Gasolina com 30% de etanol? Diesel B12? Governo atropela discussão e dá prejuízo para motoristas

Governo manda aumentar o percentual de biodiesel no litro do diesel e elevar para 30% o percentual de etanol na gasolina e dane-se o motorista

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Novas proporções nos combustíveis colocam em risco motores, meio ambiente e até a vida de pacientes médicos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/05/2023 às 15h03

O brasileiro está assistindo impotente, a uma dança maldita de percentuais do biodiesel e do etanol promovida pelo Ministério de Minas e Energia. Imagina só o perigo do motorista de um caminhão ou de um SUV ultrapassando outro veículo na estrada e ter, nesse instante, seu motor diesel travado. Ou de um paciente, durante uma cirurgia e o gerador não liga quando falta energia elétrica no hospital, pois ele é acionado por um motor diesel travado também.

Essas situações aconteceram em 2021 quando o diesel era o B13, com 13% de biodiesel e motores entupiram pela borra formada no tanque. Até as bombas dos postos travaram na época.

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Imagina o perigo do motorista de um caminhão ou um SUV ultrapassando outro veículo na estrada e ter neste instante seu motor diesel travado. Ou de um paciente durante uma cirurgia e o gerador não liga quando falta a energia elétrica no hospital, pois ele é acionado por um motor diesel.

Mas o problema está de volta: os postos já recebem desde 1º de abril o mesmo diesel B12 que comprovadamente trava motores, autorizado ilegalmente pelo Ministério de Minas e Energia. Que, não satisfeito, decidiu também aumentar o etanol na gasolina, de 27% para 30%, felizmente com conseqüencias menos drásticas para donos de automóveis e motos.

Flex, diferença só no bolso

No caso do carro flex, o novo percentual de 30% na gasolina só será sentido no bolso, pois o etanol tem menor poder energético e o consumo de combustível vai aumentar. O governo alega que o acréscimo de etanol vai significar uma atmosfera mais limpa pela redução de emissões de CO2, mas se “esquece” de que vai aumentar as de aldeídos (cancerígenos) e HC (hidrocarbonetos).

No caso de automóveis e motos com motores a gasolina, além do maior consumo, poderão também começar a apresentar problemas de funcionamento devido à presença de quase 1/3 de etanol para o qual não foram projetados. Tanto que no próprio manual do proprietário dos automóveis Mercedes-Benz, consta a proibição de se abastecer com gasolina contendo etanol num percentual acima de 10%.

Decisão a toque de caixa

Por que a ilegalidade do diesel B12? Porque o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) autorizou, no final de março, sua volta em 1º de abril. A ANP, encarregada de regulamentá-lo, ficou encurralada e teve de publicar – às pressas – as novas exigências para reduzir os inconvenientes do B12 em 04 de abril, com prazo de 90 dias para serem cumpridas. Valendo então apenas a partir de 04 de julho. Até lá, os tanques estão recebendo o mesmo diesel que tanta complicação provocou por ser higroscópico (absorver umidade) e formar borra no fundo do tanque. Que entope filtros, bombas e injetores do motor.

Além disso, apesar de exigido pelo próprio CNPE, a ANP não realizou – por falta de tempo hábil – os testes para comprovar se suas novas determinações atenuarão de fato os problemas do diesel. Questionada, ela declarou que foram feitos apenas “testes laboratoriais”. E não atendeu à nossa solicitação de enviar os resultados destes “testes”. Ou seja, nenhuma comprovação real do uso deste novo B12 circulando em ruas e estradas.

Acha que é só? Não fica no B12, pois o CNPE estabeleceu aumentos graduais de 1% ao ano até chegar em B15 em 2026.

E durma-se com um biodiesel desse.

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4 Comentários
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Fabiano 8 de maio de 2023

é só fazer um L que a mágica acontece e nada vai te acontecer kkk

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Rodolfo 8 de maio de 2023

Na década de 80 me lembro que faltou álcool para os carros. Meu pai, eu e a família toda estávamos a 100 km de casa com uma Chevrolet Caravan 2.5-L ano 1981 a álcool. Meu pai mandou encher o tanque com gasolina, o carro andava mas rateava. Já na década de 90 quase ninguém queria carro a álcool.
Assim creio que devia existir uma lei proibindo faltar no mercado etanol.

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Santiago 7 de maio de 2023

Ironicamente, isso começou a vigorar exatamente em 1° de abril.
É lastimável, e preocupante, que a nossa “política de combustíveis renováveis” se resuma a esse tipo de medida.

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Acir Viana de Campos 8 de maio de 2023

E inacreditável ainda amentar o percentual de álcool na gasolina, em 30 porcento, digamos que em 100 litros de gasolina agente paga 30 litros de álcool no preço da gasolina, isso é fraudar o bolço do consumidor, a gasolina já está cara se fosse sem mistura do álcool a gasolina rendia muito mais kilometragem. Depois dizem q não pode batizar a gasolina!

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