Fiat, 45 anos de Brasil: 10 carros icônicos da marca italiana

Em operação desde 1976 no país, marca italiana já produziu modelos emblemáticos que a ajudaram se consolidar na liderança

fiat uno grazie mille 1
Uno: saiu de linha em 2013 chamando apenas Mille (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 15/07/2021 às 13h46
Atualizado em 11/08/2022 às 16h26

A Fiat acaba de celebrar 45 anos de operações industriais no Brasil. Em 9 de julho de 1976, a marca italiana iniciou sua trajetória no país a partir do Polo Industrial de Betim (MG) para se tornar a montadora líder, com 22,1% de participação do mercado total no primeiro semestre de 2021.

Dos mais de 16 milhões de veículos produzidos neste período, muitos foram emblemáticos e fundamentais para essa liderança. Selecionamos 10 destes modelos importantes na história brasileira da Fiat.

VEJA TAMBÉM:

Fiat 147

O hatch não só marcou o primeiro Fiat brasileiro, como também trouxe novos conceitos para o segmento de compactos. Baseado no 127 europeu – projetado por Dante Giacosa, criador do Topolino -, o 147 se destacava pelo bom espaço interno para a média da categoria na época, ajudado principalmente pelo fato de ser equipado com motor posicionado transversalmente.

O Fiat 147 ainda se destacou por outros pioneirismos. Foi o primeiro automóvel nacional a ter para-brisa laminado e coluna de direção retrátil. Estreou com o propulsor de 1.050 cm³ de 55 cv com câmbio manual de quatro marchas – que exigia uma ginástica do motorista. Depois passou a ter versões 1.3 e foi o primeiro carro a álcool, com 63 cv, logo apelidado de Cachacinha.

Ao longo dos anos, teve variantes esportiva (Rallye) e furgão. E sua plataforma ainda gerou crias, mais uma vez, pioneiras. Em 1978 , por exemplo, nasceu a primeira picape derivada de um carro de passeio, a 147 Pick-up. O compacto ainda serviu de base para a station wagon Panorama, a primeira geração da Fiorino e o sedã Oggi, que durou apenas dois anos no mercado e foi decepcionante nas vendas.

Em 1981, o hatch passou pelo primeiro face-lift, quando recebeu o sobrenome Europa. No ano seguinte, a versão Spazio chegou com frente arredondada para ser uma espécie de referência de sofisticação na linha. O Fiat 147 deixou de ser produzido em 1987, depois de ainda conviver por quase três anos com seu sucessor, o Uno. Ao todo, foram quase 710 mil unidades do modelo produzidas em 11 anos.

Boris dirigiu um 147 a álcool do acervo da Fiat:

Uno

Outra vez a Fiat tentava inovar no segmento de compactos, desta vez com um projeto recente. Apresentado na Europa em 1983, o Uno foi lançado no Brasil um ano depois para suceder, aos poucos, o 147. E, com assinatura de Giorgetto Giugiaro, foi um dos carros mais revolucionários da Fiat não só no Brasil, como no mundo.

O compacto tinha um aproveitamento de espaço ótimo, ampla área envidraçada e oferecia soluções ergonômicas para o motorista, entre elas o painel com alguns comandos satélites, como do limpador do para-brisa. O desenho quadradinho rendeu o apelido de Botinha Ortopédica, mas conferia um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,35 – o 147 tinha Cx 0,50, por exemplo.

O Uno brasileiro, contudo, teve de se adequar às condições de nossas ruas e também aos fãs do 147. Tanto que sua plataforma usava elementos do hatch antecessor. A herança mais elogiada estava na suspensão traseira. Enquanto o italiano usava um eixo de torção com molas helicoidais, o Uno brasileiro usava o jogo independente, com feixe de molas transversal.

Os motores eram o mesmo do 147: 1.050 cm³ e 1.300 cm³. Havia opções a gasolina e a álcool, além de câmbio manual de quatro ou cinco marchas. E também manteve a tradição de originar outras configurações.

Dessa base, nasceram o sedã Prêmio, a perua Elba, o Uno Furgão, a Fiorino Pick-up e a Fiorino Furgão. Fora as versões emblemáticas desse marcante Fiat. Como esquecer dos Uno 1.6 R e Turbo, este com seus 118 cv e turbo Garrett T2 de 0,8 bar?

Na década de 1990, o compacto se rendeu à nova política de tributação do IPI que beneficiava modelos com motor até 1.000 cm³. Nascia o Uno Mille para inaugurar a era dos “carros populares”.

Logo depois da primeira reestllização, em 1991, era a vez do Mille Eletronic, que, ao contrário do que o sobrenome poderia sugerir, não era dotado de injeção eletrônica, mas sim de ignição eletrônica.

A primeira geração do Uno se manteve no mercado por quase 20 anos. Teve muitas versões e depois se limitou às opções 1.0 e sob o nome Mille. Conviveu com os que seriam seus sucessores, o primeiro Palio (1996) e o próprio novo Uno (2010). Sua produção foi encerrada no fim de 2013, muito forçado pela obrigatoriedade de airbag duplo e ABS, o que demandaria um investimento muito alto para um carro datado e que ainda tinha de ser “popular”.

Fiorino

A primeira Fiorino foi uma picape e seguiu a mesma lógica da variante “comercial leve” do 147: usava base de um carro de passeio – desta vez, o primeiro Uno – para virar um veículo de carga. A Fiorino Pickup nasceu em 1988 e pode-se dizer que foi o pontapé inicial para a marca italiana ser referência no segmento até hoje.

Isso porque a Fiorino já vendia a imagem de robustez. Com capacidade de carga para até 620 kg, tinha caçamba bem mais generosa que a 147 Pick-up. O volume chegava a 967 litros (142 litros a mais) na área com 2,1 m². Para aguentar o tranco, a suspensão recebeu feixes de molas com quatro lâminas (uma a mais), mas em 1994 adotou um robusto eixo rígido.

A Fiorino Pickup começou com motor 1.3 e depois adotou variantes com 1.0, 1.5 e 1.6. Teve até uma inusitada série especial MTV. Foi produzida até 1999 quando deu lugar a uma picape que faria ainda mais sucesso, a Strada. Mas sua variante Furgão durou bem mais, até 2013, quando uma segunda geração passou a ser baseada no novo Uno – chamada, claro, de “Fioruno”.

Tipo

fiat tipo
Modelo conquistou mercado pelo seu custo-benefício; casos de incêndio ‘queimaram’ a imagem do hatch

O hatch foi o primeiro modelo médio importado pela Fiat no país e se destacava pelo comportamento dinâmico, espaço interno e acabamento mais caprichado. O custo-benefício o tornou um sucesso de vendas após seu lançamento, em 1993, quando chegou a ser o modelo de passeio mais emplacado do país por alguns meses.

Só que tão rápido quanto alcançou a glória, o Tipo também desceu a ladeira. Para começar, o carro chegou aqui bem atrasado – foi lançado na Europa cinco anos antes. Mesmo assim, para surfar na onda do sucesso do modelo, a marca italiana resolveu iniciar a produção do automóvel em Betim em 1995, ano em que ele foi substituído lá fora pelo Bravo/Brava.

Até teve seu momento pioneiro: foi o primeiro carro nacional a oferecer airbag para o motorista. Só que os dias de sucesso estavam contados. Casos de Tipo pegando fogo começaram a pipocar na imprensa. Os incêndios eram ocasionados por vazamentos na mangueira do fluido da direção hidráulica, que caía sobre o coletor de escape.

Para piorar, a Fiat demorou a reconhecer o problema e a fazer recalls – isso só depois de quase 100 casos de incêndios envolvendo o hatch médio. O Tipo teve a fabricação encerrada em 1997 com uma das piores reputações do mercado.

Palio

Mais um projeto compacto global da Fiat dava as caras no Brasil. Com a chegada do Chevrolet Corsa e da nova geração do VW Gol, a Fiat viu que precisava se mexer. A solução veio na forma do Palio, em 1996. Feito sobre a plataforma do Uno italiano, ostentava linhas arredondadas, para-brisas inclinado e promessa de rodar mais confortável que o “antecessor”.

O Palio tinha alguns bons argumentos em termos de segurança, como raio negativo de rolagem e barras de proteção laterais nas portas. Também oferecia – como opcional, obviamente – freios com ABS e airbags frontais para motorista e carona.

Com configurações duas e quatro portas, foi lançado com motor 1.5 Fiasa com injeção eletrônica e 76 cv e 1.6 16V de 106 cv importado da Itália.

Tal como o Uno e o 147, o Palio também originou outros modelos de sucesso: Siena (1997), Weekend (1997) e Strada (1998). E ainda durou bastante tempo, claro, à base de muitas remodelações: em 2000 e 2003 (desenhadas por Giugiaro), 2007 e 2009 – geralmente sempre mantendo uma versão Fire com o desenho antigo.

O Palio foi um ferrenho adversário do Gol, mas demorou para superar o rival em vendas no acumulado do ano. Na verdade, só desbancou o Volkswagen uma única vez, em 2014. Isso na soma das duas gerações, já que desde 2011 o velho Palio passou a conviver com a segunda geração no Brasil. Ambos despediram-se em 2017.

Marea

O sedã médio foi mais um capítulo na dificuldade da Fiat em emplacar modelos mais caros no país (a exemplo de Tempra, Brava, Stilo, Bravo…). Uma pena, porque era um bom carro, mas que ganhou má fama e que sofre bullying até hoje, sendo maldosamente chamado de “bomba”.

O fato é que o Marea foi lançado no Brasil em 1998 com plataforma avançada, boa lista de equipamentos e um moderno motor cinco cilindros. Era um 2.0 20V com duplo comando variável e desempenho instigante proporcionado pelos 142 cv de potência e 18,1 kgfm de torque máximo.

E foi já aí que o sedã começou a semear sua reputação ruim. Isso porque o motor era complexo de se manter e necessitava de mão de obra especializada. Mas como as revisões eram caras, muitos donos levavam o Marea em oficinas independentes, sem equipamento e ferramental adequado para mexer em componentes – até a troca da correia dentada exigia um maquinário próprio da rede.

A Fiat também teve sua parcela de culpa. No Manual do Proprietário, indicava a troca do óleo do motor a cada 20 mil km e consumo mínimo de 350 ml do lubrificante a cada 1.000 km, como no Marea europeu. Só esqueceu de combinar com a gasolina brasileira, com mais de 20% de etanol em sua composição. A falta de adequações do conjunto às condições daqui resultou em muito cabeçote fundido em decorrência de acúmulo de borra, e a fama de “bomba”.

Mesmo assim, o Marea durou bastante tempo como o carro mais sofisticado e espaçoso da linha Fiat no Brasil. Foi fabricado até 2007, teve a derivação station wagon Weekend e motores 1.8 e 2.4, além de uma variante Turbo. Sobrou até tempo para opção 1.6 mais barata nos últimos dois anos de vida.

Strada

Um dos carros mais marcantes da Fiat, sem dúvida, é a Strada. A picape leve foi lançada em 1998 já com o segmento bem pavimentado pela Fiorino, mas ganhou sua fama de robustez ao longo dos anos. Com 2,71 m de entre-eixos, além do motor 1.5 e suspensão traseira por eixo rígido herdados da antecessora, carregava até 700 kg em sua primeira configuração cabine simples.

Configuração de estreia, uma vez que a Strada se destacou ao longo de sua vida por inovações. Em 1999 foi a primeira picape compacta a oferecer opções com cabine estendida. Teve versões aventureiras (Trekking e, depois, Adventure) e em 2008 estreou o Locker, o bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro

Não parou por aí nas invenções Em 2009, surgiu a configuração cabine dupla, com dois banquinhos extras. Quatro anos depois, estas variantes ganharam uma terceira porta, com abertura inversa, do lado do passageiro.

Nesse ínterim, a Strada se manteve em uma única geração por longos 22 anos – grande parte dela como líder disparada da categoria e como o comercial leve mais vendido do país. Claro, às custas de muitas versões, motores e reestilizações: em 2002, 2004, 2008, 2012 e 2014.

No ano passado, ganhou, enfim, uma segunda geração, bem mais moderna e com a mesma pegada versátil de ser um veículo bom para o trabalho e para o lazer. No embalo, estreou configuração cabine dupla com quatro portas e cinco lugares e opção de motor 1.3 Firefly.

Continuou com a média impressionante de vendas, a ponto de a velha Strada – que se manteve em linha – sair de cena para abrir espaço na produção – antes de ser afetada pela falta de insumos que afeta toda a indústria automotiva nacional. Hoje, contabiliza mais de duas décadas de liderança e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.

Palio Adventure

Não é exagero dizer que a Fiat criou o primeiro crossover brasileiro. Em 1999, dois anos após o lançamento da Palio Weekend, a station wagon debutou sua variante Adventure. Foi a primeira vez em que o sobrenome de sucesso (e que virou referência para diversas variantes de “aventureiros”) foi usado pela marca no Brasil. O modelo misturava a conveniência de uma perua familiar com uma suspensão reforçada para permitir um uso mais “fora de estrada”.

A Palio Adventure iniciou, então, uma receita de bolo que foi seguida pela Fiat em outros modelos (Strada, Idea, Doblò) e até por outras marcas (VW CrossFox, Renault Stepway, Hyundai HB20X etc). Com 4 cm a mais de vão livre do solo, pneus de uso misto e perfil alto e suspensão elevada e reforçada, a Palio Adventure fez a cabeça de muita gente que queria bancar o jipeiro da cidade.

O estilo também contribuía para vender a imagem de aventureira, apesar de o carro estar longe de ser um off-road. Se as modificações mecânicas garantiam uma destreza e robustez melhor para encarar trechos de terra “light”, o desenho era incrementado com faróis de neblina e de milha, quebra-mato dianteiro, molduras escurecidas nos para-lamas e para, além de estribos laterais.

O modelo saiu finalmente de linha em no começo de 2020.

Toro

Já sob a tutela FCA – Fiat Chrysler Automóveis, a italiana aproveitou a nova fábrica de Goiana (PE) para ter outra grande sacada. Em vez de tentar a sorte no disputado segmento de picapes médias, resolveu fazer um produto meio-termo: desta forma, nasceu a Toro, em 2016.

O modelo não inaugurou o segmento de médio-compactas – a primeira foi a Renault Oroch, meses antes -, mas foi a que fez diferença. Com estrutura monobloco e elementos da plataforma do Jeep Renegade, acerto dinâmico de sedã e design que foge dos padrões das picapes, é um enorme sucesso desde seu lançamento.

A Toro também investiu na mesma versatilidade que ajudou a Strada a ser um fenômeno de vendas. Tem variantes com motor turbodiesel e tração 4×4, custo benefício atraente e capacidade de carga de até 1 tonelada.

Recentemente passou por uma atualização discreta no design, mudou bastante o padrão de acabamento interno e recebeu motor turboflex. E a prova do quão icônico já é esta picape da Fiat, é que várias marcas vão apostar nesta categoria, como Ford, GM e Volks.

Argo

Fiat Argo Trekking 1.8 preto
Modelo posicionou bem a Fiat entre os hatches

Em 2018 a Fiat resolveu dar uma renovada, de fato, em sua gama compacta. Tirou de cena as duas gerações do Palio, além de Punto e Idea, e lançou o Argo. Posicionado como “compacto premium”, de quebra também ocupou a lacuna deixada pelo Bravo. Com isso, a marca italiana pontuou bem a sua gama de hatches.

Com desenho moderninho, nível de acabamento mais caprichado, novos motores Firefly e preços bastante agressivos no varejo, o compacto logo ascendeu. Figura sempre entre os cinco carros mais vendidos do Brasil – em junho, foi o automóvel de passeio mais emplacado – e ocupou com honras o espaço deixado por seus antecessores. Sem dúvida, já merece figurar entre os carros marcantes da Fiat.

Fotos: Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Danilo 30 de novembro de 2021

Péssima reportagem, não incluir o Tempra em uma conversa sobre FIAT é atestado de incompetência e mediocridade!

Avatar
Sinandro Debona 29 de setembro de 2021

Faltou além do Tempra, a Doblô!!!

Avatar
Nilaferreira alves 10 de setembro de 2021

Preciso comprar um carrinho desse usado que estou precisando se dar entrada como é que eu faço para comprar

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 24 de julho de 2021

Faltou o TEMPRA. Eu considero o TEMPRA TURBO STILE (4 portas, modelo 1977, já com rodas 15″) muito lindo! Tive um.

Avatar
Iran Ribeiro dos santos 22 de julho de 2021

Tive um Fiat 147 1982 cor champanhe. Apelidado de caixinha de fósforo. Um carrinho muito bom.

Avatar
Joelson Jose C. Dantas 22 de julho de 2021

Faltou o Tempra,o que é incompreensível

Avatar
Elenildo Santos Santana 21 de julho de 2021

Eu achei que faltou o Tempra, até porque foi o pioneiro na tecnologia multivalvulas no Brasil e também direção hidráulica de serie, além de ser o primeiro sedã médio da Fiat aqui, sem contar que seu design europeu fez várias montadoras rever seus conceitos em matéria de carro bonito. Sem contar as exclusividades do nosso Tempra brasileiro como o de duas portas (coupê),o turbo,o 16v,e aquele painel lindo que saiu nos anos 94/95 em diante, desenhado exclusivamente para o nosso Tempra.

Avatar
Hélio Ricardo 21 de julho de 2021

Muito bacana esta matéria, eu acho o Fiat 147 um clássico bom e bonito.o uno Miller é muito bonito e forte como um trator, a Fiat devia revê seus conceitos e voltar a fabricar este excelente carro, obrigado ao senhor Boris e ao Jeremy.

Avatar
Fabio Marchetti 21 de julho de 2021

Oi?

Cadê o Tempra nessa lista?

Avatar
Rogério Nunes dos Santos 20 de julho de 2021

A FIAT sempre que tentou inovar com equipamentos mais tecnologicos pecou demais. Tenho um Uno com cambio manual que pau pra toda obra. Mas a opinião deve ser diferente de quem tem o famoso cambio Dualogic. Um colega tem um que esta a 3 meses na oficina e o conserto ja passou dos 13 mil e nada do carro. Combinaçao fatal de falta de mao de obra qualificada com carro complicado de consertar

Avatar
Elenildo Santos Santana 21 de julho de 2021

Você tem razão, a Fiat sempre acertava no “basico” o arroz com feijão, principalmente câmbio, lembra do Citymatic? Que vinha no Palio? Outro fiasco anunciado. Mas quem não se lembra dos Mareas com câmbio automático? Resultado da joint-venture Fiat/GM… aí teve um bom resultado! Um poderoso Fivetech com o forte câmbio GM…

Avatar
Rafael Rocha 19 de julho de 2021

Muito bacana a lista relembrando alguns modelos e celebrando a data, mas levando em consideração a representatividade de cada modelo em suas respectivas épocas acredito que o Tempra não poderia ficar de fora da lista.

Avatar
Deivid 17 de julho de 2021

Fiat deixa a desejar no argo trekking em conforto ruído na faixa entre outros sem falar na câmera de ré e central multimídia só com problemas Igrejinha rs

Avatar
Jair Ferreira 17 de julho de 2021

Tenho um Uno 1.4 Way ano 2014 com 253.000 Km rodados,todo original

Avatar
Marcelo Carvalho 16 de julho de 2021

Claro que essas listas são subjetivas, mas o Tempra não poderia ficar de fora!

Avatar
Antônio Cavalcante Pessoaa 16 de julho de 2021

Tenho um uno EX que comprei zero em 1999 modelo 2000. Está comigo até hoje. O motor já rodou uns 290.000 km e é o original de fabrica. Não vendo. O problema é a lataria.
Mas a mecânica é boa e batata de manter.

Avatar
Adielson. da. Silva 16 de julho de 2021

Comprei. O. Meu. Primeiro. Carro. Um. Fiat. Uno. Mille. Faire. 2002

Avatar
Ricardo Silva 16 de julho de 2021

Sou um consumidor Fiat de suas peruas já tive Elba ,palio weekend,,tempra sw,,hoje tenho uma Doblo,,por falta infelizmente de um Argo sw porquê se existisse eu certamente adquiria

Avatar
Mário Henrique Machado de Almeida 16 de julho de 2021

Tenho mesmo modelo 2013, melhor carro que a Fiat já produziu, barato, fácil de manter, resistente ? muito econômico, modelo muito legal ??

Avatar
José. Paiva 17 de julho de 2021

Já passou na minha mão dois Fiat 147dois Tempra dois Marea e quatro stilo e tenho um até hoje já mereçoo até um presente da Fiat

Avatar
Alvaro 15 de julho de 2021

Muito bacana relembrar esses modelos. Na minha opinião, concordo em maior parte da matéria, apenas diria que: Sei que é um Top 10, mas acho que o Tempra merecia estar nessa lista. O Argo acho que ainda é cedo para saber se será um modelo que ficará para a história, até agora não brilhou nas vendas (apenas no mês anterior que virou o mais vendido mas muito em razão da paralisação na produção da concorrência) e não teve ainda uma qualidade ou versão que despontou. Diferentemente da Toro que já em curto período é sucesso de vendas e criou uma nova referência no segmento. Por fim, acho que valia um menção honrosa a Siena pelo fato da revira volta que o carro teve: estreou como um sedã do Palio, mas o seu desenho insosso com a traseira caída não encantou e não empolgava nas vendas, porém, após o facelift com correção da traseira passou a vender muito bem e permaneceu na linha até a chegada do Grand Siena.

Avatar
Ronan oliveira 15 de julho de 2021

Sou apaixonado pelo Fiat Marea, possui vários e nunca tive problema com veículo por sempre trocar óleo a cada 5 mil km, e manter o sistema de arrefecimento em boas condições e com aditivo.
Esse carro e a minha paixão por que marcou a minha juventude, e acredito que estava a frente do seu tempo.

Avatar
Luciano Pinho 15 de julho de 2021

Com relação ao Uno, não foi citada a primeira versão esportiva, a 1.5R, que depois virou 1.6R.
Outra questão é que o Mille foi o primeiro 1.0 a oferecer ar condicionado de fábrica, na época um luxo de carros maiores. Tive os dois e antes uma pickup City, derivada do 147 Spazio, também não citada. Era mais comprida que a pioneira pickup 147.

Avatar
João Batista de moraes 20 de julho de 2021

Melhor carro da clace média do Brasil

Avatar
José dos passos vieira 22 de julho de 2021

Já possuir uns 10 Fiat uno .Palio wekend.ideia .prêmio.amo sou xonado no Fiat

Avatar
Deixe um comentário