Saiba a desvalorização dos 20 carros mais vendidos do Brasil
Tirar um automóvel da concessionária custa caro: listamos o índice de desvalorização dos mais vendidos de 2017 e elencamos as melhores e as piores opções
Tirar um automóvel da concessionária custa caro: listamos o índice de desvalorização dos mais vendidos de 2017 e elencamos as melhores e as piores opções
Algumas variáveis não podem sair da cabeça quando o assunto é comprar um carro novo. O valor do automóvel, do IPVA, do seguro, o consumo e a desvalorização que o modelo vai sofrer precisam ser levados em conta. Isso porque, todo mundo sabe, tirar um carro da concessionária custa caro – e é um caminho sem volta.
Para ajudar na sua escolha e tentar diminuir o prejuízo no bolso, listamos os 20 modelos mais vendidos em 2017 e calculamos o índice de desvalorização das versões que mais saíram no último ano com base nos valores da Tabela Fipe. No caso específico da Volkswagen, analisamos a versão de entrada dos modelos ao invés da mais vendida. A fabricante considera estratégicas as informações solicitadas e preferiu não nos responder.
O melhor índice de desvalorização encontrado entre os sucessos de venda foi de 11%, número que representa uma perda considerável. A boa notícia é que modelos das mais variadas categorias conseguem manter a desvalorização em torno desse valor, é o caso dos hatchs Onix, Mobi, Fox e Uno, do três volumes Prisma, do SUV Renegade e da picape Toro.
O veículo campeão em perder valor, se considerarmos porcentagem, foi, de longe, a Fiat Strada. O utilitário desvalorizou 21% em menos de um ano, o que significou o extravio de R$ 11 mil. Em valores absolutos, quem sofre mais são os donos de Hilux. A picape desvalorizou cerca de R$ 19 mil no mesmo tempo, índice equivalente a 14% do valor 0km.
Alerta! Os modelos HB20, Ka e Gol, tão comuns nas ruas brasileiras, estão mal classificados. Os compactos só não desvalorizam mais que o sedã Voyage e a Fiat Strada.
Veja, abaixo, a lista das versões mais vendidas, seus valores antes e depois de sair da concessionária e o índice de desvalorização:
Caso queira consultar os preços e a desvalorização de outros modelos e versões, clique aqui e selecione a marca e a opção de sua preferência.
Na galeria, as imagens e o número de unidades vendidas por modelo em 2017:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |
Cara muito eficaz a matéria, agora sei bem qual carro escolher!!
Interessantíssima matéria, o comprador fica tão perdido e essas informações vão ajudar muito. Inclusive pra quem vende que consegue se orientar melhor.
Essa matéria é uma pintura
Esta é uma matéria que para os dias de hoje não tem mais sentido. O carro virou uma despesa necessária e não um investimento.
provavelmente vc é de esquerda e é contra essa maquina facista e opressora chamada carro
José Lino, por que não te calas?
Pequena correção: na descrição das fotos aparece HR-V, mas na imagem, a foto é de um Fit.
matéria interessante !!