Explorer EV: Ford eletrifica SUV como em Jurassic Park

Nova geração do SUV norte-americano foi desenvolvido sobre a plataforma do Volkswagen ID.4 e tem foco no mercado europeu

ford explorer ev 2024 azul frente e lateral
Explorer EV é menor que seu xará norte-americano (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 22/03/2023 às 16h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h28

E a vida imita a arte mais uma vez. A Ford acaba de apresentar o Explorer EV, versão elétrica de seu famoso SUV, que já foi atacado por tiranossauros, em sua primeira geração. E daquele carro jurássico, só sobrou o nome.

VEJA TAMBÉM:

O novo Explorer EV foi desenvolvido sobre a plataforma MEB da Volkswagen. Essa base foi projetada para a linha ID, que já conta com os modelos ID.3. ID.4. ID.5 e ID.Buzz.

O Explorer EV é mais um produto da atual parceira com a Volks. Isso porque a nova geração da Amarok é montada sobre a base da Ford Ranger. O SUV será comercializado, num primeiro momento, no mercado europeu.

Especificações do Explorer EV

A Ford não revela dados técnicos do carro, mas certamente deverá compartilhar motores e baterias dos colegas alemães. O ID.4 por exemplo pode receber motor traseiro de 204 cv ou motorização dupla de 300 cv.

ford explorer ev 2024 azul lateral em movimento
Explorer EV será vendido na Europa onde irá concorrer com o “primo” VW ID.4, assim como Peugeot e-2008 GT e demais SUVs compactos elétricos

As baterias também deverão ser compartilhadas. Na linha ID, a Volks conta com células que prometem autonomias entre 346 km a 522 km. As medidas são parecidas, com as do ID.4 (4,58 m). O SUV tem 4,50 m de comprimento e porta-malas com capacidade de 470 litros. Em comparação com o modelo norte-americano (que segue em linha nos EUA), o elétrico é 50 cm menor.

As únicas informações oficiais da Ford são que o Explorer EV poderá ter 80% da carga reestabelecida em 25 minutos, em pontos de recarga rápida. Outro dado oficial é que o SUV estreará na Europa no final deste ano. Seu preço inicial será de 45 mil euros, que equivale a R$ 255 mil.

Trajetória do Ford Explorer

Lançado em 1990, o Ford Explorer está em sua sexta geração nos Estados Unidos. O SUV chegou derivado da picape Ranger e equipada com motor V6 Cologne 4.0, feito na Alemanha.

Para marcar o lançamento do rival do Jeep Cherokee, a Ford escalou o SUV no longa-metragem “Jurassic Park”. No filme, ele era um veículo elétrico, que se deslocava sobre trilhos.

jurassic park ford explorer 01
Primeira geração do Explorer fez ponta em Jurassic Park

A atual geração foi lançada em 2019, com opções de motores da linha EcoBoost com versões 2.3 (quatro cilindros) e V6 3.0, além de versões híbridas. As potências variam de 300 cv a 444 cv.

Em seus 33 anos de mercado, o Explorere acumulou 8,4 milhões de unidades produzidas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário