[Vídeo] Excesso de óleo pode destruir o motor, veja os estragos

YouTuber desmonta um motor V6 que estava com 8,5 litros de lubrificante no cárter e seu estado era deplorável para um carro com 105 mil km

motor v6 jaguar com excesso de oleo
Esse V6 Jaguar estava com 3,1 litros de óleo além do recomendado (Fotos: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 18/01/2024 às 09h02

O Boris já avisou diversas vezes sobre os riscos de colocar mais óleo que o recomendado pelo fabricante. Esse excesso, também pode gerar problemas que, com o tempo, podem colocar todo o motor em risco.

O canal I Do Cars desmontou um motor V6 3.0 com supercharger da Jaguar que rodou com óleo em excesso no cárter e possui 105.600 km no hodômetro. No vídeo podemos ver os danos que essa prática causa.

VEJA TAMBÉM:

Esse motor tem capacidade para levar 5,4 litros de óleo lubrificante no cárter. Ao desmontar, a oficina drenou 8,5 litros de óleo.

Conforme o Boris já explicou, o excesso de óleo no motor faz que o virabrequim bata no lubrificante. Isso cria espuma no cárter, que por sua vez é aspirada pelo pescador.

Como na espuma há mais ar que óleo, isso causa deficiência na lubrificação do motor. É quase como se o motor tivesse sem esse fluído.

Os estragos no motor V6 com óleo em excesso

motor v6 jaguar com excesso de oleo desgaste nas paredes dos cilindros
O desgaste nas paredes do cilindros demonstram que a lubrificação era deficiente

Os danos eram visíveis antes de desmontar o motor: a parte externa do bloco estava coberta por óleo. Para girar o virabrequim era necessário muito esforço.

As únicas peças que não sofreram danos devido ao excesso de óleo no motor foram a bomba d’água e o supercharger. O compressor mecânico possui um sistema de lubrificação independente.

Durante a desmontagem do motor V6, foi encontrado muita carbonização nas velas e nas válvulas. Peças que deveriam sair com facilidade exigiram força para ser retiradas, como as tampas de válvulas.

Com o motor aberto, foi possível notar muito desgaste nas paredes dos cilindros e nas saias dos pistões. Isso se deve ao atrito direto entre metal e metal, por não existir a película de óleo.

motor v6 jaguar com excesso de oleo pedacos de metal no pescador
Limalhas foram encontradas por todo o cárter e no pescador, eram de duas bronzinas que foram destruídas

O verdadeiro horror foi descoberto ao virar o motor de ponta-cabeça e desmontar o cárter. No reservatório foram encontradas diversas limalhas e pedaços de metal retorcido.

Dois pistões estavam presos com folga ao virabrequim. Após desmontá-los, foi constatado que não haviam mais as bronzinas. Os pedaços de metal encontrados no cárter e no pescador eram essas bronzinas trituradas.

Nos outros quatro cilindros as bronzinas giraram em falso, outro sinal de que algo estava muito errado. Tudo isso devido a 3 litros de óleo em excesso no cárter do motor.

Segundo o apresentador do vídeo, o carro teve perda total devido a uma batida. Mas o estado do motor pode indicar uma fraude no seguro, onde o carro foi batido de propósito para o dono não ter que arcar com esse prejuízo causado pela manutenção mal feita.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário