Fábrica da Ford em São Bernardo tem atividades encerradas

Aproximadamente 600 funcionários foram desligados nesta quarta-feira, 30; complexo está sendo negociado com a Caoa Chery

Fábrica de São Bernardo era uma das mais antigas do país
Por AutoPapo
Publicado em 30/10/2019 às 11h00
Atualizado em 31/10/2019 às 18h14

O AutoPapo noticiou, no início de 2019, que a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo. Em abril, a marca assinou um acordo envolvendo um Plano de Demissão Incentivada (PDI) com o trabalhadores. Nesta quarta-feira, 30 de outubro, a fábrica da Ford para oficialmente de operar.

A planta de São Bernardo é uma das mais antigas do país – funcionou por 52 anos sob o comando da empresa estadunidense – e há algum tempo produzia apenas caminhões e o Fiesta, modelos que não fazem mais parte das estratégias da marca para o Brasil ou para a América Latina.

Até o início deste ano, a fábrica da Ford tinha 2.350 funcionários. Nesta quarta-feira, 600 trabalhadores perderam seus empregos. Outros mil, de áreas ligadas a serviços administrativos, serão mantidos e deslocados para a capital do estado em março de 2020. Os demais foram desligados aos poucos, seguindo o acordo citado acima.

foto legenda 02 coluna 0818 ford
Fábrica de São Bernardo era uma das mais antigas do país

Antes de ser gerenciada pela Ford, a fábrica de São Bernardo do Campo era da extinta Willys-Overland do Brasil. Lá foram produzidos os clássicos jipinhos Willys e a Rural.

Ainda existe fábrica da Ford no Brasil?

A marca tem outros complexos industriais no país. São eles a fábrica de Camaçari, na Bahia, onde são produzidos os carros da montadora, como Ka e EcoSport, além de motores; e uma outra planta, localizada em Taubaté (SP), que funciona exclusivamente para produção de motores e transmissões.

Negociação com a Caoa Chery

Em meio aos comunicados de fechamento, a Caoa Chery anunciou publicamente seu interesse por adquirir a planta de São Bernardo. Apesar das negociações ainda estarem acontecendo, pouco se sabe sobre o futuro da fábrica da Ford.

Foto Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Pale ale 11 de novembro de 2020

Apesar de antiga a produção do fiesta tinha maior capricho do q a do ka feito na Bahia.. soldas e frestas mais bem feitas e ajustadas

Avatar
Deixe um comentário