IPVA: tiramos as principais dúvidas sobre o tributo

O IPVA é o principal tributo que os motoristas devem pagar para poderem continuar rodando com seus carros e renovar o licenciamento

Governo do Mato Grosso (MT) optou por congelar o preço do IPVA em 2022
Os estados já estão anunciando as informações sobre como será em 2023 (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/12/2022 às 09h02
Atualizado em 22/12/2022 às 15h26

O ano de 2023 está chegando e logo no início vem a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Pagando esse tributo o motorista fica liberado para renovar o licenciamento de seu carro e contribuiu com as arrecadações de seu estado.

Esse é o principal imposto relacionado com a propriedade de um veículo, sua cobrança é reponsabilidade do estado onde o carro está emplacado. Por isso, as datas de pagamento, valores de alíquotas e isenções dependem também do estado. Listamos a seguir algumas informações sobre o tributo.

VEJA TAMBÉM:

Para onde vai o dinheiro do IPVA

Oficialmente, o valor pago pelo cidadão com o IPVA é direcionado para projetos relacionados com a infraestrutura viária, segurança e saúde. Uma parte menor é encaminhada para a educação básica. A verba acaba sendo parte do orçamento anual dos estados e municípios.

Como é calculado o IPVA

Já notou que cada ano o seu carro paga um valor diferente no IPVA? Isso se deve a ele ser calculado com base no preço do veículo na tabela Fipe. A tendência natural é que o valor abaixe anualmente, mas devido as recentes crises de abastecimento na indústria e subida dos preços dos carros novos, os carros usados também valorizaram.

A alíquota do tributo varia entre 1 e 4%, dependendo do estado. Existem alguns estados que dão incentivos sobre, como é o caso do Rio de Janeiro com os veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV).

Quem é isento de pagar

ford fiesta 2003 vermelho de frente
Em alguns estados, carros com mais de 15 anos são isentos (Foto: Ford | Divulgação)

Em determinados estados, carros acima de uma certa idade não precisa mais pagar o IPVA. Em alguns estados as pessoas com deficiência (PcD), taxistas, motoristas de veículos escolares e outras categorias também são isentas.

IPVA pode render multa?

Diretamente não. Se você não pagar o IPVA a consequência será o licenciamento não poderá ser renovado. Ser pego com o licenciamento atrasado que gera a multa gravíssima, com valor de R$ 293,47 e ainda soma sete pontos na CNH.

Como pagar o IPVA

Existem várias formas de pagar o IPVA. A mais direta é diretamente com o seu estado, pelo site do Detran ou secretaria de fazenda local. Alguns bancos também facilitam o pagamento, bastando apenas inserir o número do Renavan no aplicativo ou site.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário