Gasolina para autonomia, etanol para desempenho ou tudo misturado

Muitos motoristas não chegam a um consenso sobre qual é o melhor combustível para seu carro flex: gasolina, etanol ou meio a meio

01 volks total flex 22 03
Motor flex completará 20 anos em 2024 (Foto: VW | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/01/2023 às 15h03

O carro flex já está aí a quase 20 anos, foi lançado em 2003 e até hoje tem gente que não entende muito bem qual é o combustível ideal. Sabe por quê? Porque a resposta é depende. Como depende? Gasolina ou etanol?

Se você quer um desempenho um pouco maior, etanol. Se você quer maior autonomia, parar menos no posto, gasolina. Porque o consumo da gasolina é menor. Mas se você quer é gastar menos, aí você tem que fazer as contas para descobrir se é mais barato no fim do mês usar o etanol ou a gasolina.

VEJA TAMBÉM:

E a regra é: veja o consumo com um e com o outro e faça as contas. Não se esqueça que aquela dica do 70% não vale mais. Aquilo é muito antigo. Já tem carro que você pode botar etanol até 75% do preço da gasolina, está valendo. Vale a pena o etanol. Não é mais 70%. Mas tem uma outra proporção que muita gente usa, que é “fifty-fifty”, 50/50: metade etanol, metade gasolina. Por quê?

Porque você colocando metade de etanol e outra metade de gasolina, sem se preocupar com o aspecto financeiro, você vai ter um pouco de aumento do desempenho sem perder muita autonomia. Quer dizer, sem aumentar muito o consumo.

Então, muita gente prefere metade, metade. Você ganha um pouquinho de desempenho e não perde totalmente a autonomia da gasolina. Deu para entender qual é o combustível ideal para o carro flex em função das suas necessidades?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nyc São Paulo 7 de maio de 2023

Sempre coloco 30% de gasolina e 70% de etanol. Dessa forma, garanto quase a máxima potência, por causa do etanol, com uma melhor quilometragem e mantendo o sistema lubrificado e mais estavel, sem falhas, devido a gasolina.

Avatar
Reynaldo 23 de março de 2023

Gostaria de saber se no motor turbo com injeção direta o ideal é usar álcool ou gasolina? Seria interessante termos opção de motores somente a gasolina ou somente a álcool, pois performam melhor e consomem menos do que essas gambiarras flex. Meus carros 100% álcool eram super econômicos…

Avatar
Rafael 16 de janeiro de 2023

Tema um tanto quanto complicado, o consumo varia de carro pra carro, tinha um Onix que eu só rodava no álcool por questão de economia, fazia 8 por litro na cidade, enquanto na gasosa fazia 10 por litro, porém o que eu reparava era que o líquido de arrefecimento sempre sujava muito rápido com aquele aspecto de ferrugem, acho que devido a quantidade de agua adicionada, desde então só uso gasolina no meu Argo, espero que não aconteça a mesma coisa como em meu carro anterior,. Quanto a misturar combustível, eu não o faria, até pela questão da sonda que ficaria “perdida” com essas misturas.

Avatar
Gabriel 16 de janeiro de 2023

Se o líquido de arrefecimento suja mais rapido com etanol, significa que ele está perdendo a reserva básica dele por causa da acidez característica dos gases resultantes da combustão. Se foce você, faria uma checagem do estado da junta de cabeçote…

Avatar
Rafael 18 de janeiro de 2023

Nem estou mais com o Onix…nesse meu atual carro só uso gasolina.

Avatar
Alemão do Horto 14 de janeiro de 2023

Abasteço sempre com álcool desde os primeiros motores por volta de 1980..prefiro desempenho, meu celta e corolla agradecem, motor fica mais valente.

Avatar
Gabriel 16 de janeiro de 2023

Se o etanol trouxesse a mesma economia que trazia nos anos 90 e no início dos anos 2000 antes dos carros flex, a primeira coisa que eu faria seria taxar o cabecote além do limite. Como isso não acontece, eu uso etanol apenas quando compensa, aumentando a distancia dos eletrodos das velas entre 20 e 30% para aumentar o flame kernel e servir na prática como um pequeno aumento da taxa de compressão. Velas com eletrodos em V também ajudam.

Avatar
A. Carlos 13 de janeiro de 2023

Mas tem mecanico dizendo que não se deve usar meio-a-meio, pois estraga o sistema eletrônico.
Afinal, é saudável fazer a mistura meio-a-meio?

Avatar
Gabriel 16 de janeiro de 2023

Perfeitamente saudável, e às vezes até necessário, se ocorrer detonação quando houver apenas gasolina no tanque. A única recomendação é a mesma para todos os carros flex: Apos abastecer, deixe o motor funcionar por pelo menos 5 minutos, não importa se estiver dirigindo o carro ou não.

Avatar
Georges 13 de janeiro de 2023

Etanol batizado é etanol e água, alcolina batizada é um coquetel que, se bobear, até gasolina tem. Só uso etanol para evitar maior probabilidade de esculhambar o motor.

Avatar
Gabriel 16 de janeiro de 2023

O pior é que podem acabar misturando metanol ao etanol, e o metanol é extremamente corrosivo.

Avatar
Américo 13 de janeiro de 2023

O primeiro comentário deixa de explicar que o uso do etanol, no começo chamavam-no de álcool, era pra poupar a emissão de gases nocivos na atmosfera e isso ainda deveria ser levado em conta até hoje.

Avatar
Gabriel 16 de janeiro de 2023

Alem disso, o uso do etanol como combustível foi pensado para substituir o aditivo antidetonante chumbo tetraetila, que estava ligado até mesmo ao aumento das taxas de criminalidade.

Avatar
Américo 17 de janeiro de 2023

Confesso, jamais soube que existia o tal aditivo. Mas boa informação. Será que ainda hoje é adicionado à gasolina batizadíssima?

Avatar
Gabriel 18 de janeiro de 2023

O chumbo tetraetila agora é usado apenas em aplicações específicas, como a gasolina de aviação 100LL. Isso é feito para manter as características originais do combustível, já que ele é usado em motores de aeronaves que podem ter mais de 70 anos de idade. Na gasolina batizada, usam etanol hidratado ao invés do etanol anidro que deveriam usar. Só não usam chumbo simplesmente porque ficou muito caro.

Avatar
Alexx gregg 13 de janeiro de 2023

Sempre fui a favor do álcool desde os primeiros motores em 79/80..prefiro desempenho a economia..

Avatar
LUIZ GUILHERME BARROS SANTOS 13 de janeiro de 2023

O carro flex tem mais de 20 anos e tem gente que ainda não entende como a coisa funciona! Das Sugestões acima, a maioria é pertinente mas o mais importante é que os tais “70%” no preço do etanol não vale mais !! Esqueça ! Eu, por uma questão pessoal, rodo quase o tempo todo com gasolina comum ou aditivada: O motor trabalha mais silencioso e mais “redondo”> conforto é importantíssimo. Ah ! e em termos de economia nem preciso calcular: meu carro é 1.6. Então 9 km/litro na cidade e 14 na estrada é ótimo ( rodando com etanol não faz nem 60% disso !).

Avatar
Gabriel 12 de janeiro de 2023

Para os turbo flex injeção indireta: Etanol comum/aditivado.
Para os turbo flex injeção direta: Etanol aditivado de marcas conhecidas.
Para ambos, a gasolina comum ou aditivada vai tirar potencia, e a gasolina de alta octanagem não compensa a diferença de preço. Se não tiver opção, use gasolina aditivada de marcas conhecidas. Procure não usar gasolina comum, pois quase toda a gasolina comum é formulada, enquanto a gasolina refinada é guardada para fazer gasolina aditivada.

Para os flex aspirados injeção indireta: Use o que custar menos por Km rodado, a regra dos 70% nem sempre funciona. Se grilar com gasolina, coloque etanol até parar, e mantenha essa proporção até o etanol compensar mais.
Para os flex aspirados injeção direta: Vale a mesma regra acima, mas use apenas combustíveis aditivados de marcas conhecidas, para proteger o sistema de injeção.

Avatar
Eduardo Cres Mei 12 de janeiro de 2023

Gosto muito de usar gasolina podium, principalmente nos carros 1.0 turbo automático.

Avatar
Gabriel 12 de janeiro de 2023

De fato a gasolina podium é muito boa, mas se o carro não for preparado para tirar proveito de uma gasolina de alta octanagem, é dinheiro jogado fora. Se o carro for flex, o etanol aditivado compensa mais em todos os sentidos.

Avatar
Eduardo Cres Mei 16 de janeiro de 2023

Gabriel dizem que a gasolina aditivada não tem fiscalização na mistura do aditivo, tornado o combustível não confiável, isso não vale também para o etanol aditivado?

AutoPapo
AutoPapo 16 de janeiro de 2023

O mesmo ocorre com o etanol aditivado.

Avatar
Gabriel 16 de janeiro de 2023

Exato, o mesmo ocorre com o etanol. Por isso mesmo é bom usar combustíveis aditivados de bandeiras conhecidas.

Avatar
jose 8 de janeiro de 2023

quando vou pra longe ponho gasolina – pra rodar na cidade uso alcool

Avatar
Deixe um comentário