Faixa de trânsito e suas cores: saiba o significado delas para evitar multas

A faixa de trânsito pintada nas rodovias são muito mais do que uma decoração, e servem para organizar o fluxo de carros na região. Entenda

faixas de transito significado cores
Ultrapassar em faixa contínua é uma infração gravíssima (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 26/05/2023 às 08h02

Enquanto estava dirigindo, certamente você já percebeu que as faixas de trânsito pintadas no asfalto, vez ou outra, se tornam contínua ou pontilhada e, principalmente, podem variar entre as cores branca e amarela.

Essas faixas estão sinalizadas no asfalto por um motivo específico, que vai muito além de dividir as pistas que os carros podem trafegar. Elas podem indicar, por exemplo, regras para ultrapassagem e até o sentido de trânsito da via.

VEJA TAMBÉM:

Embora ela tenha essa finalidade, muitos motoristas não sabem ao certo o significado de todas as faixas e cores sinalizadas na via. Por isso, é importante sabe do que se trata cada uma, tanto para evitar multas, quanto acidentes.

O que significa as cores das faixas de trânsito

faixas de transito significado

Existem diversos tipos de faixa de trânsito previstos no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), e cada uma delas possui uma atribuição diferente. Segundo o próprio código, elas podem ser definidas como “qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores”.

Mas antes de explicar o que significa cada disposição, é preciso se atentar para as cores das faixas de trânsito, já que cada uma tem a sua função. E é bem simples de entender.

A pintura amarela indica a delimitação de pistas como sentidos opostos e regulamentam deslocamentos laterais. A faixa pode ser simples ou dupla, contínua ou seccionada. Além disso, ela pode marcar espaços proibidos para estacionamentos.

Quando é a faixa branca, quer dizer que o fluxo de veículos é para o mesmo sentido, que também podem ser contínuas ou seccionadas.

Ainda existem paletas menos comuns, como o azul, que marca área de estacionamento ou de embarque e desembarque para pessoas com deficiência, e o vermelho, que indica ciclovias e ciclofaixas.

Faixas contínuas e tracejadas

No tópico anterior, foi dito que tanto a marcação da faixa na cor amarela, quando da branca, podem ser “simples, duplas, contínua ou seccionada”.

Quando se está na rodovia e você se depara com uma faixa amarela contínua do seu lado da via, quer dizer que – além do local ter fluxo de carros no sentido oposto – a ultrapassagem é proibida naquele trecho. No caso da pontilhada, tracejada ou seccionada (chame como preferir) sinaliza que a ultrapassagem é permitida.

A faixa de trânsito amarela contínua, geralmente, está posicionada nas subidas, curvas ou próximo a trevos – pontos em que a visibilidade do carro que vem no sentido oposto pode ser comprometida. A seccionada, por sua vez, aparece nas descidas, ou nas retas longas, onde não se tem a visão prejudicada.

Desrespeitar a sinalização pode resultar em multa

Desrespeitar o significado da faixa de trânsito é passível de multa, que rende pontos na CNH e pode pesar no bolso do motorista. Ultrapassar em faixa contínua, devido ao risco para o motorista e às outras pessoas que ocupam a via, é considerada uma infração gravíssima, que rende 7 pontos na CNH e uma autuação de R$ 293,47.

Se a pista estiver com a faixa amarela, e o condutor insistir em andar no sentido contrário – caso ele confunda, por exemplo, que o local é mão única -, a notificação também é gravíssima, rendendo os 7 pontos na CNH e autuação de R$ 293,47.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário