Cinco dicas para economizar combustível a partir de agora

Em tempos de gasolina cara nem todos podem se dar ao luxo de deixar o carro parado, por isso separamos algumas dicas para ajudar a economizar combustível

marcador combustivel carro cheio ponteiro tanque economizador
Queremos te ajudar a fazer esse ponteiro demorar mais a descer (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
15 de março de 2022 08:26

O aumento no preço da gasolina e do diesel já chegou aos postos de combustível em todo o país. Porém, para muitos, o carro ainda é necessário na rotinha diária ou para o trabalho. Simplesmente deixar o carro parado ou tentar vendê-lo para comprar algo mais econômico nem sempre é uma boa ideia. Por hora o melhor é economizar combustível.

Por isso, o AutoPapo separou algumas dicas que irão te ajudar a gastar menos combustível. São atitudes que não necessitam gastar dinheiro com produtos e que já podem ser adotadas.

VEJA TAMBÉM:

1. Preparações antes de rodar

Novo EcoSport Porta malas 1
Deixa apenas o essencial dentro do carro, peso morto só irá atrapalhar o consumo (Foto: Ford | Divulgação)

Ainda na garagem, confira o que está levando dentro do carro. Tem itens no porta-malas que ficaram lá por preguiça de tirar? A cadeirinha da criança que só usa no final de semana ficou no carro? Ficou algum lixo espalhado no interior? Retire essas “tralhas” do carro.

Peso extra aumenta o consumo, a diferença do peso das coisas que estão no carro pode parecer irrisória mas irá fazer diferença no futuro.

Outra preparação a se fazer antes de sair com o carro é calibrar os pneus com a pressão indicada pelo manual. Alguns carros ainda recomendam uma calibração diferente para quem procura economizar combustível. Mas não caia na tentação de colocar pressão a mais se for rodar sozinho, pois isso resultará em um desgaste irregular da banda de rodagem e, consequentemente, reduzir a vida útil dos pneus.

2. Planejar a rota também é essencial

fiat 500e 37
Estude a rota e principalmente o relevo; o caminho mais curto pode ser por uma ladeira íngreme (Foto: Fiat | Divulgação)

Usar aplicativos como o Waze e navegadores de GPS é uma mão na roda. Mas esses sistemas indicam as rotas mais curtas ou rápidas sem considerar o relevo. Tente experimentar rotas diferentes para o trabalho ou locais que vai com frequência, talvez um mais longo tenha menos semáforos ou subidas mais suaves, permitindo economizar combustível com um ritmo menos exigente.

Um exemplo é o caminho para o escritório que esse repórter que vos fala usa. O caminho mais curto e com menos trânsito segundo o Waze corta um bairro residencial com muitas subidas fortes e uma avenida com muitos semáforos. Uma rota alternativa que estou usando é mais longa por via expressa e com uma subida mais suave, o resultado veio nas médias de consumo melhores.

3. Suavidade com os comandos

hyundai hb20 sport pedais acelerador freio
Suavidade na hora de operar os comandos são importantes para ir rápido e também para economizar (Foto: Hyundai | Divulgação)

A suavidade é o segredo dos grandes pilotos na hora de controlar os carros de corrida nas pistas e também é algo essencial no uso cotidiano dos automóveis. Acionando o pedal do acelerador com suavidade você terá um controle maior do carro e evita de desperdiçar combustível pisando além do necessário.

Também não tenha medo de usar uma marcha mais forte quando for necessário. Quando você não reduz a marcha ao passar por um quebra-molas ou em uma subida, pisa fundo em uma marcha alta e o carro ganha velocidade lentamente, ele não está gastando pouco combustível. Nessa situação o carro injeta até mais combustível para ganhar velocidade em uma marcha mais alta. Usar a marcha correta faz você ganhar velocidade mais rápido e poder subir a marcha quando atingir a velocidade de cruzeiro.

Uma forma de não perder a suavidade é manter a calma. Sim, o trânsito é estressante, ainda mais depois de um longo dia de trabalho. Porém o estresse e o nervosismo fazem você dirigir de forma agressiva, o que resulta em mais gasto de combustível. Deixe separado músicas que gosta, podcasts, audiolivros ou algo que goste para ouvir ao volante e baixar os ânimos.

4. Anteceda seus movimentos

semaforo com sinal vermelho em noite escura shutterstock
Viu que o sinal lá na frente fechou? Alivie o acelerador (Foto: Shutterstock)

Preste atenção no que vem adiante ou use sua memória para lembrar do caminho. Sabe que tem uma subida adiante? Já reduza uma marcha e acelere antes de começar a subir. Viu que o semáforo fechou? Alivie o acelerador e vá reduzindo a velocidade lentamente. Sinal abriu e sabe que adiante terá outro? Acelere sem pressa, mesmo que o nervosinho do carro atrás seja daqueles que buzina assim que o sinal fica verde. Pois na próxima parada o apressado e o calmo irão se encontrar novamente, mas apenas um deles estará desperdiçando gasolina.

Atitudes assim são úteis também nas estradas. Anteceder uma subida acelerando antes do relevo mudar ou colocando a marcha adequada ajudará a manter a velocidade média. Caminhoneiros fazem isso para não perder o embalo dos pesados, que são mais suscetíveis a essas mudanças de inclinação.

5. O cálculo para saber qual combustível usar

bomba de combustivel gasolina etanol tampa tanque de combustivel carro flex prata shutterstock 1
Cada carro possui o combustível que rende melhor ou a combinação ideal entre eles (Foto: Shutterstock)

Já se foi o tempo de usar a regrinha dos 70% para saber se deve usar etanol ou gasolina. Os motores flex modernos estão mais eficientes e a gasolina possui um teor maior de álcool na composição quando comparada com o início da era flex.

Antes de tudo é importante estudar sobre o seu veículo. As tabelas de consumo do Inmetro são um bom parâmetro de para saber a diferença de consumo entre os combustíveis caso tenha o costume de usar apenas um deles sempre.

Existem carros que bem mais são mais econômicos com gasolina, outros possuem médias mais próximas entre os combustíveis. E também existem motores que conseguem um com equilíbrio com o “rabo de galo”, mistura entre gasolina e etanol no tanque. É preciso de um pouco de tentativa e erro até descobrir a proporção ideal, mas achando ela você terá uma fórmula para poupar o seu suado dinheiro.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário