Estepe igual aos demais pneus do carro não será obrigatório

Relatora do PL que queria determinar pneu e roda sobressalentes idênticos aos demais afirmou que os componentes têm caráter exclusivamente emergencial

chevrolet tracker premier 2021 estepe porta malas
Chevrolet Tracker Premier é um exemplo de modelo que entrega "estepe fininho" (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 07/05/2021 às 13h11
Atualizado em 07/05/2021 às 14h29

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira, 5, proposta que obrigava fabricantes de veículos a prover estepe (pneu e roda sobressalentes) idêntico ao demais instalados no veículo.

A relatora, deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), recomendou a rejeição do Projeto de Lei 82/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), dos dois apensados e do substitutivo aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor.

LEIA MAIS

“O uso do estepe é exclusivamente de caráter emergencial”, explicou Jaqueline Cassol. “Todos os automóveis comercializados no Brasil seguem as normas vigentes quanto aos equipamentos obrigatórios e de segurança”, continuou.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, ao rejeitar essa mesma proposta em 2018, entendeu que o assunto é de ordem técnica. Assim, a decisão caberia ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Antes de ser descartado, o projeto que deseja tornar obrigatório o estepe igual aos demais pneus do carro será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por causa dos pareceres divergentes nas comissões designadas para analisar o mérito, o texto perdeu o caráter conclusivo e será analisado pelo Plenário.

Boris comenta sobre o estepe no vídeo abaixo, confira!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MOREIRA2024 8 de fevereiro de 2023

E de uma burrice e de pouco caso com a segurança do cidadão o que fazem esses ” deputados” idiotas com intuito de receber cache das indústrias de automóveis que assusta. Já pensou você dona coruja viajando em um Kia Carnival e te fura um pneu em uma rodovia onde a próxima cidade fica a mais de cem km, Se este carro pesa mais de duas toneladas fora passageiros e bagagem? Vai chutar prego para fazer taxinha.

Avatar
Sergio de Camargo 23 de julho de 2021

Tenho um cruze 2017, precisei utilizar estepe essa semana, a decepção foi enorme,sinceramente foi sentimento de raiva/engano, pensei!! como pode um carro desse porte com pneuzinho de bicicleta.

Avatar
José 15 de maio de 2021

Brasil, dimensões de continente… Em certas regiões, rodar com um pneu improvisado, o veículo jamais terá conforto e estabilidade.

Avatar
Marcio 13 de maio de 2021

Bem legal! Agora anda numa rodovia de 120 km/h, que sabe lá a quantos km vai ter uma borracharia, andando a 80 km/h (velocidade máxima permitida com estepe). É pedir pra ter acidente ou no mínimo atrapalhar e muito o fluxo da via!!! Não precisa ser da CET pra saber disso.

O estepe do GM Cruze (que é um carro com roda 17), parece pneu de CG Titan e a luz de instabilidade fica acessa no painel, ou seja, até o carro sabe que tá errado, mas vocês não!!! Dinheiro de cala boca entrando…

Avatar
Flávio 12 de maio de 2021

Em breve não virá mais com o motor.

Avatar
Filadelfo Prates Peixoto Filho 11 de maio de 2021

Deixo de comprar o carro..uma vergonha..deixa o carro na loja…
Quanto a deputada ganhou?

Avatar
Lafayette Magalhaes 8 de maio de 2021

O Brasil vai solicitar a Ferrari e Porsche fabricarem carros com estepes, e eles vão dar uma banana para a republica de bananas!!!

Avatar
Paulo 8 de maio de 2021

Eles tem tantos assuntos importantes para tratar e se apegam em bobagens. Então vou comprar um veículo novo e uma semana depois fura o pneu. Aí eu tenho um reserva de quinta categoria ou seja o lixo de pneu que foi pintando com graxa preta e veio novo de fábrica. Vergonha.

Avatar
Wagner Pires 8 de maio de 2021

Acho um absurdo,compramos gato e eles nos dão lebre, fazem isso pra cortar custos mas os precos são os mesmos,não era pra ser owrmitido nem entubar isso nos consumidores no final e o que acontece de termos que comorar outra roda/pneu pro carro nos tamanhos originais.

Avatar
Pacheco 8 de maio de 2021

Concordo plenamente e mais os nossos políticos deveria valorizar os produtos para o nosso país e não aceitar quirela imposta por empresas ,impor qualidade,segurança etc.

Avatar
Pacheco 8 de maio de 2021

Os nossos representantes políticos deveriam exigir ,qualidade,segurança,etc e não desmerecer o que merecemos .

Avatar
Eder Sanches 8 de maio de 2021

Parece brincadeira, pra variar as grandes empresas ganham. E se eu tiver que andar, 200 ou 300 km ?Vai andar no MT pra ver, vc anda isso e nao tem uma borracharia. Tem que andar com estepe e correndo o risco dele furar, pois é maia fino. Esses deputados nao pensam no povo, seja de Direita, Centro ou de Esquerda, sao todos corruptos e nao sabem nada das atribulaçao de quem eles comandam. Brasil….

Avatar
Alberto Dantas 8 de maio de 2021

Eu acho que a montadora pode colocar o estep como quiser e nós consumidores comprar daquele que tem estep igual aos demais, esse estep diferente prejudica o próprio fabricante, é falta de inteligência um estep diferente dos demais , seria como retirar a cereja do bolo.

Avatar
Severino Moraes 7 de maio de 2021

Isso já deveria ter sido aprovado à muito tempo….estepe tem de ser igual aos demais pneus do veículo, principalmente num país de dimensões continental como o nosso! Fiz uma viagem numa Kia Carnival com 7 passageiros (Guarulhos à Juazeiro do Norte CE) e furou um pneu próximo a cidade de Tucano BA, tive de colocar o estepe (aquele pneu fininho), cuja velocidade máxima é de 80kms/h. Não podia passar de 60kms/h. Pois, não era compatível com a carga e estrada local. Foi um perrengue. Depois disso, comprei outra roda e pneu original como estepe.

Avatar
Fernando B 8 de maio de 2021

Mas não foi aprovado e pelo jeito nem vai ser. No Brasil somos todos feitos de bobos.

Avatar
RONALDO DUARTE DE SOUZA 13 de maio de 2021

Gente, no dia de eleição, vamos sempre se lembrar destes problemas, e Não votar nos mesmos ( deputados/Senadores). Quem sabe,melhora….

Avatar
Alceu Noveiro 14 de outubro de 2021

A melhor solução era dos opala e chevete que colocavam na vertical pra nao tirar espaco apesar do tanque. Quem queria reclamava daquela bolota embaixo, mas é daí?

Avatar
Deixe um comentário