Gasolina aditivada ou comum? Entenda as diferenças e qual é a melhor

Presença de propriedades detergentes e dispersantes diferencia os dois compostos; veja qual delas, a longo prazo, evita o aumento do consumo de combustível

gasolina comum aditivada bomba
Gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por AutoPapo
05 de janeiro de 2022 14:40

O brasileiro não tem tido paz quando o assunto é combustível. O preço da gasolina encerrou 2021 com uma alta de 46,7% – é o que aponta o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log. Não bastassem os valores absurdos, ainda existem dúvidas que incomodam o motorista ao abastecer o carro. Qual é a melhor opção: gasolina aditivada ou comum? Algum dos combustíveis evita o aumento do consumo?

O AutoPapo responde as questões e outras perguntas relacionadas a desempenho e gasolina.

VEJA TAMBÉM

Boris explica, em vídeo, qual a diferença entre as gasolinas disponíveis no Brasil – aditivada, comum e premium. Confira:

Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a comum

Gasolina é, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), um composto de frações líquidas leves do petróleo, cuja composição de hidrocarbonetos varia desde C5 até C10 ou C12.

A gasolina comum possui baixo teor de enxofre (até 50 mg/kg) e octanagem mínima de 93 unidades – medida pelo método RON.

O que é gasolina aditivada

A gasolina aditivada, por sua vez, é a gasolina comum com o acréscimo de um aditivo com propriedades detergentes e dispersantes, que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação do veículo.

Gasolina premium

Já a gasolina premium (gasolina Podium, da Petrobras, Shell V-Power Racing ou Ipiranga Octapro, por exemplo) tem octanagem mínima de 97 unidades. Ela é indicada para os veículos de alto desempenho e já é aditivada.

Qual a melhor? Gasolina aditivada ou comum?

Como explicado acima, a gasolina aditivada já conta com propriedades dispersantes e detergentes que não deixam que depósitos carboníferos se formem dentro do motor, evitando que o propulsor perca desempenho. Por essa razão, é superior à comum.

Qual a vantagem de abastecer com gasolina aditivada?

Em resumo, a gasolina aditivada simplifica o processo de aditivação para o condutor – visto que quem abastece com gasolina comum deve completar o tanque com aditivos específicos.

Gasolina aditivada rende mais que a comum?

Apesar dos muitos mitos envolvendo a gasolina aditivada, não é possível afirmar que ela rende mais do que a comum. Isso porque a única diferença entre as duas é a adição de aditivo.

Aditivada aumenta o desempenho do carro?

Vale lembrar que a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro. Para tanto, é necessário uma octanagem maior – oferecida pela gasolina premium.

Ainda assim, para que a gasolina premium faça diferença, o veículo precisa ser equipado com um motor com alta taxa compressão.

Abastecer só com gasolina aditivada é uma boa ideia?

A gasolina aditivada é benéfica para o conjunto motriz dos carros. Portanto, um motorista pode escolher abastecer apenas com o composto.

E abastecer apenas com gasolina comum?

A gasolina tem um elevado teor de carbono, fato que provoca formação de depósitos (na cabeça do pistão) quando ocorre a combustão. Com o tempo, esses depósitos carboníferos prejudicam a combustão (pré-ignição), reduzindo o desempenho do carro, aumentando o consumo e as emissões do veículo.

Importante ressaltar que se o proprietário do veículo adicionar aditivos ao tanque, os problemas apontados acima não serão apresentados.

Gasolina aditivada aumenta o consumo? E a comum?

A aditivação da gasolina é realizada para manter limpo o interior do motor, o que não aumenta e nem diminui o consumo de combustível a curto prazo.

Porém, a médio ou longo prazo, ao impedir a formação desses depósitos carboníferos no interior da câmara, a aditivação evita uma combustão irregular; e essa sim aumentaria o consumo de combustível.

Então, a gasolina aditivada a longo prazo evita um aumento do consumo. O mesmo vale para a gasolina comum se for colocada no tanque do carro junto de um aditivo.

Por que algumas fábricas recomendam gasolina comum?

Alguns manuais sugerem o uso da gasolina comum por um motivo simples: todas as fábricas sabem da importância dos aditivos na gasolina. Entretanto, a aditivação não é padronizada no Brasil e, assim, cada distribuidora acrescenta os aditivos que bem entende.

Para não correr o risco de que seus carros tenham problemas nos motores pelo uso de gasolina com aditivo de baixa qualidade, essas fabricantes sugerem a gasolina comum – desde, claro, que e o motorista adicione ao tanque, ele mesmo, um frasquinho de aditivo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
28 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Laerte de Souza 16 de maio de 2022

Não se recomenda o uso de combustível aditivado. O ideal é colocar a gasolina comum e depois o aditivo no tanque do seu carro.
Esse aditivo no tanque vai limpar o seu motor, não o do posto que limpa os caminhões tanque de transporte de combustível, os reservatórios dos postos, bombas e mangueira e coloca toda essa sujeira dentro do seu motor.

Avatar
Luiz Cesar Nogueira 13 de maio de 2022

Boris, porque algumas marcas indicam o uso de gasolina comum e não aditivada?

AutoPapo
AutoPapo 13 de maio de 2022

Olá, Luiz.

Neste vídeo https://youtu.be/Kj3bgQvQ4tw, o Boris explica o motivo.

Obrigado e abraço

Avatar
Laerte de Souza 16 de maio de 2022

Porque é o certo.
Não se recomenda o uso de combustível aditivado. O ideal é colocar a gasolina comum e depois o aditivo no tanque do seu carro.
Esse aditivo no tanque vai limpar o seu motor, não o do posto que limpa os caminhões tanque de transporte de combustível, os reservatórios dos postos, bombas e mangueira e coloca toda essa sujeira dentro do seu motor.

Avatar
Giovanifugel 13 de janeiro de 2022

Até parece que vai ter uma gasolina melhor que a outra pelo mesmo preço, se ligam,ninguém dá nada de graça a ninguém, ainda mais aqui no Brasil

Avatar
CRUZ 9 de abril de 2022

Tem um posto localizado na minha cidade em que a gasolina aditivada custa o mesmo que a comum já tem uns 06 meses

Avatar
Teste 3 de maio de 2022

Estou usando somente para estudo na escola

Avatar
Pedro Irineu 12 de janeiro de 2022

tenho um omega australiano 3.8 v6 sempre usei gasolina comum posso colocar aditivada ?

Avatar
Francisco belasco 11 de janeiro de 2022

Ótimo comentario. Poderia falar sobre o abastatecimento de álcool e gasolina ao mesmo tempo no tanqe. Grato

Avatar
Alex Oliveira 11 de janeiro de 2022

Exatamente com Osvaldo falou

Avatar
Marcos Antonio Antunes 10 de janeiro de 2022

Aditivo de baixa qualidade? Só por ser aditivo já tem que ter no mínimo alta qualidade….de não para que comprar um item deste
O autor da matéria tá de brincadeira.

Avatar
Elias 15 de janeiro de 2022

‘Tem que ter”, mas nem sempre tem! Já ouviste falar da adição de solvente em vez de aditivo?

Avatar
Daniel 7 de janeiro de 2022

Uma alta de quase 47% porque os representantes (ou a maioria deles) do povo brasileiro foram escolhidos por pessoas que idolatram jogadores, atores, palhaços e por aí vai. Depois só pode dar nisso mesmo…

Avatar
MARCO AURÉLIO TÔRRES TEIXEIRA 7 de janeiro de 2022

Tenho 42 anos de habilitação e em momento algum , vi alguma montadora recomendar uso de aditivo na gasolina.

Avatar
Leandro Nogueira 15 de janeiro de 2022

Puxa a tampa de abastecimento de algum carro da Ford 3 cilindros que vc vai ver lá escrito pra usar um tanque de gasolina aditivada pelo menos a cada 3 mil km ou 3 meses

Avatar
Renato Mendes 23 de maio de 2022

Veja os manuais da GM. Recomendam um frasco de aditivo acdelco a cada 4 tanques

Avatar
Zenna 7 de janeiro de 2022

Não vi vantagem alguma em utilizar gasolina aditivada, pois eu via o resultado nas velas de ignição e carburador, é só uma forma do pessoal garfar mais dinheiro, as montadoras fazem os testes com a gasolina comum, ou seja, o carro foi devidamente preparado para o uso desse combustível, não recomendaria utilizar aqueles aditivos vendidos em frascos para adicionar no tanque, em carros mais antigos pode acabar furando o tanque, já testemunhei 2 casos

Avatar
WALBER ULHOA ASSIS 7 de janeiro de 2022

Agora têm até um tal etanol aditivado nos postos BR,eu só abasteço com esse etanol..

Avatar
Mister Gasosa 6 de janeiro de 2022

Eu uso apenas gasolina aditivada desde 2010, quando tiro as velas de ignição vejo que elas estão limpas e pelo buraco que enrosca a vela no cabeçote vejo que as cabeças dos pistões estão limpas.
Abasteço somente em posto Ipiranga ou Shell e o meu posto de confiança é um dos mais caros da região. Gasolina barata o aditivo é o corante e olhe lá.

Avatar
Fernando B. 12 de janeiro de 2022

Eu praticamente só uso etanol, nas trocas de velas (em geral a cada 2 anos e meio) a vela sai toda lascada.

Avatar
Mister Gasosa 11 de fevereiro de 2022

Por essas e outras que eu evito usar etanol. Usei por pouco tempo um aditivo para motor flex que confeira maior lubricidade ao etanol, mas quando fiz as contas saia muito caro, visto que o preço do etanol é praticamente o mesmo que a gasolina comum no quilômetro rodado (R$/km).
Na minha opinião todo etanol devia ser aditivado para evitar a corrosão das velas de ignição.

Avatar
Osvaldo Nunes 6 de janeiro de 2022

Há um contraditório, porque mesmo havendo a mesma octanagem entre as gasolinas comum e aditivada, como a aditivada promove e/ou mantém a limpeza de motor e sistema de injeção, fazendo o carro consumir apenas o que deve, então intrinsecamente a gasolina aditivada faz economizar, já que a comum promove a formação de depósitos no motor e sistema, e por conseguinte a medio prazo faz com que haja mal funcionamiento, consumindo mais.
A aditivada conserva mais, evita dores de cabeça com manutenção, e “economiza” fazendo os componentes do motor fluírem.
Prestem a atenção na matéria!

Avatar
Alex Oliveira 11 de janeiro de 2022

Exatamente que Osvaldo acima falou

Avatar
Elias 15 de janeiro de 2022

Velho,voce entendeu perfeitamente e resumiu o assunto. Na verdade a matéria nem precisaria ser “tão” extensa. Mas te digo que compreendo os comentários: parte do povo sofre de analfabetismo funcional, que é saber ler, mas ter dificuldades em “interpretar”.

Avatar
Marcelo 6 de janeiro de 2022

Não existe gasolina no brasil. O que existe é um roubo legalizado que é uma mistura de gasolina com quase 1/3 de álcool. Tipo um gasoálcool… rrsrsrsr

Avatar
Camilo 6 de janeiro de 2022

Pura verdade meu amigo!

Avatar
Gabirú 7 de janeiro de 2022

Essa verdade é pura, o que não é pura é a gasosa brasileira “aditivada” com tanto etanol anidro.

Avatar
Evandro de Araujo 12 de janeiro de 2022

É isso mesmo.

Avatar
Deixe um comentário