Fiat Fastback e mais 10 opções de SUV cupê vendidas no Brasil

Segmento SUV cupê teve início no mercado premium, mas se expandiu para camadas de maior volume com o VW Nivus e agora com o Fastback

fiat fastback dianteira
Fiat Fastback é o SUV cupê da marca italiana e chega para ampliar as opções do segmento (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 21/08/2022 às 08h03

A Fiat lançará o Fastback em breve. O SUV com estilo cupê é a principal aposta da marca italiana para 2022. O modelo é a evolução do conceito de mesmo nome, apresentado no Salão do Automóvel de 2018, mas que parecia ser um jipão da Toro.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, o carro que chegará às concessionárias é derivado do Pulse, o aventureiro que disputa mercado na base do segmento SUV. Ele promete comportamento esportivo, com o motor 1.3 turbo de 185 cv e transmissão automática de seis marchas.

Mas saiba que o Fastback não é nenhuma novidade em termos de estética. O SUV cupê está em alta e a maioria dos fabricantes apostam nesse conceito de carroceria, que entrega mais esportividade, mas sem penalizar as peculiaridades de um utilitário. Confira:

Audi Q3 Sportback

Produzido no Brasil desde julho, o Q3 Sportback chegou para disputar terreno segmento premium de utilitários compactos. Equipado com motor TFSI 2.0 de 231 cv 34,6 kgfm de torque, combinado com transmissão S Tronic de oito marchas e tração integral Quattro.

Bem equipado, com direito a assistentes de condução, sistema de áudio premium, quadro de instrumentos digital e acabamento impecável. Esse SUV cupê parte de R$ 316 mil.

Audi Q5 Sportback híbrido

Num degrau acima, o Q5 Sportback passou a ser oferecido com motorização híbrida. A unidade 2.0 turbo é combinada com um módulo elétrico, o resultado são 367 cv e 50 kgfm de torque.

O SUV ainda conta com sistema de tração integral Quattro Ultra e pode rodar até 62 km apenas na eletricidade a uma velocidade de até 135 km/h. Oferecido em quatro versões, o modelo tem preços que variam de R$ 414 mil a R$ 470 mil.

Audi e-tron Sportback

A marca das quatro argolas gosta tanto de SUV cupê, que até desenvolveu uma versão para o elétrico e-tron. O Sportback é um carro futurista, que combina as formas generosas de utilitário, com conjunto motor composto por duas unidades elétricas de 408 cv e 67,7 kgfm combinados.

audi e tron sportback prata traseira por do sol
O e-tron Sportback tem formas musculosas, acentuadas pelas rodas aro 21 (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Grande, largo e com seus 2.555 kg, ele acelera como um cupê com a metade de seu peso. Seu 0 a 100 km/h é em apenas 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada em 200 km/h, para não comprometer autonomia que pode chegar a até 446 km. Esse jipão do futuro pode ser seu por R$ 785 mil.

BMW X4

O BMW X4 foi a segunda aposta no segmento SUV cupê, ele é o irmão menor do X6. Oferecido na versão xDrive30i M Sport, ele conta com motor 2.0 de 252 cv e 35,7 kgfm de torque. Números que o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

bmw x4 big 2
X4 é derivado do X3, mas com apelo mais esportivo (Foto: BMW | Divulgação)

Ele ainda conta com transmissão automática de oito marchas e tração integral. Com acabamento esportivo, assistentes de condução, esse SUV cupê tem preço inicial de R$ 473 mil.

BMW X6

O X6 é o pioneiro no segmento SUV cupê. Apresentado em dezembro de 2007, o modelo chegou a ser criticado pela perda de espaço interno, devido à cadência do teto, dentre outros impropérios.

novo bmw x6 azul dianteira
X6 foi o pioneiro do segmento SUV cupê, apresentado em 2007 (Foto: BMW | Divulgação)

No entanto, a BMW inaugurou um segmento que se alastrou no mercado. Em sua terceira geração, o SUV é vendido no Brasil em duas versões, partindo da xDrive40i M Sport, equipado com motor seis cilindros biturbo 3.0 de 340 cv e 46,9 kgfm de torque, com preço inicial de 745 mil.

Se o amigo busca ainda mais potência, ele também é oferecido na versão X6 M Competition, com V8 biturbo 4.4 de 625 cv 765 kgfm de torque, a partir de modestos R$ 1.066.950. As duas versões contam com transmissão automática de oito marchas e tração integral.

Honda HR-V

Se o amigo não puder fazer uma aposta tão vultosa, mas ainda sim busca um SUV cupê bem equipado, uma aposta é o novo Honda HR-V. O modelo chega às lojas em breve e terá quatro versões, duas com motor 1.5 de 126 cv e duas com a unidade 1.5 turbo de 173 cv.

novo honda hr v touring na estrada 5
Novo HR-V chega renovado e com apelo mais esportivo para recuperar seu prestígio (Foto: Honda | Divulgação)

Com estilo cupê, acentuado pela cadência da carroceria, o novo HR-V promete oferecer muito conteúdo e eficiência partindo de R$ 142.500. Em breve, o amigo pode conferir nosso primeiro teste com o japonês.

Mercedes-Benz GLC Coupé

Assim como a Audi e BMW, a Mercedes-Benz também oferece seu time utilitários com estilo cupê. O GLC Coupé é o modelo de “acesso” da Estrela das Três Pontas.

mercedes benz glc coupe 2020 azul frente
GLC Coupé é a opção “mais em conta” da marca alemã e parte de R$ 585 mil (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

A versão de entrada, a GLC 300 4Matic Coupé, é equipada com motor 2.0 turbo de 258 cv e pode ser sua por R$ 585 mil. Se o comprador quiser um pouco mais de veneno, pode optar pelo GLC 43 AMG, com seu V6 biturbo 3.0 de 390 cv.

Porsche Cayenne Coupe

Se tem uma marca que entende de carroceria fastback, essa marca é a Porsche. Pois desde seu primeiro automóvel até hoje o estilo é quase que uma assinatura.

porsche cayenne coupe e hybrid turbo s branco em estacionamento
Porsche Cayenne Coupé segue o classico estilo das janelas do 911 (Foto: Porsche | Divulgação)

No entanto, ela demorou a revelar seu SUV cupê. O Cayenne Coupé é oferecido em quatro versões. A mais nervosa delas é a Turbo GT, com seu V8 biturbo 4.0 de 640 cv e 85 kgfm de torque. Esse míssil de 2,3 toneladas acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos por apenas R$ 1,3 milhão.

Volvo C40 Recharge

O Volvo C40 Recharge é o primeiro modelo da marca que nasceu 100% elétrico. Ele utiliza dois motores (um para cada eixo) que entregam 408 cv e 67,3 kgfm de torque. Toda força é distribuída nas quatro rodas.

volvo c40 recharge 2022 cinza frente
Volvo C40 pode roda até 440 km com uma carga de bateria (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Bonito e futurista, esse SUV cupê conta com teto envidraçado com filtro UV e calor, assim como sistema de partida sem ignição e sistema Google. Seu preço é de R$ 420 mil.

Volkswagen Nivus, o SUV cupê de acesso

Se o caro leitor, ou leitora, ficou com os cabelos arrepiados com os preços dos SUVs de estilo cupê, pode relaxar, pois o Volkswagen Nivus é a opção menos cara dessa listagem.

volkswagen nivus highline 2020 cinza frente
Volkswagen Nivus é a opção mais acessível para quem busca um SUV cupê (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Partindo de R$ 121 mil, na versão Comfortline, o aventureiro com estilo cupê da Volks é equipado com motor TSI 200 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão automática de seis marchas.

Esse carro agrada pelo estilo e também pelo pacote de conteúdos, que pode vir com quadro de instrumentos digital, assistentes de condução, multimídia VW Play, dentre outros conteúdos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ney Verdandi 29 de agosto de 2022

Com os atributos que oferece, com certeza será mais um modelo com vendas expressivas do Grupo Stellantis.

Avatar
Deixe um comentário