O que é CRV? E CRLV? Saiba a diferença entre os documentos

A mais importante distinção entre o Certificado de Registro do Veículo e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) é a validade

Recibo de compra e venda crv certificado de registro do veiculo
Conhecidos como "documentos do carro", registros agora têm versões digitais (Foto: AutoPapo )
Por Laurie Andrade
Publicado em 17/10/2019 às 10h00
Atualizado em 12/07/2022 às 14h05

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) são comumente vinculados ao conceito de documento de carro. A verdade, no entanto, é que poucos sabem o que significa cada um dos nomes. Entenda qual é a diferença entre CRV e CRLV.

LEIA MAIS

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Licenciamento Anual é o documento expedido anualmente ao veículo licenciado, vinculado ao Certificado de Registro, no modelo e especificações estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O que significa que o CRLV é o documento expedido anualmente para indicar que o carro está apto a circular pelas ruas brasileiras. O CRV, por sua vez, é emitido para garantir que o veículo foi registrado junto aos órgãos de trânsito.

Diferença entre CRV e CRLV

A principal diferença entre CRV e CRLV é a validade dos documentos. Ao contrário do Certificado de Registro de Licenciamento, que é emitido anualmente, o CRV não tem prazo de duração. Apenas em alguns casos específicos (listados abaixo) é preciso solicitar um novo documento.

Outra distinção é que o CRV apresenta, anexa, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), conhecida como recibo de compra e venda.

É obrigatório andar com CRV e CRLV?

De acordo com o CTB, o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é de porte obrigatório. O documento só é dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

Não portar o documento de carro (digital ou impresso), é infração gravíssima e pode custar R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Sabia que não realizar o recall pode bloquear o CRLV? O Boris explica:

CRV

O Certificado de Registro de Veículo, contendo as características e condições de invulnerabilidade à falsificação e à adulteração, é expedido no momento em que o automóvel é registrado junto ao Departamento de Trânsito.

A emissão de um novo CRV é obrigatória quando:

  • For transferida a propriedade;
  • O proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
  • For alterada qualquer característica do veículo;
  • Houver mudança de categoria.

Atenção! No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário do veículo adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

Documentos necessários para emissão

Para a emissão do primeiro CRV, o órgão executivo de trânsito consultará o cadastro do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e exigirá do proprietário os seguintes documentos:

I – nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou documento equivalente expedido por autoridade competente;

II – documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, quando se tratar de veículo importado por membro de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes.

Para a emissão do novo CRV (ou segunda via), é necessário apresentar os seguintes documentos:

I – Certificado de Registro de Veículo anterior;

II – Certificado de Licenciamento Anual (CRLV);

III – comprovante de transferência de propriedade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo Contran;

IV – Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;

V – comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica;

VI – autorização do Ministério das Relações Exteriores, no caso de veículo da categoria de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes;

VII – certidão negativa de roubo ou furto de veículo, expedida no Município do registro anterior, que poderá ser substituída por informação do Renavam;

VIII – comprovante de quitação de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas;    (Vide ADIN 2998)

X – comprovante relativo ao cumprimento do disposto no art. 98, quando houver alteração nas características originais do veículo que afetem a emissão de poluentes e ruído;

XI – comprovante de aprovação de inspeção veicular e de poluentes e ruído, quando for o caso, conforme regulamentações do Contran e do Conama.

CRLV

O primeiro licenciamento anual é feito simultaneamente ao registro. Depois, o CRLV é emitido após o pagamento do licenciamento, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório (DPVAT), estando quitados os débitos relativos a multas de trânsito e ambientais vinculadas ao veículo.

De acordo com o Artigo 130 do CTB, todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo.

CRLV-e

Confira as datas para pagamento do licenciamento DF 2022
O CRLV deve ser emitido anualmente (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)

A Resolução do Contran nº 720, de 7 de dezembro de 2017, instituiu o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e).

O aplicativo que disponibiliza o CRLV digital foi implantado pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal e exime o motorista de andar com o documento físico.

 Como baixar o CRLV (com o CRV) digital

Para baixar o aplicativo do CRLV-e, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um Smartphone.

Confira, abaixo, o passo a passo completo para a ativação do CRLV-e:

  • Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
  • Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  • Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
  • Para obter a CNH Digital,  o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  • Gerar a  “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
  • Adicionar a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • Visualizar os documentos adicionados.

O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

CRV digital

Entrou em vigor, em 04 de janeiro de 2021, a  Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza a digitalização dos documentos de registro e de transferência de veículos, o Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT).

“O CRV e o CLA serão integrados ao CRLV-e e o DUT (documento único de transferência) se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e)”, informa por meio de nota o Ministério da Infraestrutura.

De acordo com a pasta, a medida vale para veículos registrados a partir de janeiro. Documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda verde, continuarão valendo.

Boris Feldman comenta essa decisão: assista ao vídeo!

“O proprietário também pode imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização”, complementa a nota ao ressaltar que o registro deve ser feito nos casos de:

  • compra de veículo zero km;
  • de compra ou venda de veículo usado;
  • de mudança de município de domicílio ou residência do proprietário; e
  • de mudança de categoria ou alteração de característica do veículo.

Para quem já possui o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (DUT) em papel-moeda (para veículos registrados antes de 2021), as mudanças não trarão impactos práticos.

Nesse caso, quando o proprietário for vender o veículo, deverá seguir o mesmo procedimento atual, que é de preencher o verso do documento com os dados do comprador, reconhecer firma no cartório e, por fim, ir ao Detran para efetivar a transferência.

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito

Os motoristas detentores da Carteira Digital de Trânsito poderão comercializar veículos. O recurso deverá estar disponível em março para quem baixou e fez o cadastro no aplicativo do governo federal (disponível para celulares com sistema Android e iOS).

Segundo o Ministério da Infraestrutura, nesse sistema não será mais necessário ir ao cartório ou realizar os procedimentos de compra e venda utilizando documentos em papel. Em vez disso, será possível fazer a transação pelo app.

Tanto comprador como vendedor precisam estar cadastrados no Gov.Br, plataforma de serviços do governo federal. Mas será preciso fazer uso da assinatura digital do Gov.Br.

Também será exigido que a documentação do veículo a ser vendido esteja no formato digital. Estão neste grupo carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de janeiro de 2021.

Outra obrigação é que o departamento de trânsito do estado (Detran) tenha aderido ao novo sistema. A vistoria continuará obrigatória, devendo ser realizada no Detran do estado do comprador.

Confira o passo a passo para para cadastrar a CNH Digital

  • Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
  • Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços (redirecionamento automático);
  • Ative a CNH digital clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
  • Faça login no aplicativo;
  • Clique em “adicionar documento” (e escolha a CNH Digital);
  • Escolha entre as opções o ícone “pelo celular”;
  • Use o celular para ler o QR Code;
  • Faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone;
  • Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

O aplicativo vai pedir, ainda, para o usuário criar uma senha de quatro dígitos. É uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Passos realizados, será disponibilizada a CNH Digital no dispositivo móvel.

Assim como o documento tradicional, o CRLV-e só pode ser emitido se todos os débitos relativos a tributos e multas de trânsito forem quitados.

Expedição do CRLV-e

Segundo o Contran, os procedimentos mudarão apenas no caso de veículos registrados após o dia 4 de janeiro, com o Detran passando a expedir somente o CRLV-e em formato digital.

A ATPV-e, que antes vinha em branco, no verso do documento, a partir de agora será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo. Na ocasião, o proprietário solicita junto ao Detran, presencialmente ou por meio de algum canal de atendimento digital, a expedição do documento de transferência, informando os dados do comprador.

O Detran disponibiliza a ATPV-e preenchida e com o QR Code de segurança. A partir daí, o procedimento é o mesmo de antes: reconhecimento de firma no cartório e efetivação da transferência no Detran”, explica o Conselho Nacional de Trânsito.

A expectativa do órgão é de que, até o fim do primeiro semestre de 2021, seja possível transferir a titularidade do veículo por meio da CDT ou pelo site do Detran onde o veículo estiver registrado, ou ainda pelo portal do Denatran. Para isso, será necessário que o antigo e o novo proprietários tenham algum tipo de assinatura digital válida.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Aldo Benitez 4 de novembro de 2021

Ja vale no mercosul???
Qual a legislação que valida o crlv no mercosul?

Avatar
Patricia Lemos 3 de agosto de 2021

Informações erradas! Não portar o documento do veículo é infração leve valor R$88,38. Artigo 232 CTB

Avatar
Rodrigo Batista de araujo 22 de junho de 2021

Meu carro está apreendido e o papel do crr foi perdido oq eu faço

Avatar
Jose Egleilson Alves Maia 11 de junho de 2021

Comprei um carro . Fiz a transferência e as placas Mercosul. Porem ainda não chegaram. A crlv ficou porno Detran da minha cidade é correto isso? Estou dirigindo sem crlv.

Avatar
Marcelo dos Santos Dias 21 de maio de 2021

Eu estava transferindo meu carro em uma negociação como parte de pagamento de um outro veículo, assinei o CRV e reconheci firma em cartório, porém a negociação foi desfeita . Como proceder para que o documento volte pro meu nome …um novo CRV?

Avatar
ryeryetry 22 de maio de 2021

kkkkkk

Avatar
Avanilsonrodrigues dos Santos 28 de dezembro de 2022

Oi boa noite bem IPVA CRVL

Avatar
Luiz Francisco Martins Melo 4 de maio de 2021

Não consigo baixar o CRLV no celular através do APP CDT pois não tenho acesso ao código de segurança do CRV, como faço?

Avatar
Richard 27 de julho de 2021

Eu tenho a mesma problema.
Ja faz 6 anos que comprei o carro.
Nunca recebi este CRV.
QUE FAZER?

Avatar
Gilson Dinardi 27 de março de 2021

O que era ruim ficou pior. Nem todos andam com celular. A bateria descarrega. O documento CRV dut para venda é digital, nem todos têm certificado digital para fazer transferencia on line. Difícil imprimir. Ficou uma droga, péssimo. Só sabem complicar e acham que o Brasil todo tem internet de boa qualidade!!

Avatar
Luis 24 de março de 2021

Como consigo consultar os valores de licenciamento anual por estado de 2021?

Avatar
CLOVIS DE JEUS SANTOS 24 de março de 2021

Quero imprimir uma documentos

Avatar
ROSEMAR JOSÉ DE SOUZA 19 de março de 2021

Meu carro está emplacado até dezembro de 2021 placa Mercosul
Vou transferir para meu nome
Terei Que fazer o emplacamento novamente?
Ou pagar alguma taxa além da transferência

Avatar
Telma 8 de fevereiro de 2021

Não consigo empimir documentos de registro do carro como faço?

Avatar
Adelson Gomes durães 28 de janeiro de 2021

Pegar documento do meu carro

Avatar
Elaine Araújo de Sousa 10 de dezembro de 2020

Meu veiculo é 1.0 o documento estava no valor de 449.35 atrasei alguns dias quando puxei o boleto o valor estava em 836 reais.

Avatar
Vanilto Leonidas Bridi 7 de setembro de 2020

emissão de crlv

Avatar
Antônio José Pereira 15 de agosto de 2020

Portar o CRV, além de não ser obrigatório, é não recomendado para não facilitar a transferência fraudulenta em casos de assalto, roubo ou furto do veículo.

Avatar
manoelgomescoreia 27 de maio de 2021

crlv

Avatar
Raphael 23 de outubro de 2019

Boris.
Por que posso ter meu veículo apreendido se meu ipva estiver pago e o carro Não precisar de vistoria mas não tiver buscado o CRLV do ano vigente?
Desde já obrigado

Avatar
Deixe um comentário