[Boato] Encosto de cabeça serve para quebrar o vidro?
Boato que circula no WhatsApp garante que essa é uma funcionalidade extra do dispositivo, mas especialistas afirmam que ela não existe
Por AutoPapo 06/12/17 às 18h51Boato que circula no WhatsApp garante que essa é uma funcionalidade extra do dispositivo, mas especialistas afirmam que ela não existe
Por AutoPapo 06/12/17 às 18h51O encosto de cabeça pode ser usado para quebrar o vidro? Objetivamente: não!
Essa “funcionalidade extra” é, de tempos em tempos, alardeada em mensagens no WhatsApp. O alerta informa que os encostos são destacáveis, tem as hastes de fixação afiadas e que os vidros dos carros são facilmente quebráveis por dentro.
VEJA TAMBÉM:
O coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), Alessandro Rubio, atesta que não há nada que comprove que o vidro se quebra mais facilmente pelo lado de dentro do que pelo lado de fora. Em muitos carros, o encosto nem é destacável do banco.
“Não não há nenhuma montadora ou fabricante que comprove ou indique essa funcionalidade para o encosto de cabeça”, completa Rubio.
O coordenador técnico do centro recomenda que, em caso de acidente, os ocupantes do veículo devem manter a calma e tentar abrir a porta. Caso não consigam, e seja urgente sair do carro, devem procurar um objeto rígido e quebrar um dos vidros.
Hoje, uma das principais questões de segurança trabalhadas pelos fabricantes de automóveis é que o habitáculo fique intacto após uma colisão. Dessa forma, as portas não emperram, inclusive, facilitando a saída dos ocupantes ou o seu possível resgate.
Ao contrário do que o nome faz supor, o encosto é um dispositivo de segurança. Ele evita que, em caso de acidente, principalmente em batidas na traseira, a cabeça seja projetada para trás, o chamado “efeito chicote”, que pode provocar lesões graves na coluna e sequelas, como tetraplegia em casos extremos.
O uso correto dele é simples. Ele deve ser ajustado para que o centro dele fique na altura dos olhos. Ele também não deve ficar afastado da cabeça, justamente para ser efetivo minimizar o seu movimento em um eventual acidente. Esse ajuste deve ser feito também pelos ocupantes do banco traseiro, caso disponham do dispositivo.
Se for pra procurar algo regido a opção seria o encosto de cabeça sim, porque não faz um vídeo fazendo teste? Ao invés de dificultar, todo mundo sabe que não foi feito para isso mas é um recurso.
Concordo com o André. E os encostos dos veiculos VW, sao removiveis.
Não é uma função , mas é uma opção!