Financiamento de veículo: veja 5 dicas para obter a aprovação

Número de veículos adquiridos a prazo cresceu 5,4% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2017

shutterstock 298063157
Por AutoPapo
Publicado em 20/08/2018 às 08h30

As vendas de carros usados começaram a recuperar o fôlego no Brasil, segundo dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). O levantamento aponta alta de 6,5% ao longo de 2017, em comparação ao ano anterior. Ainda de acordo com a entidade, só no primeiro semestre deste ano, mais de 5,1 milhões de automóveis foram negociados no país, resultado quase cinco vezes superior ao número de veículos zero-quilômetro. O aquecimento desse mercado elevou, a reboque, a quantidade de transações de veículos por meio de financiamento: foram 1.530.851 unidades adquiridas por meio desse tipo de negócio entre os últimos meses de janeiro e julho, ante 1.452.348 unidades no mesmo período do ano passado.

Esses dados, da bolsa de capitais financeiros B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), apontam um crescimento de 5,4% no número de financiamentos de veículos. Se você pensa em engrossar ainda mais esses números e adquirir um carro usado a prazo, vale a pena seguir cinco dicas formuladas pelo AutoPapo, com base em informações da Volanty, empresa especializada na venda de veículos seminovos. Afinal, obter um financiamento nem sempre é tão fácil como parece. Confira:

Financiamento de veículo: veja 5 dicas para obter a aprovação

1. Poder de renda determina a efetivação do financiamento

O poder de renda do comprador é um grande influenciador para a aprovação da compra de um carro. Em outras palavras, quanto mais garantias houver sobre a renda mensal do comprador, maior a chance de obter o financiamento.

2. Bens mais baratos têm maior chance de aprovação

O valor do bem também é fator determinante: as chances de ter o nome aprovado para adquirir um veículo mais popular, com preço de até R$ 40 mil, são maiores. Questão de lógica, afinal, para adquirir um carro mais barato, o consumidor vai contrair uma dívida menor.

3. Marca do veículo influencia na aprovação do financiamento

Automóveis de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet são mais vendidos em financiamentos. Isso acontece porque essas empresas são muito conhecidas, oferecem veículos acessíveis e estão consolidadas no mercado brasileiro. Por outro lado, os bancos muitas vezes não aceitam financiamento de carros importados, de empresas como JAC, Lifan e Chery. O motivo é que geralmente os veículos desses fabricantes têm peças difíceis de se encontrar no Brasil, o que eleva o custo para o proprietário.

4. Seguro veicular é uma garantia para os bancos

Se o bem não tiver seguro, os chances de obter aprovação para a compra são menores: afinal, se ele for roubado, a chance do contribuinte continuar pagando diminuem. Os bancos levam esse fator em consideração justamente para reduzir os riscos de prejuízo com devedores.

5. Documentação e rendimentos compatíveis são essenciais

É importante que o consumidor tenha seus informes de rendimento em dia. Se for possível, é conveniente comprovar que o valor do rendimento é pelo menos duas vezes maior que a parcela a ser financiada. Outro ponto importante é dispor de uma quantia de pelo menos 20% do valor de entrada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rosana Gomes 6 de agosto de 2021

Fiz uma devolução amigável de um veículo. Agora após dois anos descobri que meu nome está no Serasa. A devolução foi amigavelmente. Como pode ter sujado o meu nome? Será que consigo outro financiamento com entrada ?

Avatar
Dr. Antônio Neto 22 de junho de 2023

O que pode ter acontecido é.
Existe duas modalidades de entrega amigável sendo elas, quitativa e para abatimento.
Se for a quitativa vc devolve o veículo e a dívida e abonada e retirada.
Porém se for para abater, você devolve o carro eles levam o veículo a leilão e o valor arrematado se for o suficiente pra pagar a dívida a dívida quita se não for você fica devendo o saldo chamado remanescente e tem que pagar infelizmente.
Espero ter ajudado

Avatar
Valdirene 3 de julho de 2021

Tenho uma casa financiada será q consigo financiar um carro obs pago a casa por mês

Avatar
Valdirene 3 de julho de 2021

Tenho uma casa financiada será q eu consigo financiar um carro obs pago a casa por mês

Avatar
adjalme 20 de abril de 2021

Boa noit banco aceita financiamento d carro rebaixado

Avatar
Melhor Ebook Como Aumentar Score 12 de abril de 2021

Grato por compartilhar seus conhecimentos, aprendendo cada dia mais e adorando conteúdo do blog. Adorando as dicas e sacadas.

Avatar
Isaelma Souza 27 de dezembro de 2020

Como fazer um financiamento sem precisar de pontuação

Avatar
Anderson 7 de dezembro de 2020

Então galera, não adianta ter score alto, se não tem uma movimentação boa na conta ! Dica : movimentem a conta de vocês!
Ex: Não adiante você tá com o seu score 760, se sua movimentação é $1000.

Avatar
Eliana Antunes da silva 20 de setembro de 2020

como difiçil financia um carro

Avatar
Edson Ribeiro 28 de agosto de 2020

Tá difícil…760 de score e 10.000 de entrada e msm assim, os bancos não aprovam…Desisti!!!

Avatar
Pedro Gabriel Dias Fraga 18 de setembro de 2020

Quero comprar um carro dando 10.000 de entrada

Avatar
Jacqueline Pereira de Ramos 26 de agosto de 2020

E eu que tenho uma boa entrada e não aprovam meu financiamento ? Não dá para entender ! Isso que não passa de 40 mil o valor do veículo… fica difícil movimentar a economia desse jeito !

Avatar
MARIA 18 de junho de 2020

ESTOU A DIAS TENTANDO UM FINANCIAMENTO DE CARRO SCORE BOM DE 700, ENTRADA DE 7 MIL E MESMO ASSIM O BANCO NA APROVA…ACHO DESNECESSARIO ALGUM TIPO DE FINANCIAMENTO, PORQUE SE VC NÃO PAGAR O BANCO PODE TOMAR O VEICULO…DEVERIAM SER MENOS RIGIDOS, POIS ESTAMOS NUMA CRISE ECONOMICA, DESSE JEITO NAO VAO VENDER NADA…

Avatar
Ricardo 27 de outubro de 2019

Nao consigo financiar um veiculo meu nome esta limpo porque sera?

Avatar
Anderson dos Santos Franco Gonçalves 1 de maio de 2020

Com certeza seu score deve estar baixo, com o mesmo estando baixo, é necessário uma boa entrada para se conseguir aprovação!

Avatar
Deixe um comentário