Espeto de churrasco feito na VW é exclusividade de restaurante japonês

'E os espetos usados para grelhar as deliciosas anchovas foram produzidos, na Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, a partir de cintas de aço'

espetos vw haiatsu tanji
Anchova assada como manda a tradição japonesa: simulando que ela está nadando (Fotos: Haiatsu Tanji | Divulgação)
Por Chico Lelis
Publicado em 17/09/2023 às 17h03
Atualizado em 10/11/2023 às 16h08

É sabido que a VW produz salsichas na Alemanha, que, Honda e Mitsubishi fabricam também aviões e a Yamaha tem um “afluente” que produz ótimos instrumentos musicais. Existem outros “desvios” das montadoras, já bastante divulgados pelos meios de comunicação.

Mas você é capaz de imaginar a Volkswagen do Brasil “fornecedora” de espetos para grelhar peixe em uma restaurante japonês, no início dos anos 1980?

VEJA TAMBÉM:

Pois é, este restaurante é o Kabura no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP). Lá, desde 1984, é servido o Yakizakana, em que a anchova é, como manda o figurino, o Sugata Yaki – a forma de assar a anchova inteira simulando seus movimentos, ondulados, dentro d’água.

E os espetos usados para grelhar as deliciosas anchovas foram produzidos, na Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, a partir de cintas de aço que fechavam as caixas de peças chegadas para a produção de veículos.

espetos vw 2
As cintas viraram espetos

Acontece que os irmãos Tanji (Sato e Hitoshi, este falecido) trabalharam na VW e lá deixaram amigos, depois que resolveram sair para abrir um restaurante, o Kabura (Lenhador em japonês), inspirados e orientados por seu tio, que foi criador, no início dos anos 70,  de um dos mais famosos, e pequeno, restaurantes japoneses de São Paulo, o Mitsuo Tanji.

Amigos que ficaram na fábrica presentearam os irmãos com alguns espetos (duplos) que permanecem firmes até hoje, grelhando a anchovas na brasa, há 39 anos.

É claro que no Kabura você vai encontrar Sushi, Sashimi e delícias da cozinha japonesa, que tem pratos quentes maravilhosos. Só não esperam encontram sushi de salsicha, de morango, cream cheese e essas invencionices brasileiras, encontradas em outros restaurantes japoneses. No Kabura, tudo é tradicional.

Para quem der sorte de pegar o Kabura em um dia mais calmo, a dica é conversar com o Satoshi, que conhece a fundo a cultura do Japão. Afamília veio de Fukushima, a bordo do Brasil Maru, em 1957.

Serviço: Kabura, rua Galvão Bueno, 346, Liberdade – São Paulo. Funciona de terça a sábado, das 18:30 às 22 horas. Reservas pelo  11-942304715 (WhatsApp).

banner setembro 23 chico lelis
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário