25 anos de Fiat Strada: veja as inovações da picapinha italiana

Durante esses 25 anos, a Fiat trouxe diversas novidades que ajudaram a solidificar a sua caminhonete compacta como líder do segmento

fiat strada linha 2013
O segredo do sucesso da picape é sempre ter uma novidade (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/08/2023 às 08h02

O lançamento da Fiat Strada 2024 equipada com motor 1.0 turbo coincidiu com a comemoração dos 25 anos de mercado do modelo. Essa picapinha foi lançada em 1998 como sucessora da Fiorino e apenas mais um derivado do Palio.

Hoje, a Strada é um modelo praticamente independente. Apesar de compartilhar algumas partes de estamparia e vidros com o Fiat Mobi, sua plataforma é exclusiva e utiliza componentes de outros carros.

VEJA TAMBÉM:

Durante esses 25 anos, a Fiat Strada trouxe uma enorme variedade de versões e algumas inovações. Ela lançou tendências que mais tarde seriam adotadas pelas concorrentes, confira quais foram:

Cabine estendida

fiat strada 1998 1 6 16v cabine estendida verde frente
A Fiat foi esperta ao notar que o público também usava a caminhonete para o laser

Nos anos 90 ter cabine estendida de fábrica era coisa de picape média ou das grandes que chegavam via importação independente. Algumas empresas faziam a conversão em caminhonetes pequenas.

Em 1999 a Fiat lançou a Strada cabine estendida, que trazia mais espaço na cabine para levar itens menores como mochilas. A caçamba perdia um pouco de volume, entretanto.

A Chevrolet fez um meio termo entre cabine simples e estendida com a Montana em 2003. Já a Volkswagen fez igual a Fiat quando lançou a nova geração da Saveiro em 2009, com versões simples e estendida.

Fiat Strada Adventure

fiat strada adventure ce 2001 prata traseira
Visual aventureiro foi um complemento à cabine estendida

Os carros aventureiros foram uma verdadeira febre. A primeira caminhonete compacta a receber esse tratamento foi a Fiat Strada Adventure, no ano de 2002.

Cabine dupla

fiat strada trekking cd cinza frente parada
No início foi muito criticada, mas o público aprovou a cabine dupla

A cabine estendida da Fiat Strada não foi feita para levar passageiros extra. Isso não impediu que inventassem um banquinho para ser instalado no local, para levar passageiros sem segurança.

A Fiat percebeu essa demanda por levar mais pessoas na cabine e criou a Strada cabine dupla em 2009. A primeira versão assim tinha apenas duas portas e ainda precisava de um acabamento plástico para esconder uma emenda na lateral. O conceito foi refinado mais tarde.

Cabine dupla com três porta

fiat strada adventure cd com portas abertas
O acesso foi facilitado com a terceira porta

Ter criado a nova opção de cabine para a Strada não foi o suficiente, a Fiat melhorou o conceito em 2013 adicionando uma porta traseira. Ela era do tipo suicida, abrindo no sentido oposto da dianteira, assim como algumas picapes norte-americanas usam.

Com isso, o acesso foi facilitado no lado direito. O desenho foi atualizado também, escondendo a emenda e ficando mais limpo.

Câmbio automatizado

fiat strada adventure cd dualogic interior painel
A caixa automatizada era mais barata que uma automática tradicional

No final da década de 2000 o câmbio automático começou a se popularizar no Brasil, porém as caixas ainda eram caras e a maioria tinha quatro marchas. O automatizado foi uma alternativa mais barata para quem não queria trocar as marchas, já que era apenas um manual com um robô trocando as marchas.

A Fiat colocou o seu Dualogic em quase toda a linha, incluindo na Strada. Isso e a cabine dupla mostravam o início da atual tendência das picapinhas sendo usadas mais como carro de passeio que como veículo de carga.

Quatro portas

fiat strada 2021 volcano 9
A geração atual ficou maior e trouxe as quatro portas

A atual geração da Fiat Strada estreou em 2020, já tendo a irmã maior Toro fazendo sucesso. A compacta ganhou porte maior e, por isso, uma cabine dupla mais espaçosa.

Por ser uma carroceria nova, a Fiat aproveitou para fazer logo as quatro portas de forma tradicional. A sua rival Saveiro continuou com apenas duas portas, mas a nova Chevrolet Montana veio com as quatro portas para competir com a Strada.

Fiat Strada CVT

fiat strada volcano cvt automatica interior detalhe alavanca do cambio cvt
O CVT deu mais conforto e eficiência à Strada

O Dualogic podia quebrar um galho, mas seu funcionamento ficava longe da suavidade de um automático tradicional. Em 2022 a Fiat adicionou a opção de caixa CVT à Strada, dando mais conforto sem prejudicar o consumo.

Motor 1.0 turbo

fiat strada ultra t200 2024 branco banchisa frente capo aberto motor 1 0 turbo
Agora desempenho não é problema

A primazia do motor turbo nesse segmento ficou para a Chevrolet Montana, com seu 1.2 de três cilindros. A Strada estreou agora com o 1.0 turbo, que traz a vantagem de pagar menos impostos devido ao deslocamento menor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário