Fechar fábricas foi a melhor solução da Ford para seu negócio

Fechar fábrica é uma decisão drástica, mas para a Ford era a condição para continuar no mercado brasileiro sem dar prejuízos milionários diariamente

ecosport sendo produzido na fabrica da ford em camacari na bahia
Há dois anos, linha de montagem em Camaçari (BA) fechava suas portas (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/01/2023 às 15h00
Atualizado em 23/01/2023 às 21h44

Em janeiro deste ano, 2023, se completaram dois anos que a Ford fechou suas fábricas no Brasil. Na época, foi um tumulto no nosso mercado. E eu me lembro bem do comentário que fiz em nosso vídeo, falando do fechamento das fábricas da Ford e choveram comentários. Centenas de comentários do pessoal esculhambando a Ford. Por que audácia é essa de deixar o brasileiro na mão?

Como é que fecha a fábrica e pára de produzir o EcoSport, o Ka. E agora, como é que nós vamos ficar órfãos? Mas é interessante observar que a visão do consumidor, às vezes até da concessionária, que muitas não gostaram, embora tenham sido devidamente indenizadas quando deixaram de vender os automóveis produzidos no Brasil. A visão é completamente diferente entre a fábrica e o mercado.

VEJA TAMBÉM:

O mercado quer os automóveis, quer as peças de reposição. A fábrica – nós estamos no sistema capitalista – ela quer lucro. E sabe qual era a posição financeira da Ford até ela fechar as fábricas? Há dois anos, mais de 1 milhão de dolares de prejuízo diário na América do Sul. Ela precisava estancar a sangria. E estancou. Teve que demitir, teve que fechar as fábricas, perdeu bilhões de dólares de indenizações.

Mas, passados dois anos, verifica-se que ela estava certa. Ela está importando automóveis de vários países e voltou depois de muitos e muitos anos de prejuízo. Voltou a ter rentabilidade, a ter lucro, que é o que qualquer empresa deseja. Não tem que ter, porque senão vai ter briga. Sabe com quem? Com os acionistas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
49 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tony Pacheco 31 de janeiro de 2023

Sou jornalista e economista e acho que esta matéria nem é jornalisticamente correta nem economicamente factível. Tem cheiro de release, parece release, é release. A Ford está com indenizações milionárias ainda a pagar e abriu mão de incentivos tributários gigantescos. Esta história ainda está por ser contada por algum jornalista investigativo realmente sério e com fontes fidedignas. Aguardemos, assim como as misérias contra os yanomami estão vindo à tona, o que está por trás do fechamento da Ford no Brasil uma hora dessas será conhecida.

Avatar
Francisco 31 de janeiro de 2023

So tem beleza. Motor 3 cilindros que carrega na bolsa. So lixo

Avatar
Georges 28 de janeiro de 2023

1 milhão de dolares de prejuízo diário, bilhões pagos em indenizações….deixou de procurar vender produtos confiáveis que seriam impossíveis de ter em 2,7 anos (1 bi é 1 mi , ou seja 1000 dias para cada bi pagos em indenizações). tá meio esquisito né?

Avatar
Tony Pacheco 30 de janeiro de 2023

Concordo contigo. Essa conta não fecha. Fiz Economia (UFJF) e Jornalismo (UFBA) e para mim também não vejo onde está a volta do lucro numa situação de indenizações milionárias que, muitas delas, ainda darão dor de cabeça e dor no bolso dos acionistas da Ford durante muitos anos. Sem falar nos subsídios, também milionários, que recebia e deixou de receber ao parar de produzir carros no Brasil.

Avatar
Roberto de Siqueira Bertoche 27 de janeiro de 2023

Comprar um Ford e onde fazer manutenção? Só compro carro de marca que tenha representante autorizado na minha cidade (de 130 mil habitantes). Que pena, tenho que abrir mão de Mercedes, Audi, BMW, Volvo e outros, inclusive Ford.

Avatar
paulinho 26 de janeiro de 2023

Nós brasileiros tínhamos que boicotar não comprar mais estas carroças da Ford, mas sempre tem um bobalhão que vai lá e compra,
daí a Ford deita e rola no bolso dos trouxas que saem por ai rodando com um carro que diz bem quem é proprietário: Bronco!!! KKKKKKKKKKK

Avatar
Jarbas Lopes 27 de janeiro de 2023

Tive que engolir seu comentário por dois motivos; 1) tenho um Ford KA, adquirido pouco antes da Ford sair do País. 2) meu apelido é Bronco! Kkkkkkkkkk.

Avatar
Paulinho 27 de janeiro de 2023

KKKKKKK, Jarbas tu comprou o carro quando a ford ainda tava no país, no meu comentário eu me refiro aos consumidores que ainda copram os carros importados da ford, sendo que temos no mercado veículos muito superiores em termos tecnológicos.
Grande abraço.

Avatar
Rafael 26 de janeiro de 2023

Pra Fode é melhor mesmo. Importar só os lixos e lucrar muito com os poucos trouxas que ainda compram as porcarias dela.

Avatar
Donizete augusto de Almeida prado 26 de janeiro de 2023

Foi bom pra ela pq ela deixou bomba pq o Ka e o eco esporte fundi o motor rápido e não tem peça de reposição o meu Ka faz 4 meses que está pra fazer o motor tive que comprar outro

Avatar
Rafael 25 de janeiro de 2023

Materia tosca

Avatar
Rafael 26 de janeiro de 2023

Tosco é seu comentário.

Avatar
Rafael 25 de janeiro de 2023

Materia toscy

Avatar
Ibanes Lemos 25 de janeiro de 2023

Eu estou com meu focus sedã Titanium há dois meses e dez dias na Super Auto aqui POA-RS, esperando a reposição do módulo que quebrou
A Ford estacou o seu prejuízo, mas deixou a grande maioria dos seus clientes jogados no lixo
Essa semana me abriguei entrar na justiça Eu estou com meu focus sedã Titanium há dois meses e dez dias na Super Auto aqui POA-RS, esperando a reposição do módulo que quebrou
A Ford estacou o seu prejuízo, mas deixou a grande maioria dos seus clientes jogados no lixo
Essa semana me abriguei entrar na justiça contra Ford, pelo descaso que vem acorrendo contra Ford, pelo descaso que vem ocorrendo

Avatar
Ibanes Lemos 25 de janeiro de 2023

Eu estou com meu focus sedã Titanium há dois meses e dez dias na Super Auto aqui POA-RS, esperando a reposição do módulo que quebrou
A Ford estacou o seu prejuízo, mas deixou a grande maioria dos seus clientes jogados no lixo
Essa semana me abriguei entrar na justiça contra Ford, pelo descaso que vem acorrendo

Avatar
Alex 24 de janeiro de 2023

A Ford tem um pós venda e um atendimento horrível se ela manter as peças para os carros que vendeu já tá bom pq não dá suporte que preste e tudo e muito caro tenho um New fiesta manual um excelente carro que foi descontinuado deixando a revenda na merda .mas independente disso o Brasil e péssimo anfitrião para multinacionais e até mesmo para as empresas internas impostos impraticáveis

Avatar
Perito Bento 24 de janeiro de 2023

– Maravilha, assim o SISTEMA “S” deixa de receber uma bolada mensal

Avatar
Rafael 25 de janeiro de 2023

Calma governo vai cobrar os impostos dela logo logo kkkk vamos ver que fazer carro lá fora pode. Mas agora virou importado

Avatar
Gabriel 26 de janeiro de 2023

Se não fosse o sistema “S”, a mão de obra técnica no brasil seria uma ordem de magnitude mais cara do que já é, com os poucos técnicos disponíveis no mercado nas diversas areas da produção ganhando uma fortuna, ou então com as empresas treinando os técnicos e o pessoal pedindo demissão assim que o treinamento acabasse para ir atrás de ofertas mais atraentes.

Avatar
Mario Meneghetti 24 de janeiro de 2023

É bom pra Ford virar importadora e cada vez mais é para muitas outras empresas no Brasil. Empregar gente, custos de implantação de fábrica, legislação, carga tributária… Esse país é um nojo para se empreender. Embora o fato de ela sempre ter sido incompetente em toda a cadeia produtiva por décadas seja o principal motivo dos prejuízos aliado também a nova estratégia global, é muito mais seguro diminuir o tamanho da operação e aumentar a margem de lucro. Mas aos que estiverem dispostos a se aventurar com Bronco, Maverick e Territory, saibam que se precisarem de qualquer serviço de pós-venda o suplício será ainda maior do que daqueles que ainda penam por reparos no Powershift.

Avatar
Diego 24 de janeiro de 2023

Tenho um raciocínio parecido com o seu. Demonstrei isso num comentário que fiz ontem, E NÃO PUBLICARAM! Mas, tudo bem. Só para complementar, a única coisa que penso que pode fazer sentido é que a Ford não vê mais o mercado da América do Sul como prioritário.

Avatar
adinaldo mundim 24 de janeiro de 2023

MAS PODE-SE DIZER QUE A FORD DEIXOU MESMO A AMERICA DO SUL…POIS FORD AGORA SÓ IMPORTADO, COM PREÇOS MUITO ALÉM DA REALIDADE DO BRASIL.

Avatar
Flávio Moura 25 de janeiro de 2023

Que a fábrica vise lucro é problema dela…eu como consumidor sei os problemas e CUSTO de manutenção de veículos importados…portanto como não sou ignorante prefiro sempre veículos fabricados no Brasil.

Avatar
Waslon 26 de janeiro de 2023

Nessa história toda, eu tenho maior pena é dos donos do Territory.

Avatar
Fab 24 de janeiro de 2023

Que matéria simplista sem aprofundar ou dizer qualquer coisa. Baseado em que? Cade os dados? Cade os valores? Cade a fonte? Vozes da minha cabeça?

Avatar
Victor Hugo PC 23 de janeiro de 2023

Não faz sentido nem na matemática. Mesmo com um prejuízo diário de 1 milhão. Isso daria 365 milhões por ano. 730 milhões nestes 2 anos. Pagou 4.1 bilhões pra deixar de perder menos de 1 bilhão a cada 2 anos? Levará 8 anos apenas para se recuperar do desinvestimento… Era muito melhor ter azeitado a produção dos carros que eram melhores do que a concorrência e deixaram fãs órfãos que nunca mais vão comprar nada desta fábrica. Os clientes fiéis da marca de sentiram traídos. Eu comprei 5 Fords. Não compro nunca mais… Ah tem gente comprando? Vamos ver até onde vão porque novidade todo mundo compra mas quando saírem de moda vão ter que investir tudo de novo em mais novidades.

Avatar
Diego 24 de janeiro de 2023

Tenho um raciocínio parecido com o seu. Demonstrei isso num comentário que fiz ontem, E NÃO PUBLICARAM! Mas, tudo bem. Só para complementar, a única coisa que penso que pode fazer sentido é que a Ford não vê mais o mercado da América do Sul como prioritário.

Avatar
Stan 23 de janeiro de 2023

Argumento pouco convincente. Como fecha uma fábrica que produzia um dos carros mais vendidos sem dar lucro? O ka foi por dois anos o mais vendido. Então pela lógica a Fiat e GM já tinham sido fechadas com seus carros populares. Na verdade a Ford quer ser uma montadora de grife tipo Mercedes ou BMW mas pra isso tem que ter staff pois quem vai ter a insanidade em deixar de comprar um Audi pra se posar de rico num Ford?

Avatar
alecs 23 de janeiro de 2023

Concordo totalmente com o amigo acima,também acho isso! Se vc for aos EUA verá e ouvirá que a Ford é o máximo de carro americano ,lá eles veem Henry Ford como um “Deus” ,lá de fato,a Ford funciona ás mil maravilhas,mas lá como cá ,pararam de fazer sedans e hatchbacks,principalmente,e muito se ouve de voltarem a fazer sedans tipo full-size,além de coupes tipo Mustang,é de lá que vem a ideia de uma Ford de “elite”como queria Henry Ford ll.

Avatar
Adriano 23 de janeiro de 2023

Pode até fazer sentido essa forma de evitar prejuízo. Talvez estivesse acontecendo, é o que diziam, mesmo o Ka sendo o terceiro carro mais vendido há um bom tempo. E sem falar na frota de caminhões médios, que eram excelentes e com bom mercado. Mas me pergunto onde está esse lucro, porque o que está difícil de ver é um carro novo da Ford nas ruas.

Avatar
Vinicius Gomes 24 de janeiro de 2023

É simples, Adriano. Eles estão vendendo menos e lucrando mais! Vamos supor que a Ford continuasse vendendo Ka e Ecosport, mas sem ter prejuízos. Se ela vendesse 1.000 unidades do Ka por R$ 60.000,00, com uma margem de lucro de 5%, ela iria faturar R$ 60.000.000,00, mas iria lucrar apenas R$ 3.000.000,00. Agora, vendendo 500 Ford Ranger por R$ 300.000,00, se eles lucrarem os mesmos 5%, o lucro líquido seria de R$ 7.500.000,00!

Avatar
roberto 27 de janeiro de 2023

Outras marcas fabricam carros no brasil e tem lucro, acho que foi um problema estrategico de portfolio de produtos e falta de controle nos custos, dependendo só dos incentivos do governo Bahiano

Avatar
Santiago 23 de janeiro de 2023

As grandes montadoras que tenham um mínimo de estratégia sabem faturar com modelos convencionais e populares, ao mesmo tempo em que também administram os seus modelos mais sofisticados – até criando marcas premium pra isso, se necessário.
A Ford NÃO tem estratégias de longo prazo. Em um momento dedica-se a modelos convencionais e populares, e mais adiante muda tudo ao resolver focar apenas nos modelos mais sofisticados – abandonando os milhões de compradores com os seus veiculos, após eles haverem confiado na marca.
Tais atitudes implodem a confiança na marca e afugentam potenciais compradores.
Enquanto isso a concorrência só agradece.

Avatar
José Vanderlei Franco 23 de janeiro de 2023

Eu tenho um Ecosport na garantia de 10 anos, o módulo pifou, estou há 6 meses aguardando e, NADA. Penso que se não vier essa peça, vou ter que comprar usada, que mico isso

Avatar
Jovi 27 de janeiro de 2023

José, é simples. Faça o seguinte: junte as provas e vá até o Juizado de pequenas causas que você ganha fácil, fácil!

Avatar
Osgood Fernandes Teixeira 23 de janeiro de 2023

O que é bom para a Ford não necessariamente vai ser bom para o consumidor brasileiro. Com exceção do Mustang que é um carro de nicho e não faz sentido ser fabricado em vários lugares do mundo, eu não compraria nehum carro da Ford. Acredito que o brasileiro têm que priorizar quem gera emprego, renda e impostos no país e isso a Ford faz muito menos somente com as concessionárias, que nem são dela, mas de empresários locais. E todos os veículos que ela vende tem bons concorrentes que possuem fábrica no Brasil, e ajudam a economia local.

Avatar
John 25 de janeiro de 2023

Penso da mesma forma.

Avatar
Moacyr Pereira Passos 23 de janeiro de 2023

O que foi ditono newsletter..em administração é o que chamamos de conflito de agência. O que de fato não encaixa foi..s construção de uma das mais modernas plantas do mundo..há época….apenas faltou estratégia de exportação para sustentar os investimentos..o que nunca ocorreu…vide GM e Fiat….

Avatar
Diego 23 de janeiro de 2023

É uma pena uma empresa do tamanho da Ford deixar o país. Estima-se que a ford teve um prejuízo próximo de 8 a 10 bilhões de dólares com sua saída (custos de encerramento, indenizações para governos, funcionários, concessionários e fornecedores). Além de desgastes “políticos”, pois matou pra sempre uma marca genuinamente brasileira, a Troler, ou Troller, desmobilização de várias vagas de emprego (e com recuperação sem previsão pois consta que as fábricas de Horizonte/CE e Camaçarí/BA ainda nem foram vendidas). Numa conta simples, podemos verificar que continuando esse prejuízo, e considerando a inflação prevista, a fábrica poderia continuar com prejuízo na produção por até 10 anos ainda, para igualar os custos de sua saída, sem sofrer com desgaste e rejeição com o consumidor. Acredito que nesse tempo, a empresa poderia reestruturar suas operações de forma razoável na América do Sul, mantendo seus ativos e produção local (Brasil). Mas, talvez, a nossa região não seja mais prioridade para a empresa, pois, atualmente, não há um mínimo esforço em manter produtos, apesar de bons (muito, aliás), com preços competitivos no nosso mercado, para não prejudicar a capacidade de fornecimento em locais mais lucrativos (jamais deixariam de entregar um Bronco nos EUA para mandar para o Brasil, por exemplo). Mesmo imaginando o custo bilionário de mobilização e adaptação, acredito que seria mais viável manter a produção da Ranger, num futuro a Everest no Brasil (e mais uma linha, como a Transit) na fábrica de Camaçari, por exemplo, do que continuar produzindo na Argentina, pois se perde muito mais com a rejeição do mercado Brasileiro do que com o Argentino. Mas é apenas a minha opinião.

Avatar
antonio 23 de janeiro de 2023

os brasileiros tinham de comprar automóveis fabricados no Brasil. Porque outras montadoras conseguem fabricar as automóveis de qualidade superior a Ford e as inda ter lucro. a Ford deu prejuízo a oi ara quem comprou seus veículos.

Avatar
Pedro 25 de janeiro de 2023

Lucro ? Sim ! Ela exporta serviços de engenharia. Um engenheiro nos States ganha 130mil dólares ano. Ford Brasil anexa parte destas atividades por metade do valor . Exemplo. 65 mil dólares. Quanto ela paga a seus brilhantes engenheiros ? Pesquisem . Quando muito 15 mil dólares anuais. Lucra 50mil dólares por cabeça . Se contrataram 500 engenheiros recentemente, façam as contas … Lucro na venda de carro ? Sim. Mas não ao ponto destes valores informados .

Avatar
Waslon 26 de janeiro de 2023

SW4 e Hilux são feitas.na Argentina.

Avatar
Aldemir Ramos 23 de janeiro de 2023

Pode ser sido fechar pra eles mas pra quem tem carro Ford foi prejuízo pois em pouco tempo os carros não terão mais valor. Quem se Fordeu fomos nós.

Avatar
Edmar Ribeiro da Silva 22 de janeiro de 2023

Foi muito ruim a saída da ford do Brasil.Gostaria que voltasse se isso for possível

Avatar
Cadillata 23 de janeiro de 2023

A GM já deixou a Argentina e tempos depois retornou.
É uma questão de tempo.

Avatar
Marcio 23 de janeiro de 2023

A GM está na Argentina fabricando carros e exportando por causa do excesso de mão de obra disponível (desemprego), o que faz com que esses custos sejam menores do que no Brasil.

Avatar
Jovi 27 de janeiro de 2023

O Brasil infelizmente é uma república das bananas, e de bananas. Admiro a coragem dos empreendedores que conseguem tocar um negócio neste país.

Avatar
Luis Burro 22 de janeiro de 2023

Balela… a própria marca q define sua estratégia e se ela tenta fazer o mercado se adaptar a ela em vz do contrário os prejuízos são por culpa dela msma… vamos tomar a Toyota como exemplo, a japonesa se instalou no Brasil bem dpois da Ford e msmo assim só cresceu e hj deve fazer mais dinheiro até q ela… a estadunidense quis ficar na economia burra: o barato saiu caro, bem feito!

Avatar
Edmar Ribeiro da Silva 22 de janeiro de 2023

Foi muito ruim a saída da ford do Brasil.Gostaria que voltasse se isso for possível

Avatar
Deixe um comentário