Ferrari Purosangue: enfim o SUV quatro portas de Maranello

SUV Purosangue rompe dogmas da Ferrari em nome da demanda de mercado e que fariam o comendador Enzo revirar no túmulo

Ferrari Purosangue
O modelo é um V12 6.5 de 725 cv e 72 kgfm de torque (Foto: Ferrari | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 13/09/2022 às 18h15

A Ferrari acaba de lançar o Purosangue, seu primeiro SUV. Trata-se de um carro que rompe com tradições e dogmas da casa de Maranello. Até hoje, a marca nunca tinha produzido um carro de série com quatro portas.

As exceções se resumiam a projetos especiais encomendados por colecionadores excêntricos como o sultão de Brunei. Mas com um mercado dominado por SUVs, até mesmo a Ferrari se curvou à tendência dos utilitários.

VEJA TAMBÉM:

A marca segue um caminho inaugurado pela Porsche há duas décadas. Aliás, o Cayenne salvou a marca alemã da falência. A quatro anos, a Lamborghini também entrou no ensolarado mundo dos SUVs com o Urus, seguindo o mesmo caminho que Alfa Romeo e Maserati.

Mas o Purosangue tem elementos que alegram qualquer ferrarista. A grande diferença desse SUV é que ele é equipado com um poderoso V12 6.5 de 725 cv e 72 kgfm de torque. Trata-se de uma versão “amansada” do motor da 812 Superfast, que tem mais de 800 cv.

Essa “usina” de aspiração natural é atrelada a uma transmissão de dupla velocidade e oito marchas F1 DCT, montada junto ao eixo traseiro. Já a tração é integral, como na GT4 Lusso.

Com peso total de 2.033 kg, o Purosangue é até leve, quando se compara com outros jipões de luxo. Muito desse “corpinho enxuto” se deve ao uso de materiais leves, como alumíno e fibra de carbono no teto.

Assim, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 310 km/h.

02 int front 01 logo2
Interior da Ferrari Purosangue (Foto: Ferrari | Divulgação)

Ferrari quatro portas

Um dos pontos mais críticos do Purosangue nem é o fato de ser um SUV. Mas ter quatro portas.

Se o comendador Enzo Ferrari estivesse vivo, certamente teria desferido bravatas cabeludas ao autor do projeto.

E certamente, o icônico Luca di Montezemolo, que comandou a marca entre 1991 e 2014, também não concordaria com um SUV. Certa vez ele chegou a cravar que a marca não teria um carro de quatro portas.

Mas os tempos mudaram e o SUV da Ferrari ganhou entradas extras. Mas o destaque é que essas portas são do tipo suicida. Ou seja, as traseiras se abrem em ângulo contrário às dianteiras.

Por dentro, o Purosangue exibe quatro confortáveis assentos. Ao contrário de todas as demais Ferraris produzidas, que tinham dois lugares ou configuração 2+2 (com dois pequenos bancos traseiros), o SUV oferece quatro lugares de verdade.

E como se trata de um carro que se comporta como uma verdadeira Ferrari e também pode ser utilizado como carro familiar, o Purosangue conta com pacote amplo de conteúdos, com sistema de áudio premium Burmester, sistemas de conectibidade, assistentes de condução e acabamento premium.

O quadro de instrumentos segue o padrão da marca, com um grande mostrador digital que exibe o conta-giros ao centro. Já o volante conta com o pupular Manettino, que é o ajuste de comportamento dinâmico.

O que ninguém sabe ainda é o preço do Purosangue. Mas não se pode especular que ele se posicionará na base da gama, uma vez que ele utiliza um V12 e não os V8 dos modelos de “entrada”. Mas com toda certeza terá preço de Ferrari.

Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube e ouça a dica do Boris sobre tambores e discos de freio no Spotify ou em outras plataformas de streaming.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário