Dicas furadas resistem ao tempo, mas não ajudam seu carro

Amaciar motor é coisa que não existe mais, assim como a obrigatoriedade de usar lubrificante mais viscoso pela quilometragem e não pela baixa no cárter

homem ouvindo mentiras e dicas furadas
Tem gente que fala muito e pouco contribui (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/12/2022 às 18h03

Tem umas dicas que eram muito importantes no passado, mas que continuam, e ninguém sabe porquê, circulando até hoje. Uma delas é amaciar o motor: “ah tem que amaciar o motor durante 4 mil a 5 mil km, nada de pisar fundo no carro 0 km.” Já não existe mais isso.

Uma outra dica que é sujeita a chuvas e trovoadas é, se o carro estiver em alta quilometragem. Já chegou perto de 100 mil km, por exemplo, ou já passou disso, pode subir a viscosidade do óleo.

VEJA TAMBÉM:

Você usava qual, 20W40, 10W30? Pode passar para 50, 60, porque nessa alta quilometragem o óleo de maiores viscosidades só vai fazer bem. Pode ser que sim, pode ser que não. Mas é fácil você saber se precisa ou não aumentar a viscosidade do óleo.

Se o motor estiver dando mostra de que tá queimando óleo, por exemplo na vareta. Você rodou 1000 km já baixou 1L ou mais, então vale a pena você tentar aumentar a viscosidade. Em vez de 10W30, passar para 20W50 ou 15W60 sei lá, para você corrigir essa queima.

Mas se o seu carro estiver com um milhão de quilômetros rodados e o nível do óleo estiver mantido, com uma baixa muito pequena, que é considerada 1L a cada 5 mil Km, até aí tá legal, você não precisa de aumentar essa viscosidade.

É conversa para boi dormir.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário