Fading: efeito perigoso é evitado com o uso do freio motor

Até mesmo veículos novos ou com a manutenção rigorosamente em dia estão sujeitos a esse fenômeno, caso o condutor não adote boas práticas de direção

shutterstock 524611213
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 23/06/2019 às 15h00
Atualizado em 24/06/2019 às 20h22

Um efeito indesejado e perigoso que pode acontecer com o sistema de freios do carro é chamado de fading. Há quem prefira usar um termo em português e classificá-lo como fadiga. As duas palavras designam o mesmo fenômeno, que é bastante perigoso.

Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico Automotivo da Bosch, explica como a fadiga dos freios acontece. “O fading ocorre quando a temperatura da pastilha e do disco supera a temperatura de trabalho máxima que eles suportam. Aí, o coeficiente de atrito diminui, e o sistema não consegue gerar força de frenagem”, declara.

Boris explica sobre o fading do freio de carro: assista ao vídeo!

A fadiga pode acontecer se o motorista acionar o pedal de freio ininterruptamente por longos períodos. Ao trabalhar seguidamente, sem intervalos para que haja refrigeração, o sistema superaquece. Até mesmo veículos novos ou com a manutenção do freio rigorosamente em dia estão sujeitos a esse efeito.

O fading tem maior propensão a ocorrer em longas descidas de serra, com o veículo carregado. Os efeitos são logo percebidos a bordo: “Os freios não surtem efeito. O motorista não sente qualquer alteração no pedal, que estanca normalmente, mas o veículo não perde velocidade”, explana o especialista.

Falta de manutenção adequada no sistema de freios também torna o sistema mais sensível ao fading. O fluido de freio precisa ser trocado periodicamente, pois é higroscópico, ou seja absorve água. A umidade abaixa o ponto de ebulição desse componente, o que o faz entrar em ebulição  rapidamente, provocando o fadiga.

Dicas para evitar o fading nos freios

A boa notícia é que a fadiga é facilmente evitável: isso depende somente de boas práticas de direção. “Não se pode colocar o carro em ponto morto (no caso de modelos com câmbio manual) ou neutro (no caso dos automáticos) nessas situações. O motorista deve usar o efeito dinâmico do freio motor”, indica Lovirazo.

Outra das dicas do gerente da Bosch é engatar, em declives, a mesma marcha que seria utilizada em aclives de igual inclinação. Outrossim, cabe destacar que, em veículos automáticos, o condutor também pode reduzir ou fazer a transmissão utilizar as marchas mais fortes. Vale lembrar ainda que ultrapassar a capacidade de carga do veículo também pode causar o fading nos freios.

Pisar no pedal de freio por longos períodos pode causar fading

Após sofrer os efeitos da fadiga, o freio de carro volta a funcionar corretamente ao atingir as temperaturas ideais de trabalho. Em outras palavras, o sistema volta à performance normal depois de ser refrigerado, sem quaisquer consequências. “Se forem utilizados componentes de baixa qualidade, o fading pode ocasionar a vitrificação dos discos. Mas, usando materiais de primeira linha, não há problemas decorrentes”, conclui Lovirazo.

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel Souza 23 de junho de 2019

Faltou falar do Fading de fluido, que pode ser evitado com a troca do mesmo, muitas vezes esquecida ou feita de forma inadequada.

AutoPapo
Alexandre Carneiro 24 de junho de 2019

Olá, Daniel!
Caro, citamos rapidamente a questão da necessidade de troca do fluido porque já temos uma matéria completa sobre a manutenção do sistema de freios. Nela, constam explicações mais detalhadas sobre esse assunto. O link para essa matéria foi disponibilizado ao longo do texto.
Abraço e obrigado por comentar!

Avatar
Deixe um comentário