Com prejuízo em suas operações, Ford vai deixar o Brasil?

Segundo a agência Bloomberg, principas dirigentes da empresa em Detroit estão preocupados com os colossais prejuízos na América do Sul

Fábrica de São Bernardo era uma das mais antigas do país
Por Boris Feldman
Publicado em 02/08/2018 às 11h56
Atualizado em 02/08/2018 às 20h49

A Ford vai deixar o Brasil? A fabricante norte-americana está cansada de investir bilhões de dólares no mercado sul-americano sem perspectivas de retorno a médio prazo, o que prejudicaria até seus planos globais de investimentos.

Na semana passada, Bob Shanks,  diretor financeiro mundial da Ford declarou (ao analisar o balanço anual da empresa), que a marca “não possui uma forte posição competitiva”  e nem consegue “retorno apropriado sobre o investimento” na America do Sul. A informação vem da agência Bloomberg, que já tinha, no início deste ano, registrado a mesma observação pelo mesmo Bob Shanks. Ele disse, então, que a Ford amargava prejuízo de cerca de U$ 1 milhão diariamente no Brasil. Desta vez, afirmou que perdeu U$ 4,2 bilhões na região desde 2012.

O CEO da Ford, Jim Hackett, confirma o que disse o seu diretor financeiro, mas observa que “a venda não é a única alternativa cogitada”. Segundo a mesma Bloomberg, outras empresas do setor que operam na América do Sul – FCA (Fiat Chrysler) e Volkswagen entre elas – foram contatadas para se avaliar seu interesse por suas operações na região.

Indícios de que a Ford vai deixar o Brasil?

Uma análise do comportamento da Ford no Brasil poderia avalizar as informações da agência norte-americana. Para começo de conversa, não  há dúvidas de que a empresa reduziu significativamente seus investimentos locais. Já se prevê que – assim como a GM fez há muitos anos – deverá desativar sua operação de caminhões. É evidente que a venda de veículos pesados desabou no Brasil nos últimos anos, mas continua sendo promissor e suas concorrentes continuam investindo localmente.

Com relação aos automóveis, o faturamento da Ford está quase integralmente baseado em dois modelos, o Ka e o Ecosport. O primeiro está numa sólida posição e entre os cinco mais vendidos do mercado doméstico. O Ecosport viveu dias gloriosos desde seu lançamento, em 2003 ,como pioneiro no segmento e manteve-se como única opção entre os utilitários esportivos compactos. Entretanto, passou a ter que disputar cada pontinho do mercado com os inúmeros concorrentes que surgiram nos últimos cinco anos.

Ford vai deixar o Brasil? Ka apresenta boas vendas
Entre as opções de sedã para PcD: Ford Ka Sedan

O Fiesta já subiu no telhado, o Focus tem futuro incerto no Brasil, pois não há investimentos previstos na fábrica da Argentina para atualizá-lo em relação ao europeu. O Fusion deixará de ser produzido na América do Norte, de onde é importado para o nosso mercado. Será produzido na China e sua vinda para o Brasil é, portanto, incerta.

A picape Ranger é um bom produto da marca, mas também já teve dias melhores: está hoje em terceiro lugar no ranking, ameaçada de perto pela VW Amarok: vende pouco mais que metade da Chevrolet S10 em segundo lugar atrás da Toyota Hilux no alto do pódio.

Entre as marcas brasileiras, depois de muitos anos ocupando o quarto lugar em vendas distante das demais, ela hoje tem a Renault, Toyota e Hyundai em seus calcanhares e costuma ser rebaixada para quinta ou sexta posição no ranking.

Essa forte competição no mercado brasileiro traz outro inconveniente, a queda de rentabilidade para todos os players, mas a Ford, com investimentos minguados e reduzindo sua gama de modelos, sofre mais intensamente as consequências. Esses são alguns motivos que aumentam os questionamento se a Ford vai deixar o Brasil.

Autolatina

Não seria a primeira vez que a Ford pensa em deixar o mercado brasileiro. Ela, a rigor, passou a ser controlada para a Volkswagen em 1987, quando se anunciou a fusão das duas empresa numa terceira, a Autolatina. Entretanto, o controle da empresa estava nas mãos da alemã, que detinha 51% de participação acionária. As duas decidiram, em 1996, voltar a operar independentemente e a Autolatina foi extinta.

Nada parecido com o anúncio feito há dois meses pelas matrizes da Ford e Volkswagen de uma “aliança estratégica” para desenvolvimento conjunto de veículos comerciais, o que tornaria ambas mais competitivas no mercado em níveis mundiais. Mas, como os big-shots das duas gigantes multinacionais andam trocando figurinhas, nunca se sabe qual será o próximo anúncio.

Desde a primeira notícia da Bloomberg que os executivos da Ford no Brasil negam de pés juntos que a Ford vai deixar o Brasil. Até porque, se concordam com o que se diz nos EUA, seu faturamento entra em queda livre. Seus argumentos para defender a permanência são consistentes, mas os dos executivos de Detroit merecem atenção.

Fotos Divulgação

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42 Comentários
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Carlos lucas 14 de janeiro de 2021

O anúncio estava quase correto.

Ford DEIXA O territory encare a transformação.

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Igor 17 de novembro de 2020

Tem que sair mesmo…tudo que é americano tem que sair .fica explorando o Brasil .tem que falir

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Paulo Henrique 11 de janeiro de 2021

ue??? Então diga adeus à sua internet, porque nós usamos o resto da conexão dos satélites estadunidenses

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Deivis Voltani 2 de novembro de 2020

Eu tenho a solução para a FORD, demite a Diretoria.

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Alex 1 de junho de 2020

Cansada de investir???? Vai colocar a culpa no meecado brasileiro??? Pq nao coloca a culpa nas porcarias do cambio power shift que queimou o ford fiesta e focus, otimos carros mas que perderam a confiança por conta deste problema, isso a materia nao fala dos milhares de recalls e nada de resolver o problema

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Geday 19 de janeiro de 2021

PIOR PRESIDENTE DO BRASIL…
NEM MICHEL TEMER CONCEGUIU QUEBRAR A FORD. KKKKKK

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GEDSON 19 de janeiro de 2021

QUEBRARAM A FORD.
DATA DE NASCIMENTO 1919
FALECIMENTO 2021

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DIMAS PINTO PINTO 23 de agosto de 2019

A Ford não interessa em vender carro,sempre usei carros Ford Chevrolet e VW hoje no lugar do VW tenho dois da fita,fui sab dia 17 fui com uma Ranger velha de ano mais zero como a 2019,não entrei na fria de outra Ford poque ele valorizaram a minha 6 mil abaixo, de lá fui na frontier e o valor já foi mais alto 6 mil,todos que estavam nas duas concessionária ficam louco pela a minha ranger pois é um carro que só uso para viagem,eu gostava muito da frontier mais tirou os fecho de mola e estou fora,todas montadoras são donas de enfraquecer seus carro,a Ford é campeã,foi ela quem enfraqueceu os motores no brasil… fez bem eu ir na frontier, eu não sabia que a Ford estava falindo sabia dos caminhão .fez bem a NISSAN me avisar agora vou vender minha ranger pois é bastante cobiçada por está muito nova ,ela é a limite e vou fugir para Peugeot e seus parceiros,montagem 100% brasileiro e se não ficar mudando seus modelo e o povo gostar vai se sair bem. o povo do Brasil gosta de carros não bonito mais sim bom que não quebre e se quebrar que seja fácil de da um jeito para não ficar na estrada fabrica que vive mudando é bom sair do brasil,sim não vou para camionete Chevrolet por eles também mudar e não tirar aquele amassado de traseira que vem acabando com sua cabine dupla.

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Ayrton Pisco 12 de janeiro de 2021

Não dá para entender quase nada do que escreveu.

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PHiLip Robert mowreY 31 de maio de 2019

a ford dEIxA O LegADo DE TODOS OS AUTOMOveis E CAMINHOEs. enQuAntO a foRd aCAboU nO BrAsil, desPEDE NO BRAsiL. NAS gERAssoeS anTIgas, A auTOLAtiNA, teve fusao ford e volkswagen. para pensaR, FORD B-1618 TINHA SEMELHANSSA COM VOLKSBUS 16.210 Co. E pelo jeItO, cAMinHAO PEQUENO E GRANDE cargo TINHA mOtOR CUMMINS E MWM, PARA A MONTAGEm das pessaS do motOr. A AUTONOMIA NAO PAGA parcelAS de laraNJAS BASICAS.

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Eloi 29 de maio de 2019

Isso quer dizer que daqui pra frente os carros ford serao importados?

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David ferras 13 de maio de 2019

Na minha opinião a ford vai tirar alguns modelos, os que estão vendendo não vão tirar. Tanto e que eles anunciaram q iam fechar a fabrica no brasil e o novo ka já esta sendo rejeitado na Europa. Olha que o novo ka deles e o ecoboost.
Minha opinião a ford está nessa situação no brasil por que em outros paises eles vendem carros de última geração e no brasil so o refugo.
O ecoboost ja está uns 4 anos sendo vendido na europa e usa. E aqui no Brasil male mal chegou, aquele lixo de cambio powershift ninguém quer. Eles demoraram muito para atualizar ele. Agora q que não vão.
A ford está nessa situação por unica culpa deles e mais ninguém. Eu tenho um fiesta e o próximo concerteza não vai ser um ford…

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eustaquio 23 de março de 2019

não acredito logo agora que o ford cargo esta ganhando a confiança de mercado, como o cargo 816 e 1119 são excelentes caminhões. vai desistir do mercado?. E outra o brasil de agora com este novo governo vai melhorar com certeza.

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josé marques da silva 6 de março de 2019

No texto está escrito que “cansada de investir Bilhões no Mercado Sul Americano ” blá blá blá … , Amigos quem escreve isto só pode estar de brincadeira ou está ganhando tanto quanto a FORD já ganhou no Mercado Sulamericano , assim como em qualquer lugar que ela se instale , pois só não se instala onde não lucrar. ahh vá enganar outro amigão.

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eustaquio 23 de março de 2019

não acredito que a FORD agora que esta ganhando o mercado de caminhões ,principalmente o cargo 816 e 1119 que são excelentes caminhões, e com o novo governo brasileiro o Brasil com certeza vai melhorar muito a economia .A FORD vai desistir logo agora depois de enfrentar uns seis anos de turbulência, é brincadeira.

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GEDSON 19 de janeiro de 2021

INVESTIR NO BRASIL É QUEBRAR DUAS VEZES ??

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MARCOS 5 de fevereiro de 2021

Perderam para concorrência.. tecnologia deles ficou ANOS parada, com entrada de outras montadoras no Brasil e aumento da competividade eles ficaram para trás mesmo.. tempos dourados deles era época da F-1000 que praticamente não tinham concorrência neste segmento.. e nos veículos eram somente Fiat e VW praticamente…
Agora culpam o Brasil por não ter dado “incentivo fiscal” para eles… a competividade tem que partir deles e não depender de incentivos.

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Igor natan 5 de março de 2019

Uma pena pq o Brasil irá sofrer com isso se mais uma Impresa imensa dessas falir por aqui ……. lamentável dias piores vêm por aí tem QUI ter fé pq está cada vez pior a situação no Brasil

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Bruno Tavares Ferreira do Amaral 10 de março de 2019

porque meu amigo? a FORD saiu? outra vai tomar o lugar! Provavelmente Renault, Hyundai ou até a Citroen-Peugeot!

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Leandro 5 de março de 2019

Agora só trabalhadores tem vários direitos, só não tem trabalho, Brasil é uma jaboticaba.

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ademaranascimento1@gmail.com 12 de janeiro de 2021

Eu acho que eles querem trabalhar sem pagar impostos durante uns 10 anos!!!

Ai sim! Ta tudo Certo!

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Fernando Cesar Diogo 3 de março de 2019

Depois de muito lucro e subsídios do governo , no primeiro sinal de lucro menor abandonam, isso é o que o brasileiro merece, deixam as empresas de fora fazerem o que querem aqui,se os brasileiros fossem unidos as coisas seriam diferentes.
Essa é uma situação fácil de resolver é só ninguém comprar mais carro da Ford, e deixar os pátios lotados,já que querem ir embora que vá de vez, muitas empresas automobilística querendo crescer e investir no brasil, é só boicotar a Ford e não comprar nada deles, mas isso não vai acontecer pois o brasileiro gosta de ser escravizado.

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FABIO LACERDA ARAGAO DE PINA 27 de fevereiro de 2019

Collor já dizia: “quem não tem competência não se estabece”. E foi vítima do que ele mesmo disse. A Ford há tempos não se preocupa com a AL. Sua saída definitiva do Brasil não será surpresa alguma. Talvez até um alívio.

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Souza 26 de fevereiro de 2019

Quem quebrou a ford foi o sindicato sempre fazendo greve no Abc paulista,querendo aumento de salário para os operários.

Salário operador produção Ford :r$6200,00
Salário operador produção Fiat :r$2900,00

Plr ford : r$12,000.00
Plr fiat:r$4,000.00

Agora quero ver esse cabide de emprego que era a ford,

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Tiagocanteiro@live.com 19 de fevereiro de 2019

Na minha opinião os caminhões ford e muito ruim.

DIFÍCIL COMPETIR NO BRASIL COM
SCANIA
MERCEDES.
VOLVO

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Robson 14 de abril de 2019

Amigo caminhao da ford nao e ruim nao, ele nao quebra igual Mercedes..claro que com Scania e Volvo nao podemos comparar…Mercedes e
volks sao os mais fuleros que tem..vivem quebrando..

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Eliza Aparecida dos Santos 27 de janeiro de 2019

Só sei que nada sei

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Rondinelli Lima 20 de janeiro de 2019

Ford Ka da vida a mais de R$ 40 mil, como que não tem retorno? Isso aí é puro drama das montadoras… Todos nós sabemos muito bem que o Brasil é a galinha dos ovos de ouro das montadoras..

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paulo sergio palma 5 de dezembro de 2018

oque vcs cobram em uma revisão num carro podre que ja passou por 15 intervensões de defeitos de fabrica e melhor fechar as portas mesmo e um bem necessario fora o alto valor nos carros que cobram vamos partir pra outra marca cara porem nota 10 vcs não sustentam em pe oque falam sentado

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Paulo 6 de outubro de 2018

Resultado esperado depois da péssima administração. O pós venda da Ford é horroroso. A fábrica simplesmente despreza os clientes. Veículos com defeitos de fábrica não são sanados. Isso explica os muitos processos na justiça pedindo reparação e devolução do dinheiro. A derrocada era só questão de tempo.

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Jose Humberto 2 de outubro de 2018

Não acredito, tem mais cara de choradeira para ser acalentado com recursos do governo a juros subsidiados. Comprei uma Ranger zero, e com 5.000 km já estava prevista a primeira revisão, caríssima, por sinal. Achei muito dês necessário e não vejo como característica de empresa que enfrenta dificuldades de vendas.

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Diego Juan Bérgamo 14 de setembro de 2018

Vamos ver até onde isso é verdade! Não creio que, com a história que tem a Ford no Brasil, ela, sem mais nem menos, vai encerrar suas atividades por aqui.

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Maurício Fontana 22 de agosto de 2018

No Brasil o Fiesta tinha tudo para encarar de igual para igual, o VW Polo e o Yaris da Toyota, mas a Ford deitou em berço esplêndido e não atualizou o modelo na hora certa. Pior, matou o carro ao manter o nome daquele câmbio que mesmo reprojetado, manteve o mesmo nome queimado, além de não se comparar a simplicidade de um câmbio automático puro. No fundo isso pode ter sido até intencional haja visto os planos dela para o mercado americano. Lamentável.

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Denis 5 de agosto de 2018

Agradeça o nosso atraso a CLT, aos sindicatos, a maracutaia do serviço público, *, um pais com a carga tributaria e a oneração da folha e de quebra uma in”segurança” jurídica sem precedentes, nossa desindustrialização segue a passos largos, a massa de inúteis tende a aumentar com essa educação sofrível, oq eles estão fazendo com o nosso glorioso país oq estão fazendo com São Paulo? *.

EDITADO

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Renato 4 de agosto de 2018

Seria uma pena a Ford deixar o Brasil. Tenho um New Fiesta que comprei zero e o carro é ótimo. Tem um motor mais moderno que o do Onix e do Argo. Tinha esperança que a Ford começasse a produtor o Fiesta europeu, mas as notícias não são muito animadoras.

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Marcelo 2 de agosto de 2018

Caminhões pesados mesmo são, na ordem: Volvo, Scania e Mercedes. O resto é imitação barata. A Ford não progride com seus caminhões quanto a conforto do motorista, potência, torque, segurança. O resultado é: colhe o que planta, o mesmo ocorre com os veículos de passeio, importa o que presta e fabrica aqui carros com péssimo acabamento, inseguros e para completar, tem concessionárias vergonhosas e displicentes. Eu já fui super fã da Ford nas décadas de 80 e 90, tive vários carros dela, sou fã hoje do Fusion, mas este deve ter sua produção encerrada, desisti da marca…

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Antonio 2 de agosto de 2018

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

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marcus mendes 2 de agosto de 2018

Estão querendo incentivos do governo. Trabalhei na Fiat em Betim, o que mais se ouvia em alguns momentos de economia ruim, era que a Fiat iria sair de Minas Gerais.
Querem dinheiro do BNDS à juros baixissimos ou se possível a fundo perdido também conhecido como subvenção.
Estão robotizando quase toda linha de produção, em 1999 a Fiat empregava diretamente 20 mil funcionários. E hoje, gera quantos postos de trabalho?

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Evandro 26 de fevereiro de 2019

O problema é que robôs trabalham humanos só.sabem reclamar arrumar atestado e pedir aumento e mais nada

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Milton Manzano de souza 9 de julho de 2019

Henry Ford para vender seus carros, pagava bem seus empregados, para que os mesmos comprassem. Se tá que os robôs vão comprar?

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Jeffther Lopes 2 de agosto de 2018

seria uma pena, haja vista o tempo de casa que a Ford tem no Brasil, mas isso não quer dizer que possua excelentes produtos, somente razoáveis para o público de hoje (outrora enganado e “feliz” com suas aquisições da ford) que não é burro e muda de marca pois procura um produto que agregue benefícios, não somente marca, contudo há em demasia muitos “fãn boys” que sequer tem carro/cnh e tem a ford como seu maior “símbolo de resistência” e são contra o progresso das outras marcas, mas continuam felizes com carros pelados, de cor imponente, cambio powershift da própria ford…lamentável

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Samarone 2 de agosto de 2018

Como uma empresa que tem um carro entre os mais vendidos pode estar ruim financeiramente? Administração muito ruim, com certeza.

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