Ford lança Territory e quer encarar Compass e Tiguan

Modelo chega importado da China em duas versões de acabamento e uma opção de motor, o 1.5 turbo de 150 cv de potência

Por AutoPapo 07/08/20 às 11h00

A Ford finalmente resolveu entrar no competitivo segmento dos SUVs médios e lançou o Territory. O modelo é importado da China e chega ao Brasil em duas versões de acabamento (SEL e Titanium), ambas com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 com injeção direta e turbo de 150 cv e câmbio CVT.

Preços do Ford Territory

  • Ford Territory SEL: R$ 165.900
  • Ford Territory Titanium: R$ 187.900

A Ford coloca três características principais como argumentos de vendas para o Territory: espaço interno, conectividade e tecnologia. Entre os concorrentes do Ford Territory, os principais, para a marca do oval azul, são o Jeep Compass e o VW Tiguan, os mais vendidos da categoria.

Já avaliamos o Territory. Veja o vídeo!

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Galeria de fotos do Ford Territory

Dimensões do Territory

O Ford Territory tem 4,58 m de comprimento, 1,936 m de largura (sem espelhos) e distância entre-eixos de 2,716 m. O porta-malas acomoda 348 litros até a altura da janela. Ainda é possível tirar o porta-pacotes e ampliar para 420 litros.

A Ford destaca outras medidas para justificar o espaço interno como destaque do Territory: entre os concorrentes, ele é o que tem o maior espaço nos bancos da frente, commedida do assento ao teto de 1 m e vão livre para a cabeça de 5,6 cm.

No banco traseiro, segundo a montadora, o Ford Territory também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1 m) e para os joelhos (8,8 cm). Na distância entre os bancos dianteiro e traseiro (medida a partir do ponto H, localizado no quadril do passageiro), também é o maior, com 8,98 cm.

Equipamentos de série do Ford Territory

Ford Territory SEL

O Ford Territory SEL vem com faróis principais, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED, faróis de neblina com lâmpadas halogenas, teto solar panorâmico elétrico. As rodas são de liga leve de 17”, com pneus 235/55 R17.

Os bancos têm revestimento premium na cor preta. O banco do motorista dispõe de ajuste manual e o volante ajusta em altura. O banco traseiro é bipartido, rebatível e com apoio de braço central e porta-copos integrado, e conta com saída própria do ar-condicionado automático digital.

A central multimídia é a SYNC Touch, com tela de 10,1″ sensível ao toque. Ela oferece conexão sem fio com Apple CarPlay, conexão via cabo com Android Auto. São quatro entradas USB (três dianteiras e uma traseira) e seis alto-falantes.

Chave com sensor de presença e botão de partida, câmera e sensor de ré, controle de velocidade de cruzeiro, computador de bordo, painel de instrumentos analógico com tela colorida de 3,5” e tomada 12 V são outros equipamentos de série.

Segurança

Na parte de segurança, o Territory vem equipado de série com: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento depressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e o passageiro, ganchos Isofix para cadeiras infantis e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Ford Territory Titanium

O Ford Territory Titanium se diferencia pelo teto pintado de preto, rodas de liga leve de 18”com pneus 235/50 R18, maçanetas cromadas e retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico.

O interior tem revestimento premium parcialmente em couro na cor bege. Os bancos dianteiros com sistema de aquecimento e resfriamento, e a luz ambiente configurável em sete cores. O banco do motorista conta com ajuste elétrico, enquanto o volante pode ser regulado em altura e profundidade. Tem também carregamento sem fio para celular é outra novidade que só oTerritory oferece entre os competidores diretos

O painel de instrumentos inteligente tem uma tela de LCD de 10” que pode ser configurada de três modos. O Territory Titanium possui ainda ‘piloto automático’ adaptativo com ‘Stop and Go’,sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de aviso de mudança de faixa e estacionamento automático.

O Ford Territory Titanium vem também com câmera 360° de visão panorâmica. Faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento dianteiro,sensor de chuva e sistema de som com oito alto-falantes completam o pacote.

Ford Pass Connect: o que é?

O Territory será vendido com o Ford Pass Connect nas duas versões: ele tem um modem embarcado que permite o acesso remoto a várias informações e funções do veículo, usando o aplicativo FordPass no celular. Ele será disponibilizado gratuitamente para os proprietários durante o primeiro ano de uso.

Com ele, é possível dar partida e acionar o ar-condicionado, travar e destravar o veículo, checar o nível do combustível, a quilometragem e pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo, além de checar a sua localização.

Apesar do modem embarcado, o Ford Territory não tem internet a bordo.

Motor e câmbio do Ford Territory

O Ford Territory é equipado com o motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina. Ele utiliza o ciclo Miller – que permite maior eficiência em motores sobrealimentados – e conta com intercooler, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável acionado por corrente. O 1.5 Turbo EcoBoost gera potência de 150 cv a 5.300 rpm e tem torque máximo de 22,9 kgfm disponível entre 1.500-4.000 rpm.

A transmissão automática CVT, com relação continuamente variável, mas que simula oito marchas nas trocas sequenciais. Com peso de 1.632 kg, o Territory acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 s.

Consumo do Territory

O Ford Territory faz 9,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, segundo dados divulgados pela montadora.

Ficha técnica Ford Territory

Ficha técnica Ford Territory 2021
Motor   1.5 Turbo EcoBoost GTDi, gasolina, 4 cilindros em linha
Taxa de compressão 11,42:1
Potência 150 cv a 5.300 rpm
Torque 22,9 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm
Velocidade máxima 180 km/h
0 a 100 km/h: 11,8 s
Transmissão Automática CVT com 8 marchas simuladas
Tração Dianteira
Direção Assistência elétrica (EPAS)
Diâmetro de giro 11,9 m
Suspensão Dianteira McPherson; traseira Multilink
Freios Dianteiro: discos ventilados de 292 mm; traseiro: discos sólidos de 301,5 mm; ABS e EBD
Rodas SEL: liga leve 17” e pneus 235/55 R17; Titanium: liga leve 18" e pneus 235/50 R18
Comprimento (mm) 4.580
Largura (mm) 1.936 (s/ espelho);  2.179 (c/ espelho)
Altura (mm) 1.674
Entre-eixos (mm) 2.716
Peso em ordem de marcha 1.632 kg
Porta-malas 348 l
Capacidade de carga 418 kg (SEL); 388 kg (Titanium)
Tanque de combustível 52 l

Fotos: Ford | Divulgação

4 Comentários
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    PR 12 de agosto de 2020

    Mas isso ai devia concorrer era com o Creta, Onix ,etc. nao era essa a expectativa? 180 mil nessa bomba chinesa? a Ford esta muito perdida.

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    IVAN VASCONCELLOS 7 de agosto de 2020

    Agora eu quero ver os preconceituosos e os empregados da ford falarem mal dos carros chineses com o único argumento de serem chineses! Ha,ha,ha…

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    Leonardo da Conceição 7 de agosto de 2020

    Como pode um carro deste porte, família, ter um porta malas de apenas 348l?
    A Ford só pode estar de brincadeira
    Tenho uma RAV4, porta malas imbatível.
    Me empolguei, até ler esta info.
    Sem chances. Carro para ir ao supermercado, compra da semana e olhe lá.

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      Fernandes da Silva Junior 19 de agosto de 2020

      Compra um MB no truco, vai ter como carregar 15 Ton sem problema, e a diesel !

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