Fomos para Cuba, um museu de carros a céu aberto

País é um legítimo museu automotivo a céu aberto, com ressalvas ao estado de conservação e à originalidade dos veículos

cuba3
Por AutoPapo
Publicado em 26/11/2016 às 08h00
Atualizado em 23/12/2019 às 21h40

Você pode idolatrar Fidel Castro, que morreu aos 90 anos, ou odiá-lo. Para o AutoPapo não importa. Deixe de lado a política, os coxinhas, os mortadelas e vamos falar do que nos diz respeito: automóveis. Os aficionados por carros devem colocar Cuba entre os destinos obrigatórios, pois o país é um legítimo museu automotivo a céu aberto.

O Boris esteve lá em março deste ano e voltou com uma certeza: o indiscutível talento dos mecânicos cubanos, pois conseguem manter rodando verdadeiras sucatas sobre rodas.

Leia o relato e veja as fotos que ele fez da viagem:

“São cerca de 50 mil “banheirões” norte-americanos, todos fabricados até o início da década de 60, quando os EUA cortaram relações diplomáticas e decretaram o embargo econômico ao país. Além deles, o que se vê hoje em Cuba são principalmente dois modelos de carros compactos russos, o Lada e o Moskvitch. E alguns franceses, italianos e asiáticos, principalmente Kia e Hyundai. Ônibus e caminhões modernos são chineses.

Apesar do país ter aberto, há três anos, a possibilidade do livre comércio de automóveis, sua importação e exportação não tem volume significativo. A baixa renda da população impede o acesso aos automóveis importados e, embora várias fábricas estejam de olho neste mercado, há dificuldades burocráticas e falta infra-estrutura para o pós-venda (assistência técnica). E seu preço é muito elevado pois se paga impostos “Padrão Brasil”: um compacto importado não sai por menos que U$ 25 mil. Um Mercedes não chega lá por menos que U$ 100 mil.

Por outro lado, exportar os antigos é também quase impossível: os empecilhos do governo, o preço e o estado miserável de quase todos os carros norte-americanos não anima os colecionadores…

Carros antigos de Cuba têm pouquíssima originalidade

As fotos e vídeos dos carros que rodam em Cuba não revelam seu estado real de conservação e desanimam o colecionador, pois são muito raros os que mantem a originalidade. Os automóveis utilizados como táxis já tiveram a mecânica completamente alterada: motores a gasolina foram substituídos pelo diesel, mais barato e de menor consumo. A maioria roda com motor e câmbio Mercedes ou Mitsubishi.

A quase totalidade dos conversíveis não saíram assim da linha de montagem: tiveram seu teto cortado e adaptado em um tosco sistema para encaixar a capota de lona. Suspensão e freios são também adaptados na maioria deles. E, finalmente, seu preço é elevadíssimo, pelos padrões internacionais: um sedã de quatro portas norte-americano da década de 50 (Chevrolet, Ford, Buick, Oldsmobile) vale de 15 a 20 mil dólares, muito mais que um modelo similar nos EUA.

E, como originalidade não consta do cardápio, os cubanos vão no embalo da adaptação e quase todos são apaixonados por rodas mais largas e esportivas. Verdadeiro tiro de misericórdia do que se poderia manter de original no automóvel…”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário