Elétricos começam a baquear em mercados no exterior

Preços elevados reduzem o interesse de consumidores por carros elétricos nos mercados europeus e fabricantes reduzem o ritmo

Carros elétricos recorde de vendas setor automotivo mundial
Preços elevados dos elétricos espantaram os consumidores até mesmo no Velho Mundo (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Calmon
Publicado em 22/12/2023 às 09h03

É certo que a China continua como o maior mercado de carros 100% elétricos do mundo graças aos subsídios explícitos e implícitos, além das imposições por parte do governo ditatorial. Em alguns dos grandes conglomerados urbanos chineses só se pode obter uma licença ou placas para circular se for elétrico e, eventualmente, híbrido plugável.

VEJA TAMBÉM:

No continente europeu os países também oferecem bônus atraentes para quem decide adquirir um VEB (Veículo Elétrico a Bateria). As vendas vinham subindo rapidamente, mas nos últimos meses o ritmo arrefeceu.

No Reino Unido, os 24.359 VEB comercializados em novembro último representaram uma queda de 17,1% em relação ao registrado um ano antes. A participação de mercado caiu de 20,6% em 2022 para 15,6% no mês passado, de acordo com números da SMMT (sigla em inglês para Associação de Fabricantes e Concessionárias de Veículos). Algumas projeções apontam para uma recuperação em 2024, mas não há realmente certeza.

Por outro lado na Alemanha, maior mercado do continente, a VW foi a primeira a sentir uma diminuição de procura por modelos elétricos. Análises iniciais atribuíram a queda a uma inadequação dos produtos.

Audi e BMW ajustam estratégias para elétricos

No entanto, a Audi anunciou agora que irá adiar o lançamento de novos elétricos em resposta à diminuição do interesse dos compradores devido aos preços elevados em relação aos carros com motor de combustão interna (MCI). Em declaração ao site Automotive News Europe, o executivo-chefe da marca alemã, Gernot Dölner, admitiu que pretende reduzir a produção para evitar pátios cheios.

Já a BMW negou peremptoriamente que deixaria de investir em MCI. O presidente da empresa, Oliver Zipse, falou da sua aversão à proibição destes motores por parte União Europeia, em 2035. Alegou que isso colocaria os fabricantes de automóveis europeus numa guerra de preços com os produtos chineses.

Os novos registros de veículos elétricos ainda crescem a um bom ritmo nos EUA, mas limitados ao mercado de marcas de luxo. Porém, segundo dados da consultoria Experian, nos segmentos de altas vendas não conseguem avançar sobre modelos a gasolina e híbridos.

Uma surpresa, agora, veio do polêmico Elon Musk, o homem mais rico do planeta, dono da Tesla e de outros grandes negócios inclusive aeroespaciais. Ele afirmou que os alertas sobre mudanças climáticas são exagerados em curto prazo, embora repetisse que se considerava um ambientalista. Segundo o sul-africano naturalizado americano e canadense, maior produtor de carros elétricos do mundo, “petróleo e gás não podem ser demonizados”.

Difícil é saber exatamente o que ele considera “curto prazo”.

*A todos os leitores(as) feliz Natal e um ano de 2024 turbinado. É tempo de dar uma parada e volto ao volante na segunda semana de janeiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valdir 23 de dezembro de 2023

Isso e balela querem acabar com a coisa que deu certo carro elétrico e futuro dim

Avatar
Rodrigo 22 de dezembro de 2023

Até quando vocês continuarão fazendo apologia a carro eletrico?

Será que todas as evidências não são suficientes para pararem com essa apologia?

1) Bombeiros já relatam desconhecimento para combate à incêndios em carros elétricos;

2) GM já tem histórico problemático com os antigos EV e os atuais Bolt, tanto que existem estacionamentos nos EUA que não aceitam Bolt devido aos seus episódios de pegar fogo do nada;

3) A cadeia produtiva dos carros elétricos é tão ou mais poluidora que a dos carros a combustao;

4) O Mundo, em especial o Brasil, ja vive uma crise hidrica. O que acontecerá com o custo e escassez de água para aumento de produção de energia devido ao alto consumo para recarregar carros elétricos?

5) O custo da Energia Elétrica já é alto. No Brasil, ainda temos o agravante da falta de infraestrutura… haja visto os apagões ocorridos em SP e em outras capitais quando há fortes chuvas… O que acontecerá com o custo, consumo e distribuição de energia quando todos começarem a carregar carro na tomada?

6) Manutenção: o Brasileiro já é relapso por natureza com a manutenção preventiva dos carros. Conseliderando que não é qualquer “Oficina do Zé” que consegue fazer manutenção em carro elétrico, o que acontecerá com esses carros? Bombas ambulantes no trânsito?

7) Considerando o item 6, o que acontecerá com a vida util das baterias? Qual sera o custo para troca?

8) Considerando os itens 6 e 7, o que acontecerá com o custo de manutencao e desvalorizacao dos carros elétricos? Já existem estudos comprovando que a desvalorizacao do elétrico é muito maior devido a todos esses fatores.

9) Como será o descarte das baterias? Como sera a questao de contaminação do solo e rios?

10) o que aconteça com o trânsito com carros elétricos parados por problemas, por falta de energia X falta de infraestrutura para recarga e carros elétricos pegando fogo?

Bonus: diante de todos esses fatores, por favor, parem com apologia a carro elea tes que seja tarde demais. Já estou prevendo aquelas cenas de filmes apocalípticos, totalmente destruído, em guerra devido falta de agua e energia.

Avatar
Deixe um comentário