra imprimir ◄
►►► Se o DETRAN do seu estado não der opção de imprimir pela internet então vai ter que ser pelo celular baixando o aplicativo “CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO”. É só ir na Playstore se o seu celular for Android ◄
►►► Como você não tem celular, vai ter que pedir pra alguém fazer pra você (talvez um despachante faça). Ou se você tiver filhos, sobrinhos etc. alguém que possa instalar o aplicativo e te auxiliar ◄
►►► No aplicativo você adiciona o documento e depois manda ele por e-mail para imprimir. Ou se não, salva o CRV no celular, conecta ele no computador como se fosse um pendrive, acessa a pasta onde foi salvo, abre o documento e imprime ◄
►►► Pra imprimir é necessário PLACA, RENAVAM, CPF ou CNPJ (do proprietário) e NÚMERO do CRV (Recibo). Mas (tem que ser o do recibo) se não vai dar erro. Pega o recibo do carro/moto/caminhão e usa o número CRV dele, aquele número preto na parte superior direita do recibo ◄
► DEUS te abençoe ◄
► Ass.: Luiz Fernando ◄
► Local: Uberlândia – MG ◄
► Data: 19/08/2020 às 10:50 ◄
Marcos dos santos molina
4 de agosto de 2020
o meu crlv digital não esta atualizado , esta tudo pago como atualizo para 2020?
O meu também está tudo pago e já atualizei o app e não atualiza o documento, continua 2019. Não sei se isso está ocorrendo em todos os estados, no meu caso é o Detran-RJ.
Rafael
11 de agosto de 2020
A mesma coisa comigo. Tbm no RJ. Vou entrar em contato com eles….
Fabiano
12 de agosto de 2020
Sou de Maceió-Alagoas e o meu está como 2019, tmb não sei como atualizar.
FABIO ROBERTO AMORIM
17 de agosto de 2020
Bom dia, a respeito da atualização do CRLV Digital 2020, basta entrar no site do detran e ver se foi emitido o CRLV digital 2020 ai so entrar no aplicativo do smartfone e clicar em atualizar !
Abraços
Tem um problema!
Para obter a documentação do veículo É obrigatório informar a habilitação, e o carro muitas vezes está no nome de pessoas não habilitadas, como é o meu caso que o carro está no nome da minha esposa e ela não é habilitada. E se eu informar o número da minha habilitação da erro. O meu carro está tudo pago, IPVA, e todas as taxas de impostos tudo bago com comprovante, mas o detran está fechado e o único canal é via eletrônica, e não consigo o CRLV do meu carro por causa disso, e o meu carro é s minha ferramenta de trabalho e estou impossibilitado de trabalhar.
Estive no Detran PE. Meu Monza Placa KFH-7520 não aparece no meu CNH Digital. No ano passado, estive pessoalmente no Detran , fiz uma solicitação para que o problema fosse resolvido. Passado algum tempo, recebi uma carta dizendo que o problema estava sanado, no entanto, até agora, continua sem aparecer. Como posso resolver este problema? Minha pergunta se deve ao fato de que já fiz minha parte.
Atenciosamente,
Edson Furtado
Meu carro é de 2005 e o CRV não tem o código de validação, pois só começou a constar a partir de 2007. Segundo o Detran, será necessário a emissão de um novo CRV, que virá acompanhado do CRLV, ou seja, para obter o documento digital, tenho que pagar e obter o impresso. Prá que então ??
Não consigo também, aparece a mensagem que o código de segurança não existe. E também não acho a opção de cadastrar pessoa jurídica, pois tenhos carros na empresa. Como proceder?
Nao consigo baixar o crlv digital. Nao consigo colocar o cod. Diz veiculo nao existente. Paguei. O licenciamento e nao tenho o documento
So quero ver se o comando me parar .
Eu não consegui acessar o meu. Quando eu digito o código, vem a mensagem de que o código não corresponde a nenhum veículo. De que ainda implantar um sistema tecnológico que não funciona corretamente?
Tb fiz cadastro veio o exercício 2019 ao invés do 2020 sai do App p reiniciar agora não consigo entrar a mensagem me diz “tempo esgotado tente mais tarde”
Baixei o aplicativo para emitir o CRVL através da internet, porém o documento exibido é 2019, não consigo emitir o exercício 2020, o que devo fazer.
Obs. O documento já está pago desde maio/2020.
Att grato
Admir, você tem que fazer um cadastro no nome dela, a partir daí você consegue ter o crlv digital do veículo. Depois é só compartilhar pro seu CPF dentro do App, aí fica tudo no seu App,tanto como sua CNH como também o crlv do carro.
Evandro do Carmo Alves Martins
29 de junho de 2020
Maior furada este aplicativo.os doc de CRV tem doze números de segurança e o aplicativo só pode digitar 11 puta palhaçada e a minha CNH faz trinta anos que é mesmo CEP o aplicativo informa que CEP está errado kkkkk aí Brasil quando as coisas aqui vai ser certas
Antonio Carlos Teixeira Franco
26 de junho de 2020
Bem, em primeiro lugar, muitos idosos não possuem celulares! Pergunto: minha CNH é de S.Paulo mas o carro eu licencia em Minas Gerais, onde tenho outro endereço. É possível instalar o documento em meu celular?
O povo que não acorda.
O governo e outras repartições públicas, trabalham para o povo.
Não é só aceitar o que uma ou outra pessoa decide para milhões de brasileiros.
O Detran irá fornecer plano de dados para o cidadão usar a versão digital?
Pagamos taxas abusivas e imposto para este departamento corrupto e ainda temos que imprimir e fazer o serviço deles?
Também estou com mesmo problema dos comentários abaixo o Detran do Rio de janeiro está indo contra a lei obrigando os proprietários a ficar exposto ao vírus do covid 19 por pura irresponsabilidade desse órgão, a OMS nos manda ficar de quarentena enquanto esse órgão faz a gente ficar em filas absurdas por puro capricho, pois eles já tem acesso ao cadastro porque colocaram o 2019.
DETRAN DO RIO NÃO ESTÁ emitindo o CRLV DIGITAL 2020! Querem obrigar o agendamento presencial para vistoria do veículo! Não há quaisquer informações no site do DETRAN RJ!
Paguei o licenciamento da moto e nao consigo receber o documento agora sou obrigado a baixar aplicativo para tal tenho também que comprar um celular nao to entendendo mais nada o governo simplifica pra ele e ferra com o povo como faço pra transitar com a moto sem documento sendo que está pago e corro risco de ter a moto apreedida mesmo com tudo pago
Já fiz minha parte pagando todas parcelas em dias não sou obrigado a trabalhar p ó Detran gostaria de j ter recebido meu documento em casa além d paga ainda sou obrigado abaixa aplicativoé trabalha cem receber q absurdo
HÁ MUITO VEÍCULOS CADASTRADOS EM NOME DE PESSOAS QUE NÃO POSSUEM CARTA, NO FINAL CASO QUEM DIRIGEM ORA O MARIDO ORA OS FILHOS NESSE CASO COMO FUNCIONA?
Eu uso o carro da minha esposa e o carro está no nome dela ela não tem habilitação o que eu fasso para conseguir baixa o CRLV não tô conseguindo baixa o que fasso
Se eu esquecer o CRLV em casa eu posso transitar com a nova placa contendo meus dados no QRcode da nova placa eu estarei livre de ser mutado e ter meu veículo preso . porque eu não tenho o CRLV digital.
Olá então entrei no sait pra fazer a transferência digital mais esta falando q o sait esta em manutenção……e agora ok eu faço tem alguém ai pra informar
Alguém pode me ajudar, pois estou com dúvidas, com essa mudança, clrv digital e podendo ser impresso em casa, exitem códigos específicos de infração de trânsito que quando constatado algumas irregularidades com veículos que caberia apenas a infração e recolha do clrv, para pessoa regularizar o veículo passando por nova vistoria e recuperar o documento clrv, como ficou com esse novo documento, pq se for recolhido o documento impresso pela pessoa ou seja aquele no papel a4, o que obrigará o cidadão a fazer a nova vistoria se ele pode imprimir novamente documento?
Porque alguns códigos do ctb deixa claro que, a pessoa não portando o documento clrv caso esteja em uma situação irregular, não tendo doc recolhe o veículo, como ficou isso?
Como descrito pelos demais nos comentários, também não consegui completar a operação de baixar a versão 2020 do CRLV digital. Acredito que o DETRAN-RJ ainda não alinhou os sistemas para atualização automática ao baixar o documento pelo aplicativo, após o pagamento das taxas.
Na minha CDT contem multas do carro, porém no site do detran, diz que NADA CONSTA. E agora?
Em relacao ao principal condutor, se eu adicona-lo na minha CDT, é facil remover depois?
Efetuei o pagamento da Taxa anual do CRLV e não atualiza para exercício 2020, continua disponível somente o documento de 2019 e o pior de tudo que a partir de 01/06/20 não posso mais rodar por estará em atraso sendo que já paguei. Vejo que mais pessoas estão com o mesmo problema e já tentei contato com o Detran de varias formas mas todas sem sucesso. Fica a pergunta, de que adianta digitalizar o documento e não agilizarem a atualização visto que já foi pago desde o dia 20 de maio.
Ainda não consegui uma resposta para o meu problema:
Como atualizar o CRLV digital para 2020 se ele saiu com o exercício 2018.
Não foi licenciado em 2019 por motivo de atraso no pagamento dos documentos.
Mas os mesmos já foram quitados e não constam dividas de documentos ou multas.Há como fazer essa atualização?
Obrigado
Eu tive o mesmo problema. Agora basta você efetuar o pagamento via internet banking de 2020 e estará regularizado, e ai se você for parado pela Polícia eles poderão conferir que você está licenciado.
Vim perguntar a mesma coisa não tem o crv nem consigo baixar digital,pois comprei o veiculo recentemente e na semana que iria buscar o Doc no Detran fechou devido a pandemia.
MEU CARRO ADQUIRI EM 2018 -MODELO 2019 E TODOS OS IMPOSTOS FORAM PAGOS EM 2018/2019 NAS DATAS PREVISTAS, BEM COMO DE JANEIRO A MARÇO 2020 E O CRLV QUE OBTIVE USANDO O APLIVCAIVO E DO EXERCICIO DE 2019 E NÃO CONSIGO ATUALIZAR PARA 2020. COMO OBTER O DOCUMENTO CORRETO?
MEU CARRO ADQUIRI EM 2018 -MODELO 2019 E TODOS OS IMPOSTOS FORAM PAGOS EM 2018/2019 NAS DATAS PREVISTAS, BEM COMO DE JANEIRO A MARÇO 2020 E O CRLV QUE OBTIVE USANDO O APLIVCAIVO E DO EXERCICIO DE 2019 E NÃO CONSIGO ATUALIZAR PARA 2020. COMO OBTER O DOCUMENTO CORRETO?
É lamentável que estes Estados fiquem as margens da evolução tecnológica. De fato, nem todos tem um celular com acesso a internet, mas ser multado porque os DETRANS, não conseguem entregar em tempo hábil os documentos a que são responsáveis é bem mais grave. “Até a publicação desta reportagem” , Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins não disponibilizavam o serviço.
Quanta choradeira… O acesso é fácil, na falta de um celular, basta se dirigir à qualquer gráfica, que lá eles têm um computador com acesso à internet e, muito provavelmente, já estarão preparados para essa mudança. Depois é só solicitar a impressão. O mais caro que paguei em uma cópia de documento da Internet foi 50 centavos…
Johnnyd vc pode me ajudar? Fiz todos os procedimentos pelo computador, mas não consigo imprimir o CRLV. Obrigada
Dulcinéia Neves Bindez
3 de junho de 2020
Eu também não estava conseguindo, aí coloquei o número de registro que pede, esse que fica no documento de compra e venda, é a numeração clara que fica embaixo da numeração em negrito
MEU CARRO ADQUIRI EM 2018 -MODELO 2019 E TODOS OS IMPOSTOS FORAM PAGOS EM 2018/2019 NAS DATAS PREVISTAS, BEM COMO DE JANEIRO A MARÇO 2020 E O CRLV QUE OBTIVE USANDO O APLIVCAIVO E DO EXERCICIO DE 2019 E NÃO CONSIGO ATUALIZAR PARA 2020. COMO OBTER O DOCUMENTO CORRETO?
MUITO BOM BAIXEI O APP CARTEIRA DIGITAL DE TRANSITO RESPONDI TODAS PERGUNTAS QUE FORAM BASTANTE FIZ 2 SENHA E RECEBI DUAS CONFIRMAÇAO POR E-MAIL MAS DEU CERTO MEU CRLV FICOU DISPONIVEL NA HORA E JA IMPRIMI
Eu também paguei tudo e o CRLV digital não atualiza no estado do RJ. Uma vergonha.
Fátima
18 de maio de 2020
Também estou com o mesmo problema não atualiza bem o CRLV digital nem no Detran, só consta o 2019.
ANTONIO ADILIO DOS SANTOS
10 de maio de 2020
encaminhei a transferência do veiculo dia 17/03/2020 no detran, tenho o protocolo que era para retirar o documento pessoalmente no dia 24/03/2020, deu esse problema do covid-19, baixei o aplicativo no celular, tudo certo, so vou la coloco o renavan e numero do CRV ( DUT) do antigo diz que nao confere com o veiculo.
por que la no detran ja deve ter gerado um novo CRV. Como faço nesse caso para baixar os documentos para poder colocar as placas?
e porque ja tem placa nova agora vc vais ter que esperar voltar pra saber a placa nova , aconteceu comigo entrou uma letra no lugar de um numero so no detran pra vc saber a placa nova
O Google diz que são três dias úteis pra ter acesso ao crlv eletrônica , mais já quitei todos os débitos, e já se passou os três dias úteis e ainda não tenho acesso, alguém sabe me dizer o tempo que preciso esperar?
Estou com uma moto paguei a documentação toda em dezembro pq é final zero a placa e o documento não chega é não está no meu nome o que eu poderia fazer pra circular normal nela sem pegar multa?posso imprimir o crlv digital mesmo sem ela está no meu nome?
Você precisa fazer o cadastro no site do Detran, no nome de quem está o documento, assim você consegue. Ou em ultimo caso, ir até um despachante e pedir pra ele imprimir. Provavelmente vá cobrar o serviço pra fazer isso.
FUI TENTAR FAZER A PLACA MERCOSUL, COM O CRLV E NÃO CONSEGUI, ME INFORMARAM QUE O CRLV-e não tem impresso a AE ( com um codigo) e sem esse numero o posto de lacração não consegue fazer a placa …. como faço ?
Estou com mesmo problema carro zero sem placa, já passaram os 30 dias permitido pra circular sem e emplacamento, o que faço… Deixo o carro guardado e vou pagando, parcela, seguro, documentos e não posso se quer ir ao mercado com ele… Como resolver?
Olá, estou com um problema, emiti uma crlv digital após o pagamento das taxas, porém o documento saiu com o ano de 2019. Como resolver isso? Não teria que ser ano 2020?
Não necessariamente, caso voce nao tenha feito o licenciamento no ano passado, o licenciamento estará em atraso. Sendo assim ao pagar as taxas este ano, ele será emitido como 2019, este documento tera validade até o ano do calendario de licenciamento do seu veiculo deste ano, quando voce tera que licenciar novamente, só que agora com exercicio 2020.
O meu nem é pergunta e sim parecido com seu problema: paguei todos os documentos do carro e não há nada pendente.Mas a última vistori foi em 2018 ,e por motivos monetários,tive que atrasar tudo mas já está tudo resolvido.
Só que no aplicativo só aparece o CRLV com o último exercício ano 2018.
Já faz mas de um mês que foi pago a dívida do carro.
Isso vai mudar?
Posso ter problema com fiscalização?
Obrigado
São Paulo, Bahia, Paraná, etc, dois dias após o pagamento. Minas Gerais só Jesus para ajudar, pois alguns demoram até 120 dias para licenciar no Detran e enquanto isso não ocorrer, o sistema não libera
Só Jesus Cristo sabe meu amigo ! Paguei integralmente os débitos dia 22 / 01 / 2021 e até agora não posso emitir o 2021. O DETRAN ou Denatran se superaram . Nem papel eles compram mais , os contribuintes pagam para o estado . LASTIMÁVEL!
Tenho uma moto e o documento não aparece as taxas estão todas pagas no app diz pra tentar de novo mais tarde mas já a um tempo que pesquiso e não atualiza como proceder.
E no meu caso que dirijo para idosos e nenhum dos dois tem habilitação e estão reclusos por conta do covid-19 e o detran está fechado, como faço para baixar o crlv no aparelho de um deles se eles não tem habilitação?
Tenho uma dúvida, fiz parcelamento do IPVA DO ANO 2019 mas estou em dia, estou com uma parcela atrasada do IPVA 2020, a dúvida é posso ter acesso ao documento 2019 digital?, pois não tenho o impresso devido a multas, que no caso foram todas pagas este ano.
em qual site consigo gerar e imprimir esse documento?
todos dizem que e só imprimir o documento porem e necessário um celular com o aplicativo para fazer isso. meu celular quebrou e não tenho previsões de comprar outro e meu pai e de idade e precisa do documento físico por não se adequar com tecnologia.
obs: estou utilizando um computador de mesa para acessar sites e redes sociais.
desde já agradeço.
Não consigo cadastra crlv so o proprietário pode cadastra?e que a moto ta no nome de um amigo meu ai no App aparece que não tem veiculos no meu nome????
Mero artifício desse governo elitista pra favorecer as multinacionais da telefonia móvel e a indústria de smarths/iphones. Tudo que inventam nesse país de merda é sempre em prol das classes mais favorecidas, e o resto que se exploda!
Eu já tenho a carteira digital gostaria de saber se eu posso deixar minha carteira de papel e o documento do carro também de papel em casa e andar com a carteira digital
Pode nada! Não mudaram a Lei. Se a autoridade exigir o documento e o seu celular estiver sem bateria ou perder ele e não tiver uma via em papel, será considerado um infrator e pode ter o carro apreendido. Isso ainda não é um documento digital. É apenas uma entrega digital para imprimir em casa.
Boa tarde !
Como doc de rodagem vai ser impresso pelo proprietário então não vai ser preciso pagar a taxa de emissão e envio do documento ao proprietário?
Boa noite. Farei uma viagem de moto pela América do Sul no final de Abril/2020 e gostaria de saber se os países da América do Sul já estão preparados para aceitar o documento digital.
Atenciosamente,
Ciro Figueiredo
Wana Documentação Veicular 11958383977
12 de março de 2020
Olá, se quiser eu vejo para você, chama no zap
Francisco
12 de março de 2020
Eu também estou com esse mesmo problema paguei todas as taxas mas o aplicativo não atualizou para 2020 ainda está no exercício de 2019 será que se eu parar em uma blitz o carro vai ser apreendido ? Pelo menos eu vou está coma as taxas pagas no carro para constar que as mesmas estão pagas .??
DANIEL SALAZAR FAGUNDES
24 de março de 2020
Boa noite, no meu caso paguei sexta(20) e segunda(23) jah havia confirmado e na mesma noite consegui imprimir o crlv, n sei se por causa do estado(no meu caso moro em Goiás) mais foi bastante rapido.
Wana Documentação veicular 11958383977
12 de março de 2020
Olá, apos a data de julho de 2020, não vai ser preciso. Sera digital.
esse povo não sabe ser a matéria? quem não tem celular só imprimir e andar com versão impressa,
quem não estar gostando disso são os detrans , por exemplo aqui na Bahia, se você perder o documento do carro e precisar emitir a segunda via pagava 76,15, agora e só imprimir de graça,
Se não vão diminuir o valor, não tem porque fazer isso!
Tão sempre inventando modinha, mas diminuir o valor pra tirar uma CNH não fazem…
Duvido isso dar certo, vão acabar adiando data.
Concordo com você, pois acho um absurdo cobrarem por um serviço obsoleto, ainda mais se o próprio proprietário tiver que imprimir o documento. Não haverá razão da cobrança da taxa de licenciamento, pois nem mesmo o custo do envio vai ter para os DETRANs.
O Documento poderá ser impresso em papel comum, e levado junto ao condutor da mesma forma que é feito hoje, a validação e verificação do documento será feita voa QR code, pelas autoridades competentes.
Sinceramente eu não confio em celular isso não dá certo pois teremos muitos problemas com aparelhos celular no Brasil é celular travando e perdendo todos os contatos e celular sendo invadido isso colocamos os nossos dados pessoais em risco isso sim
É óbvio, q não irá funcionar. Como irão fazer aqueles q não possuem celulares e muito menos smartphones. Pessoas das zonas rurais. Porque o CRLV-E não poderá ser emitido em smarthphones de terceiros?? XComo irão rodar sem documentos nos veículos?? Como o agente de trânsito irá agir, se o motorista do carro não irá ter nem o aparelho celular e nem o documento impresso?? Querem implantar modernidade de países de primeiro mundo, num país de terceiro mundo.
Vai mostrar o telefone para o cara da imigração da Bolívia, Chile, Argentina e demais países! Você não entra e nenhum país nem mesmo do Mercosul como essa foto no telefone. Impossível eliminar o CLRV de papel.
O crlv digital poderá ser usado no celular. Mas caso prefira ainda poderá ser impresso. A diferença é que você poderá fazer isso em casa em qualquer papel. O documento impresso do aplicativo terá a mesma validade do apresentado no celular.
Porém alguns ainda podem ter alguma dificuldade o meu CRV foi emitido em 01/11/2005 Não possui o cod. De segurança e o Detran RS e muito relapso pra solucionar as coisas
Amigo, o CRV não é o mesmo CRLV, o CRV a data não importa, pois é o documento de transferencia, ja o CRLV esse sim, é o licenciamento do veículo que você faz todos os anos. Se o seu CRLV foi emitido em 2005, ele está atrasado a 15 anos e por isso você não poderá ter o CRLV-e digital enquanto perdurar este atraso. Acredito que o seu CRLV não deve estar com esta data.
Então tenho uma dúvida pessoal, perdi meu dok, eu posso andar com o recibo ou será se eu tentar imprimir um desses digital será que não dá nada. Se tiver como alguém me ajudar aí agradeço.
Acesse este site do Denatran e veja se seu estado já aderiu. Em caso afirmativo, você conseguirá emitir o CRLV sem precisar do aplicativo para celular. https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/
E pode andar com documento desatualizado? No meu veículo que fiz troca de cor há 2 anos e já estou com o documento 2020 ainda consta a cor antiga no CRLV Digital e o ano exercício de 2019, sendo que já tenho em mãos o 2020,
Pela regra se andasse com a digital teria meu veículo apreendido pois estaria com alteração de cor “não autorizada”
Esse Detran é um roubo , e o povo nao faz nada , só aceita e pronto … pagar 210 reais + o dpvat + IPVA q é um absurdo , acorda Brasil, trabalhamos muito para ter um bem , e no fundo no fundo nao é nosso nunca
Mas essa facilidade toda na verdade ainda é ignorada por quem deveria está bem interagido sobre o assunto; o guarda (polícia rodoviária estatual) não aceitaram minha CNH digital. Fui parado na rodovia dos imigrantes SP ao apresentar a CNH digital me disseram que não seria aceita, teria que ser a impressa, insistir que deveria ser e apresentei uma declaração impressa do próprio site do Detran na qual dizia; ” a CNH digital tem o mesmo valor jurídico que a impressa”, mesmo assim não foi possível convencer, me disseram que poderiam me multar e que depois eu anexasse tal declaração junto ao recuso para recorrer da multa. Nesse caso eu estava também com impressa e para economizar tempo acabei apresentando a mesma. Então é um absurdo ou é válido ou não é, ou aceitam ou não.
Acredito que seja só o caso de imprimir o documento na sua casa com o QR-Code. O guarda de trânsito só precisará deste código para confirmar a validade e os dados do documento.
A minha dúvida é só uma… Meu tio não usa celular smartphone (não tem e não sabe usar), aí no caso ele imprime a CRLV na onde? Da pra tirar na internet ou tem que ir no Detran?
SIEGFRIED, no próprio aplicativo tem uma opção de exportar o documento em PDF. Exporta ele e imprime em alguma lan house. Tem que imprimir o documento todo, inclusive com o QR-Code que é o mais importante.
Tem cidades no Brasil onde não existe sinal de celular e ai???? Zona Rural não funciona celular. E meu carro esta em nome da minha empresa??? e ai como vou fazer??? minha empresa não tem CNH??? a materia fala que é obrigatorio ter CNH, mas e se a pessoa for rica e não tem CNH e sim um motorista para dirigir ???? Duvido que vai sair do papel.
E se eu emprestar meu carro para um amigo ou parente e não tiver o documento impresso, ele vai levar meu celular junto???
Excelente resposta kkkkkk tão simples ler a matéria de forma correta, povo tem preguiça de ler.
helena
16 de janeiro de 2020
no app tem como compartilhar o documento, então você pode compartilhar com quem vai usar colocando o cpf da outra pessoa, automaticamente aparece no app do mesmo e ele so baixa o documento
ronaldo castro
21 de janeiro de 2020
Mas nao respondeu sobre o CRVL em nome da empresa
EDYN
11 de fevereiro de 2020
Entra no próprio site do Detran do seu estado e, em seguida coloca os dados do veículo, por ex:placa, Renavan ou chassi, vai em débitos, se o licenciamento de 2019 ou 2020 estiver pago. E só baixar CRLV. La vai pedir placa, CNPJ da e numero do ultimo boleto pago, licenciamento. O meu e do GO. Deu certo.
Vlad
29 de abril de 2020
Pagiei tudo em fevereiro e so aparece 2019… detran rj nao atualiza esse begocio nao??? Tenho q ir la???? Pra que digital entao????
Marcos Antonio Silva
11 de janeiro de 2020
Vc terá a opção de baixar uma versão para usar off line
Seu carro está em nome de empresa mas pode ter o documento em papel e quanto a CNH esta é do condutor do veículo e não da empresa. Apenas Pessoa física tem CNH e não Pessoa Jurídica. Se emprestar o carro é só passar o documento em papel para o condutor ou exportar digitalmente o documento do carro.
Tentei aqui e não consegui, pede um código de segurança do CRV, não encontrei esse número no documento dos anos anteriores, e no desse ano como vou ter esse código se não for pegar o documento original? Outra dúvida que diz que ter a CNH digital. Eu tenho carro em meu nome mas não tenho CNH, quem dirige é meu pai. Como vamos emitir o documento dessa forma?
voce faz o cadastro no seu nome e cadastra somente o documento do carro e compartilha com o seu pái colocando o cpf dele, quando ele entrar no app automaticamente vai contar o documento la, voce baixa documento e pronto!
Pessoal, calma. Relaxem. Qualquer um com um pouco de bom-senso sabe que isso NÃO vai acontecer. Quando chegar perto da tal data isso vai ser matéria da grande mídia e o prazo será estendido por uns dois ou mais anos….
Eu estou com problemas sobre isso… pois estou em dia com meus doc do carro e até o momento apenas o CRLV de 2018 foi disponibilizado no aplicativo…. Aí a gente liga e vai até o Detran PR e adivinhem ninguém sabe te dar uma informação e interessante tive que pagar uma segunda via do CRLV 2019 , pq a primeira havia de “perdido” antes mesmo de ser entregue….
Meu Deus! LEIAM A BOSTA DA MATÉRIA ANTES DE FALAR MERDA!
O CRLV poderá ser impresso, você não precisa andar com o doc só no celular. Você imprime e guarda na carteira!!!
“Ahh, mas eu não sei usar” A vida inteira você procurou um despachante pra realizar o licenciamento do seu veículo (se vc não sabe usar), então basta continuar fazendo isso!
Gente ignorante, com preguiça de ler e de interpretar texto, assim é foda!
Aquele papel oficial não será mais exigido. O QR-Code poderá ser impresso em qualquer papel que funciona. Ele é um código único que identifica seu veículo com todos os dados dele.
Exatamente, não tem. Meu pai nunca usou celular, sabe ler perfeitamente, fez ensino médio, dirigi desde os 15 anos de idade, mas é avesso a tecnologia. Meu sogro também e conheço vários outros que não tem celular, não sabem nada a respeito de smartphone, sabem dirigir, e muito melhor que muito menino cor de rosa de hoje em dia. Mas não querem usar celular. Como é que ficam eles? Vão ter que deixar de dirigir porque não tem essa merda de celular?
Absurdo. Conheço centenas de pessoas e deve existir milhares delas, que NÃO POSSUEM CELULAR. Não USAM celular. Ainda existem pessoas que estão fora do meio digital. Canso de ver pessoas com mais de 60 anos em caixas eletrônicos sendo AJUDADOS por atendentes de banco porque simplesmente NÃO SABEM lidar com a máquina.
Não possuo celular com internet, sem o documento normal eu terei que comprar um pra usar esse aplicativo pra poder imprimir, se for assim prefiro a versão de papel do documento.
Tem que existir às 2 formas física e dígital não empurrar goela abaixo uma opção e que para muitos é melhor e que para outros milhares será uma dor de cabeça…eita Brazil.
Nós lemos, mas existem pessoas que não tem acesso ao meio de impressão. Tem gente que não tem celular, não tem computador e não tem impressora. Será que dá para entender que não é todo mundo que vive a era digital?
Sempaciencia
10 de janeiro de 2020
So ir no detran, igual já faz hoje.
So que agora tem que imprimir num papel específico e caro,
Vai só SIMPLIFICAR
Cleber
10 de janeiro de 2020
Tem cidades no Brasil onde não existe sinal de celular e ai???? Zona Rural não funciona celular. E meu carro esta em nome da minha empresa??? e ai como vou fazer??? minha empresa não tem CNH??? a materia fala que é obrigatorio ter CNH, mas e se a pessoa for rica e não tem CNH e sim um motorista para dirigir ???? Duvido que vai sair do papel.
E se eu emprestar meu carro para um amigo ou parente e não tiver o documento impresso, ele vai levar meu celular junto???
ELES JÁ NÃO ENVIAM MESMO, ASSIM PELO MENOS EU TENHO COMO IMPRIMIR OU USAR PELO SMARTPHONE. A MINHA DE 2019 ATÉ HOJE NÃO CHEGOU, JÁ TÁ COM MAIS DE 60 DIAS. SE NÃO FOSSE A DIGITAL JÁ TERIA LEVADO MULTA. E TODO ANO É A MESMA COISA, NUNCA CHEGA EM CASA, SEMPRE TENHO QUE IR AO DETRAN PARA SOLICITAR A IMPRESSÃO LÁ E SÓ POSSO FAZER ISSO DEPOIS DE 90 DIAS, AI NÃO ADIANTA QUEREM EXPLICAR AO AGENTE ISSO ELE NEM HOUVE JÁ MULTA LOGO, POIS DEPOIS DE 60 DIAS JÁ NÃO É MAS ACEITO O DOCUMENTO ANTERIOR MESMO CONSTANDO O PAGAMENTO DO NOVO. ACHEI BOA ESSA OPÇÃO. JÁ IMPRIMI O DOCUMENTO NO PAPEL COM O QR CODE E TAMBÉM USO NO SMARTPHONE A CRLV E TAMBÉM A CNH DIGITAL. MESMO TAMBÉM TENHO A CNH IMPRESSO NORMAL.
ESSES BUROCRATAS SÓ INVENTA,NUM PAIS ONDE TUDO É CARO QUEM VAI TER CELULAR PRA TER ESSE DOC. DIGITAL?
E ELES SIMPLISMENTE MUDA AS REGRAS SEM CONSULTAR A POPULAÇAO.
SAO UNS CRETINOS MESMO.
Não se mudou regra nenhuma, é só mais uma facilidade, quem não quiser vai lá no Detran enfrenta fila e pega de papel. E praticamente todo mundo tem celular.
Mudou-se a regra sim, celular ta caro, internete tb…..quero ver o dia que der uma merda e não tiver sinal, ladrão roubar o aparelho…Ah tá ( faz uma copia de segurança ) então faz a copia e anda com essa merda de vez. Eu não tenho celular e nem internet na rua. Vou ficar no modo antigo e se acabar mesmo entro na justiça pro governo me dar um celular e acesso a internet….
Anselmo Ramos
4 de janeiro de 2020
Senhores técnicos, bastava o proprietário do veículo optarem sua preferência: 1) desejo CRLV digital; 2) desejo CRLV físico. Neste Brasil onde as diferenças são abismais, não dá. É muita pobreza, desemprego!
Perdão amigo, você está levando pelo lado pejorativo da palavra. Ignorante não é burro, é falta de conhecimento.
E pelo que você declarou, o seu pai não poderia dirigir, já que a leitura é exigência mínima nos Detrans.
Eladio
10 de janeiro de 2020
Se não sabe ler nem escrever, significa que não tem carteira de motorista
André
4 de janeiro de 2020
Atenção pessoal vamos fazer um abaixo assinado e levar ao conhecimento do poder público.o contran é obrigatório deixar uma segunda alternativa há pessoas que não terão condições de comprar um aparelho.tambem é para mover essa indústria de smartphone querem impor a força na população,e nossas autoridades não estão preparadas para este tipo de fiscalização levem e repassem urgente essa mensagem não podemos ficar quietos vamos denunciar
Uma vez baixado no app “CDT” o CRLV-e, não é necessário sinal nenhum de rede, nem internet, crédito, wi-fi, qualquer coisa.
Jonatan
7 de janeiro de 2020
Só de bateria neh
Rosy
5 de janeiro de 2020
Certo! Porém, se seu celular (não smart) ainda estiver em bom estado de uso. Vamos ajudar o consumismo e ao desperdício…eles não são biodegradáveis…e natureza! É, tem que haver outras opções…
IVAN ANTONIO DA ROCHA
6 de janeiro de 2020
Exatamente, não tem. Meu pai nunca usou celular, sabe ler perfeitamente, fez ensino médio, dirigi desde os 15 anos de idade, mas é avesso a tecnologia. Meu sogro também e conheço vários outros que não tem celular, não sabem nada a respeito de smartphone, sabem dirigir, e muito melhor que muito menino cor de rosa de hoje em dia. Mas não querem usar celular. Como é que ficam eles? Vão ter que deixar de dirigir porque não tem essa merda de celular?
Valdirley
4 de janeiro de 2020
Eh contraditório, a pessoa tem condições de ter um veículo, mas não tem condições de possuir um aparelho telefônico Kkkk
Concordo, e quem hoje em dia não tem um celular, até criança tem.
Vanessa
4 de janeiro de 2020
Vocês que fazem essas leis eu gostaria de perguntar em que país vocês estão vivendo? Será que é no Brasil mesmo? Vocês acham mesmo que todos os motoristas usam smartphone? Que todos acessam a internet? Essas leis cada vez mais querem impor informatização ao brasileiro, quando na realidade é um país ainda com muitos locais sem internet, pessoas que não tem computador e nem tão pouco sabe realizar esse procedimento para ter o crlv digital, que depende das Lan house, site que não funciona, agendamento esgotados sem vagas, Sites burocráticos. Mais o importante é vcs criadores dessas leis que andam com seus iPhone de 7000. O resto que se vire pra comprar um smartphone.
Acho que vc ainda não conhece o app, você só precisará de internet para baixar o aplicativo e instalar, após isso não existe a necessidade da conexão pois o documento fica arquivado no aparelho, o q devemos discutir eh como será o procedimento em caso de roubo do aparelho, uma vez que eh o item de de maior índice de roubos e furtos
Como vai ser quando alguém dirigir o carro de outra pessoa? Gostaria destas informações pois muitas vezes dirijo o veículo de meu marido, sogro, mãe. Acho que o governo precisa explicar melhor esta situação.
Mas como faço se uso um veículo que esta em nome de outra pessoa…. e nem CNH essa pessoa possui para efetuar o cadastro… se puder me ajudar….
IVAN VASCONCELLOS
3 de janeiro de 2020
Antes de tudo, há um erro nas instruções para obtenção da CNH digital. Não é mais necessário comparecer ao Detran, todo o processo pode ser feito pelo App “Carteira Digital de Trânsito” , desde que a CNH seja recente e tenha o QRCode impresso no verso.
Tambem concordo com a maioria. Não é aceitável parar de emitir o documento físico, há vários casos em que não é possível para o dono do veículo ter e/ou utilizar um smartphone, alem de situações defeito no aparelho, ou mesmo ficar sem bateria.
Como inventaram o smartphone se existem pessoas idosas e pessoas sem acesso a internet, né? Me expliquem senhores técnicos? Não deveriam criar essas coisas complicadas.
Quem não quiser, não puder ou não souber usar continua da mesma forma, vai lá e tira em papel como sempre foi, é só mais uma alternativa pra quem puder e quiser.
Concordo plenamente porém uma só tem uma questão que não foi comentado neste sentido como é o meu caso tenho CNH impressa e digital o veículo está em nome da minha esposa (falecida) situação em que o final é 4 finalizando o pagamento do IPVA em julho quando deixará de existir o CRL impresso o veículo está ainda em discussão na divisão de herança, como fica esta situação?
E tem muitas pessoas que possuem veículo em seu nome mas não possuem CNH. Se para emitir o CRLV é necessário ter CNH digital como é que elas vão fazer ninguém disse.
Concordo com vc conheco pessoas q tem carro no seu nome mas quem dirige e familiar será q elas vão ter q por no nome de quem tem CNH,e cadê a burocracia o governo muda as regras sem consultar o povo, tem alguns trouxas q acha q o governo ta facilitando a vida deles através da tecnologia, mas e ao contrário só facilitam para eles mesmo se fosse assim tinha internet de graça pro povo.
Júlio Cezar delabrida
19 de março de 2020
Tenho uma moto em meu nome.so que não tenho carteira como faço pra baixar o crv digital?
ANTONIO JORGE PEREIRA SANTOS
26 de fevereiro de 2020
só imprimir e levar no papel, ao menos vc nunca vai precisar quase 80 reais para segunda via como e cobrado aqui na bahia
Paulo
13 de março de 2020
Só é necessária a CNH digital se você quiser ter o documento no aplicativo ou exportar para outra pessoa. Para imprimir, basta acessar o site do DENATRAN e fazer um cadastro no portal gov.br
E ai que esta a questão se vivemos numa burocracia como q o governo ta sempre mudando as regras sem consultar a população,eles só fazem regras q favorecem mais eles será q o povo tá cego mudo e surdo.
Que consultar população? Todo mundo é a favor disso, agora vc emite em casa mesmo, só facilidade, quem não gostar vai lá no Detran e tira da forma que sempre foi. Viu alguém reclamando da CNH digital? Quem quiser vai lá e pega de papel mesmo.