Você compraria um Ford Ka ou EcoSport usado? Pois pode valer a pena

Preços de ambos os modelos, que saíram de linha há cerca de um mês, já caíram, possibilitando boas oportunidades para os compradores

ford ka 10 branco de frente foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo
Última geração do Ford Ka foi lançada em 2014 (foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 18/02/2021 às 09h00
Atualizado em 22/08/2023 às 13h46

O fechamento das fábricas da Ford no Brasil, em janeiro, tirou de linha, de uma só vez, os modelos Ka e EcoSport. Após o anúncio, ambos os veículos já sofreram um aumento na desvalorização, como mostra um levantamento da Kelley Blue Book (KBB). Isso é péssimo para quem está tentando vendê-los, mas pode ser ótimo para quem deseja comprá-los: afinal, os preços em queda propiciam verdadeiras barganhas.

VEJA TAMBÉM:

É o que explica Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive. Ele destaca que é normal que carros sofram uma desvalorização acentuada quando saem de linha; depois, porém, a depreciação volta ao nível normal. O especialista pondera:

Essa queda mais forte é momentânea. Com o tempo, o mercado se estabiliza.”

Garbossa pontua que Ford Ka e EcoSport são produtos já consolidados no mercado, com milhões de unidades vendidas ao longo das últimas décadas. Justamente por isso, tendem a continuar com boa aceitação mesmo após saírem de linha. Ele cita os exemplos de Chevrolet Celta, Volkswagen Parati e Fiat Palio, que não são mais fabricados, mas ainda têm grande procura como usados.

ford ecosport prata estacionado em frente a montanha
Ford EcoSport foi o primeiro SUV compacto produzido no Brasil (foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

Diretor comercial da loja AutoMaia Veículos, localizada em Belo Horizonte (MG), o empresário Flavio Maia tem opinião parecida. Ele observa que outros carros da Ford, como Fiesta e Focus, mantiveram o ritmo de vendas após saírem de linha, o que ocorreu, em ambos os casos, em 2019.

Como fica o mercado para Ford Ka e EcoSport?

Maia diz que tem atendido consumidores em situações opostas: “De um lado, há clientes que são apaixonados pela marca, buscando carros pouco rodados e em excepcional estado, com receio de não encontrá-los mais no mercado. De outro, há clientes querendo trocar, devido ao medo de desvalorização e de falta de peças de reposição”.

Para o empresário, a recuperação da confiança do consumidor no Ka e no EcoSport no mercado de usados dependerá das ações de pós-vendas da Ford. Contudo, ele acredita que veículos bem-conservados sempre serão valorizados pelos compradores. Vale lembrar que a multinacional segue operando no Brasil como importadora e, inclusive, confirmou o lançamento de novos produtos em 2021.

Por sua vez, Garbossa não teme problemas com peças ou manutenção. O especialista volta a citar o grande número de unidades de Ford Ka e EcoSport em circulação pelas ruas: segundo ele, não deve faltar demanda para os fornecedores . “São carros que não deixam os donos na mão com componentes de reposição. Além do mais, os mecânicos já estão acostumados e sabem mexer muito bem neles”, conclui.

Boris Feldman também não teme falta de peças para Ford Ka e EcoSport: assista ao vídeo!

Momento bom para comprar, mas ruim para vender

Enquanto, por um lado, a desvalorização mais acentuada do último mês pode trazer boas oportunidades para quem quer comprar um Ford Ka ou um EcoSport, por outro faz com que o momento seja desvantajoso para vendê-los. Afinal, enquanto o comprador se beneficiará com o preço em baixa, o vendedor arcará com a maior depreciação.

Por isso, o consultor da ADK aconselha os proprietários desses modelos a não se desfazerem deles por enquanto. “O ideal é esperar um pouco até o mercado se acalmar. E ficar tranquilo: tem muita gente que gosta desses carros”, sugere.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
76 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nick 22 de abril de 2022

Tenho uma Ecosport 2018 com apenas 22.000Km, o que sei é que quando levei ela para revisão de 20K , tive que ser grossseiro com o Vendedor da Consecionária, que não parava de me pertubar para vender, até hoje tenho recebido ligação. Nunca havia tido um carro da Ford , Acho a minha muito boa , econômica , confortavel, Fiz uma experiência fiza uma viagem com um Renegade e com minha ECO para um mesmo local . Olha minha ECO deu de DEZ , muito mais econômica, passageiros do Banco de trás , também gostaram mais de viajar na ECO

Avatar
Jaques 24 de fevereiro de 2022

Eu carro muito econômico na faixa de preço rasuavel, e um bom negócio porque os carros tá
Custando entre 80.000 a 100.000

Avatar
Sandro da Silva 22 de setembro de 2021

Tenho um Ecosport SE 20/20 Automático a 1 ano e meio e o carro é fantástico, econômico, confortável, excelente motor 1.5, cambio ótimo, carro bem completo e esta valorizando conforme todos os modelos em linha. Concordo que estou com um pouco de dificuldade de adquirir alguns acessórios na concessionária, mas isso é realmente um pouco de falta de interesse deles em ter peças armazenadas. Quem quer um pode comprar que o carro é show.

Avatar
Rodrigo 6 de julho de 2021

O onix e o carro mais vendido , e ta sem ser fabricado a uns 4 meses por falta de pecas!Tenho uma eco e foi colidida por tras , ficou pronta com 23 dias , o compass tem previsao da peca de 30 dias!! E ai? Entende ai pra mim!!

Avatar
Olivio Da Silva Silveira 14 de março de 2021

Na verdade todos os modelos deveriam cair os preços no mínimo trinta porcento porque os preços sempre foram exorbitante

Avatar
Claudio oliveira 12 de março de 2021

Compraria sim com certeza!! Carros muito bons económico e de muita aceitação no metcado.

Avatar
Antônio 26 de fevereiro de 2021

Estou pretendendo comprar um suv vai ser uma Ecosport concerta

Avatar
Sônia Alves 12 de março de 2021

Você é louco. A Ford já fez isso no Brasil uma vez e está pela segunda vez fazendo novamente você vai ver quando precisar de peças daqui a 2/3anos

Avatar
adinaldo mundim 25 de fevereiro de 2021

Claro que compraria um Ford,esse negócio de faltar peças é “lorota”, ainda encontramos peças pra corcel 1970, peças pra Chevette 1973 e assim por diante… desvalorização??? Daqui a alguns meses volta a desvalorização normal de todo carro,… não precipitem e vendam seus Ford a preços de banana.

Avatar
Iva 26 de junho de 2023

Ainda bem que não vendi meu ecosport fiz uma viagem agora de 1400 km e foi muito economico o mais economico que já tive e a viagem foi muito tranquila. Valeu continuar com a minha 2018 com 32000km.

Avatar
Márcia Reis 25 de fevereiro de 2021

Quero outro Ford com toda certeza.

Avatar
Sergio xavier 25 de fevereiro de 2021

Tenho Ford Ka 2019 1.5 plus completasso sensacional o melhor carro q ja tive nao vendo

Avatar
Elton Souto 25 de fevereiro de 2021

Não compraria nenhum carro da marca Ford, ja está faltando peças nas concessionárias, isso por que tem 56 dias que a marca encerrou as atividades no Brasil, imagine daqui a um ano ?? Coitado de quem tiver Ford.

Avatar
Sônia Alves 12 de março de 2021

Muito bem

Avatar
Romário Ribeiro Kiefer 12 de março de 2021

Que nada!! Existem pecas de dkav , nao vae ter de ford e fábricado pelas fabricad de peças soberbas e fica bommm

Avatar
Merom de Oliveira 25 de fevereiro de 2021

Os carros da Ford não costumam aguentar o tranco, não sei os caminhões. Mas no geral nunca foram bons, a manutenção assim como peças acessórios e mecânica são muito caras em vista de outras marcas da mesma categoria, sem contar que logo apos +ou-um ano não tem quem aguente o barulho da batedeira de acessórios que por serem de plástico de má qualidade ressecam rapidamente. Podem até serem baratos, mas o custo benefício fica aquém do esperado. Por tanto nunca foi um bom negócio.

Avatar
Luciano 25 de fevereiro de 2021

Vc tem Ford para falar Assim?

Avatar
Irineu 25 de fevereiro de 2021

Isso não é verdade, sempre tive carros da ford e quase nada de problemas sérios. Tenho um ka sedan a 2 anos e só troquei óleo, agora já vi outras marcas só reclamação e recal

Avatar
Oseias Nascimento 25 de fevereiro de 2021

Eu compraria sem dúvidas um Ford ka

Avatar
Gilvan 25 de fevereiro de 2021

Tenho uma Ecosport 2004 tá comigo a sete anos os problemas que deu são normais como trocar pastilhas de freio coxim e batentes peguei ela com 67 mil rodados agora tá com 115mil não me arrependo .

Avatar
JR 1 de março de 2021

Hehe se prepara que vai ficar mais 17 agora

Avatar
Rodrigo Dias 25 de fevereiro de 2021

O Ecosport é um dos melhores carros que eu já tive em minha vida, uma máquina, não dá defeito, é muito confortável e ainda aguenta estrada de chão brincando, eu recomendo a compra para quem sonha em ter um!

Avatar
Suely Araujo Mpreira 25 de fevereiro de 2021

Comprei uma eco sport automatico.
Satisfeita , nao me preucupo o que eles vao fazer com a ford. Eu só sei que empresarios nao vao querer levar prejuizo. Imagina quantos varros da Ford existe rodando?
Tudo passa! Depois vao voltar ao normal. Eu acredito. Enquanto isso continuo usufruindo meu carro lindao maravilhoso, e ainda vermelho!

Avatar
Ernando Soares 25 de fevereiro de 2021

Peça não faltará se não Brasília e Fusca não estaria rodando até hoje entre outros

Avatar
Roni 24 de fevereiro de 2021

Sempre gostei dos carros da Ford, mas fato é que autorizada não estoca peças, principalmente as de menor desgaste, e isso pode ser um grande problema a curto prazo caso seja uma peça mais complicada acho que a tendência é faltar peças cada dia pior hoje não compraria um Ford.

Avatar
Sergio 24 de fevereiro de 2021

Tenho um Ford KA, ótimo carro,hiper econômico, estou satisfeito!

Avatar
Eduardo 24 de fevereiro de 2021

Tenho um Ecosport 2004/2005 com 249.000kms rodados, nunca tive problemas, 2.0 16v viajei 266 kms com 22.2 lts de gasolina..11.98kms/ litro..
Excelente veículo, comprei em 2012.
Quando o motor estava menos rodado, chegou a fazer 13.8 na estrada.
Não tenham medo FORD é FORD.
Tive um Corcel durante 6 anos, um Verona durante 6 anos e tem 9 anos que eatou com o ECOSPORT.

Avatar
Cesar ariel Espinoza Rodriguez 24 de fevereiro de 2021

Tenho um ecosport não vou vender apaixonado pelo carro .

Avatar
Miguel Pita 24 de fevereiro de 2021

Na minha opinião, não vejo motivos para os carros da Ford desvalorizar. O que saiu do país foi a montadora, e não os fabricantes das peças. Eu tenho um fiesta rocan 2013 e tenho pesquisado seu valor de compra e venda. Ainda contínua bom no mercado.

Avatar
Welbert 24 de fevereiro de 2021

Eu tenho o carro da Ford Ka Hatch. Eu só penso que nenhuma marca é do Brasil qualquer uma pode decidir sair a qualquer momento ninguém sabe e aí como fica. Isso tudo é pressão daqui a pouco tá tudo normal.

Avatar
Jeane 23 de fevereiro de 2021

Gostei muito dos carros da Ford , sempre foi a minha preferência na hora de trocar. Recentemente tinha uma eco 2019 com 20 Km , zerada , assim que a Ford anunciou a saída dela do Brazil vendi na mesma hora , consegui preço de mercado e não perdi dinheiro. Tenho pena de quem ficar com carro dela perderá muito dinheiro.

Avatar
Carlos Henrique Probst 23 de fevereiro de 2021

Tenho uma EcoSport 2011, 2.0 XLT automática, com 50.000 km, impecável sou o 3o dono, e não vejo motivo para vende-la.
Pelo contrário paguei 33.000.00 por ela e hoje ela vale 34.500.00.
Isto tudo e pressão inicial para apavorar os proprietários e depreciar o que e nosso e só aguardar que estabiliza.

Avatar
Roseli Aparecida dos Santos 24 de fevereiro de 2021

Concordo com vc Carlos Henrique Probast, tbm tenho uma Ecoesport 2009 tbm não pretendo vende lá acredito que nada irá mudar

Avatar
Maria geralda da silva 23 de fevereiro de 2021

Compraria sim sonho de ter um carro novo.

Avatar
Adalberto 22 de fevereiro de 2021

Jamais compraria carro de uma montadora q não acredita no Brasil e abandonou todos os colaboradores a própria sorte

Avatar
paulo jose 24 de fevereiro de 2021

tambdm concordo nunca gostei da ford. e agora com a saida dela do brasil a desvalorização e muito alta

Avatar
Edvaldo Marinho da Silva 22 de fevereiro de 2021

Há de eu tivesse dinheiro essa seria a hora q eu ia realizar meu sonho compraria uma Ecco sport sem medo meu sonho de consumo

Avatar
mariadapazsobrinho1@gmail.com 14 de março de 2021

Eu também Edvaldo,se eu tivesse dinheiro iria comprar um, Ford Ka 2010
Ou 20011 um dia Deus vai realizar nossos sonhos

Avatar
Irineu 22 de fevereiro de 2021

Tenho uma EcoEsport 2021, e não vejo nem uma razão para vende-la. Um ótimo carro.

Avatar
Marcelo da Silva Farias 22 de fevereiro de 2021

Compraria, claro. Pesquisei e de todos no segmento é o melhor custo beneficio. SE 1.0, bom pra minha idade, que não sou mais louco de andar a mais de 120 em nossas estradas. Comparei em sites, test-drive. Muito bom. E se eu quisesse ganhar dinheiro com carros, montaria uma revenda. Desvalorização qualquer carro sofre. Além do mais, se for bem cuidado, não costuma gastar com peças. Somente as periódicas (velas, pneus, óleo, filtros, como qualquer carro.

Avatar
Mauricio camargo 21 de fevereiro de 2021

Sim compraria ,mais daqui algum tempo faltará peças de reposição como já está faltando é ficara muito caro a manutenção do mesmo .

Avatar
Dalva lizete leite Marques 21 de fevereiro de 2021

Eu tenho uma EcoSport não me arrependo de ter comprado só queria ter comprado uma mais nova de ano mais estou feliz com a minha mesmo nessa situação da polêmica sobre a Ford

Avatar
Mirian alves 21 de fevereiro de 2021

Sim eu compraria tinha um for ka 2019 1.0 vende ele é já me arrependi de ter vendido

Avatar
Antônio Carlos Agostini 21 de fevereiro de 2021

Olha eu não compraria, poque os carros da Ford em geral são os mais difíceis de reposição de peças no Brasil e das montadoras mais antigas.

Avatar
Cassimar Alves 21 de fevereiro de 2021

Tenho um ecoesport 2016/2017 completo com 58 mil km rodados quero vender 51.000 mil

Avatar
Ricardo 21 de fevereiro de 2021

Nos seus sonhos vc pegar esse preço

Avatar
Floriano Penczkovski 25 de fevereiro de 2021

Entereça trocar num cronos 2018 2019 tem camara de ré banco de couro.cor preto 1.3 carro muito bom.

Avatar
Paulp 21 de fevereiro de 2021

Claro. Principalmente com os preços mais em conta

Avatar
Plínio 21 de fevereiro de 2021

Não, lógico! Tenho amor ao meu dinheiro. O declínio de um carro fora de linha é grande. Imagina de uma montadora. Sem contar a dificuldade de reposição de peças, importadas. Há verdade é dura e Daqui a pouco tempo esses carros irão servi a penas para a fundição.

Avatar
SANDRA TRAZZI 21 de fevereiro de 2021

TENHO UMA ECOSPORT 2015 FREESTYLE. AMO DE PAIXÃO. COMPRARIA OUTRA? CLARO! POR QUÊ NÃO? SE PUDESSE TERIA UM DE CADA EM MINHA GARAGEM.

Avatar
CATIA LOBO FERNANDES 21 de fevereiro de 2021

Claro, eu tenho um Ka 2011, meu sonho de consumo é um fiesta 2015 ou um eco sport tbm usados. Cada um compra o que pode!

Avatar
João Souza Peres 21 de fevereiro de 2021

Mas a manchete fala de preço e em toda a matéria não cita a diferença que se deu nos preços de forma objetiva, foi de quanto pra quanto com esse fechamento e saida de linha? reflexão pro redator rs.

Avatar
José Carlos 20 de fevereiro de 2021

Eu vendi um Fiat Argo,2818 e comprei um New fiesta mexicano 2012, muito superior ao Argo Fiat, o New fiesta tem um qualidade bde acabamento superior a Fiat, e olha a diferença de anos de fabricação, tecnologia de ponta. Parabéns a Ford.

Avatar
Antônio Carlos Agostini 21 de fevereiro de 2021

Na Hora de trocar precisa fazer, uma novena na matriz do Pilar né mesmo.

Avatar
ALMIR SOUZA DA SILVA 20 de fevereiro de 2021

Comprei um Ford Ka 2004/159000km recentemente, já saiu de linha faz tempo mas são carros de mecânica excepcional. Mercado livre tem todas as peças.

Avatar
Douglas 20 de fevereiro de 2021

Tenho um ka 2017, 1.0 e agora quero um 2020, 1.5 esses carros são top.

Avatar
odilio s cruz Firmino 20 de fevereiro de 2021

Não compraria, pois se com a montadora e consecionaria no Brasil já estava cara e difícil as peças imagina agora no atual senário,vale compra um pegiot. Ter carro fora de linha ser fora de moda

Avatar
Advogado Magnus Rossi 19 de fevereiro de 2021

O grande problema ainda é o lamentável sistema de dupla embreagem powershif. Sem dúvida a Ford dará muita dor de cabeça ao consumidor brasileiro, uma vez que a garantia e o direito serão prejudicados.

Avatar
Denise 19 de fevereiro de 2021

Tive vários carros da Ford e sempre gostei, atualmente tenho um Fiesta Sedam 1.6 e gosto muito, estou a procura de uma Ecosport, mas acho que os preços ainda estão salgados…

Avatar
Ramon 19 de fevereiro de 2021

Tenho um Ka 19/20 1.5 automático. Está fazendo uma média de consumo (14,9km/l) melhor q muito 1.0. Motor responde muito bem. Mesmo com o fechamento das fábricas, eu compraria outro Ka ou mesmo um Eco sem problemas.

Avatar
Reisimar 19 de fevereiro de 2021

É verdade , comprei um Ford Ka Se 1.0 e não me arrependo .

Avatar
Lu 19 de fevereiro de 2021

Sim eu compraria carro igual ford Ká carros nada bate

Avatar
Roberto 19 de fevereiro de 2021

Compraria sim.
Estou a procura de um para comprar ano 2020

Avatar
Vera Lúcia Silva 19 de fevereiro de 2021

Já tive um fiesta2010 e gostei; não me deu problema como de outras marcas. Queria trocar por um mais novo; pesquisei bastante, mas decidi pela mesma marca, ka2019 que também gosto muito. A notícia que Ford ia fechar, me surpreendeu e fiquei triste pelas perdas de postos de trabalhos; mas infelizmente não podemos fazer muita coisa na decisão da empresa. Não penso em vender o ka; porque não será fabricado no Brasil. O carro é bom, e melhor ficar com o que conheço, pois manutenção está em ordem e funciona bem.

Avatar
Paulo Roberto 19 de fevereiro de 2021

Eu tenho um KA SEDAN 1.5 2015… com 110 mil km… única coisa que precisei trocar foi os pneus, velas e a bateria, nada mais…nem amortecedores não troquei ainda, carro é muito bom e anda muito… vou vender e comprar outro 2020 c motor Dragon…

Avatar
Flávia Moreno Perea 19 de fevereiro de 2021

Quando pretende vender Paulo Roberto? Tenho interesse em comprar!

Avatar
Domingos Recchia 19 de fevereiro de 2021

Embora acho que a Ford possui produto melhor que algumas montadoras, não.
A Ford não está abastecendo as concessionárias com peças de reposição.
Muitos fornecedores querem entregar peças que estão prontas, mas a Ford não libera entrega.
Quem vai acreditar na política de reposição de peças.
Obs.: Tenho um Fiesta strett 2005. Tirei no feirão da Ford. O carro pelo ano é muito bom, pela que a atitude da Ford foi ruim.

Avatar
Valdeci picoli 19 de fevereiro de 2021

Eu tenho um fucos 2011 nao muda nada porque sempre foi fabricado na argentina

Avatar
Domingos Recchia 19 de fevereiro de 2021

Mas o título não faz essa pergunta.
Vou repetir….vocês compraria um lá ou Ecosport….

Avatar
José 19 de fevereiro de 2021

Compraria com certeza são os melhores carros que já tive

Avatar
Ricardo Vieira 19 de fevereiro de 2021

Com certeza compraria outro EcoSport. É o melhor carro q já tive e não será diferente só pq a fábrica vá da no pé daqui. Aliás, estou já pevsavdi em comprar uma freestyle 2020.
Uma pena a Ford ir embora, ai invés de trazer mais opções para o Brasil.

Avatar
Gilson Linhares 19 de fevereiro de 2021

Justamente por isso, tendem a continuar com boa aceitação mesmo após saírem de linha. Ele cita os exemplos de Chevrolet Celta, Volkswagen Parati e Fiat Palio, que não são mais fabricados, mas ainda têm grande procura como usados……POREM AS MONTADORAS AINDA OPERAM NO BRASIL ,NO CASO DA FORD, FECHOU AS PORTAS POR AQUI…REPOSICAO DAS PECAS DEVEM ( P & A) SOFRER AUMENTO POIS CREIO QUE SERAO TRATADAS COM IMPORTADAS …A MANUTENCAO SE TORNARA CARO ..AI EU DIGO “VALE A PENA TER UM FORD NOS DIAS ATUAIS?FICA A PERGUNTA NO AR .

Avatar
Anderson Eloy de Oliveira 19 de fevereiro de 2021

No caso do ecosport quadrado o preço subiu na tabela esse mês, porquê será?

Avatar
Jr 24 de fevereiro de 2021

Tenho uma eco freestyle 2014. Nao venderia. Tabela tambem subiu este mes. Chupa olho gordo.

Avatar
ANTONIO ROBERTO RIBEIRO. 25 de fevereiro de 2021

Eu não tenho carro,sonho comprar um,vocês sabem como é dinheiro de aposentado.Pois bem,esse negócio de o carro sair de linha e não ter peças de reposição e uma uma tolice das fábricas.Ai e que elas ganhariam muito mais com venda de peças de reposição.Elas fariam pacotes de peças de reposição para as revendedoras e ficaria muito melhor.E a minha opinião de um aposentado que não tem carro,mas sonha com um,se Deus quiser.

Avatar
Sergio xavier 25 de fevereiro de 2021

Tenho um Ford Ka 1.5 plus sensacional, nao vendo falem o q quiser ja tivi muitos carros mais esse eh o melhor

Avatar
Deixe um comentário