Confira 7 dicas para não se dar mal em blitz

Existem algumas maneiras simples para evitar ser parado durante uma batida policial, e mesmo se o agente pedir para encostar, sair sem preocupações

blitz policial
para passar tranquilo por uma abordagem é melhor estar com tudo em dia (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 02/01/2024 às 09h02

Quem dirige ou pilota sempre está sujeito a ser abordado por um agente de trânsito ou policial. Porém tem uma operação que não dá para escapar, a blitz. Essas barricadas feitas normalmente pela Polícia Militar selecionam os veículos, muitas vezes de forma aleatória para serem inspecionados e quem estiver fora das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) irá sofrer com as penalidades.

  • Para ajudar o condutor, listamos aqui 7 dicas para não se dar mal em blitz.

VEJA TAMBÉM:

Para não se dar mal em blitz – Documentação em dia

Estar com a documentação em dia é fundamental para passar tranquilamente por uma abordagem das autoridades. O condutor que não tem essa preocupação já chega na blitz mais tranquilo e evita até se assustar ou deixar o agente desconfiado de algo a mais, evitando maiores transtornos e investigações.

É importante estar com o IPVA, Licenciamento e DPVAT pagos, além de vistorias, emplacamentos e recalls. Tudo isso faz com que os documentos do ano sejam emitidos e possam ser apresentados em caso de necessidade.

mao masculina segurando celular com o documento do carro digital ou crlv-e aberto em estacionamento fechado
CRLV-e tem a mesma validade legal que o antigo documento físico (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)

Confira as luzes do veículo

Mesmo que os documentos estejam em dia, tem que ficar esperto com a situação do veículo. E em uma batida policial, principalmente à noite, o que mais chama atenção de um agente são as luzes do veículo.

Se alguma das luzes estiver queimada, como faróis e setas, o agente pode perceber de forma instantânea e realizar a abordagem. Além disso, luzes impróprias e não permitidas pela lei como os faróis xenons, e leds em modelos que não são originais também irão chamar a atenção da blitz.

A iluminação adequada não serve apenas para não ser multado. As luzes são de extrema importância para garantir a segurança de todos que estejam na via ou próximos dela.

carro frente farol queimado portal
Todas as luzes tem que estar funcionado (Foto: Shutterstock)

Para não se dar mal em blitz – Alteração de característica

Outra coisa que pode chamar muita atenção dos policiais em um blitz são as alterações de características do veículo. Carros rebaixados, com cores extravagantes, vidros muito escuros e outros correm o risco de serem parados com mais facilidade. Por isso, quem fizer alguma mudança no veículo deve  conferir se há necessidade de modificar nos documentos e até mesmo se são modificações permitidas.

PL pretende tornar legal todas as modificações realizadas no veículos
Registre a alteração de característica (Foto: Shutterstock)

Esteja com o carro em ordem

Mesmo que o carro não tenha modificações e as luzes estejam todas funcionando corretamente, ainda existe a chance de ser parado. E para quem for abordado, saiba que não basta apenas apresentar os documentos. Os policiais podem realizar uma inspeção mais detalhada no interior do veículo.

Por isso, é importante estar também com os itens de segurança do carro funcionando. Como dito, o recall (se constar) tem que ser realizado na data, além de cintos de segurança, encostos de cabeça, espelhos retrovisores, para-brisas, janelas e até parachoques, também devem estar em perfeitas condições. Caso contrário a penalidade será aplicada.

Para não se dar mal em blitz – Utilize cinto de segurança

E não adianta nada estar com o cinto funcionando se ele não estiver sendo usado. Esse é um item que o agente da blitz com certeza irá perceber e, caso o condutor e os passageiros não estiverem utilizando, nem adianta disfarçar pois será anotado.

cinto de seguranca
Afivele os cintos sempre que estiver no veículo (Foto: Shutterstock)

Respeite a lotação de seu carro

Outra coisa que não passa em uma blitz são passageiros a mais em um veículo. Se houver uma pessoa a mais no automóvel, para a segurança de todos,  o veículo será apreendido, além da aplicação da multa.

Não beba antes de dirigir

Este é de conhecimento de todos, mas não pode deixar de ser lembrado. Ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir ou pilotar compromete a segurança de todos na via ou próximos dela. O álcool é uma droga que altera os reflexos do condutor, sua coordenação motora e muito mais, por isso tão arriscado para todos.

O agente da blitz certamente irá perceber a embriaguez do condutor e aplicará todas as medidas para impedir a continuidade dele na pista. E caso não seja perceptível para um terceiro, existem testes como o bafômetro e exames de sangue para saber se o condutor bebeu.

As penalidades de dirigir tendo ingerido álcool é de multa gravíssima (7 pontos) no valor de dez vezes o preço de uma da mesma espécie, ou seja R$ 2.934,70, recolhimento do veículo, suspensão imediata da CNH e também possibilidade de pena de cinco a oito anos de reclusão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário