Faça como os norte-americanos e adote do ‘E70’ para evitar amolação

Nos EUA, automóveis abastecidos com etanol não precisam de tanquinho de partida a frio ou canaleta que aquece o álcool, a solução é mais simples

frentista abastecer carro com gasolina etanol
A regra do E70 pode ser aplicada em qualquer carro flex nacional (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/02/2023 às 18h21

Não sei se você tem conhecimento disso, mas o Brasil não é o único país que tem automóveis que rodam só com etanol. Muita gente que vai, por exemplo, lá nos Estados Unidos, vê automóveis que rodam com etanol, com álcool. Esse etanol vem descrito como e85. O que significa isso? Muita gente fica curiosa. O e85 quer dizer etanol 85%.

E os outros 15%? Gasolina! Então você pergunta: “Mas para que a gasolina? O nosso etanol não tem gasolina.” Mas deveria! E é aí que eu quero chegar. Lá nos Estados Unidos, ao invés de colocar esse sistema de injeção de gasolina quando o carro está com o etanol para pegar no frio, eles foram muito mais inteligentes, puseram 15% de gasolina.

VEJA TAMBÉM:

Então o carro funciona muito bem com o etanol 85%, gasolina 15%. E mais, no inverno o etanol continua sendo chamado de e85, mas eles aumentam a mistura da gasolina de 15% para 30%. É como se o etanol passasse a se chamar e70, porque 30% é gasolina.

E essa é a recomendação que eu dou também aqui para o motorista que tem o carro a etanol no Brasil, flex, com etanol. No inverno, para você evitar aqueles problemas do sistema de injeção que não funciona, daquelas parafernalhas eletrônicas e mecânicas para resolver o problema do etanol, que dificilmente pega quando as temperaturas estão abaixo de 13°, 14° – O que você faz? –

Coloca, se seu carro é flex 25%, 30% de gasolina no tanque. Então você vai fazer o seu e70, 70% de etanol, 30% de gasolina, para resolver o problema do carro a álcool que se recusa a pegar nas manhãs mais frias. Gostou dessa dica?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vladir 4 de fevereiro de 2023

Isso serve somente para carros antigos, os novos não tem mais o problema de partida a frio, acho melhor o editor da meteria se atualizar .

Avatar
Ilto Bendo 2 de fevereiro de 2023

Como ficaria custo por km e consumo comparando abastecendo somente om etanol ou gasolina?
Me parece que esta seria a equação a ser perseguida.

Avatar
Sidnei Sanches 2 de fevereiro de 2023

Não esqueça que a nossa gasolina tem 25% de etanol. Acho melhor voce refazer as contas.

Avatar
Deixe um comentário