Ford Raptor: dirigimos a grandalhona, e ela surpreendeu

Picape traz muitos recursos para utilização no fora de estrada, inclusive suspensão de altura variável, mas eletrônica ajuda também no asfalto

raptor3a1a4286 c1
Por Paulo Eduardo
Publicado em 02/12/2018 às 14h56
Atualizado em 13/02/2020 às 18h00

O carro mais vendido nos EUA não é um automóvel, mas uma picape. Mais de um milhão de unidades da caminhonete F-150 foram vendidas no ano passado. A produção se concentra em três unidades naquele país. A mais cobiçada da linha é a Ford Raptor, um verdadeiro gigante na terra capaz de vencer obstáculos quase intransponíveis. Com quase seis metros de comprimento, se assemelha a um caminhão de menor porte. São 2 metros de largura e de altura, além de muita altura do solo. É esta picape que a marca norte-americana poderá vender no mercado nacional. O sucesso do Mustang parece ter encorajado a marca do oval azul a importá-la para o Brasil.

Ford Raptor é um verdadeiro gigante na terra capaz de vencer obstáculos quase intransponíveis

Equipada com motor V6 de 3,5 litros de 450 cv de potência e 70,5 kgfm de torque, a Ford Raptor tem várias opções de tração: 4×4 sob demanda, além da 4×2, 4×4 automática, high e low, além de diversos modos de condução: normal, esporte, lama/areia, pedra, chuva e neve. A caixa de marchas é automática de 10 marchas, presente também no Mustang.

Essa gigante tem suspensão dianteira independente percebida visualmente. E amortecedores Fox Racing Shox, com curso variável, que elevam a altura da suspensão traseira em até 35 centímetros e a dianteira em 32 centímetros, aumentando a capacidade no fora de estrada. Rodas da Ford Raptor são de aro 17 com pneus muito largos, na medida 315/70 R17.

Ford Raptor é um verdadeiro gigante na terra capaz de vencer obstáculos quase intransponíveis

Como anda a Ford Raptor

No fora de estrada radical, em baixa velocidade, o Trail Control comanda acelerador e freios individualmente para que o motorista viva aventura suavemente. O sistema tanto pode aumentar automaticamente o torque do motor para superar obstáculos quanto freia individualmente as rodas para chegar suavemente no outro lado. Pode ser ativado até a velocidade de 32 km/h. Para facilitar manobrar com trailer, a Ford Raptor tem assistência de engate para reboque.

Para dar mais conforto nas trilhas radicais, a opção foi pelos bancos Recaro esportivos com regulagens diversas e forração em couro. A sensação de dirigir a grandalhona em circuito limitado na pista de terra do campo de provas da Ford em Tatuí, interior de São Paulo, é ímpar. Evidentemente que os controles de tração e de estabilidade entram em ação o tempo todo no traçado demarcado em forma de oito na terra. Mesmo provocando muito, a eletrônica segura bem a Ford Raptor. Direção bem equilibrada e leve facilita a condução, que é parecida com de automóvel, por incrível que pareça.

Confira a galeria de fotos:

Fotos Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
vitor Hugo 15 de dezembro de 2018

Exagerada em tudo…de bom. Coisa de primeiro mundo mesmo.

Avatar
Deixe um comentário