[Usado] Fiat Mobi Drive Firefly 2017 é a melhor versão do urbano

O único modelo com motor de 3 cilindros é o mais esperto, o mais econômico e já vinha bem equipado para um carro de seu segmento

fiat mobi drive 2017 branco frente parado
Essa versão é a única com direção elétrica (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/07/2023 às 08h32
Atualizado em 22/08/2023 às 14h00

Graças ao Uno e o Palio, os carros compactos da Fiat ganharam a fama de serem opções baratas e de baixa manutenção no mercado. Hoje a porta de entrada da marca é o Mobi, porém o valor de um novo parte de R$ 69.990 — com bem menos é possível levar um usado na versão Drive 2017, com o motor Firefly.

Hoje a Fiat oferece o seu subcompacto apenas com o antigo Fire de 4 cilindros, o queridinho dos frotistas. O motor 1.0 Firefly de 3 cilindros foi oferecido de 2017 a 2019 e oferecia mais desempenho, maior economia de combustível e custos menores de revisões.

VEJA TAMBÉM:

Essa opção de usado é boa para quem precisa de um carro urbano e de baixo custo de manutenção. Ele é elegível para rodar em aplicativos, porém não espere elogios do passageiro sobre o espaço interno.

O que verificar antes da compra?

  • Procedência
  • Estado de conservação
  • Histórico de ocorrências
  • Registros de manutenção no manual do proprietário
  • Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras
  • Avaliação de um mecânico
  • Recalls

O que verificar no ato da compra?

  • Pastilhas de freio
  • Lonas de freio
  • Velas de ignição
  • Cabo de vela
  • Bateria
  • Bomba d’água
  • Bomba de combustível
  • Corrente de comando
  • Bobinas de ignição
  • Válvulas PCV
  • Sistema de arrefecimento

O que trocar quando comprar um Fiat Mobi Drive 2017?

  • Filtro de óleo;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Lubrificante;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Filtro de cabine.

Ficha técnica Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly 2017

fiat mobi drive 2017 branco motor
Por ser anterior ao Proconve PL7, o Firefly do Mobi 2017 é mais forte que o usado atualmente

O Fiat Mobi Drive 2017 traz muito em comum com o Uno, porém as medidas diminutas sacrificam o espaço no banco traseiro e porta-malas. Essa compatibilidade com outros carros da marca facilita na hora de encontrar peças.

Por esse versão equipada com o motor Firefly ser da primeira fornada, isso significa que sua suspensão é mais baixa e não tem barra estabilizadora. O vão livre de 15,6 cm é menor que o da linha atual, mas é alto o suficiente para não raspar em quebra-molas e valetas.

A falta das barras estabilizadoras prejudica no comportamento em curvas, porém tem a vantagem de não existir as bieletas para serem trocadas periodicamente. O foco dele é o conforto e absorver as irregularidades de nosso asfalto.

Uma vantagem do motor 1.0 Firefly quando comparado ao Fire de mesmo deslocamento é trazer direção com assistência elétrica: é mais leve e não rouba potência do motor, além de não ter fluído para se preocupar. Outra vantagem é o custo de revisões mais barata, confira na tabela:

Revisão 1.0 Firefly 1.0 Fire
R$ 319 R$ 300
R$ 676 R$ 672
R$ 600 R$ 1.084
R$ 1.340 R$ 888
R$ 616 R$ 748
R$ 1.008 R$ 2.136
Total R$ 4.559 R$ 5.828

Qual é sua carroceria?

Hatchback subcompacto com cinco lugares.

Onde era feito?

Fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais.

Quanto custa?

De R$ 39.478 (2017) a R$ 48.442 (2020)

Preço médio no varejo?

Por ser um carro popular e muito usado para o trabalho, as unidades em melhor estado de conservação e menos rodadas são vendidas acima do preço de tabela. O sobrepreço varia de R$ 2 mil a quase R$ 8 mil.

O que ele oferece?

  • Ar-condicionado;
  • direção elétrica;
  • abertura interna do porta-malas;
  • vidros elétricos dianteiros;
  • travas elétricas;
  • chave canivete com telecomando;
  • banco traseiro bipartido;
  • computador de bordo;
  • limpador e desembaçador traseiro;
  • regulagem de altura do volante e dos cintos.

Opcionais

  • Rodas de liga leve;
  • rádio;
  • alarme;
  • luzes de seta nos retrovisores;
  • console de teto com porta-óculos;
  • regulagem de altura do banco do motorista;
  • faróis de neblina;
  • sensor de estacionamento;
  • volante multifuncional;
  • câmbio automatizado.

Itens de segurança

  • Airbag duplo;
  • ABS com EBD.

Como é o motor?

O motor Firefly é um 1.0 aspirado de três cilindros, mas com um diferencial quando comparado com a concorrência: possui apenas duas válvulas por cilindro. Por isso, ele tem o maior torque da categoria: 10,9 kgfm com etanol e 10,4 kgfm com gasolina, que aparecem a 3.250 rpm.

A potência é de 77 cv a 6.000 rpm com etanol ou 72 cv a 6.250 rpm com gasolina. Mesmo sendo um motor de 6 válvulas e comando único, o Firefly possui variador no tempo de abertura das válvulas, o que ajuda na elasticidade do propulsor.

Sua construção é moderna, com bloco e cabeçote em alumínio. Ele traz soluções que reduzem a manutenção, como o uso de corrente de comando, alternador com operação variável e sistema de partida a frio sem tanquinho de gasolina.

Como é consumo?

Os dados abaixo são do programa de etiquetagem do Inmetro.

Combustível Cidade Estrada
Etanol 9,6 km/l 11,3 km/l
Gasolina 13,7 km/l 16,1 km/l

Qual é a capacidade do porta-malas?

O porta-malas do Fiat Mobi Drive 2017 é praticamente um porta-luvas, sua capacidade é de 215 litros. A capacidade de carga é de 400 kg, superior a de alguns carros maiores.

Qual é a suspensão do Fiat Mobi Drive 2017?

O compacto utiliza McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, sem a adição das barras estabilizadoras.

mobigsr02
O câmbio automatizado GSR era um opcional

Freios

O Fiat Mobi Drive 2017 utiliza discos na dianteira e tambores na traseira, assistidos pelo sistema antitravamento (ABS) e pela distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

Pontos positivos

  • Fácil de dirigir e de manobrar;
  • Agilidade;
  • Direção elétrica;
  • Motor 1.0 esperto;
  • Bem equipado;
  • Economia de combustível;
  • Pode ser usado em aplicativos de transporte;
  • Baixo custo de manutenção.

Pontos negativos

  • Espaço interno;
  • Porta-malas;
  • Versão valorizada no mercado de usados;
  • Engates do câmbio;
  • Vibração do motor;
  • Falta de barra estabilizadora.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário