Farol aceso durante o dia nas rodovias ainda é obrigação?

Três anos depois de sancionada, lei que determina a obrigatoriedade ainda é questionada pela Câmara dos Deputados

farol baixo rodovia foto jose cruz agencia brasil
Por Laurie Andrade
Com Bárbara Angelo e Agência Câmara
Publicado em 22/11/2019 às 16h30
Atualizado em 10/01/2020 às 12h54

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na última quinta-feira, 21, o Projeto de Lei que dispensa o uso do farol aceso durante o dia em estradas e rodovias integradas a áreas urbanas. A obrigação do farol baixo em rodovias brasileiras surgiu em 2016 com a Lei 13.290/16.

O texto aprovado também exige que as luzes de rodagem diurna (DRL) se tornem equipamentos obrigatórios nos novos veículos a partir do quarto ano de vigência da lei, na forma e no prazo a serem estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essas luzes equivalerão ao uso dos faróis quando em trânsito nas estradas e rodovias.

A matéria analisada pela comissão é o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes, elaborado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ). O projeto original (PL 5608/16) foi apresentado pelo ex-deputado Laerte Bessa (DF).

Como foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto que quer o fim da obrigatoriedade do farol baixo durante o dia em rodovias integradas a áreas urbana deve seguir diretamente para análise do Senado.

Mudança na penalidade

O texto aumenta ainda a penalidade para quem trafegar com os faróis desligados durante a noite, para diferenciar da nova exigência de uso dos faróis durante o dia. A infração passa a ser considerada grave.

farol baixo rodovia foto jose cruz agencia brasil
Foto José Cruz | Agência Brasil

A Lei do Farol Aceso nas Rodovias Brasileiras

A Lei 13.290, sancionada em 24 de maio de 2016, passou a obrigar motoristas a utilizar o farol aceso em rodovias no período diurno. A desobediência da regra passou a ser considerada uma infração média, com multa de R$130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Em setembro de 2016 a Justiça Federal suspendeu a Lei do Farol por meio de uma liminar. A justificativa era a de que as vias do país não tinham sinalização suficiente para indicar a necessidade do farol baixo ou de luzes diurnas nos períodos matutino e vespertino. A medida não durou e, em outubro, a regra voltou a valer.

Desde que a lei entrou em vigor, em oito de julho de 2016, o presidente Jair Bolsonaro se opôs à determinação. Na época, o então deputado fez uma enquete nas redes sociais para saber o que os seus seguidores pensavam sobre o assunto. Veja:

bolsonaro enquete farol rodovia
Imagem Internet | Reprodução

Em junho de 2019, Bolsonaro entregou à Câmara dos Deputados uma proposta para alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as mudanças está o fim da obrigatoriedade do farol aceso durante o dia nas rodovias.

O texto prevê o uso do farol apenas nas rodovias de faixas simples, não duplicadas, e em casos em que os veículos não possuam a luz de rodagem diurna (luz diurna de LED).

De acordo com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, obrigação não levou em consideração as altas temperaturas brasileiras que diminuem a vida útil das lâmpadas dos veículos em circulação, uma vez que elas não foram produzidas para permanecerem acesas durante todo o tempo.

O governo aproveitou a proposta para inserir na Lei de Trânsito a exigência de que os veículos futuros sejam fabricados com as luzes de rodagem diurna, conforme requisitos já estabelecidos pelo Contran. Essa última determinação é benéfica, apesar de estar um tanto quanto atrasada. Geni Bahar, engenheira civil especialista em tráfego e desenho de estradas, explica que há 25 anos o Canadá instituiu a obrigação do DRL às fabricantes que produzem ou importam para o país.

O farol baixo durante o dia é mesmo eficaz?

No primeiro mês de aplicação da “lei do farol baixo” houve uma redução de 36% no número de colisões frontais em pistas simples, de acordo com um levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Outro dado importante é que o número de atropelamentos caiu 34%.

“Se apenas uma morte for evitada, a lei dos faróis já está justificada”, defendeu na época o inspetor da PRF Aristides Júnior. Foi constatada também uma diminuição de 56% nos óbitos decorrentes de batidas frontais e de 41% para os pedestres atingidos.

Em fevereiro de 2019, o AutoPapo questionou a PRF novamente sobre os acidentes diurnos e a interferência da determinação. A resposta foi a seguinte:

É complexo afirmar que a redução de acidentes diurnos ao longo dos últimos dois anos está atribuída apenas a uma legislação específica, uma vez que a PRF vem se esforçando para atingir a meta de redução de mortes no trânsito sugerida pela ONU. Mas é fato que os acidentes durante o dia diminuíram consideravelmente desde que a Lei do Farol Aceso foi sancionada. Foram 51.480, em 2016, diante de 32.060, em 2018.

Membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), Alessandro Rúbio afirma que utilizar a luz baixa durante o dia faz com que o veículo seja percebido com mais facilidade. Entretanto, dados relativos à eficiência da medida são de difícil aferição, já que em uma via de trânsito há diversas variáveis envolvidas.

Ainda assim, o engenheiro acredita que a legislação deveria ser bem recebida. Isso porque preza pela segurança e não traz grandes transtornos para o condutor. Ao mesmo tempo, também não acarreta em despesas para o estado.

Embora concorde com sua aplicação, Rúbio afirma que outras medidas também devem ser tomadas para tornar as estradas e ruas mais seguras. “Não é isso que vai resolver as mortes no trânsito”, frisa. O engenheiro acredita que melhorias na infraestrutura das vias e uma educação de trânsito mais completa são fundamentais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
75 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcus vieira Jorge 8 de abril de 2022

Esqueceram de falar , o que causa acidentes são: estradas sem sinalização , subidas sem terceira faixa para veículos mais lentos , estradas com boa pavimentação e sinalização visível , com acostamento de no mínimo 2,80 de largura , pontos de descanso para os usuários , para se criar leis descabidas e dizer que deu certo é fácil , fazer essas medidas para evitar acidentes é difícil …aqui quem vos fala é um caminhoneiro que roda em média de 8 a 5 mil quilômetros por mês.

Avatar
Lucas Souza de Araujo 16 de setembro de 2021

Levei uma multa em 2018, por transitar durante o dia com farol desligado numa Df. Tomei conhecimento recentemente, tem como recorrer?

Avatar
Carlos 24 de agosto de 2021

Senhores, gostaria muito de ver se estas pessoas que fazem estas leis vigorarem contra a população dirigem com as devidas regras e dentro das leis estabelecidas pra nós pagadores de impostos.

Fiz um serviço para a empresa que trabalho atualmente como autónomo onde realizei uma viagem para Itapira, interior de São Paulo.

Enfim…, Fui até o destino e ao final da tarde qdo retornava para a capital, fui multado por estar em rodovia com os faróis apagados.

Senhores …, Isto é um absurdo pois não tem comprovação fotográfica de que as luzes estavam apagadas. Trabalho como motorista profissional já há alguns anos e se tem uma coisa que nunca desligo ouvido é a maçaneta onde se desliga as luzes do veículo.
Saio de casa às 07:00 e retorno sempre por volta das 18:40.
Onde automaticamente as luzes do veículo que dirijo ficam acesas constantemente.

Agora, já temos um salário vergonhoso, não tenho benefício ou ajuda de custo nenhum sobre o serviço q executo, e agora ainda tenho que pagar por uma multa a qual não cometi e detalhe, ninguém tem como provar que realmente as luzes estavam apagadas.

Aí fica a voz de quem tem o poder de fazer o que bem entendo contra a minha – um simples trabalhador w já teve o salário reduzido por causa desta porcaria de Pandemia.

A realidade é uma só, como sempre manda quem pode e se estrepe pra pagar as contas quem precisa trabalhar e no final do mês receber um salário vergonhoso e com estes descontos que cobram sem que sejam provados estes…..

Como Eu e mais o resto da população gostaríamos de que as leis fossem cumpridas a risca para todos sem distinção.

Fica aqui o meu registro de insatisfação com o poder destes inadimplentes aos quais temos que pagar por fatos estes que não cometemos….

Que será que vai ler estas linhas.
Será que teremos um dia alguém que nos dê valor!!!!

Avatar
Délvio de Jesus Cruz Oviedo Oviedo 12 de julho de 2021

Afinal nas BRs com mão dupla ainda é obrigatório o uso do farol acesso?

Avatar
Ivo Reinhardt 22 de junho de 2021

Informo que os carros que não foram fabricados para andar dia e noite com faróis ligados, estão queimando seguidamente. O consumidor sempre arca com os prejuízos de leis criadas em gabinente para beneficiar uns poucos. Assim foi com o estojo de primeiros socorros, selo no parabrisa, extintor de incêndio …

Avatar
Vera Lucia Da Silva 15 de junho de 2021

O que tem a ver so se for cego para ñ ver um veiculo de dia trafegando pelas rodovias.
Este infeliz que pos esta lei deve ganhar comissão das fabrigas de iluminação,eles que vao rever os imensos buracos na pista que inclusive na br122 cinco veiculo cairam num buraco causados pelas chuvas e com agua dentro enganou me eu cai dentro vindo ficar paralítica.. cai de moto.

Avatar
AILTON BENEDITO HENRIQUE 2 de maio de 2021

AS VEZES ALGUMA COISA SERVE SIM O PROBLEMA É QUE SE QUEIMAR A LÂMPADA ATE CHEGAR EM UMA OFICINA JA LEVOU UMAS BELAS MULTA OS RADARES JA ACUSA

Avatar
Nilson 26 de abril de 2021

Não gosto dessa lei só usava por causa da multa.Agora não uso mais.

Avatar
Clodoaldo 4 de abril de 2021

Está lei possivelmente tem algum político q tem fabrica de lâmpadas

Avatar
RODRIGO FERREIRA 30 de março de 2021

Lixooooo brasilll isso e o industria de multa…vai se ferra

Avatar
Jerce da Silva montegutti 9 de março de 2021

Realmente é só para usurpa o motorista. Porque a durabilidade das lâmpadas são curtas. E com o pessimo estado das rodovias. Com a caloria da lâmpada quando o carro cai em um buraco ela queima na hora. Aí vem o policial e te multa por andar com o farol queimado. E uma fábrica de dinheiro. E se você colocar lâmpadas de led a polícia te multa por não ser de fábrica. Tremenda sem vergonhice com o motorista…

Avatar
Mike 22 de janeiro de 2021

Isso é só pra que os agentes/fiscalização veja nós vindo de longe facilita na aplicação de multas.

Avatar
Kleber cunha 5 de fevereiro de 2021

Com certeza

Avatar
Romilta vieira 26 de dezembro de 2020

Sou contra essa multa,pois se um motorista que não enxerga um carro q frente não pode dirigir…creio que essa multa é só pra arrancar dinheiro nosso mesmo.

Avatar
Vagner alves 15 de dezembro de 2020

Porque não faz uma orientação informativa nesses casos em vez de penalizar com multa

Avatar
Darival Lira 20 de março de 2021

Concordo com a obrigação do uso do farol baixo diurno, no entanto, discordo da penalidade quando um dos faróis estiver queimado. Vou mais além, o uso do farol ligado nas rodovias devia ser opcional para os veiculos que não vêm com os mesmos instalamos de fábrica. Obs. Vale ressaltar que a obrigação só favorece o fabricante das referidas lâmpadas, pois, queimam com frequência.

Avatar
Ivan cioni 18 de novembro de 2020

Se você não consegue enxergar um carro durante o dia, não é o farol ligado que vai fazer enxergar….E pra isso que tem exame de vista na renovação cá CNH….Quem não consegue enxergar um carro durante o dia não deveria dirigir….

Avatar
joao luiz 15 de janeiro de 2021

verdade ivan,isso é só pra arranca dinheiro,ora enxerga carro com os farois ligado,se um besta nao ve um carro a distancia nao pode tira carteira entao,cada uma que só vendo.

Avatar
Edil polito 16 de novembro de 2020

Diógenes andava com uma vela acesa mesmo de dia procurando um homem honesto,esta é a dica.

Uma tentativa de extorsão e aumento do gasto de combustível e geral, uma evolução da malandragem

Avatar
Edil polito 16 de novembro de 2020

Diógenes andava com uma vela acesa mesmo de dia procurando um homem honesto,esta é a dica.

Avatar
IVONILSO MONTEIRO DOS REIS 4 de novembro de 2020

A QUESTAP AQUI E SOBRE FAROL LIGADO DURANTE O DIA. PERFEITO. DIMINUI MESMO O NUMERO DE ACIDENDENTES. EU APROVO E USO DENTRO DA CIDADE. PREFIRO TROCAR UM FAROL QUEIMADO DO QUE ME ENVOLVER NUM ACIDENTE.

Avatar
Fernando cordeiri 2 de novembro de 2020

Vamos simplificar as coisas. querem diminuir os acidentes, entao tapem os buracos das estradas e ruas, retiram o policial rodoviário escondido atrás das árvores com o equipamento manual registrando infração, retiram os chamados pardais escondidos em locais incertos, não atribuam a policiais rodoviários um percentual de infrações como meta diária.
Vamos aos fatos reais….aumenta as regras…aumenta as infrações…aumenta a arrecadação…aumenta a punição aumenta os pontos na CNH….e os acidentes não diminuem….e vocês acham que as autoridades de trânsito estão preocupados com isso….. houviram algum governador e prefeito prestarem contas do uso do valor das multas…..se falarem em gastos com campanha de trânsito…. não acreditem …não e verdade.

Avatar
joao 15 de janeiro de 2021

verdade fernando,isso é só uma roubalheira,tu falo tudo e mais um pouco

Avatar
Elias Cardoso da Silva 31 de outubro de 2020

Boa noite .. na minha opinião esse monte de lei de trânsito só visa exclusivamente arrecadar dinheiro . Pq o mas importante não tem q é punição severa pra quem atropela. mata. Ou deixa a vítima vegetando. Eu sou motorista e quero q esses defensores de leis pra arrancar dinheiro me prove se tem algum inflator cumprindo pena por direção perigosa? . Dinheiro enche os cofres dos governos. e o povão q chore a morte do seu emti querido. Absurdo nosso Brasil

Avatar
joao 15 de janeiro de 2021

elias se essa corja de vigaristas de detrans,aplicassem uma puniçao severa mesmo,onde o motora ia pensa 1000 vezes apronta de novo,nao precisaria multa nenhuma,mas o negocio desses pilantras é dinheiro e o povo q se lasquem.

Avatar
Marcio 28 de outubro de 2020

Tenho um HR-V 19/20 com LDR na mesma lanterna do farol dianteiro. Fui multado por estar com o farol apagado. Recorri e o recurso foi indeferido. Absurdo, né? Mas o absurdo maior ainda é que o carro estava na minha garagem no dia da autuação (realizada em um local onde o carro nunca esteve!). Infelizmente não tenho como provar que o carro estava parado, pois a câmera do condomínio estava com a imagem péssima. Vou continuar recorrendo, mas esta situação retrata muito bem o que é o Brasil….

Avatar
José Geraldo ferreira Souza 15 de outubro de 2020

Na minha opinião, o uso de faróis uma rodovia de pista simples pode ajudar um pouco, mas em pista dupla não vejo essa necessidade, mesmo porque há canteiro central, outra coisa que acontece muito é a gente esquecer de fazer esse procedimento, após uma parada, levando em consideração, que maioria dos veículos não apaga os faróis após desligar o veículo, isso acontece muito comigo, e dessa forma, a gente pode levar uma multa sem intenção de infringir a lei!

Avatar
Jose luiz 17 de setembro de 2020

Tenho certeza, quem manda no pais sao os empresários, tenho carro a mais de 3 decadas, sou taxista meus farois duravam mais de 2 anos isso com carro zero hoje a cada 6 messes qeima as lampadas, quem lucra com isso?fora multa quando esqueça

Avatar
LAERSON JOSE DE SANTANA 11 de setembro de 2020

Sem dúvida nenhuma isso posso garantir que é um meio de arrecadar dinheiro com multas .porque se está voltado para segurança porque o foco tem que interagir com dinheiro. Por exemplo eu acabei de ser multado em pleno meio dia sol no meio do céu esqueci da maldita luz .vc dentro do veiculo como vai perceber se a luz está acesa . Se envolvesse segurança eu poderia levar uma advertência .mas como vivemos em um território onde só existem corruptos 4 ponto mais 130 reais isso fica claro que o que interessa é realmente o dinheiro!!!!

Avatar
Róbert Solskjaer 10 de setembro de 2020

A intenção do governo com os faróis baixos acessos durante o dia é arrecadar mais com os radares fixos. Com o farol ligado, a taxa de erro do radar é quase nula.

Avatar
Alessandro Felizardo Orlando 22 de agosto de 2020

É o país das multas, o país dos #FIQUEEMCASA, enquanto tribunais e defensoria pública aos quais estão atendendo sua famigerada “população” em canais ou plataformas, mas com suma urgência e importância, aceitam solicitações para soltarem presidiários ou internos, aos quais muitos são soltos por causa da tão ilustre “pandemia”, milagrosa pandemia que ajuda soltar presidiários, e prender cidadãos de bem em casa, com risco de apanhar e ser preso. Multas as quais criadas por nossos maravilhosos deputados e senadores, multa à qual lhe induz ao erro, que ao sair de sua cidade e ao utilizar uma via rápída, ou rodovia que interligam cidades vizinhas, você está vulnerável a levar uma multa, por estar transitando dentro da cidade que vc trabalha, retornando à sua cidade moradia, e que por “uma enorme irresponsabilidade ou negligência criminosa” esqueceu de ligar o bendito fárol diurnamente, muitas com um sol escaldante em via de trânsito de mão única, é pra acabar…. Motocicletas até entendo serem necessárias andar até mesmo de dia com farol alto, pois é um veículo vulnerável, menor, e as vezes mais lento nas estradas. Agora um veículo de mais de 1 tonelada, camionetes, caminhões, é muito preciosismo…

Avatar
AAK1717 18 de agosto de 2020

Quero ver quando inventarem a lei da melancia no pescoço, também chama atenção?. Quando têm mais de um carro em sentido contrario com luz acesa, fica fácil ver qual vai sair na sua direção? e…, você fica prestando atenção somente nas carros do outro lado, já que não enxerga direito e precisa que o outro veiculo esteja com luz acesa, de repente, um veiculo na sua frente, “claro”, na traseira dele não têm uma luz acesa para chamar atenção, você a 130 km, vai ter tempo de diminuir a velocidade, parar? já que você não enxerga, ou quando um veiculo esta na sua frente sem luz acesa você enxerga? quantos segundos restam?. Ou vai ver que o caso é religioso? assim, quando alguém bater em você com a luz acesa, você morre iluminado?. E também têm um pessoal que acha que somos cegos e agora estão andando de luz acesa de dia nas cidades e inclusive com aquele farol de milha aceso, isso é um absurdo visto que, “antes”, quando se via um veiculo de luz acesa era, ambulância bombeiros ou policiais e imediatamente os “educados” davam passagem para os mesmos, agora?. Falei, falei e agora?

Avatar
Douglas 4 de agosto de 2020

Preocupam tanto com os faróis acesos, mas esquecem das condições da pista em que trafegamos… Trepidações constantes e buracos a perder de vista, não fazem com o que as lâmpadas halôgenas queimem ? E como fica a comprovação da queima caso ocorra? Estamos é ferrados com tanta bobagem.

Avatar
Rogério Assis 24 de julho de 2020

Minha filha quando tinha 10 anos de idade, me perguntou por que as pessoas estavam ligando os faróis dos carros em plena luz do dia. Quando lhe respondi que era uma Lei que nos obrigava, ela disse: _Que lei mais idiota…
Como um policial enxerga um carro de farol apagado ao longe para multar mas a lei diz que se o farol não estiver acesso ele será difícil de ser visto?
Tá na hora de acabar com essa pouca vergonha, quisessem segurança melhoria as estradas, mas isso é mais caro e não traz lucro né?

Avatar
joão 14 de julho de 2020

Compra um luneta para este cego.

Avatar
Wagner Magalhães 6 de julho de 2020

Fui multado em um trecho urbano onde não existe sinalização de espécie alguma sobre o assunto.
Na minha opinião deveria 1o haver uma sinalização adequada chamando atenção para obrigatoriedade do farol aceso no início da via seja BR ou Estadual, bem como, a cada escala de km placa educativa neste sentido.
Vou recorrer!!!

Avatar
Carlos 10 de junho de 2020

Isso é só mais uma das centenas de formas de extorquir dinheiro do servil-babaca cidadão brasileiro. Mas lembro que eleitos e eleitores se merecem desde sempre.

Avatar
Dílson Fialho Duarte 15 de março de 2020

Os faróis acesos durante o dia só beneficia os fabricantes de lâmpada, combustível, alternadores e assim por diante. Eu explico, faróis acesos durante o dia aquecem mais o meio ambiente, requerem mais energia do motor, pois o alternador faz mais força para gerar a energia, as lâmpadas queimam mais seguido e o motor sendo mais exigido para o alternador, gasta mais combustível, aquece mais e assim por diante. Sou a favor dos faróis acesos, somente em rodovias de pista simples, que para mim, é a única situação em que os faróis acesos durante o dia, fazem a diferença, o resto é só comércio.

Avatar
Osmar 13 de março de 2020

O brasileiro tem mais é que se fuder mesmo são uns trouxas, quando entrou um presidente querendo por oredem nessa putaria toda, os trouxas começam a chamar o cara de facista sem se quer ao menos saber o que é facista. Está na cara que o transito brasileiro é uma industria da multa, eles estao se lixando se morrem mil ou dez mil no transito eles querem é fatuarar, até porque esse negocio de luz baixa durante o dia não evita acidentes porra nemhuma ..

Avatar
Alex de Oliveira 19 de maio de 2020

É verdade.

Avatar
VIZINHENSE 23 de setembro de 2020

FALE DO TEU PRESIDENTE QUE NA CAMPANHA FALOU QUE IADESLIGAR TODOS OS RADARES DO BRASIL, KKKKKK NAO DESLIGOU E AINDA AUMENTOU A QUANTIDADE.

Avatar
Marcelo 21 de janeiro de 2020

Gostaria de saber se carros que possuem DRL também estão obrigados a acender os faróis.
tenho uma Captur modelo ZEN a qual possuiu DRL e mesmo assim fui multado por não acender os faróis.

Avatar
Pedro 2 de outubro de 2020

Recorra a esta multa. DRL nao é obrigado a acender farol baixo ao longo do dia

Avatar
Almir 17 de janeiro de 2020

Se os veículos acendessem os faróis depois de atingir velocidades superiores a 60km/h já resolveria esse problema, coisa simples de projetar, agora criar uma lei e multar quem não cumpre é indústria safada de multa sim. Se o veículo não saiu de fábrica com essa configuração, isso não pode ser criado na canetada como esse Contran tem agido, precisa levar em conta que esse argumento de diminuição dos acidentes é bem falho e oriundo de órgão suspeito para defender tal procedimento. Já temos as luzes de led disponíveis no mercado que resolveriam esse problema o que não dá o direito de exigir que os veículos que não dispõem desse equipamento de fábrica seja obrigado a instalar, uma vez que o veículo recebeu licença para transitar com farol apagado de fábrica durante o dia. Infelizmente somos vítimas de um sistema que não resolve o drama da carnificina nas estradas, usam de paliativos para justificar a arrecadação postergando uma solução eficaz para zerar tantos os acidentes quanto os atropelamentos, pura incompetência.

Avatar
Nubia 28 de dezembro de 2019

É uma palhacada farol acesso de dia com um efeitoestufade um grau de aumento em 2020

Avatar
Marcus Felipe 26 de novembro de 2019

Eu sou a favor dessa lei, pois quando estou dirigindo eu consigo ver a quilômetros de distância que um carro está vindo na minha direção, comparado com quando essa lei não existia.

Avatar
Carlos 4 de janeiro de 2020

Compra um óculos então

Avatar
Ricardo 9 de janeiro de 2020

Perfeito ??????

Avatar
Almir 17 de janeiro de 2020

E um cegueta desse dirige nas estradas, alguém não enxergar um veículo vindo em sua direção em plena luz do dia é caso de cassação de carteira.

Avatar
CARLOS R 23 de abril de 2020

Compra um óculos! Só assim ele começa a enxergar

Avatar
Delmiro José da Silva 5 de julho de 2020

Carlos tenho 45 anos de estrada, e sempre enxerguei muito bem, o outro veículo que vem de frontal, usar farol de dia é pra quem não enxerga, pra essas pessoas teria que ser tomada as carteiras de habilitação deles, porque não tem condições de dirigir

Avatar
Lilian 11 de agosto de 2020

Impressionante como as pessoas partem para ignorância quando alguém não concorda com elas. Pessoas civilizadas dialogam, sabiam?

Avatar
Jose 25 de novembro de 2019

Queria saber sobre farol em area urbana e farol que parece farol de orientação de navio q ofisca tudo e eu não vejo nada. Tudo isso é legal? Vem de fabrica? Até pisca que não é amatelo? Quem autoriza essas aberrações???

Avatar
Emiliano 25 de novembro de 2019

Estes dias, em viagem para Uberlândia (MG), quase causei um acidente ao buscar respeitar a lei do farol diurno.
Meu carro, ao ter o farol ligado, diminui consideravelmente a luminosidade no mostrador do painel. Isso é uma configuração de fábrica, cuja modificação está no nível de projeto elétrico do fabricante (ou seja, não consigo mudar isso). Como, originalmente entende-se que o farol será ligado a noite, a medida visa evitar o ofuscamento da iluminação do painel ao condutor.
Resultado: de dia com quase nenhuma iluminação no painel, não percebi aumento de velocidade em uma curva mal sinalizada, vindo a quase colocar minha família em risco. Em outra ocasião, quase causei acidente, pois diminuí excessivamente a velocidade em um radar de 40km/h (pois não enxergava o painel), obrigando os condutores atrás à frenagem também (não devem ter entendido por que eu quase parei em plena rodovia).

Avatar
Rogério 22 de dezembro de 2019

Realmente ao ligar o farol entende-se que está a noite ,com isto a luz do painel reduz UM POUCO a luminosidade, mas se você não está conseguindo ver o painel deveria procurar um OFTALMOLOGISTA com urgência!

Avatar
Almir 17 de janeiro de 2020

Não consegue enxergar o painel de instrumentos à luz do dia? Fica em casa rapaz, você tem problema.

Avatar
Rogério Assis 24 de julho de 2020

O mesmo acontece com meu carro. Em algumas situações tenho que apagar os faróis pra enxergar o painel.

Avatar
Miguel Chiquito 24 de novembro de 2019

De fato a enquete do presidente Jair Bolsonaro, embora antiga, nunca esteve tão atualizada. No último dia 17 retornava do feriado e por trabalhar com o veículo em rodovia tenho o costume de usar a luz baixa, entretanto parei num posto para alongar e fazer um lanche, mas há poucos metros da saída deste lugar lá estava uma viatura da PRF fazendo a festa, pois assim como eu, muitos ao reiniciarem a viagem não se dão conta que as luzes foram apagadas para estacionar, mesmo que por minutos. Lá se foram 4 pontos e 130 contos para os cofres que não reverterão nem em campanha educativa, nem em melhores estradas que aliás, pagar quase 100 contos numa viagem de 430Km é o fim! Esta é a pátria amada Brasil.

Avatar
Adelmar 3 de janeiro de 2020

No meu carro, quando funcionando, tá sempre ligado os faróis, desliga o carro, desliga os faróis…
Isso que as montadoras deviam fazer em todos…
Tem carros novos com dispositivo sonoro pra avisar que os faróis estão ligados, simplesmente idiota! Porque ao invés de avisar que está ligado, o dispositivo não desliga os faróis??? Um bilhão de vezes mais inteligentes!!

Avatar
Antonio Donizeti Martins 23 de novembro de 2019

Acidente se previne com educação. O primeiro passo seria as auto escolas pararem de “VENDER” CNH.

Avatar
JORGE LUIZ SANTANA 24 de novembro de 2019

Concordo. O problema é que querem resolver tudo com multas, na imposição.
Através da educação, da compreensão das medidas, obtem-se o mesmo resultado.
Parece que tudo tem que se reverter em dinheiro para os governantes. Aí…fica difícil a compreensão do que é proposto.

Avatar
Lauro 23 de novembro de 2019

Num país onde se dirige muito mal qualquer ato que possa tentar diminuir acidentes é bem vindo. Ha uma diferença sutil entre a situaçao de ver e ser visto mas pode ajudar a evitar um acidente. Muitos paises utilizam luz bx diurna. Sera que estes todos estes paises estao errados?

Avatar
Maurício 23 de novembro de 2019

Penso que se pudéssemos usar o farol de neblina,não confundir com farol de milha,já seria um avanço, pois ele alertaria o pedestre ou motorista do mesmo jeito,com um diferencial de estarmos poupando a lâmpada do farol baixo,como a matéria explicou,temos temperaturas elevadas,os faróis não foram projetados para tal,já aconteceu de eu sair do Nordeste,viajar o dia inteiro com farol acesso e quando chegou à noite, eu já em Minas Gerais,um facho do farol queimado,

Avatar
DANIEL 4 de janeiro de 2020

Qualquer Luz milha DRL farol baixo fica o carro mais visivel.. Mais ele vem com essa que so pode farol baixo .. Mais outra coisa no sol quente de racha vc nem consegui enxergar farol nem um acesso.. a lei tem ser para chuvas e neblina.. Mais não aplicação de multa so educação já basta igual os outros pais não é obrigado.. a pessoa acede se acha necessário

Avatar
Jonnathan 8 de janeiro de 2020

Levei uma multa estando com o farol baixo aceso no dia 27/12/2019, devido a luminosiade do sol o policial me deu uma multa, eu acho banal essa lei, pra q luz acesa durante o dia, será q ninguém enxerga um carro de dia, e se um dos faróis queimar no decorrer da viagem, acho q aplicar multa assim é foda

Avatar
ROBINSON MACARIO PINTO 15 de janeiro de 2020

Tomei uma TB, com meu farol em led ligado, vou recorrer , mas e um transtorno desnecessário, QM q não enxerga um carro de dia ? Precisa parar de dirigir, fábrica de multas e de dinheiro, uma puta sacanagem

Avatar
Aroldo 23 de novembro de 2019

Mari de Fatima, entendo seu argumento mas na prática as coisas sao diferentes. Mesmo com muita claridade, em rodovias de pista simples e com longas retas, muitas vezes voce vê um carro na pista contraria bem distante e nao consegue saber se ele está indo ou vindo, principalmente se o carro for cinza. Digo isso con propriedade de quem viaja toda semana e possiu visao ótima. Alem disso, país é tropical, com isso temos baste chuva em determinadas épocas e na chuva com o farol baixo ligado, a segurança fazer ultrapassagem é muito maior. Se é pa segurança, tem que manter a lei do farol pelo menos para estradas de pista simples.

Avatar
CARLOS R 23 de abril de 2020

Puxa saco

Avatar
Rogério Assis 24 de julho de 2020

Por que então não tornar a obrigatoriedade em dias chuvosos e neblina (o que nem é necessário, pois todos os motoristas já fazem isso), e facultativo em dias claros?

Avatar
Pedro Haag Junior 22 de novembro de 2019

Boa noite.

A alguns anos sofri um acidente e fraturei duas vértebras da coluna e recebi o seguinte diagnóstico:
“irregularidade e esclerose dos platôs vertebrais acompanhadas de acunhamento de corpos vertebrais no segmento dorsal médio, com acentuação da cifose dorsal, correspondendo a doença de Scheuermann.”
Será que tenho direito a isenção de imposto?

Avatar
Maria Fátima 22 de novembro de 2019

Olá acho isso um exagero pois o país tem muita claridade temos sol o tempo todo concordo no início da manhã e final da tarde onde a luminosidade é menor acho que melhor educação no trânsito do que essas bobeiras. Obrigada

Avatar
Vinicius 23 de novembro de 2019

Temos muito sol, mas também muitas estradas em regiões de mata, e com sol acabamos por usar óculos escuros, atrapalhando ainda mais a visão. O Brasil é de dimensão continental e não se resume as rodovias de regiões metropolitanas. Moro na zona da mata mineira, nossas estradas são estreitas e com muitas árvores, já quase bati de frente em plena luz do dia ao fazer uma ultrapassagem e só enxergar um carro preto saindo do acostamento à sombra de umas árvores quando já estava bem perto. Antes da lei eu já rodava sempre com o farol de neblina aceso, foi assim durante uns 3 anos, rodando em média 70km por dia e não tive problemas com queima de lâmpada, então acho que temos muito mais vantagens com a lei do que prejuízos com lâmpadas.

Avatar
Almir 17 de janeiro de 2020

Se você tem problema para enxergar um veículo no tráfego em plena luz do dia, faz o seguinte. Vai no Detran e devolve a habilitação, você é um perigo aos outros motoristas e se óculos escuros atrapalham, não use só não venha com argumentos mixurucas. Luz baixa é desnecessária e o que se deve considerar é a acuidade visual dos condutores, tem muito cegueta pegando a estrada e deveriam estar amarrados em uma cadeira de balanço em casa. Tem velho que não enxerga nem o ponteiro do velocímetro que dirá a aproximação do veículo em sentido oposto. Me poupe.

Avatar
Carlos Procopio 18 de janeiro de 2020

O motorista que não enxergar um veículo durante o dia vindo no sentido contrário não tem condições de dirigir é melhor andar a cavalo é mais seguro pelo o menos o cavalo enxerga

Avatar
CARLOS R 23 de abril de 2020

Verdade. Um cavalo é mais indicado

Avatar
Deixe um comentário