Emulador de airbag é dispositivo que estimula a picaretagem

Criado com o propósito de ser usado em diagnóstico, dispositivo eletrônico está nas mãos de vendedores e mecânicos desonestos

emulador de airbag
Dispositivo eletrônico está sendo usado em golpes (Foto: Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/12/2021 às 21h03

Um golpe que acontece com frequência na praça é apagar a luz do airbag quando ela indica algum problema no componente. Muitas vezes, o airbag abriu em um acidente e, por ser cara a substituição, ela não é feita. E o painel indica o problema.

E, agora, tem um aparelho chinês que ajuda nesse golpe, o emulador de airbag.

VEJA TAMBÉM:

Como o emulador de airbag funciona? Você vai na conexão do sensor do airbag e liga esse pequeno componente eletrônico. Ele engana a central eletrônica que o airbag está lá e funcionando. Às vezes ele está estragado,  quebrado, nem tem airbag nenhum,  mas tem um aparelinho.

Emulador de airbag é para fazer diagnóstico

Oficialmente o emulador de airbag é vendido para o mecânico detectar qual das bolsas está com problema. Mas ele vai, compra o emulador, que custa  uma bobagem, e o coloca lá para a luz do airbag não acender mais.

Não devia ser preso o  mecânico ou vendedor de carro usado que usa um emulador de airbag dessa forma? Você está dirigindo o seu carro achando que tem o equipamento de segurança, e na verdade não tem coisa nenhuma e, no caso de um acidente, você não tem nada para  te proteger.

Airbag não tem recuperação

Vale lembrar que depois de disparado, o airbag não tem recuperação: ele deve ser substituído. Em alguns casos, quando o carro usado é desvalorizado no mercado, o custo de substituição pode ser tão alto que inviabiliza o reparo, provocando a chamada “perda total”.

Outro golpe envolvendo airbags é o seu roubo. Já existem bandidos especializados nessa ação. Se você encontrar um com preço muito abaixo do mercado, desconfie.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
HGodoy 6 de janeiro de 2022

Essas práticas de ocultar defeitos nos air bag já são usadas por picaretas a decadas resumindo brasil né.

Avatar
Deixe um comentário