Embreagem está com problema? Sinais indicam hora da troca

O sistema pode durar de 10 mil a 100 mil quilômetros, mas se estiver com defeito e não for substituído, pode levar a problemas mais graves e caros

embreagem com problema
Por Bárbara Angelo
Publicado em 06/12/2019 às 17h45

É difícil estimar quanto tempo a embreagem de um carro dura, pois depende do peso do veículo, do jeito que o motorista dirige, qualidade do material e outros fatores. Contudo, seja aos 10 mil ou aos 100 mil quilômetros rodados, pode ser necessário substituir os componentes do sistema.

embreagem com problema

Como lembra o engenheiro Erwin Franieck, da Comissão Técnica de Transmissões da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil, a transmissão existe para fazer o acoplamento entre câmbio e motor.

“Sempre que você faz uma troca de marcha, você muda a rotação entre o motor e o câmbio e isso gera um pequeno desgaste. Mas esse desgaste é planejado e, se utilizado corretamente, pode durar até mais que 100 mil quilômetros”, explica ele.

Portanto, a substituição pode ser exigida a qualquer quilometragem se for conduzido de maneira errada, com acionamento excessivo do sistema. Neste último caso, pode haver a vitrificação do disco de embreagem ou uma grande redução em sua espessura, diz Franieck, o que diminui sua capacidade de atuação.

Se isso ocorrer, o motorista não deve esperar muito para levar o carro à oficina, já que falhas no sistema podem acarretar no surgimento de defeitos mais graves e de conserto mais caro, alerta o especialista. Contudo, o veículo dará sinais de que a embreagem não está em boas condições, e o condutor deve saber reconhecê-los.

A troca de embreagem pode ser feita nos carros com câmbio manual e também nos automatizados. Só escapam do serviço os carros automáticos.

Entenda a diferença entre carro automático e automatizado

Componentes do sistema de embreagem

Em um caso ou outro, se a substituição for necessária, as peças que precisam ser trocadas são as mesmas. O sistema é composto por:

  • Volante do motor
  • Disco de embreagem
  • Platô
  • Rolamento da embreagem

Geralmente, quando se faz a troca de um, também se substituem os outros, o que é conhecido como kit embreagem, uma cesta de peças incluindo disco, platô e, às vezes, também o rolamento.

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Quando for detectado que o sistema já não está atuando como deveria, ou manifestando sintomas incomuns, está na hora da troca. Substituindo os discos, o mesmo é feito com o platô, e recomenda-se aproveitar o serviço e também trocar o rolamento.

Apenas o volante do motor não necessita dessa atenção, e só é trocado em casos de mau uso extremo ou defeito de fabricação.

Componentes da embreagem: ela pode durar de 10 mil a 100 mil quilômetros, mas se tiver defeito e não for trocada, pode levar a problemas mais graves e caros.
Foto Shutterstock | Montagem AutoPapo

Quando está na hora da troca de embreagem?

Para saber que está na hora de pedir ao mecânico para dar uma conferida na embreagem, Franieck, da SAE, recomenda que o motorista fique atento se estiver experienciando qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha: se a transmissão emite aquele ruído áspero típico de quando não se engatou a marcha direito, mesmo que esse não seja o caso.
  • Dificuldade para engatar marchas: é um sintoma semelhante ao anterior mas, ao invés de ouvir o barulho, o motorista sente que o câmbio não está encaixando direito, mesmo que a embreagem esteja acionada.
  • Pedal muito baixo, mas que exige força: se o curso do pedal de embreagem estiver muito curto, ou seja, se não houver muito espaço entre ele e o assoalho do carro. Se isso ocorrer, mas ele não exigir força para ser acionado, pode ser sintoma de desregulagem em carros com 10 anos ou mais, pontua o engenheiro.
  • Embreagem instável ou imprevisível: quando não parece haver ponto certo para fazer o controle de embreagem, podendo ocorrer trepidações ou engate brusco da marcha.
  • Se, ao arrancar, o carro ameaça morrer quando o motorista começa a soltar o pedal de embreagem. Isso também é um sinal de que o sistema não está sendo capaz de fazer o acoplamento.
  • Embreagem “patinando”: a rotação do motor sobe sem o carro aumentar a velocidade, devido ao acoplamento incompleto entre disco e chapa de pressão.

Caso o pedal esteja duro, segundo Franieck, é um problema diferente do desgaste, como falta de lubrificação nos cabos ou irregularidades mais graves no sistema de transmissão de força.

O especialista também lembra que veículos com 10 ou 15 anos de existência precisam da regulagem da embreagem. Modelos mais novos, ao contrário, fazem isso automaticamente.

Confira nosso calendário que indica a hora de trocar as peças do carro

Aumente o tempo de vida do sistema

Também é possível tomar alguns cuidados para fazer a embreagem durar mais tempo. Confira três dicas para aumentar sua vida útil:

  • Evite fazer o controle de embreagem quando o carro estiver parado na subida. Nessa hora, o ideal é usar o freio e o ponto morto.
  • O mesmo vale para congestionamentos e sinal vermelho: coloque o carro em ponto morto e acione o freio.
  • Não deixe o pé esquerdo apoiado sobre o pedal da embreagem. Mesmo que ele esteja apenas “descansando” lá, qualquer pressão é suficiente para gerar desgaste desnecessário.
pe pressionado pedais da embreagem e do acelerador Embreagem pode durar de 10 mil a 100 mil quilômetros, mas se tiver defeito e não for trocada, pode levar a problemas mais graves e caros.

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20 Comentários
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Alex bruno 5 de maio de 2022

Bom dia tenho um prisma 2013 mecânico eu já fiz a troca do burrinho da embreagem 5 vezes em menos de 2 anos . o carro precisa esquentar ums 10 minutos para entrar as marchas o burrinho da embreagem não está durando nem 5 mil km a embreagem está nova mas continuo com esse msm problema

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Mário Teixeira 14 de dezembro de 2021

boas dicas mas gostaria de saber qual a causa quando se carrega a embriaguem e o acelerador o carro vai abaixo obrigado

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Alex Souza De Novais 15 de novembro de 2021

Certo boas dicas e sugestões da página !

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José Rubens Lima 28 de outubro de 2021

Bom dia, minha dúvida é a seguinte. Comprei meu Fiat palio fire 1.0 em 2005 zero está com 380.000 mil km nunca troquei embriagam e não apresenta nenhum sintoma de desgaste. Devo trocar a embriagam por precaução?

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Evandro 8 de agosto de 2021

Eu tenhoum tiggo7 e tá fazendo um barulho não sei se é câmbio ou embreagem qual eu pisso no pedal da embreagem o barulho some

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Evandro 8 de agosto de 2021

Eu tenho um tiggo7 ele faz um barulho estou na dúvida se é embreagem ou câmbio quandoeu piso no pedal da embreagem o barulho some

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Cláudia 12 de junho de 2021

Boa Noite estou com um ford focus 2008 piso na embreagem ele acelera não é sempre assim tem dia está normal tem dia ele acelera o atuador ja foi trocado alguma dica do que pode ser já não sei mais o que fazer

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Cleverton 14 de fevereiro de 2022

Você pode pedir para verificar o TBI conhecido como corpo da borboleta. Ele pode estar sujo ou danificado. Na maioria das vezes a limpeza resolve.

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Geraldo 1 de junho de 2021

Olá Boa tarde, quando trocar a embreagem também se deve trocar o cabo?

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ANTONIO CARLOS DE JESUS SANTOS 2 de abril de 2021

As orientações foram perfeitas; porém fiquei em dúvidas, pois meu JAC j3 s 2014, nunca me deu trabalho,agora passou a perder forcas na ladeira na segunda marcha na qual acostumava subir normalmente. O mecânico deu uma volta com ele e disse que é a embreagem e mandou comprar o kit.

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Rildo 7 de abril de 2021

Seu mecânico está correto, apesar de não ser mecânico, esse é um problema característico de embreagem.

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Valmir 12 de agosto de 2021

Rildo, por favor, por que isso acontece? É pelo tempo de uso ou pela forma que se usa a embreagem?

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ALEXANDRE 21 de março de 2021

Boa tarde, tenho prisma lt 1.O 2013 já troquei o kit de embreagem completo, bomba cilindro Mestre só está aturando máximo 20 dias aí a embreagem começar a ficar baixinha ok pode ser

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José mario 31 de maio de 2021

Esse tipo de tatuador usa o óleo de freio que pode estar contaminado provocando o desgaste dos atuadores ou ainda pode ser vazamento na tubulação.

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Henrique 1 de fevereiro de 2021

tenho um HB20 2019 comprado em agosto esta com 36.000 km, aconteceu neste final de semana de o motor esquentar e a embreagem acaba (para não funciona mais) e o carro continua ligado, não tem nenhum dos problemas relacionados acima, até fiz alguns testes que vi na internet tudo sem problemas, levei hoje de manhã na concessionaria e o mecânico já falou tem que trocar embreagem, sem fazer teste nenhum, queria retirar a embreagem não deixei, ligou com pouco tempo que deixei lá e ja veio tacando preço.

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HAF 5 de janeiro de 2021

Temos um linea 2015 que com menos de 50000 kilometros precisou trocr o kit de embragem, um absurdo!! Ja tivemos dois sienas comprados novos e nunca precisamos trocar. Temos uma eco sport 2012 tambem comprada nova que esta atualmente com 130.000 km e nunca precisou trocar… Alias esta eco eh uma guerreira, ar condicionado nunca deu problema, motor nao vaza oleo… Fiat nunca mais aqui em casa.

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Edson Coelho Dias 3 de janeiro de 2021

Excelente, gostei muito das explicações sobre (Sintomas que indicam desgaste no sistema de embreagem ), perfeito, resolvida minha dúvida.

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Marli Marin 1 de maio de 2021

No meu carro, o principal sintoma foi um barulho, que foi aumentando. Pelo barulho, parecia um problema em alguma correia, algum rolamento. Dois mecânicos tentaram descobrir o problema. Somente o terceiro descobriu. Fiquei com esse barulho no carro mais de ano. Mas recentemente o barulho aumentou e nessa semana foi trocado o kit de embreagem. Gastei quase mil reais, mas o problema foi resolvido. Ficou ótimo.

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Juio 9 de maio de 2020

Achei muito boas as dicas sobre os sitomas do desgaste do conjunto da embreagem

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Marli Marin 1 de maio de 2021

No meu carro, o sintoma foi um barulho.

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