Detector de radar: o que a legislação diz sobre o uso desse dispositivo?

Não é difícil encontrar na internet sites vendendo dispositivos que atuam como detector de radar nas rodovias; Afinal, eles são legalizados?

aparelho detector radar portal
Dispositivo pode ser encontrado na internet (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
Publicado em 21/11/2022 às 16h35

As multas por excesso de velocidade (seja por extrapolar o limite e até 20% ou a cima disso) são as infrações mais frequentes no Brasil e, por isso, muitos motoristas têm recorrido a um aparelho que pode servir como detector ou até impedir que os radares de velocidade flagrem seus veículos.

Alguns motoristas alegam que utilizam esse detector de radar para certificar-se de que não está acima da velocidade por algum engano, ou para se precaverem de radares móveis escondidos com policiais à beira das rodovias.

VEJA TAMBÉM:

Esse dispositivo, que também pode ser utilizado para não pagar pedágio e desrespeitar o rodízio em São Paulo, por exemplo, pode facilmente ser encontrado na internet com preços que podem variar de acordo com sua qualidade. Alguns podem ser encontrados por algumas centenas de reais, mas os valores podem passar dos R$ 2 mil.

É bem verdade que aplicativos de GPS possuem uma função bem similar a essa. No entanto, eles nem sempre estão atualizados e funcionam de forma diferente do equipamento físico.

Funcionamento do dispositivo que detecta radar de velocidade

Esse aparato funciona da seguinte forma: o radar que detecta velocidade – seja ele fixo ou móvel – emite uma série de ondas eletromagnéticas que identificam a movimentação dos carros e a sua velocidade através de uma interação entre as ondas e o veículo.

Essas ondas emitidas pelo radar fixo podem ser captadas pelo detector de radar a uma distância considerável. Quando isso acontece o dispositivo apita e alerta o motorista.

Alguns desses ‘anti-radar’ podem embaralhar as ondas de rádio emitidas e inviabilizam a aferição da velocidade do veículo.

Existe ainda um terceiro tipo, que inviabiliza a identificação do carro do infrator utilizando flashes ocultos na moldura da placa, que é acionado sempre que a tecnologia percebe um radar por perto.

O detector de radar é legalizado no Brasil?

O uso do aparelho e software que apenas detecta a presença do medidor de velocidade não é contra a lei, embora seja repreensivo. Inclusive, como já citado, aplicativos de GPS possuem essa função sem causar prejuízos às regras de trânsito.

No entanto, aqueles que são capazes de interferir na captação da informação sobre o veículo a fim de evitar o registro de uma infração, são ilegais, como previsto no inciso III do Artigo 230 do CTB que diz que “conduzir o veículo com dispositivo anti-radar é infração gravíssima, e resulta em multa e apreensão do veículo.”

Dispositivos anti-radar são aqueles que interferem nas ondas de rádio que são emitidas pelo medidos de velocidade, ou que inibam a captação dos caracteres da placa do veículo.

Vale ressaltar que em caso de multa gravíssima, o valor a ser pago pelo infrator é de R$ 293,47 além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
edson cordovil 28 de novembro de 2023

Nada muda e continuamos reclamando!!

Avatar
edson cordovil 28 de novembro de 2023

Nós Brasileiros só reclamamos e não fazemos nada ou como muitos vamos morar no exterior……triste!!

Avatar
Fernando 16 de julho de 2023

É possível fazer um testdrive antes de pagar o aparelho? Sou “gato escaldado” e só acredito vendo.

Avatar
Almir Basso 21 de março de 2023

Detector de radar V8 não funciona e golpe

Avatar
Alfredo 12 de fevereiro de 2023

Você esqueceu a frase de passar semáforos fechados, isto também para você seria normal em caso de carro do Deus, o prefeito.

Avatar
Alftedo 12 de fevereiro de 2023

Você esqueceu a frase de passar semáforos fechados, isto também para você seria normal em caso de carro do Deus, o prefeito.

Avatar
mafagafo 6 de fevereiro de 2023

Eu tenho um dispositivo anti radar que funciona Perfeitamente. Chama-se Velocimetro.

Avatar
Leandro Machado 13 de janeiro de 2023

O dinheiro arrecadado com as multas é destinado a campanhas educativas de transito ou para implantação de novas tecnologias para continuar multando?

Avatar
José Rubens Modolo 9 de julho de 2023

Fui autuado injustamente, estávamos passando na av.regente feijo, bairro água rasa SP, em frente posto de PM estava sendo feito reparos no asfalto e duas viaturas onde eu dirigindo com as duas mãos no volante e batendo papo e mandou uma multa como se estive falando no celular. Pra mim no Brasil funciona como fabrica de multa. Paguei pois recorrer não adianta nada. Dá vergonha de ter pessoas como estas usando farda e ferrando pessoas do bem.

Avatar
José Rubens Modolo 9 de julho de 2023

Relato ficou faltando uma observação, vinha conversando com uma senhora !

Avatar
Nelson 20 de dezembro de 2022

Quem faz as leis não a cumpre. Carro do prefeito de São Paulo e de seus seguranças só andam nos corredores de ônibus e passam semáforos fechados. Isso s falar que os vereadores em seus carros oficiais pagos pelos contribuintes fazer as mesmas coisas, só andam nos corredores e faixas exclusivas de ônibus sem respeitar os semáforos fechados.
Sempre a mesma coisa: FAÇA O QUE EU MANDO E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO!!!!!!

Avatar
Junior 20 de dezembro de 2022

Carro do prefeito e outras autoridades tinha que pegar trânsito ? É isso mesmo gênio ?

Avatar
Nelson 20 de dezembro de 2022

Sim, não sou gênio e não precisa ser . O brasileiro gosta de ser capacho de políticos e de outras autoridades como vc disse. Na Europa o político tem que usar seu próprio carro e o deve o dever as leis de trânsito como outro cidadão, o político só tem direito a estacionamento como outro funcionário.

Avatar
Roberto 23 de dezembro de 2022

No Brasil quem tem que dar exemplo se sente dono das leis desrespeitando as leis que foram feitas para proteger, mais um caso de impunidade.

Avatar
Alftedo 12 de fevereiro de 2023

Você esqueceu a frase de passar semáforos fechados, isto também para você seria normal em caso de carro do seu Deus o prefeito.

Avatar
Edevaldo da hora dos santos 17 de dezembro de 2022

Tenho enterresse

Avatar
Andre Rocha 22 de novembro de 2022

Resumo da ópera: é mais fácil burlar a lei do que segui-la!

Avatar
Deixe um comentário