Fluido de freio: o nível baixou? Então corra para a oficina!

"Claro que, se o nível estiver muito lá embaixo, aí você completa emergencialmente, para não ficar sem freio até chegar na oficina"

capa fluido de freio para portal1
Por Boris Feldman
20 de novembro de 2019 19:52

Todos os automóveis exigem que se verifique uma série de fluidos; se eles estão no nível correto. Então tem, por exemplo, a vareta que demonstra o nível do óleo do motor; tem a água que lava o para-brisas; tem a água do sistema de refrigeração, o líquido que é a água com o aditivo; e tem o reservatório do fluido de freio. Com o fluido de freio não se brinca!

Esse fluido fica em um recipiente transparente, sabe por que? Para você jamais abrir esse reservatório, porque o fluido de freio é higroscópico! Que palavrão, hein, mas ele só quer dizer o seguinte: higroscópico é porque ele absorve umidade. Então, se você tirar a tampa, a umidade do ar vai interferir nesse fluido, vão se formar, depois, gotículas de água que vão prejudicar o sistema de freio.

No reservatório do fluido de freio há duas marcações: mínimo e máximo. O ideal é que o líquido esteja entre os dois. Mas, se ele tiver baixado para perto do mínimo, o que você faz? Completa? E se alguém lá no posto te sugerir: “Doutor o nível está meio baixo, vamos completar?”

Completa ou não?

Nível do fluido de freio não se completa! Como não se completa? Não, leva-se o carro na oficina. Para quê? Porque: ou ele baixou devido a um desgaste das pastilhas e lonas, e na hora que você substituí-los o nível volta ao normal sozinho, ou então pode estar havendo um pequeno vazamento do fluido. Nesse caso, oficina também: ou para trocar as pastilhas, ou pra descobrir e reparar esse vazamento do fluido.

Claro que, se o nível estiver muito lá embaixo, aí você completa emergencialmente para não ficar sem freio até chegar na oficina.

fluido de freio
Fluido de freio | Foto Shutterstock

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos M 20 de novembro de 2019

Faltou falar que por ser higroscopico troca-se ele preferencialmente de 2 em 2 anos

Avatar
Deixe um comentário