EA WRC Rally: a razão de a Electronic Arts ter liquidado Dirt

Com a compra da Codemasters, EA abocanhou não apenas os direitos do game oficial da Fórmula 1, mas também o WRC

ea sports wrc trailer oficial
EA Sports WRC é o primeiro "voo" do publisher norte-americano no Mundial de Rali (Fotos: Reprodução | EA Sports )
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 10/09/2023 às 13h03

Em um concurso de popularidade, certamente a Electronic Arts não estaria entre os finalistas. A gigante dos games tem um modelo de negócios agressivo, que não se abala por liquidar franquias, mesmo que deixem uma legião de fãs órfãos.

Quando ela adquiriu a britânica Codemasters, já era sabido que ela passaria seu rolo compressor sem uma gota de remorso. Anunciou o fim de “Project CARS” e retirou os dois primeiros títulos de catálogo.

VEJA TAMBÉM:

Fez um remendo com “Grid”, com uma novelinha bisonha e jogabilidade muito inferior aos seu antecessores, que eram absurdamente divertidos. E por fim, ceifou “Dirt”.

ea sports wrc trailer oficial lancia delta hf 1
A série “Dirt” sempre contou com carros legais, mas faltavam os bólidos, pilotos, equipes e patrocinadores oficiais

Aposentar “Dirt” era algo inexplicável. Afinal, só restaram duas franquias de rali: a da Codemasters e o game oficial, que há muito está sob os cuidados da Nacon. Mas negócios são negócios, e CNPJ não tem coração e nem sentimentos.

Duas bolas na caçapa

E foi aí que a EA foi EA mais uma vez. A publisher já estava na janelinha da FIA, uma vez que comprou a Codemasters para abocanhar a franquia “F1”, negociar os direitos do “WRC” não seria tão difícil. E foi o que ela fez.

Em 3 de novembro chegará para PC, PS5 e Xbox Series X/S “EA Sports WRC”, o mesmo padrão de nomenclatura adotada nos demais games de esportes como “EA Sports UFC” ou “EA Sports FC 24” (antigo Fifa Soccer). O game se tornará o título oficial da categoria e será produzido pela Codemasters.

ea sports wrc trailer oficial ford puma
Carros atualizados e com patrocinadores reais estarão no novo game de corrida da EA Sports

De certo ponto, o game promete ser interessante. Afinal, a Codemasters já tem toda a estrutura pronta, entende de games de corrida como a EA nunca entendeu. Não se pode negar que a física de “Dirt Rally 2.0” e os gráficos de “Dirt 5” são infinitamente superiores aos games da série “WRC”.

A jogabilidade das produções da Codemasters também é melhor. O grande problema de “Dirt” era o fato de ser um jogo “off label”. O jogador não tinha a temporada oficial e não tinha os traçados oficiais.

Isso não tira a graça da experiência, sejamos francos. Mas há um fator: não ser oficial não arrebanha patrocinadores oficiais. Detalhe que impacta diretamente na receita. E como negócios são negócios, não se pode desprezar o dinheiro.

Carros de EA Sports WRC

Ainda não se sabe como será a jogabilidade, modos de gameplay e demais detalhes do título. Mas como já vimos em franquias de corrida da EA, como “NASCAR” e “F1”, ele deverá trazer um modo carreira, em que o jogador inicia nas categorias de base. Também podemos esperar por uma novelinha como “Ponto de Partida”, de “F1 21” e “F1 23”.

ea sports wrc trailer oficial subaru impreza mcrae 1
Se temos simuladores de rali, muito se deve ao Subaru e ao saudoso escocês Colin McRae

Mas o game herdará de “Dirt” uma coleção de carros clássicos. Elemento que a franquia “WRC”, da Nacon, só adicionou na décima edição. Além dos bólidos da temporada atual, o jogador também poderá pilotar carros como o Lancia Delta (quatro vezes campeão), assim como o lendário Subaru Impreza, com quem Colin McRae foi campeão em 1996 e posteriormente deu origem a franquia que se tornaria “Dirt” após sua morte.

Mas por hora, só deu para conferir o trailer, com um aviso garrafal de não se tratar do jogo final. Mas um detalhe é certo: o preço. “EA Sports WRC” custará R$ 250, um valor até surpreendente comparado pelo o que ela cobra por “FC 24”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Anderson 11 de setembro de 2023

Uma grande perda para os entusiastas de automobilismo, as franquias Dirt, Grid e Project Cars, ser comprada pela pior empresa gamer , a EA tem o toque de mierdas onde coloca a mão fica um coco
Microsoft poderia comprar essa empresa e trazer do limbo as franquias da Ea e Codemasters, veja hoje o que se tornou a série Forza muito excelente por sinal

Avatar
Deixe um comentário